Recebi ontem em reunião de Planejamento com os Educadores do Divina Providência um belo puchão de orelha, acerca do meu blog, cobrando-me alguma postagem sobre o trabalho didático dos professores na sala de aula. E como bom menino que sou, atendo a solicitação, e como a discussao baseou-se na situação triste em que se encontra o rendimento educaciional das escolas no município, sejam elas estaduais ou municipais e levando em cosnideração que o ponto chave é a falta de motivação dos alunos e educadores para com o processo ensino-aprendizagem, resolvi escrever algo sobre a motivação na aprendizagem. Me perdoem os com mais experiencia na área educacional, mas ousarei tecer algumas sugestões que para mim é essencial para a resolução desse problema.
Ousarei, também extrapolar a área educacional e tentarei refletir nesse primeiro texto acerca da essência da motivação, e no texto subsequente (abaixo) relatarei sobre a motivação no ambiente de trabalho extra-escola, espero que possa contribuir para uma discussão maior.
Bem, primeiramente é necessário entendermos oque é ser uma pessoa motivada, pelo senso comum para alguns, isso é chamado de “livre arbítrio”, para outros “arregaçar as mangas e correr contra o tempo”, mas para minha pessoa, não importa que denominação receba a força que move as pessoas. A motivação é algo que se alimenta do interior de cada indivíduo, e cabe a cada um a fazer o seu papel.
O ser humano, por natureza é um ser motivado e vencedor, vindo de uma fusão de equipe, o pai e a mãe, cada um entrando com 23 cromossomos e nessa fusão acontece uma verdadeira explosão de 300 bilhões de gens.
Nasce aí o ser mais motivado do mundo, vencendo uma concorrência em gens equivalente a 50 populações do planeta Terra. O ser humano nasce, cresce e vive num ambiente global e competitivo onde uns tem mais sucesso que outros. É a competição da vida.
Alguns são até mais felizes que outros. Assim, no universo profissional em quaisquer área que seja, penso que o que vai definir o resultado é essa junção das duas situações, ou seja, da parte da instituição, empresa,orgão de criar mecanismos que trabalhem o estímulo das pessoas e da parte dos funcionários entender que eles podem buscar suas diferenças se estiverem motivados para a preparação, buscando conhecimento. É isso que constrói uma carreira de sucesso no mercado de trabalho e na qualidade do serviço oferecido.
Conhecimento destrói incertezas. Conhecimento com motivação constrói certezas, isto é, resultados, logo a pergunta que se faz é: Como trabalhar a motivação nos ambientes de trabalhos, nas salas de aula, em casa etc..., surge aí o papel do líder que deve saber trabalhar com duas situações. Em primeiro lugar, perceber que ele estará diante de pessoas e estas são na sua essência muito diferentes, com reações e perfis diferentes. O que fazer? Saber aceitar as diferenças individuais e ao mesmo tempo trabalhar o potencial de cada um. Em segundo lugar, reconhecer o que a maioria de todas as lideranças no mundo reconhece, isto é, entender que o grande desafio para se atingir metas e objetivos passa por uma equipe motivada.
Não se pode construir um ambiente profissional com 100% em excelência e resultados com um grupo de pessoas com 50% em comprometimento em qualidade ou na aceitação dos desafios.
Agora se projetarmos essas definições para educação, veremosuma situação muito singuilar, já que para um bom educador, com sua motivação, contagia à todos com seu ânimo... porém desmotivado é um criminoso que mata os sonhos dos alunos e enterra a qualidade da educação.
Como educador que sou, sei que meus colegas estão sempre se perguntando sobre o que devem fazer para que os alunos realmente aprendam, e sempre a receita está na ponta da língua... Basta motivar a turma... mas as vezes chegamos aos extremos de nos perguntarmos, depois de tudo que faço, mas que diabos é essa tal de motivação mesmo? Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, pode-se constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivos para se chegar a esse estado. Hummmmm
Então posso chegar a seguinte conclusão: que qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-la, senão nada acontece. Isso também ocorre na educação. Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender. O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender.
E como sou ousado e metido sugiro que iniciem pelas seguintes ações:
• Dar tratamento igual a todos os alunos;
• Aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola no momento de montar o currículo, incluir temas que tenham relação, isto é, estejam ligados à realidade do aluno, a sua história de vida, respeitando a sua vida social, familiar;
• Mostrar-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor;
• Ser paciente e compreensivo com o aluno;
• Procurar elevar a auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;
• Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras;
• Mostrar-se aberto e afetivo para e com o aluno;
• “Acolher” realmente o aluno;
• Dar carinho e limites na medida certa e no momento adequado;
• Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia;
• Fazer de cada aula um momento de real reflexão;
• Ter expectativas positivas acerca do aluno;
• Saber ouvir o aluno;
• Não ridicularizá-lo jamais;
• Amar muito o que faz, a sua profissão de professor;
• Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;
• Perceber que ele, o professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno;
• O professor deve ensinar o aluno a ser ético e crítico, mostrando a ele que a crítica é boa , desde que feita de maneira adequada e que a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano, em qualquer ambiente: Familiar, Social, Escolar, entre outros.
Ou seja nada de novidade, para um educador que conhece as teorias eduacionais de piaget. Oque na verdade é bem claro é que devemos arregaçar as mangas e ir ao trabalho sem medo da dor nem das recriminações e gostar de fazer oque está fazendo, com certeza encontrará definitivamente o sentido da motivação.
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