Enquanto nós "abestados" do sistema televisivo e reféns de uma imprensa chapa branca a nível mundial, já que o atrelismo das grandes agências de comunicação do mundo estão ligadas aos poderosos Chefes de Estado ou empresas que por esse ou aquele motivo interferem no real sentido de dar a noticia a merecida atencão imparcial que ela merece, ficamos boquiabertos pelo início das competições da Olímpiada na China, fechamos os olhos e os ouvidops para o apelo social de um País que em pleno século XXI impõe restrições na liberdade de expressão, que mantém refém o povo Tibetano e acima de tudo possui um esquema de espionagem pública mais bem estruturada do mundo. Para se ter idéia em cada distrito nas cidades existe civis que anotam todas as ações dos vizinhos e parentes. Isso é desenvolvimento?
Para se ter idéia referindo-se às Olimpíadas o enorme esquema de segurança preparado pela China está se sobrepondo à liberdade de expressão prometida pelo Governo, e isso pode impedir o país de exibir como queria as suas proezas econômicas e culturais, segundo jornalistas radicados em Pequim.
Recentemente, autoridades interferiram numa transmissão ao vivo que havia sido aprovada pelo governo, proibiram o acesso de uma equipe de TV a um evento-teste, também previamente franqueado, e estão impedindo uma empresa de filmar em um apartamento comum fora do cordão de segurança. Alguns jornalistas já cogitam uma redução das suas coberturas olímpicas, deixando de lado até mesmo matérias positivas, não-políticas. Para quem assistiu o Jornal Nacional de segunda feira viu claramente o Reporter Global Pedro Bial ser impedido por policiais chineses de gravar em frente do estabelecimente onde havia ocorrido um atentado terrorista com a morte de 16 pessoas.
A China prometeu garantir à imprensa a mesma liberdade de Olimpíadas anteriores, mas muitos correspondentes sentem que o governo, habituado a controlar a imprensa doméstica, está renegando sua promessa para garantir a realização de um evento "perfeito".
Os Jogos estão sob a coordenação do vice-presidente Xi Jinping, e pode haver preocupações políticas por trás das restrições. Mesmo que as proibições imediatas partam de funcionários de baixo escalão, jornalistas afetados garantem que figurões do regime comunista não querem ou não conseguem intervir.
"Acho que no fundo tudo tem a ver com o medo. Ninguém quer o chefe dizendo: 'como você nos faz passar vergonha durante o evento da década?"', disse um produtor de uma grande rede estrangeira, já revendo os planos para a cobertura olímpica do canal.
E depois ainda querem me convencer que a china é um País desenvolvido!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News