Durante todo o dia de ontem 16, estiveram reunidos no cedup de Xapuri, agentes comunitários de saúde, representantes das instituições estatais, autoridades e sociedade civil, participando de uma oficina de qualificação da rede de cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas. Um passo importante para o sistema público de atendimento de saúde.
De acordo com a equipe coordenadora a partir da qualificação e da implantação do sistema de apoio para o atendimento à pessoas com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas através da atenção básica na busca de soluções mais simples e sem a burocracia exigida nesses casos, além de ser um dos objetivos da Portaria 4135 do Ministério da Saúde é uma obrigação dos órgãos colegiados da saúde.
Para se entender a discussão é que a partir de agora os ACS (agentes comunitários de saúde) dos municípios deverão realizar além de suas atividades de educação para a saúde e o acompanhamento das famílias de seus setores também o diagnóstico sobre a situação de saúde mental para o tratamento das pessoas com transtornos mentais e problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
Em Xapuri, temos alguns casos relacionados com a temática, já que infelizmente vemos alguns cidadãos que acometidos de problemas mentais fazem uso deliberado de álcool e incorrem em ficar propícios a situações deploráveis pela sociedade. Antes de mais nada é valido ressaltar que tal problema é muito mais uma situação humanitária que simplesmente uma questão se saúde pública.
A mesma portaria ministerial que criar esta rede de apoio ao atendimento de pessoas com transtornos, também incentiva financeiramente aos municípios com população maior de vinte mil habitantes a criarem Centros de atendimento especializado a pessoas com problemas psicossociais. Como Xapuri infelizmente não se enquadra nessa situação segundo as facilitadoras a proposta é que a regional do Alto Acre possa juntos os municípios (Xapuri, Brasiléia, Epitaciolandia e Assis Brasil) criarem um Centro único. Como estava presente fui enfático em defender o cancelamento dessa proposta já que somos sabedores que essa “regionalização” de nada beneficia Xapuri, já que em experiências com outras áreas nosso município sempre fica alijado de benefícios, em relação à Brasiléia que centraliza tudo oque se pode dizer de investimentos. Chega...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News