Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Imagem do Dia

Saúde na Escola chega em Xapuri com exames de vista para estudantes

Programa Olhar Brasil garante atendimento oftalmológico e também os óculos para os estudantes agora em Xapuri (Foto: Assessoria SEE) A equipe do Programa Saúde na Escola, da Secretaria de Educação, chega nesse final de semana (19 e 20 de setembro) o município de Xapuri com o objetivo de fornecer exames oftalmológicos aos estudantes da região. Composta por técnicos da SEE e oftalmologistas, a equipe vai atender 120 alunos do Movimento de Alfabetização-MOVA/ALFA100 e de escolas da rede estadual e municipal de ensino. A ação faz parte do Projeto Olhar Brasil, do Ministério da Saúde, que além de disponibilizar a consulta gratuitamente também fornece os óculos quando necessário .
Para realizar os exames, que será feito na escola Plácido de Castro, os técnicos do Saúde na Escola levarão de Rio Branco equipamentos oftalmológicos e toda infraestrutura necessária para efetivar as consultas, além de armações de óculos para os pacientes que precisam usar, escolham a melhor armação que atendam as especificações do seu biotipo."Ao levar este tipo de serviço até as comunidades carentes, estamos evitando que os pais dos alunos se desloquem até a capital, evitando assim gastos", declara o coordenador do programa Rutênio Sá.

O Olhar Brasil é uma iniciativa focada na identificação e correção de problemas visuais, tendo como meta reduzir as taxas de evasão escolar e facilitar o acesso dos idosos à consulta oftalmológica e aquisição de óculos corretivos para crianças de escolas públicas. No Acre, o Olhar Brasil pretende atender até o final do próximo ano, 10 mil estudantes em 18 municípios. As primeiras consultas foram feitas com a clientela do Brasil Alfabetizado dos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil.