Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Charge do Dia!!!

Em tempos de Internet esse vídeo é um tapa na cara...

Exposição "A estética do futebol" - No Museu do Xapury‏

Recebi email do Amigo Clenis Alves com o seguinte teor "Olá, Joo, como não podia deixar de ser, amante das artes como sou, mesmo já afastado de minhas funções no Museu do Xapury não posso deixar de enviar a você - também exímio apreciador da arte - um texto sobre a exposição "A estética do Futebol", do artista Rubens Gerchman, montada desde o último dia 27 de abril, ficando por todo o mês de maio. O texto está em anexo com as informações para devida divulgação em seu visitadíssimo blog. Abraços. Clenes"

Desde o último dia 27 de abril está montada no Museu do Xapury a exposição Estética do Futebol e Outras Imagens, do artista plástico Rubens Gerchman, abrindo a programação em Xapuri da 8ª Semana Nacional de Museus.

A exposição itinerante faz parte do projeto ArteSESC, que tem o objetivo de realizar exposições itinerantes nos departamentos regionais do Serviço Social do Comércio e em instituições das comunidades, criando espaços e oportunidades que asseguram o acesso às mais significativas manifestações nessa área.

A exposição Estética do Futebol e Outras imagens oferece a oportunidade do público conhecer as obras criadas por um dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade – que já expôs em diversas galerias do Brasil e do Mundo – mas ainda desconhecido por parte da população nacional.

A exposição feita em serigrafia e outras técnicas, dentro do tema atual “futebol-arte”, coincidindo com a Copa do Mundo, é inspirada nos grandes talentos da seleção de hoje e de ontem, individualiza as expressões dos jogadores, explora os movimentos e seu ritmo, controlando-os dentro do espaço restrito da tela, como eles controlam dentro do espaço restrito da pequena área – paixão nacional e do próprio artista.

Pode ser visitada de Terça-feira a sábado das 08h às 18h e domingo das 09h às 13h, onde o atendimento é feito pelas simpáticas guias do Museu do Xapury: Mariana Mathias e Mirla Rhanna, sob coordenação da gravidíssima Caticilene Rodrigues.

Na ilustração, uma das obras da exposição, onde Gerchman faz uma homenagem ao grande jogador Garrincha.

Sobre Rubens Gerchamn – de acordo com o programa da exposição que pode ser adquirido no próprio Museu do Xapury . Nascido no Rio de Janeiro em 1942 Gercham foi um artista plástico ligado a tendências vanguardistas como a pop art e influenciado pela arte concreta e neoconcreta. O artista usou ícones de futebol, TV e política em suas obras[.

Entre 1957 e 1958, estudou desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, em aulas noturnas. Nos oito anos seguintes trabalhou como programador visual em revistas e editoras do Rio.

Em 1965, participa da Bienal de São Paulo e da Mostra Opinião-65, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Da mostra, que adota uma perspectiva estética da pop art americana e do novo realismo europeu, participaram, além de Gerchman, Hélio Oiticica, Vergara, Ivan Serpa, Flávio Império, Roberto Magalhães, entre outros.

Foi premiado no Salão Nacional de Arte Moderna (1967) com uma viagem aos Estados Unidos, permanecendo em Nova York, entre 1968 e 1972, realizando várias exposições.

Em 1981, participa da mostra Do Moderno ao Contemporâneo - Coleção Gilberto Chateubriand, no MAM do Rio de Janeiro, ao lado de Roberto Magalhães, Di Cavalcanti, Guignard, Tarsila do Amaral, Goeldi, Djanira, Antonio Bandeira, Lygia Clark, Amilcar de Castro, Milton Dacosta, Anna Bella Geiger e Frans Krajcberg.

Em 1989, expôs em São Paulo a série Beijos. Durante a exposição, também lançou o livro Rubens Gerchman, sobre seus trinta anos de pintura. Desenvolveu uma intensa carreira, participando de inúmeros eventos no Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Japão e outros.

Faleceu em 29 de janeiro de 2008, de um tipo raro de câncer, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A exposição fica por todo o mês de maio no Museu do Xapury - que está localizado no endereço:
Rua Cel. Brandão, nº 156 – Centro
Xapuri – Acre.

Vale a pena conferir sobre a “Estética do Futebol” nos links:
http://historiamultimidiadexapuri.blogspot.com/http://acolarte.blogspot.com/

Piada do Dia!!!

DISCRIMINADO NA ESCOLA
Era uma família italiana há muitos anos radicada no Brasil. O pequeno Giovanni chega da escola aos prantos e corre para o quarto. Seu pai, Francesco, vê aquilo e vai atrás do menino para descobrir qual o problema.
- Ma che, filho mio? Que fizeram a você, eh?

- Sabe pai... - respondeu o jovem entre lágrimas - é que os garotos na escola não param de me irritar, ficam me chamando de mafioso..

- Mama mia, filho mio! Foi só isso?! Você sabe que é só brincadeira! Mas pode deixar que amanhã eu passo na sua escola e resolvo isso.

- Obrigado, papai! - respondeu o menino, abrindo um sorriso - Mas faça parecer um acidente!