Caixas d’água destampadas são responsáveis por casos de dengue na capital na ausência das chuvas
Por: Dr. Janilson Lopes Leite
Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Rio Branco
A chegada do período chuvoso trás todos os anos um cenário preocupante para o departamento de vigilância epidemiológica, que é o aumento do numero de casos de dengue.. Atualmente o numero de casos, mesmo com a seca é significativo, isso devido que a população continua não tomando os cuidados devidos e acaba contribuindo para a proliferação do aedes, deixando caixas d’águas destampadas e outros depósitos com água parada. No ultimo levantamento do índice de infestação, se constatou que 90,5% dos mosquitos causadores da dengue estão se reproduzindo nesses depósitos e graças à displicência da população.
Sendo assim, o grande apelo nesse momento é para que cada um faça sua parte, com chegada das chuvas os problemas poderão se agravar ainda mais.
Segundo o ministério de saúde, o município de Rio Branco apresenta auto risco para uma nova epidemia, dado a avaliação do indicador conhecido como risco dengue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News