
Na semana passada, o Parlamento Europeu aprovou nova lei sobre o retorno de imigrantes ilegais.
"O mundo que nós chamamos de desenvolvido é talvez a parte do mundo hoje mais preconceituosa do que o Brasil e outros países. O grande problema é o preconceito contra a imigração, é o medo de perder o status quo, é o medo de perder o emprego, é o medo de ter alguém ocupando seu espaço. Isso é um problema extremamente sério em toda a Europa", afirmou o presidente.
Lula disse que "só há uma solução para isso": o desenvolvimento dos países pobres. "Não é proibindo pobre de ir para a Europa, é ajudando a desenvolver os países pobres. Por isso que falamos tanto na construção de parcerias. Para que a gente possa produzir o etanol e o biodiesel em alguns países pobres que precisam de produção. Ainda não nos entenderam, mas vão nos entender", discursou.
Etanol
O presidente também defendeu o etanol brasileiro feito a partir de cana-de-açúcar e considerou como "falsas acusações" as críticas do uso de trabalho escravo para o corte da cana no país.
No fim do mês passado, a Anistia Internacional (AI) divulgou relatório em que demonstrou preocupações com abusos de direitos humanos no setor de cana. "Trabalho forçado e condições de trabalho exploradoras foram registrados em muitos estados, inclusive no setor de cana-de-açúcar, que cresce rapidamente", afirmou o relatório anual de 2008, com dados referentes a 2007.
"Na medida em que Brasil começa a ganhar mercado, ocupar espaço que antes eram de outros países, vamos enfrentar embates, como os que uma empresa enfrenta com outra. Temos de criar estratégia para vencer o debate. Para que a gente possa dizer claramente que as condições de trabalho [no corte de cana] não são como sonhamos, mas que não aceitamos que falsas acusações coloquem obstáculos a coisas que o Brasil faz lá fora", afirmou o presidente em discurso a empresários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News