Recebi hoje via email, convite encaminhado pelo amigo de longas datas Elenckey Pimentel, para o recital que o Subtilior Ensemble e a CamerAcre Uirapuru farão neste sábado (17/07), às 20h, no Theatro Hélio Melo. Esse recital abre uma turnê de concertos prevista pelos projetos Amazônia de Norte a Sul e Interiorização da Cultura Artística, ambos do Curso de Licenciatura da Ufac, apoiados pela Escola de Música e Orquestra Sinfônica Musicalizar e Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.
Este primeiro concerto será em Rio Branco. No sábado mesmo a equipe partirá rumo ao sul do Brasil e Uruguai para apresentações em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Santa Maria, Caxias do Sul, Gramado e Montevidéu. A partir de agosto iniciarão as apresentações em Capixaba, Porto Acre, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, completando a primeira etapa destes projetos, pena que Xapuri tenha ficado de fora dessa primeira etapa.
Amazônia de Norte a Sul e Interiorização da Cultura Artística
Projetos da CamerAcre Uirapuru vinculados ao Curso Superior de Música da Universidade Federal do Acre, apoiados pela Escola de Música e Orquestra Filarmônica Musicalizar e pelo Governo do Estado do Acre. Amazônia de Norte a Sul prevê turnês da CamerAcre por diversas salas de concerto da América do Sul, com duplo objetivo: veicular a música camerística produzida no Acre - principalmente com temática amazônica - e proporcionar aos seus integrantes, alunos do Curso Superior de Música da Ufac, a oportunidade de vivenciar outras culturas e aprimorar seus conhecimentos em master classes com professores das cidades visitadas. Nesta primeira etapa, contempla o sul do Brasil e Uruguai.
Já Interiorização da Cultura Artística sugere a descentralização de produto cultural e promove a produção de apresentações da CamerAcre Uirapuru em cidades do Baixo Acre Alto Juruá, contribuindo para acessibilidade de cultura à população acreana.
O Subtilior Ensemble
Foi criado por Douglas Marques em setembro de 2008, em parceria com a Escola de Música e Orquestra Filarmônica Musicalizar. No mesmo ano, subsidiado pelos fundos municipal e estadual de cultura (Rio Branco/AC), desenvolveu projetos de audições comentadas, com público superior a 1.500 expectadores. Em 2009 continuou sua atividade de atendimento à comunidade em geral, em diversos pontos de cultura da cidade, a se destacar a apresentação na programação da Bienal do Livro e da Leitura. No primeiro semestre de 2010 apresentou Música da Época do Descobrimento do Brasil, roteiro dedicado às escolas públicas municipais da cidade de Rio Branco, visando criar um público mais receptivo à música erudita – particularmente medieval e renascentista – na cidade de Rio Branco. O grupo apresenta-se com instrumentos musicais autênticos, compondo-se de Alaúde, Flautas-doce, Percussão Histórica e Voz.
A CamerAcre Uirapuru
Grupo camerístico formado por músicos rio-branquenses ou em Rio Branco radicados, criado em 2009 com propósitos didático-artísticos. Concebido inicialmente em âmbito acadêmico, é vinculado à Universidade Federal do Acre por meio de projeto de extensão de seu Curso Superior de Música. Suas apresentações iniciaram-se em junho de 2009 na cidade de Puerto Maldonado, Peru, por ocasião da inauguração do Auditório da Universidad Nacional Amazonica de Madre de Dios. De lá para cá o grupo assumiu uma série de atividades artísticas na cidade de Rio Branco e arredores, tendo voltado ao Peru para apresentações durante o VIII MAP (Congresso bianual que reúne saberes e instituições de diversos países da America do Sul). Com uma formação não tradicional, o grupo tem se apresentado com flauta, clarinete, viola, violoncelo, piano, violões/guitarra percussão e vozes.
Programa
Primeira Parte
Improviso em modo Mixolídio Autêntico.
Ostinato Vo`Seguire (Bartolomeo Trombontino – Séc. XVI).
If my Complaints (Jonh Dowland – Séc. XVII).
De vos e de min naceo (Cancionero D`Elvas – Séc. XV/XVI).
A la Villa voy (Cancionero D`Elvas – Séc. XV/XVI).
Que He o que vejo (Cancionero D`Elvas – Séc. XV/XVI).
Cuncti Simus Concanentes (Il libre Vermell de Montserrat – Séc. XIV).
Segunda Parte
Waldemar Henrique - 7 Lendas Amazônicas
Foi Bôto, Sinhá!
Cobra Grande
Tamba-Tajá
Matintaperêra
Uirapuru
Curupira
Manha-Nungára
Heitor Villa-Lobos - O Trenzinho do Caipira (Toccata da Bachianas Brasileiras n.º2)
Kleiton e Kledir - Vira Virou
Noel Rosa / Vadico - Conversa de Botequim
Premeditando o Breque - Pinga com Limão
Participantes
Alain Leite Neto, flautista
Afonso Portela Messias, cantores
Ciro Quintanna, violonista e guitarrista
Douglas Marques, alaudista, cantor e condutor
João Gabriel Brito, percussionista
Luthiene Bittencourt, cantora
Maximo Lopes, violoncelista
Marcelo Brum, pianista e diretor artístico
Flautistas Convidados:
Luiz Fernando Barbosa Jr. – apresentações em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Caxias do Sul e Gramado
Thiago Bottega – apresentação em Santa Maria (Vale Vêneto)
José Antonio Rodriguez Martínez – apresentação em Montevidéu
André Luiz Lima de Araújo e Patrícia Rodrigues de Lima, assistentes de produção
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News