Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Charge do Dia....

Continuamos com a série de Charges politizadas e na reta final da corrida eleitoral vale tudo para recuperar os votos perdidos até mesmo recorrer ao novo Santo, Charge publicada pelo Novaes, hoje na Gazeta Mercantil (SP)

E como sempre faço vou tirar o final de semana para um bom descanso a estilo acreano, vou para o interior, muito mato, sombra e agua fresca e causos. também mereço, porque depois de uma semana cansativa, chega o final de semana e espero que sem muita chuva, porque senão aí ninguém merece né! Semana inteira um sol maravilhoso e qdo chega o fim de semana chuva. O jeito é ficar em casa.

Vou tentar ficar longe dos problemas profissionais, dos afazeres r da malfadada situação política de Xapuri.

Um Belo Final de Semana a todos

e até Segunda-feira!!!!!!


Só para alfinetar olha as paisagens que espero curtir!!

Jovens Destaques do Colégio Divina Providência participam de Oficina de Projetos de Lei do Programa Parlamento Jovem

Nesta semana tive o prazer de realizar uma oficina de elaboração de Projetos para os alunos participantes do Programa Parlamento Jovem, destinado à alunos do Ensino Médio das escolas brasileiras que tem como objetivo principal incentivar jovens lideranças de destaque nas escolas a ingressarem na carreira legislativa.

Para mim foi altamente gratificante primeiramente por terem me agraciado com a possibilidade de trabalhar com jovens de destaques do município de Xapuri onde destaco os alunos da fotografia acima e listo orgulhosamente os competentes aprendizes de Legisladores que é de se dar inveja a muitos de nossos representantes do nosso parlamento mirim municipal: Elkelane Ferreira, Rômulo Rodrigues, Karoline Ortega, Eluan Kalil, Rivanda Macedo, Andréia Rodrigues, Eumar Conde, Cleiton Paulino, ruan de Souza , Maria Letícia e Thaina Thais. Meus parabéns, e muito obrigado por terem propiciado tão belo trabalho.

Na oficina os participantes puderam aprender um pouco sobre as sete constituições já promulgadas no Brasil seus principais marcos teóricos, tiveram contato com os princípios fundamentais que regeram a elaboração da Constituição de 1988 e fundamentação teórica na elaboração de Leis, sendo que ao final o trabalho de encerramento foi a elaboração de um projeto de Lei Complementar nas áreas de maior interesse de cada grupo – Educação, Sáude, Cultura, Meio Ambiente, Defesa do Consumidor entre outras...

Para entender o porque da realização dessa oficina, é necessário que saibamos o que é o Parlamento Jovem. O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, regulado pelo Ato da Mesa nº 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do deputado Lobbe Neto, tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Neste ano, o evento ocorrerá na semana de 10 a 14 de novembro

Os Deputados Jovens são pré-selecionados pelas Secretarias de Educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas e deve versar sobre temas nas seguintes áreas :
Agricultura e Meio-Ambiente;
Saúde e Segurança Pública;
Economia, Emprego e Defesa do Consumidor;
Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Devido às comemorações dos 20 anos da Constituição Federal, é sugerido aos participantes que apresentem projetos de Lei Complementar à Constituição, pois terão maior chances de serem aprovados e de virarem realidade.

Para participar do Programa os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos, e estar regularmente matriculados no 3º ano do nível médio.O Conselho Nacional dos Secretários de Educação - Consed encaminhará os projetos à Câmara dos Deputados até o dia 30 de setembro, onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa da Câmara, irá escolher os projetos participantes. O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de Deputados Federais
O resultado da seleção será divulgado no dia 15 de outubro.

Durante o período da Legislatura, que tem a duração de 5 dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções legislativas. O trâmite das proposições apresentadas pelos Deputados Jovens se dá de acordo, tanto quanto possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Independentemente de algum aluno de Xapuri ser classificado ou não, já estão de parabéns pela iniciativa, que sendo pioneiros sirvam de exemplo para os próximos participantes.

Valeu Jovens Parlamentares de Xapuri

Quantas indecisão para eleger nossos representantes.

Recebi um email do codinome "oxapuri"gmail.com", me fazendo a seguinte pergunta: "É sou eu ou você também está com uma baita de uma dificuldade para escolher em quem votar dia 05 de outubro". Achei intrigante a indagação e em poucos minutos cheguei a conclusão de que a cada eleição fica mais difícil elegermos nossos representantes, que irão cuidar dos rumos das nossas vidas por 4 anos. Os interesses particulares de cada candidato a vereador ou prefeito tomou o pouco espaço que antes era dedicado ao povo, esta cada vez mais complicado escolher alguém que se importe com as necessidades da população das cidades. Grupos foram formados e cada um deles defende seus objetivos em particular.

Muitas pessoas que estão envolvidas no meio político sabem do que eu estou falando, sabem que para conseguir verbas é preciso ficar “aos pés” de deputados que intervém na liberação de dinheiro para obras após averiguarem o numero de votos obtidos na região contemplada.

Não se investe mais em saúde, educação, segurança publica e cultura neste país e muito menos no meu pobre e querido Xapuri, porque isso não é prioridade para os “representantes do povo”, que decidem para onde vão os tostões pagos através de impostos que pagamos todos os anos. As verdadeiras necessidades dos municípios são maquiadas e as verbas são sempre redirecionadas para obras “eleitoreiras”, que de quatro em quatro anos se tornam prioridades e as promessas de soluções “mágicas” surgem do nada.

Não estão “nem ai” se há lixo nas ruas, se as estradas estão esburacadas, ou se somos bem atendidos em estabelecimentos públicos. O que fazem visam apenas em ficarem no poder por mais 4 anos. É fácil perceber que os discursos são os mesmos, só mudam os nomes dos candidatos. Até mesmo os slogans se repetem: “amigo do povo”, “esse é boa gente”, “nele nós podemos confiar” e outros e outros mais já ficaram gravados em nossas memórias.

Um ponto importante que os políticos deveriam lembrar ou tomar conhecimento é que nós somos os patrões e eles os empregados, porque prefeitos e vereadores nada são alem de funcionários do povo. Temos que ter a consciência de que não recebemos nada de gratuitamente, tudo é pago com o dinheiro que saem do nosso suor, todas as vezes que pagamos impostos.

Médicos, agentes públicos, políticos que muitas vezes nos desrespeitam não passam de funcionários pagos com nosso dinheiro, e por isso é que temos que saber escolher nossos representantes, apesar de que cada eleição que passa os “maus caracteres” passam a tomar conta da situação.

É preciso lembrar aos prefeitos, vereadores, deputados, senadores, governadores e presidente que por mais “importante” que eles possam parecer, todos eles não passam de funcionários, que no fim das contas devem obediência a nós que votamos nestes sujeitos a cada 4 anos.

Temos que ter a certeza de que tudo isso é nosso, hospitais, escolas, estradas, e temos a obrigação de cuidar do que é nosso, porque o dinheiro que ganhamos de sol a sol está sendo investido em tudo isso, e está sendo utilizado de forma errada. Temos que fiscalizar e cobrar mais clareza na utilização do dinheiro público. Reclamar os muitos bilhões de reais que foram desviados em esquemas de corrupção montados por homens que continuam tendo as rédeas de nossas vidas.

Nessas eleições é preciso colocar cada um no seu devido lugar e mostrar aos políticos que a maioria sempre vence, e o poder esta conosco, porque somos a maioria.

E o resto é balela!!!!

Governo Federal não paga agentes jovens em Xapuri

Estudante não recebe benefício há um ano
Voltado para jovens de 15 a 17 anos de idade, o projeto Agente Jovem é desenvolvido em Xapuri desde 2006. Durante esse período mais de 50 adolescentes já participaram do programa. O projeto atende jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, pertencentes a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Em 2008, apenas 14 adolescentes estão participando do programa. Destes, apenas quatro estão recebendo o benefício no valor de 65 reais.

A agente jovem Eliane da Silva, de 16 anos, afirma que há um ano não recebe o benefício sem receber nenhuma explicação por parte dos coordenadores.

“Alguns estão recebendo o benefício normalmente enquanto outros não recebem nem satisfação. Nós estamos indo para lá para perder o nosso tempo”, protestou ela.

A coordenadora do programa Agente Jovem em Xapuri, Raiane de Souza Cardoso, explica que houve uma mudança no programa e que o problema está sendo resolvido para que no prazo de um mês os adolescentes recebam o benefício através do CPF.

O programa Agente Jovem visa o desenvolvimento pessoal, social e comunitário desses jovens. Proporciona capacitação teórica e prática, por meio de atividades que não configuram trabalho, mas que possibilitam a permanência do jovem no sistema de ensino, aprendizagem e formação cidadã preparando-os para futuras inserções no mercado de trabalho.

Este será o último ano do programa em Xapuri. Em 2009, todos os adolescentes serão inseridos no Projovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Ele é o resultado da integração de diversos programas para a juventude do governo federal e tem como objetivo promover a reintegração desses jovens ao processo educacional oferecendo oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento humano.

Joseni Oliveira

Ação rápida da Polícia Militar e COE, recuperam moto roubada na fronteira com a Bolívia

Por Alexandre Lima
Um jovem que pediu para não ser identificado para não atrapalhar o trabalho de da Polícia Civil, quase perdeu sua moto na tarde desta quinta-feira, dia 25.

Segundoa vítima, havia parado em uma loja próximo a agência do Banco do Brasil na cidade de Epitaciolândia, quando foi abordado por um conhecido que pediu ajuda na compra de móvel.

Nesse tempo, a vítima que ficou cerca de 15 minutos na companhia do conhecido, teve sua moto modelo CG Titan, placa MZV 0979 roubada. Quando saiu da loja, até pensou que havia deixado o veículo em outro lugar.

Após constatar que havia sido roubado, imediatamente ligou para o 190 e comunicou a ocorrência. A PM e COE então sabendo que as trancas estão sendo vigiadas pelo Exército Brasileiro, foram para a Estrada Fontinele de Castro, antiga Estrada Velha.

Ao chegarem próximo ao ramal da Jibóia, perceberam que havia tido movimento no mato que daria acesso a um igarapé que faz divisa do Acre com a Bolívia. Foi quando encontraram a moto, pronta para ser atravessada para o outro lado.

Enviaram uma equipe da PM para buscar o proprietário do veículo que veio acompanhado de agente civis. Ainda esperaram por um bom tempo, mas, talvez o ladrão tivesse visto a chegada dos policiais e foi embora.

O caso está sendo investigado pela polícia civil de Epitaciolândia e possivelmente pela parte da manhã desta sexta-feira, dia 26, os envolvidos serão detidos.

O padrão de vida do trabalhador brasileiro

Escrito por Waldemar Rossi
Os meios de comunicação vêm afirmando que o padrão de vida do povo brasileiro tem melhorado nos últimos anos. E os defensores do modelo governista usam isso para defender o governo Lula dos que se opõem às suas diretrizes políticas. Seria verdadeira essa afirmação de que há melhor padrão de vida para o povo? A inclusão no mercado de trabalho de uma parcela que esteve desempregada anos atrás é um indicativo dessa melhora? Pois é isso principalmente que se afirma por aí.

Entretanto, segundo os dados fornecidos pela Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios (PNDA), o salário-mínimo (SM) tem sido o teto do ganho para mais de 25 milhões de trabalhadores brasileiros, o que implica em que muitos desses 25 milhões (27,55% dos que são considerados em idade de trabalho - PEA) ganham menos que esse mínimo. Porém, em 2001 eram 18 milhões os que estavam dentro desse limite.

Portanto, muito mais trabalhadores entraram na rede dos sub-assalariados. Isso se pudéssemos considerar o atual mínimo como o salário que satisfaz as necessidades básicas de uma família padrão (casal e dois filhos menores), como estabelecido por lei.

Avançando na análise dos dados, vemos que há uma outra parcela que está um pouquinho melhor que a primeira. São os que ganham até 2 mínimos. Em 2001 eram cerca de 16,6 milhões. Hoje são praticamente 28 milhões (30,8% do PEA). Aqui também houve crescimento do número dos que entraram nesta faixa um pouco menos ruim que a primeira.

Outro dado a ser considerado é que cerca de 8% apenas têm rendimento entre 2 e 3 mínimos, isto é, até no máximo R$ 1.245,00. Há, ainda, pelo menos 9,4 milhões que declararam não ter rendimento algum.

Como contradição, a pesquisa revela que são apenas 750 mil cidadãos que têm ganho superior a 20 mínimos, portanto, acima de R$ 7.600,00 mensais.

Somando todos esses dados fornecidos, chegamos à conclusão de que mais de 72% dos trabalhadores brasileiros têm rendimentos baixos, insuficientes, portanto, para a manutenção de uma família padrão e em conformidade com os direitos básicos universalmente reconhecidos e recomendados. Para que o leitor possa ter idéia do que isso significa, devemos retomar as informações do DIEESE de que o salário mínimo, de acordo com a lei em vigor, deveria ser algo em torno de R$ 1.950,00.

Os dados da PNAD não revelam se esses que migraram de uma faixa para a outra tiveram melhoria de vida ou se seus salários foram rebaixados, jogando-os para as faixas menos favorecidas. Pelo que significam numericamente, tudo leva a crer que migraram para baixo, pois a rotatividade da mão-de-obra das últimas três décadas tem sido altíssima e, segundo todas as pesquisas, a cada novo emprego o trabalhador tem que amargar com um novo rebaixamento do seu ganho mensal.

Já dizia um "presidente" militar dos tempos da ditadura: "O Brasil vai bem. O povo vai mal." O Brasil capitalista vem crescendo, ainda que em índices inferiores ao necessário. Mas a renda socialmente produzida não é compartilhada. Vai para as mãos dos banqueiros e demais empresários nacionais e internacionais, ou para as mãos dos latifundiários exportadores, desses que exploram seus funcionários até com trabalho escravo. O que muitos não querem ver é que o padrão de vida do povo vai sendo progressivamente nivelado por baixo, até que sejamos todos párias nessa sociedade excludente e marcada pela barbárie praticada pelos poderosos, todos comandados pelo neoliberalismo internacional.

Waldemar Rossi é metalúrgico aposentado e coordenador da Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo.

Congresso discute alistamento militar para mulheres

A proposta é que o serviço não seja obrigatório.
Atualmente, é preciso ser concursada para entrar nas Forças Armadas.
Do G1, em Brasília, com informações do Jornal Hoje

Está em discussão no Congresso Nacional a criação do alistamento militar para mulheres. A proposta cria o alistamento militar feminino a partir dos dezoito anos, como ocorre com os homens. A diferença é que para elas, seria voluntário e não obrigatório. Hoje elas já podem seguir carreira nas Forças Armadas, mas o processo de seleção é muito difícil.

A Marinha foi pioneira quando há 28 anos incluiu as mulheres nas Forças Armadas. Hoje elas são 320 mil nas três Forças, sendo quase 190 mil só no Exército. Mas o ingresso ainda é restrito: elas só viram militares se aprovadas em concurso público.
A vendedora Simone de Lima e Silva sempre viu a carreira militar como uma alternativa, mas nunca conseguiu passar nos concursos. “Eu tinha uns sete anos a primeira vez que eu fui num desfile de 7 de Setembro. Eu vi aquelas pessoas de uniforme, marchando tudo direitinho, achei lindo. Até hoje o meu sonho é estar ali, marchando junto com eles”, conta.

Para o coronel Gélio Fregapani, oficial da reserva do Exército, a proposta é muito positiva. “Elas são insuperáveis em algumas funções, como enfermagem, por exemplo. E noutras são iguais aos homens, como no setor jurídico, na informática”.

“É uma boa idéia porque é muito preconceito só os homens poderem ter alistamento militar”, concorda a estudante Wanessa Braga.