Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

O que realmente é a amizade?

Estou numa fase de intensas mudanças, e entre muitas está a do meu circulo de amizades, depois de tantos percalsos em buscar alternativas para que pudesse selecionar dentre os muitos amigos que tenho os que de uma forma ou de outra contribuem para meu crescimento pessoal, assim como recipocramente também possa contribuir para os seus, me deparei com uma pergunta exitencial, oque é amizade mesmo?

Sabemos que existem varias definições sobre amizade, ela é de certa forma diferente de pessoa para pessoa, pois cada um dá a sua própria definição, e todas as definições possíveis de existir sobre amizade acabam sendo conduzidas a uma só pessoa: Jesus Cristo.

Segundo o dicionário a definição de amizade é afeição; simpatia; amor; dedicação; benevolência. Essa definição do dicionário tem muito a ver com a definição própria da amizade que cada pessoa tem, pelo fato de que para definirmos amizade passa pelo sentido do amigo, do que acho que um amigo tem que ser, ter e agir para comigo. Eis algumas das definições de amizade que encontrei por exemplo na internet nos blogs que existem falando de amizade... É o raio de sol quando tudo é tempestade. Você sempre está lá quando eu chamo, e se mostra feliz por poder ajudar, e toda vez que eu precisar ‘ não há problema’, você me dirá. Por isso, eu quero que você procure por mim quando precisar e espero que eu seja o que você tem sido para mim. Porque esse é o sentido da palavra ‘amizade’. Amizade.... aprendi que se aprende errando, que crescer não significa fazer aniversário, que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem, que trabalhar significa não só ganhar dinheiro, que amigos a gente conquista mostrando o que somos, que os verdadeiros amigos ficam com você até o fim, que a maldade se esconde atrás de uma bela face, que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela, que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada, que a natureza é a coisa mais bela da vida, que amar significa se dar por inteiro, que um só dia pode ser mais importante que muitos anos, que se pode conversar com as estrelas, que se pode confessar com a lua, que se pode viajar além do infinito, que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde, que dar um carinho também faz... que sonhar é preciso, que se deve ser criança toda a vida, que nosso ser é livre, que o julgamento alheio não é importante, que o que realmente importa é a paz interior e finalmente, aprendi que não se pode morrer, pra se aprender a viver... Amizade: amigos verdadeiros, são para sempre porque não importa a distância, no coração estarão sempre perto. Não importam as diferenças, no coração sempre terão um ponto de acordo. Não importam as brigas, no coração sempre haverá lugar para o perdão. não importam circunstâncias, sempre haverá um ombro para recostar, mãos para ajudar, olhos para enxergar e chorar de alegria e dor, bocas para expressar as verdades e sorrir. Amigos, verdadeiros são para sempre, porque quando dois corações se unem, formando um só, Deus se manifesta ali, através do amor e o amor é mais forte que a morte, é benigno, paciente, tudo sofre, crê, supera. Não se ufana, nem se ensoberbece, apenas ...ama. Certamente, permanece”.

Olhando para essas definições é visível a força que a amizade tem de nos unir as outras pessoas, a coragem de destruir barreiras inimigas, a vontade de chegar até o fim em tudo, por mais que seja difícil, um grande dom de demonstrar o carinho na sinceridade de um grande abraço, a confiança em um ombro amigo sempre que é preciso, a solidariedade acima de tudo, um amor de irmão que nunca nos deixa na mão, a humildade de pedir e dar o perdão e finalmente, a esperança de que essa força dure para sempre.

Difícil é querer definir amigo. Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta. Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você. É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.

É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo porvir. É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e óleo derramado sobre suas águas agitadas. É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeição é utopia. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.

Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chopp, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a você. É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você nem sabia que buscava. Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas.

É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se tivesse olhando em seus olhos. Amigo é multimídia. Amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.

Amigo diz eu te amo sem qualquer medo de má interpretação: amigo é quem te ama e pronto. É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista. A amizade é o alicerce da existência independente da idade, é o caminho do amor. De uma simples conversa, aprendemos sem mistérios, a conhecermos as pessoas, com suas limitações e vocações. Com o passar do tempo às coisas começam a mudar, cada um toma seu rumo, as obrigações começam a chegar. O que parecia ser eterno, começa a se desmanchar. Só ficaram gravadas as lembranças, como um filme que insiste em passar na retina.

Muitos são os amigos que vêm, mas poucos são os que ficam. Porque ser amigo é mais que uma companhia, é ser companheiro. Ser amigo é mais que abraçar, é passar num abraço todo o amor e carinho. Ser amigo não é estar presente em todos os momentos, mas fazer-se presente quando necessário. Ser amigo é mais do que ser otimista, é ser convincente. Ser amigo é mais que sair para curtir nos fins de semana, é estar presente tanto nos momentos tristes quanto nos felizes.

Ser amigo não é perdoar tudo, é saber relevar e compreender, quando possível, as falhas dos outros. Ser amigo é mais que olhar junto na mesma direção, é olhar um para o outro e ver todos os defeitos e as qualidades e amar os amigos pelos defeitos e as qualidades. Ser amigo é se preocupar com o outro e não se importar em ouvir quando está pronto para sair ou quer ficar sozinho: "Vem aqui por favor, estou precisando de você" e ir mesmo com vontade de ficar, sem se arrepender disso. Ser amigo é ser a esperança de alguém.

Ser amigo é ser a luz, é ser o guia, o protetor de alguém. Ser amigo é ser amor, porque ser amigo não basta gostar ou querer bem. Para ser amigo tem que saber amar e saber a pureza e a doçura da palavra amor. Para ser amigo tem que saber se doar e sentir a felicidade do reconhecimento do amigo. A felicidade do olhar terno e tímido, do abraço forte e agradecido. Ser amigo é sentir-se amado por amar e ser feliz com o amor de alguém. Ser amigo é começar ajudando e terminar sendo ajudado, porque amizade é uma troca. Ser amigo é ser o companheiro de alguém, é ser o que faltava para que tudo fosse perfeito.

A maior prova de que Deus nos dá os verdadeiros amigos, que olhando nas palavras descritas acima se tornam uma verdade maravilhosa é a nossa família, pois antes de sermos filhos de nossos pais, somos seus amigos e eles antes de serem nossos pais são nossos amigos. Viver essa amizade com eles é de uma imensa grandeza, porque amor e amizade são inseparáveis, pois como o próprio dicionário define é amor em si. E o próprio Deus diz na bíblia que quem ama dá a vida pelos seus amigos. E é na certeza de que podemos contar com a amizade de Deus para conosco, é que se pode afirmar com clareza de que a amizade é o exemplo mais fiel da vivência trinitária, de que vivendo uma santa amizade se está antecipando o céu.

Um casamento sem amizade não é um casamento, mas um acordo entre duas pessoas de terem filhos uma com a outra e legalmente terem direito de dormirem juntos e terem relações sexuais, mas com uma amizade inspirada na misericórdia divina e no seu amoroso coração, o casamento vira um pedaço do céu na vida desse casal, e essa amizade intensa entre os dois reflete-se na forma como vão educar seus filhos e os filhos se tornam amigos dos pais. A família é a primeira que tem que cultivar a amizade, o perdão, sentimentos que são primordiais na educação humana, pois por mais que o mundo nos abandone é nossa família que nos acolhe quando erramos, pois se a família não dá o amor necessário aos seus filhos um traficante, um homossexual ou uma prostituta está disposto a dizer isso ao seu filho.

Dizer eu te amo a alguma pessoa, mesmo que seja nossos pais ou filhos, temos de aprender em primeiro lugar a amá-los nos defeitos, pois antes do amor vem da amizade, antes de descobrir o imenso valor dessa pessoa pra nossa vida, descobrimos que ela foi, é e será nossa amiga pela escolha de Deus, mesmo com seus defeitos e acertos. É ele que dá seu ombro quando precisamos chorar, que dará a sua mão quando nos perdemos, que acolhe na indecisão.

Porque é Deus que consagra os verdadeiros amigos num mesmo coração. Amigos brigam, se xingam, mas aprendem que o perdão é o melhor remédio. Eles são anjos que descem do céu, não precisamos sonhar com anjos porque eles nos entregam a alegria de Deus direto ao nosso coração e caminham ao nosso lado, nos ajudam quando precisamos, dão à vida por nós, levam as nossas preces a Deus. Vamos gritar ao mundo inteiro que Deus mandou um anjo de carne e osso que esta ao nosso lado, que mostra o caminho de Deus: UM AMIGO.

Depois de tudo isso resolvi dar um tempo ao meu dilema sobre amizade....

Brinde presidencial

Por:Leonildo Rosas
Lula pode beber; Ele tem piloto e motorista.

A sorte do presidente Lula é que ele não voltará para o Brasil pilotando o AeroLula.

O presidente que sancionou a Lei Seca aparece em público bebendo e brindando com o presidente do Vietnam, Nguyen Minh Triet.

Lula tem piloto de avião e motorista de carro à sua disposição. Pode beber a vontade, sem o risco de ser pego pelo bafômetro.

As barbeiragens que faz no comando do país são provocadas por outros fatores não-etílicos.