Um jornalista juntamente com seu cinegrafista da rede estatal do Governo boliviano, foram flagrados fazendo filmagens dos lugares onde estão os bolivianos que pediram refúgio no lado brasileiro.
Os jornalistas foram denunciados e levados para a Sede da Polícia Federal onde prestaram esclarecimento e avisados sobre a situação do momento no Brasil. Segundo informações, as filmagens teriam sido realizadas nas ruas que dão acesso a lugares onde estariam os refugiados.
Desde os acontecimentos do dia 11 de setembro na cidade de Porvenir e Cobija, onde resultou em mais de 15 mortos e prisão do governador deposto, Leopoldo Fernandez, muitos bolivianos cruzaram para o Brasil com medo de represálias por parte do Governo boliviano.
Desde então, o Governo Brasileiro passou a dar segurança e assistência. Até o Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, esteve na cidade de Brasiléia para ver de perto a situação dos bolivianos.
Segundo informações, os jornalistas foram de certa forma arrogantes onde tentaram usar a Lei de imprensa internacional, dizendo que poderiam realizar o seu trabalho sem ser incomodados, o que não era o caso.
Recentemente, três bolivianos foram deportados após ser constatado, que estavam realizando serviço de espionagem em solo brasileiro e até mesmo instigando os refugiados.
Para evitar possíveis conflitos entre os dois Países, jornalistas estrangeiros terão que antes, passar pela PF para dar entrada em solo brasileiro, depois, somente com a autorização dos refugiados, poderão ou não, filmar ou colher entrevistas.
Em nenhum momento, os agentes federais pretenderam impedir os trabalhos da imprensa, mas, a situação no momento requer cuidados por ser uma questão de segurança nacional.
Fonte:OAltoAcre
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News