Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dores novas, feridas antigas

Aproximadamente acerca de um ano Xapuri vem sendo bombardeado de críticas sobre a situação em que se encontra. Não é novidade alguma para os xapurienses, principalmente para aqueles que como eu alheio a questões e interesses políticos consegue analisar a situação sem a emoção eleitoreira ou pretenciosa, que a “Princesinha do Acre” está sim decadente e de que pouquíssima coisa tem sido feita para reverter tal situação nas duas ultimas administrações e muito menos na atual.

Não podemos fechar os olhos e dizer que “Xapuri passa por um bom momento administrativo” isso seria até cômico se deveras não fosse muito trágico. Verdade seja dita, que algumas coisas tem sido feitas, porém convém lembrar que praticamente em sua totalidade a Prefeitura apenas executou o Projeto definido pelo Governo do Estado e não necessariamente de iniciativa municipal.

Fala-se muito de” herança maldita” da administração anterior... Não concordo... a herança maldita é do próprio Governo do Estado do Acre que durante toda administração de Vanderlei Viana virou as costas para Xapuri... Esquecem de lembrar que o Governo anterior preferiu prejudicar toda a população xapuriense, não aportando aqui recursos, tão pouco desenvolvendo aqui atividades durante os quatro anos da administração anterior pelo simples motivo de “quizila politica”. Primaram por questões particulares, individuais de cartolas políticos sem pensar na população.

Da mesma forma a boa parte da culpa da atual situação é da própria administração, que se apresentou como os “redentores” de Xapuri nas ultimas eleições municipais, criando grandes expectativas que logo-logo se transformaram em grandes decepções.

Xapuri no quadriênio 2005/2008 “sobreviveu” apenas cos os Repasses Federais e com os quase inexistentes recursos da arrecadação municipal, portanto é fácil compreender porque visivelmente a Princesinha está decadente. Porém é válido ressaltar que a herança maldita também foi deixada na administração 2000/2004.

Não podemos analisar uma situação somente por um ângulo, ou somente em um momento especifico, dizer que a saúde “atualmente” está sendo “modelo”, já que durante os anos de 2009 e 2010 encontrar um médico nos centros de saúde de Xapuri era como “ganhar na mega sena acumulada”, e quando encontravam eram médicos contratados através de GTs pelo Governo do Estado, fato que ainda hoje persiste.

O Governo do Acre não faz nada mais que sua obrigação de fazer investimentos no município e deve ser proporcional ao tempo em que de forma desrespeitosa abandonou a povo xapuriense. É bom citar que até o momento nada de “novidade” trouxe para o município, já que os investimentos, projetos aqui deixados são aqueles “padrões” executados em todos o demais municípios do Estado, o que se prova de fato e de direito que se na administração anterior o Estado tivesse exercido o seu papel de “cuidar” de todos os municípios com a mesma intensidade, talvez os problemas hoje vivenciados por Xapuri seriam bem melhores.

É praxe o revoo de maribondos quando se mexe na casa petista, através de ofensas, de insinuações e até mesmo de perseguição, mas sinceramente não sabia que era praxe ser míope, porque não ver a situação de Xapuri é no mínimo ser cego.

Uma situação interessante e plataforma de discursos atualmente é o projeto Ruas dos Povo que pavimentará 8km de ruas vicinais na cidade com tijolos maciços e segundo os responsáveis com matéria prima e mão de obra local. Como? Em visita às ruas que já estão sendo preparadas para receber a pavimentação não reconheci nenhum trabalhador xapuriense entre os funcionários das empresas... pode até ter sido contratado um ou dois xapurienses, porém tal quantidade é inexpressiva. Outra situação é de que para pavimentação em tijolos maciços dos oito quilômetros de ruas, se levar em consideração de que a largura das ruas serão de 6m (tradicional em Xapuri, mesmo que fora dos padrões), a cerâmica municipal não terá capacidade atender a demanda de fornecimento, oque nos leva a crer que até os tijolos virão de outro município. Portanto é dinheiro que sequer entra em Xapuri.

Dançar no terreiro limpo dos outros é fácil, difícil mesmo é limpar o seu próprio, afirma o ditado popular mineiro que muito bem se aplica em Xapuri, porque executar proetos da e viajar com os ventos (vendaval) do governo estadual é fácil agora trabalhar de fato por Xapuri ai já é outra história.