Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Um Grande Poeta

Há quase um mês atrás encontrei-me com o Sr. Francisco de Aquino e Silva, Paraense de Castanhal de nascimento, mas que desde 1943 adotou as terras de Xapuri como “terra do coração” como assim se referiu. Aqui constituiu família e como tantos outros brasileiros que nesta época que por aqui aportaram permaneceu. O Sr. Francisco é uma testemunha viva da história xapuriense, vivenciou os anos gloriosos da “princesinha” da mesma forma que presenciou a decadência dos anos pós guerra, foi testemunha do “desenvolvimento” sulista fomentado pelo Governo e personagem vivo da condição e situação da figura do seringueiro frente a todos esses acontecimentos.

Toda a experiência de vida e toda a situação testemunhada pelo Sr. Francisco “O Poeta Xapuriense” acabou se transformando em 2 livros em Literatura de Cordel e segundo o Poeta somente não continua a escrever devido a grande burocracia requerida para a publicação, porém confidenciou-me que mesmo com tantos percalços a Literatura de Cordel continua a ser uma grande paixão.

A Primeira obra publicada em 2005 com o título “A Despedida da Floresta” trata de forma humorada do convívio do seringueiro com o patrão” relata entre tantas mazelas da época da triste realidade de individamento e de exploração vivida pelos seringueiros face aos seringalistas. A obra estabelece de forma descontraída de como se estabelecia a relação dos seringueiros com o seu “Patrão” e com o meio social. Praticamente isolado do resto o mundo o seringueiro durante muito tempo foi considerado nada mais que um simples instrumento de trabalho sem direitos, sem voz, sem voto , apenas um ser alienado da sociedade.

A segunda obra “Contos da Floresta”, relata da transição do seringueiro da floresta para a cidade, da forma impactante do homem da floresta em ver o meio urbano. Nesta Obra seu Francisco aborda alguns acontecimentos da “palaciana” Xapuri, como o caso do acidente aéreo ocorrido no Sumaré, onde na época devido a ocorrência de urubus em razão da localização do lixão um avião monomotor após colidir com uma dessas aves e ter o seu parabrisa quebrado teve que realizar um pouso de emergência nas proximidades de onde hoje localiza o Motel Erus na Estrada da Borracha.

Os livros do Sr. Francisco antes de mais nada são peças históricas de uma realidade que muitas vezes não compreendemos ou que insistimos não compreender por não fazer parte da realidade de muita gente, mas que foram a partir de histórias como as narradas de forma cômica nas obras a despedida e contos da Floresta que tornaram Xapuri um ícone de resistência.

Mas como compreender uma veia poética para um senhor de “pouca leitura” como o senhor Francisco, que sempre dedicou-se ao trabalho braçal sem oportunidades de acesso a educação formal. Segundo o próprio autor influencia do Pai, um nordestino de Sobral que adorava ler os “folhetos” adquiridos a duras penas e lidos dezenas quiçá centenas de vezes para a família, “a leitura dos folhetos era um momento que obrigatoriamente reunia toda a família” afirma o autor. Interessante que após a leitura desses “livretos” por repetidas vezes as pessoas daquela época passavam a declama-los sem a necessidade de lerem os mesmos e o respeito aos “cordelistas” eram portanto proporcionais a quantidade de “livretos” por eles decorados, sobretudo por que essas pessoas tinha porquíssima leitura, porém detinham uma capacidade de memoria fantástica.

O gosto pela leitura o Sr. Francisco adquiriu quando no final da década de 60 fora construída uma escola no Seringal Novo Catete, e uma pequena quantidade de livros para lá foram direcionados e mesmo não podendo frequentar normalmente as aulas a professora da escola permitia que o mesmo tomasse emprestado algumas obras. “como na comunidade eu era um dos poucos que sabia ler, li quase todos os livros de lá, pra mim e para meus irmãos, já éramos uma família de 7 irmãos homens.

Segundo o autor dois de seus filhos possuem o mesmo dom poético, o que para ele significa a continuidade das suas obras. Indagado sobre a importância da leitura e do incentivo nas escolas sobre a escrita o Sr. Francisco foi enfático em dizer que se precisa ter mais responsabilidade com a educação das crianças e dos jovens, porque “cada vez mais menos jovens se interessam pelo habito da leitura e o estudo é tudo”
O senhor Francisco é de uma época em que as pessoas eram forjadas na humildade e na capacidade e fazer o bem aos outros, demonstra uma sinceridade e uma experiência de vida que nenhum estudioso poderia compreender se não vivenciasse ou antes compreendesse de como toda a sua bagagem cultural e poética foram construídas.

É de fato uma prova viva de que para muitos alcançar determinados
conhecimentos faz-se necessários anos e anos de estudos acadêmicos, outros o conseguem pela forma muito mais sólida porque são os sujeitos que constroem esse conhecimento almejado por nós.

Parabéns senhor Franscisco Aquino o grande Poeta Xapuriense.

2 comentários:

  1. Adorei a entrevista do poeta xapuriense.Além de ser um homem muito sábio, tem a experiência de vida que conta mais do que uma faculdade.
    Acho muito importante a mensagem proposta no texto, como o incentivo à leitura e a valorização
    da cultura local.
    E na qualidade de filha, posso atestar orgulhosamente o valor deste grande poeta, grande homem, grande amigo, e principalmente um grande pai.

    Ass: Maria Graciete da Silva

    ResponderExcluir
  2. meu vovô!!!orgulho da netinha!

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News