Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Bailarina acreana dança em noite de gala no Bolshoi


Por> CHICO ARAÚJO - BRASÍLIA — Natália Osipova e Andrey Bolotin abrem neste domingo, às 20h, em Joinvile (SC), a noite de gala do 26º Festival de Dança de Joinvile. Osipova é a primeira solista do Teatro Bolshoi de Moscou. Mas os russos, que são os primeiros solistas do Bolshoi, não serão os únicos donos da cena na "Grande Suíte do Balé Don Quixote". A acreana Stephanine Ricciardi, a Nine, também dança hoje ao lado da dupla russa. Nine se formou em dança clássica no dia 6 de dezembro de 2007 e faz parte da Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O espetáculo é dirigido pela ex-solista Nina Speranskaya.

Stephanine será a rainha das Dríades, momento em que Don Quixote sonha com sua amada e também a parte mais clássica do balé. Depois de dessa noite de sonhos a bailarina viaja para Porto Alegre onde o Bolshoi faz apresentação. Lá, Stephanine assume o papel da heroína Kitri mesmo personagem que Natalia Osipova vai interpretar em Joinville. Don Quixote tem participação de mais de 100 bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil — ex-alunos que atuam em companhias do exterior e os bailarinos da Cia Jovem ETBB.

Nine começou na Academia Dançando no Ritmo, em Rio Branco, sob a orientação das professoras Lina Márcia de Andrade e Lílian Pinho. Ingressou com apenas 13 anos na Escola de Dança Mônica Tenori, em Vitória. Antes de chegar ao Bolshoi obteve o primeiro lugar em dança flamenca, no “Passo de Arte”, em Santos. Conseguiu outro primeiro no Enerdança, em Vitória, apresentando uma variação do Balé Esmeralda.

Em abril de 2006 foi aplaudida de pé após sua apresentação como bailarina principal no espetáculo Quebra Nozes, no Teatro de Florianópolis. Nesse mesmo mês viajou para Nova Iorque para algumas apresentações de dança. Com os alunos bailarinos João Paulo Frazão e Stephanine Rocha, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, embarcou para Nova Iorque, onde participou, com boa nota, do 7º Festival Youth America Grand Prix. Apresentou-se em três variações solo: Para ver-te (balé contemporâneo), e os clássicos Esmeralda e La Bayadére. Nine também já se apresentou nos Estados Unidos, Canadá e Rússia.

Para a apresentação no festival, os solistas formam ensaiados, em Moscou, pelo renomado coreógrafo Vladimir Vasiliev — o mesmo que remontou a obra para o Bolshoi no Brasil. Cada detalhe criado por Vasiliev foi repassado aos solistas para que brilhem ainda mais junto com a escola brasileira.

A história de Don Quixote
Na “Grande Suíte do Balé Don Quixote”, com nova versão coreográfica de Vladimir Vasiliev, Natália e Andrey fazem os personagens principais. Interpretam Kitri e Basílio e vivem uma intensa história de amor, heroísmo e ilusão, com traços hispânicos marcantes.

Kitri e o pobre barbeiro Basílio enganam o rico Gamach, noivo da heroína, com quem Lorenzo, seu pai, a força se casar. Com a ajuda de Don Quixote, nobre cavalheiro, e Sancho Panza, seu fiel escudeiro, os apaixonados Kitri e Basílio se casam numa grande festa em Barcelona.

Que são os bailarinos
Natalia Osipova nasceu em Moscou. Em 2004 se formou na escola coreográfica de Moscou, desde então, é bailarina do Teatro Bolshoi. De carreira premiadíssima, Osipova já ganhou vários concursos de dança clássica. Entre eles se destacam o Luxembourg Grand Prix, em 2003; Concurso Internacional de Balé de Moscou, ganhando o terceiro prêmio no ano de 2005; em 2007 ganhou o Prêmio Revelação dos Críticos de Dança da Rússia. Em 2008 já possui o prêmio de Melhor Bailarina Clássica do National Dance Awards Critics’ Circle (críticos ingleses).

Entre seus principais papéis de Osipova se destacam as personagens Cinderela no balé “Cinderela”; Giselle no balé “Giselle”; Sílfide no balé “Sílfide”; Gamzatti no balé “La Bayadère” e Kitri no balé “Don Quixote”.

Andrey Bolotin é primeiro solista do Teatro Bolshoi de Moscou. Concluiu seus estudos de balé no ano de 1996 na Escola Coreográfica de Moscou. Desde então, trabalha no Teatro Bolshoi.

Entre seus personagens destacam-se Ídolo de Ouro do balé “La Bayadère”; Colas do balé “La Fille Mal Gardeé”, Basílio do balé “Don Quixote”, James do balé “Sílfide” e o Príncipe do balé “O Quebra-nozes”.

Andrey esteve no Brasil, em 2000, para a inauguração da Escola do Teatro Bolshoi. Na ocasião, com outros solistas do Bolshoi, apresentou um “Divertissement”. Depois de oito anos ele retorna a cidade brasileira que o acolheu com muito fervor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News