Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Imagem do dia

Como o blog hoje está muito politizado na imagem do dia a pedidos estou postando o click do final de semana entre amigos/alunos na chácara Mansour, agradecendo de antemão aos amigos Marcos Mansour e Valcicléia Menezes que nos receberam de forma impecável, nos proporcionando um dia de intenso descanso, que dias como esse se repita várias vezes, claro que sempre acompanhados de bons amigos.

Boa terça a todos.

Turbilhão Xapuriense

Faltando poucos mais de 10 dias para as eleições os ânimos começam a se acirrarem nas disputas para as vagas de Deputado Estadual em Xapuri. Entre intrigas, picuinhas e muito disse-me-disse a reta final das campanhas eleitoral estão sendo marcadas pelo corpo-a-corpo na tradicional politicalha do falem mal, mas falem de mim. O que se tem visto é que a maioria dos candidatos me parece que perdeu o bom senso e partiram para o tudo ou nada na busca do valioso voto, podendo para tanto denegrir imagem dos outros candidatos, mentir escabrosamente e esquecer que caso sejam eleitos não poderão cumprir as promessas estabelecidas, já que a maioria delas é da alçada do executivo e não do legislativo que é o cargo pleiteante.

Um ponto interessante dessa reta final é a busca pelo voto rural, onde cada candidato que montou ponto de divulgação na cidade, está investindo nas equipes de campo que garimpam os votos de ribeirinhos, assentados, colonos e seringueiros, já se é costumeiro para aqueles que andam pelo interior do município se deparar com equipes de diversos candidatos, muitas vezes de três ou mais no mesmo dia em um mesmo local. No meio rural pelo que se parece as equipes já elegeram as comunidades do Assentamento Tupã, Seringal Cachoeira, Chora Menino, Porto Rico, Ramal do João Evaristo e Dois Irmãos os focos de atuação das atividades de busca dos votos.

Essa nova postura incessante de busca de votos pode mudar significativamente a configuração dos resultados das eleições, pois por mais que não haja um direcionamento significativo de votos para os diversos candidatos que estão em campo na Zona Rural, estes poderão ‘roubar’ votos preciosos de candidatos que garantem que tem o domínio matemático dos votos xapurienses, o que pode reverter em uma ingrata surpresa quando da emissão dos boletins de urna.

Se estamos vivendo um ‘tudo vale, tudo pode, em nome da vaga’ não sei, mas que me é estranho que o comportamento dos cabos eleitorais tenham mudado tão bruscamente nos últimos dias ah isso é.

Se for o caso que deus nos acuda nessas ultimas duas semanas.

Antônio Gouveia, Tião Bocalom e Tião Viana participaram de debate nesta segunda-feira na TV Gazeta

Os três candidatos ao Governo do Estado participaram nesta segunda-feira, do debate organizado pela TV Gazeta, com transmissão em tempo real pela agência Agazeta.net. Antônio Gouveia (PRTB), Tião Bocalom (PSDB) e Tião Viana (PT) tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas durante quatro blocos. Tião Viana (PT), candidato ao Governo pela Frente Popular do Acre (FPA), lidera a disputa com 58% das intenções de voto, de acordo com pesquisa do Ibope, divulgada no dia 31 de agosto. Tião Bocalom, tem 25% e Antônio Gouveia (PRTB), 1%.

Antônio Gouveia (PRTB), o "Tijolinho"
 Coligação Poder Popular Acreano

Antonio Neres Gouveia, o "Tijolinho", tem 58 anos. Natural de Sena Madureira Acre, é casado, funcionário público da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Foi candidato a vereador pela primeira vez pelo PFL em 1992. Em 1996, ingressou no PT do B como candidato a vereador. Tijolinho participou da fundação de inúmeros partidos como PDS e PT no município de Sena Madureira. Em Rio Branco, participou da fundação do PFL, PT do B e PGT do B.  É fundador do PRTB no Acre e presidente do partido, que fundou em 1998. Em 2000, foi candidato a prefeito de Rio Branco. Em 2002, disputou o Governo do Estado e, em 2006, foi candidato a deputado estadual.
Tem como vice o pastor Marcelo José Filho.

Tião Bocalom (PSDB) -
Coligação Liberdade e Produzir para Empregar

Sebastião Bocalom Rodrigues tem 57 anos. Natural de Bela Vista do Paraíso, no Paraná, é casado, professor de matemática. No Acre há 24 anos, foi filiado à Arena, PDS e PSDB.  Foi vereador em Nova Olímpia, no Paraná, entre os anos de 1983 e l989. Tião Bocalom foi secretário de Agricultura entre janeiro de 1999 e abril de 2000. Primeiro prefeito de Acrelândia, no Acre, entre os anos de 1993 a 1996. Em 2001, foi eleito novamente prefeito de Acrelândia. Em 2005, foi reeleito para administrar o município.  Em 2006, foi candidato ao Governo do Estado, obtendo 11,11% dos votos válidos. Já em 2008, disputou a Prefeitura de Rio Branco, obtendo 22,5% dos votos válidos na Capital acreana.
Tem como vice o apóstolo José Ildson Viana Barbosa.

Tião Viana (PT)
 Coligação Frente Popular do Acre

Sebastião Afonso Viana Macedo Neves tem 49 anos. Natural de Rio Branco, Tião é casado, pai de três filhos, formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará. É doutor em Medicina Tropical. Está em seu segundo mandato como senador. Eleito primeiro vice-presidente do Senado Federal, no biênio 2005/2007. Líder do Partido dos Trabalhadores (PT) e do bloco de apoio ao Governo em 2003. Representante do Senado Federal, no âmbito do Ministério das Relações Exteriores e coordenador da Bancada Federal do Acre, em 2000, 2003 e 2006. Já presidiu o Senado e disputou a presidência da Casa em 1999. Membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, como membro integrante do bloco de apoio ao Governo. É professor efetivo, licenciado, da disciplina de doenças infecto-parasitárias, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Acre.
Tem como vice Carlos César Correia de Messias

Romário e Tiririca são candidatos favoritos

Se as eleições fossem neste domingo, 19, Romário e Tiririca conseguiriam uma vaga na Câmara dos Deputados, constata uma pesquisa divulgada neste domingo pelo Instituto Datafolha. Segundo a pesquisa, o ex-jogador conta com o apoio de 115 mil eleitores, cerca de 1% dos votos no estado do Rio de Janeiro e suficientes para uma vaga como deputado federal.

Estreante na política como candidato do PSB, Romário iguala no potencial número de votos com o popular apresentador de televisão carioca Wagner Montes, do PDT. Tiririca, do PR, teria 3% dos 30 milhões de votos no estado de São Paulo. Com os 900 mil votos, seria eleito o deputado federal com o segundo maior apoio na história democrática do país, ficando atrás apenas do falecido deputado Enéas, quem nas eleições de 2002 registrou 1,5 milhão de votos.

"Vote no Tiririca, pior do que 'tá' não fica" é o slogan do palhaço, que diz não saber o que faz na verdade um deputado federal. Ele se tornou símbolo do chamado "voto de protesto", especialmente com o apoio dos jovens entre 16 e 18 anos, que votarão pela primeira vez.

O fenômeno Tiririca contagiou também os internautas, pois desde 15 de agosto, segundo o buscador Google, o nome do palhaço foi mais consultado que o dos presidenciáveis Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Por sua vez, o ex-boxeador Maguila, candidato a deputado pelo PTN, usa luvas de boxe em sua propaganda eleitoral e bate num saco de areia com a imagem de Tiririca impressa, dizendo "Chega de palhaçada, política é coisa séria".

Do mesmo partido de Tiririca, o ex-governador fluminense Anthony Garotinho lidera as intenções de voto para a Câmara dos Deputados no estado do Rio, com 2% dos votos - correspondentes a 230 mil votos. Outro atleta que tem grandes chances de ser eleito ao Congresso é o ex-goleiro Danrlei, campeão da Copa Libertadores de 1995 com o Grêmio. Candidato a deputado federal pelo Rio Grande do Sul, ele conta com 1% das intenções de voto, equivalente a 80 mil votos.

Eleitoras mulheres são maioria no Acre

No dia 3 de outubro, 135.804.433 brasileiros vão às urnas para escolher o novo presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. O estado de São Paulo é o maior em número de votantes: são 30.301.398. O segundo e o terceiro estados são Minas Gerais e Rio de Janeiro, que têm 14.522.090 e 11.589.763 aptos a votar. O menor estado em número de eleitores é Roraima, onde há 271.890 votantes. Fora do país, 200.392 brasileiros se cadastraram para votar para presidente.

As eleitoras são a maioria (51,82%), o que soma 70.373.971 mulheres. Já os 65.282.009 homens correspondem a 48,97% do eleitorado. A faixa etária que concentra o maior número de eleitores é a de 25 a 34 anos, que conta com 32.790.487 (24,15%) brasileiros. Em seguida está a que varia de 45 a 59 anos, na qual se concentram 30.753.427 votantes.

O voto é facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos e mais de 70, além dos analfabetos. Os jovens com 16 anos somam 900.807 eleitores. Já com 17 anos são 1.490.545. O país conta ainda com 9.395.016 eleitores que têm mais de 70 anos..

Mulheres eleitoras também são maioria no Acre.
As mulheres lideram o eleitorado acreano: são 236.408 (50,2% do total) contra 234.545 homens (49,8%). Nas eleições de 2006 o número de mulheres era de 206.246 e de homens 206.566.

A maior concentração de eleitores está na faixa etária entre 25 e 34 anos, com 130.296 eleitores, sendo 66.564 do sexo feminino e 63.730 do masculino. Eleitores com 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo, são 8.505 mulheres e 8.255 homens, totalizando 16.760 jovens. Já os eleitores com mais de 70 anos, que também não são obrigados a votar, somam 23.451, com 10.956 mulheres e 12.491 homens.

A tendência de maioria do eleitorado feminino no Estado também se repete na capital, em Rio Branco. São 113.771 eleitores do sexo feminino (52.36%) e 103.486 masculino (47.63%).

Dois documentos
Lembre-se: Para votar em 3 de outubro, o eleitor terá de apresentar, obrigatoriamente, o título e um documento oficial com foto.
Fonte: Ascom/TRE, com informações do TSE.