
Fernanda Gomes
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, é o mais novo órgão ambiental do governo brasileiro e foi criado em agosto de 2007.
De acordo com superintendente do Ibama no Acre, Anselmo Forneck a principal missão institucional da nova entidade é administrar as unidades de conservação federais, que são áreas de importante valor ecológico. Segundo ele o Instituto foi criado com o objetivo de potencializar as unidades de conservação da Amazônia de uso sustentável, como as reservas extrativistas e florestas nacionais, e também as estações ecológicas e parques para pesquisa e manutenção da biodiversidade.
O núcleo responsável por acompanhar as ações na reserva Chico Mendes, no Acre, será instalado e inaugurado em xapuri até o final do ano. “Chico Mendes foi o grande idealizador da reserva Chico Mendes. A inauguração da sede reforça a lembrança dos 20 anos sem ele”, disse o superintendente.
O Instituto tem também a função de executar as políticas de uso sustentável dos recursos naturais renováveis e de apoio ao extrativismo e às populações tradicionais. Anselmo Forneck afirmou ainda que a implantação de programas como Luz para todos e de crédito habitação na reserva está garantindo a qualidade de vida e a permanência dos extrativistas. “A fábrica de preservativos é um exemplo de como isso vem acontecendo no Estado”, ressaltou ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News