Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dia de Ganhar presente

Ontem foi um dia bastante interessante, não sendo meu aniversário ou não estando comemorando nada, apenas a alegria de viver ganhei vários presentes no decorrer do dia, todos com a mesma magnitude de significância e dados por amigos e colegas de trabalho e projetos.

Passei o dia na Capital Rio Branco cuidando da saúde e resolvendo algumas coisas pessoais entre elas o de visitar meu amigo pessoal e colega de Academia de Letras e Artes o poeta Acreano Mauro D’Ávila Modesto, que no último dia 26 de junho lançou seu novo livro “Do outro Lado do Monte” , sendo presenteado pelo autor um exemplar devidamente autografado. Pela manhã em visita à sua residência passamos mais de três horas com um papo agradabilíssimo, aliá conversar com o Mauro é sempre muito agradável, pois sendo ele um intelectual, uma boa conversa se transforma em uma aula de cultura e de contextualização dos problemas sociais que a comunidade ora enfrenta. Entre muitos assuntos abordados, pré-agendamos para o dia 31 de julho a posse da primeira diretoria da Academia Xapuriense de Artes e Letras, que conta com a indicação de 36 nomes de professores e destaques do município que de uma forma ou de outra ajudaram ou ajudam a manter acesa a chama das artes e das letras em Xapuri.

Mauro é de Sena Madureira e este é o oitavo livro de sua carreira, com inúmeras honrarias, láureas e medalhas nacionais e internacionais, se consagra como o mais bem sucedido e respeitado escritor do Acre, e mantém uma simplicidade e um carinho com todos os amigos de forma invejável.

Durante minha consulta na Unidade da UNIMED, tive o prazer de encontrar com o amigo de longas datas e colega de MBA de Auditoria e Tributação em Manaus em 2006 e 2007 Carlos Mantre, um catarinense de boa cepa que o Acre adotou como filho. Carlos é daqueles amigos que se preocupa realmente com as boas amizades, daquelas pessoas que faz bem para o corpo e alma estar perto e sabedor do meu gosto por vinhos acabou me presenteado com uma garrafa de um Scopel Branco, que segundo ele é para tomarmos comendo um bom tambaqui em qualquer final de semana que virá em Xapuri.

O difícil é justamente a garrafa durá até este dito final de semana.



Pela tarde recebi das mãos da equipe que representou o Acre na VII Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que este ano, teve como tema Brasil Rural Contemporâneo e segundo os participantes recebeu cerca de 150 mil pessoas e segundo a imprensa movimentou cerca de R$ 19 milhões e que aconteceu dos dias 16 a 20 de junho e contou com a participação de Delgados de Capixaba, Assis Brasil, Rio Branco e Feijó, uma sacola que representa a participação na Feira e que possui os conceitos de consciência ambiental e da temática de sustentabilidade, já que vem com o conceito de reutilização e pela própria fabricação através de fibras naturais

Segundo a colega Cássia do Brasil Local, participaram da feira cerca de 650 empreendimentos de agricultura familiar, comunidades quilombolas, povos indígenas, assentados da reforma agrária e pescadores artesanais. A Feira nacional também foi o espaço para debates de caráter técnico sobre a execução de políticas públicas, tais como reunião nacional dos colegiados territoriais, reunião técnica de gestão de bacias hidrográficas e Pronaf Sustentável, encontro nacional dos agentes de leitura, agricultura orgânica, mandiocultura, reunião do comitê gestor do Programa Terra Legal, bovinocultura de leite, fitoterápicos, apicultura, além do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar.

Para fechar o dia , ganhei um lindo par de brincos da Amiga do peito que dispensa comentários Cássia que presta consultoria em projetos do Projeto de Economia Solidária do Ministério de Desenvolvimento Social, o,presente também acompanhou o conceito de consciência ambiental, já que é produzido com Pedras Ágata, que na verdade é um termo aplicado não a uma espécie mineral distinta, mas a um conjunto de várias formas de sílica que tem mais de 40 variedades distintas . Considerada preciosa pois a maioria das ágatas encontrada são ocas o que reduz a sua utilização para fabricação de jóias.

Segundo minha amiga as ágatas são muito utilizadas para questões esotéricas já que segundo a crença acredita-se que o portador de uma jóia de ágata, por exemplo, está protegido contra vários infortúnios e gozará de longa vida, entre outros benefícios. Em outras tradições crê-se que a ágata cura as picadas do escorpião e as mordidas de serpente, acalma a mente, previne doenças e contágios, pára a trovoada, promove a eloquência, assegura os favores dos poderosos e traz a vitória sobre os inimigos, sendo utilizada inclusive pelos magi Persas que utilizavam Pedras de Ágata no seu trabalho e nas suas crenças. Que venha os bons fluidos.

Gostei do dia tomara que eu tenha vários dias igualmente a este!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News