Escrito por Gilvan Rocha
Estamos em campanha eleitoral. Acompanhamos atentamente os discursos feitos pelos candidatos. Segundo alguns, o povo nada tem a fazer para ter escola de qualidade, transporte bom e barato, bom serviço de saúde, remédio entregue na residência sem nenhum custo, segurança, praças bem cuidadas... Basta, para isso, apenas o voto de cada um de nós, e isso não passa de mentira, de fantasia. O discurso da verdade política deixa de ser feito ou é feito de forma tímida e incompleta, mesmo pelos candidatos ditos comunistas e socialistas. Ora, vivemos uma sociedade de desigualdades sociais.
Fortaleza, por exemplo, abriga mais de 650 favelas. A pobreza e a miséria convivem com uma minoria de abastados. Nesse cenário não poderá existir uma Fortaleza bela ou menos feiosa, apesar da riqueza pujante de sua natureza.
A desigualdade social faz das cidades antros de injustiças. Não seria com a simples mudança de governos municipais que essa realidade se transformaria. Essa é a verdade que o povo necessita saber e isso não lhe é dito de forma clara.
Um candidato comprometido com o povo faria seu discurso centrado na denúncia da ordem capitalista. Afirmaria a viabilização de projetos que mitigassem o sofrimento popular, mas, sobretudo, se empenharia em construir uma consciência política de natureza anti-capitalista, vez que, nos marcos desse sistema, o máximo que o povo pode ter é escola menos ruim, transporte menos ruim, saúde menos ruim...
Qualquer discurso apontando solução dos problemas sociais no contexto capitalista é uma desmedida mentira, uma desbragada fraude. O que diferenciaria um "bom" governo municipal de direita para o governo de esquerda, seria o compromisso da esquerda com o trabalho direto e objetivo de educação política, mostrando não haver saída para o povo, senão pela via da transformação social, coisa que eleição nenhuma haverá de promover. Contudo, as campanhas eleitorais são momentos preciosos para difusão do discurso socialista.
Gilvan Rocha é presidente do Centro de Atividades e Estudos Políticos (CAEP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News