Durante conversa com alguns alunos que fizeram parte da delegação xapuriense de alunos que participaram dos Jogos Escolares 2010, organizadas pelo Governo do Estado fiquei sabendo de que nem tudo foram flores durante a semana que estiveram que permaneceram em Rio Branco para a Realização das competições.
“Havia um verdadeiro estado de guerra nas concentrações, com todos os alunos apavorados com a onda de violência que tomou conta de Rio Branco” confessou um aluno da Escola Estadual Divina Providência.
Tal situação ocorrera devido o registro de pelo menos cinco ocorrências de assalto envolvendo integrantes das delegações com marginais da Capital. Segundo alguns alunos, membros da Delegação de Cruzeiro do Sul tiveram suas carteiras roubadas, cordões e celulares, já membros da equipe de Xapuri, foram assaltados a menos de 200 metros do hotel onde estavam concentrados tendo sido furtados por três homens que levaram seus celulares. Agora o mais intrigante é que segundo os alunos, mesmo depois de procurarem a autoridade policial, ouviram de que pouca coisa poderiam fazer.
É bom pontuarmos duas coisas mais que importantes nesse caso, primeiramente, onde estavam os responsáveis por esses estudantes? Já que seus pais os deixaram viajar sob tutela de professores e/ou responsáveis. Qual era a recomendação sobre a estadia? Podia os alunos saírem sozinhos pelo centro de Rio Branco? São perguntas que devem ser respondidas inicialmente, já que os fatos ocorreram não nos locais de realização das atividades desportivas, mas sim nas folgas regulares. Num segundo momento é muito séria a informação de que a autoridade policial não se empenhou para tentar solucionar os casos... será que a onda de violência criou um certo conformismo na segurança pública de Rio Branco? Não seria o caso de nos hotéis em que os jovens do interior estivem hospedados, tivesse pelo menos uma equipe de policiais para orientá-los e reprimir ações como essas?
É lamentável que fatos como esse possam acontecer em um evento como os Jogos Escolares que inclusive são chamados de Olimpíadas Estudantis, já que justamente o conceito do evento é justamente o contrário da realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News