Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Imagem do Dia

O Click acima é de autoria do colega educador Edilucio Siqueira e mostra um pouco do quão é belo o centro de Xapuri, visto de cima, protegido por inúmeras arvores.
Aos leitores peço desculpas pela não publicação ontem e de fatos relacionados a Xapuri no dia de hoje, devido alguns problemas de saúde deste blogueiro, entretanto para o final de semana estou fechando algumas informações sobre uma postagem mais que interessante e que mais uma vez vai causar “caras e bocas” por arte de algumas pessoas de Xapuri... mas como já me havia me comprometido com os leitores desse espaço, é cobrança justa, portanto é cobrança para o Xapuri News.

Boa Sexta a todos!!!

SÓ NO ACRE


Publicado Originalmente no Blog Ambiente Acreano
Evandro Ferreira
Deu no jornal A Tribuna. Os agentes penitenciários se reunirem na ultima quarta (9) para discutir propostas para 2011. E uma delas causou estranheza: a criação do "Programa de Agente Penitenciário nas escolas". De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Adriano Marques, a idéia é fazer um trabalho permanente para levar aos estudantes a função de um agente penitenciário.

Já imaginaram leitores, as aulas nas escolas sendo interrompidas para que Agentes Penitenciários possam explicar aos estudantes o que é e o que faz a categoria. E se a proposta do sindicato da categoria vingar, vai ser uma ação permanente. Isso significa que os agentes visitarão as escolas nos turnos matutino, vespertino e noturno?

Tem cabimento? Qual o objetivo de tal proposta? Informar aos estudantes que a profissão de agente penitenciário é "indispensável" para a nossa sociedade? Desde quando?

Se a notícia não estivesse publicada, não daria para acreditar que isso é mesmo uma iniciativa do sindicato da categoria. Alguém precisa informar ao presidente desse sindicato que ninguém quer saber o que é e o que fazem esses agentes...os estudantes nas escolas precisam ser informados de assuntos mais relevantes: dicas de saúde, bem estar, práticas sustentáveis, relações humanas, solidariedade. Temas indispensáveis para a melhoria da situação social crítica por que passa nossa sociedade.

Ademais, visitas recorrentes de agentes penitenciários em escolas poderão resultar, isso é quase uma certeza, em queda no rendimento escolar dos alunos. E se o programa vier a ser implementado, alguns dos membros do sindicato ganharão visibilidade junto a milhares de estudantes. Mas ai fica a pergunta: agente penitenciário precisa mesmo ganhar visibilidade? Com qual objetivo?

Como no Acre tudo, ou quase tudo que se faz tem um ou outro objetivo político - pois aqui a política é um dos ingredientes principais do cotidiano -, vamos esperar as próximas eleições para ver no que isso vai dar.

Últimos vestígios vivos da história de Lampião

Me surpreendi ontem, qunado em pesquisa pela, quando tomei conhecimento que norreu, aos 96 anos, último integrante da volante que matou Lampião, primeiro porque não sabia que ainda existia remanescentes desta história do Brasil, que se tornou uma das primeiras hist´rias de resistência do povo nordestino contra a fome e miséira. A história de Lampião foi contada, recontada, mistificada, adaptada em diveros trabalhos acadêmicos, cinema, teatro e passou definitivamente  a fazer parte do cenário hist´rorico brasileiro. O engraçado que de vilão Lampião passou a ser considerado a maior figura de resistência  do povo nordestino. Elias Marques estava internado no Hospital Xingó, em Piranhas (AL). Ele foi velado em sua residência, em Olho D'Água do Casado (AL).

O ex-volante Elias Marques Alencar, 96 anos, era o último integrante, ainda vivo, da volante que matou Lampião, em 28 de julho de 1938, na Grota de Angicos, em Poço Redondo (SE), segundo a reportagem  estava internado no Hospital Xingó, em Piranhas, e morreu de falência múltipla dos órgãos. "Estive com ele na semana passada e me pareceu bem, estava disposto, apesar da idade avançada", disse João de Sousa Lima, historiador e especialista em Cangaço.

O corpo foi velado em sua residência, no Centro de Olho D'Água do Casado (AL). Segundo Sousa, Elias fez parte da volante do tenente João Bezerra, que atacou de surpresa o bando de Lampião, formado por Maria Bonita e mais nove cangaceiros, em 1938.


Em 20 de dezembro de 2010, também faleceu Antonio Vieira, 98 anos, em Delmiro Gouveia (AL). Ele era soldado da volante do grupo do aspirante Francisco Ferreira e lutou ao lado de Elias Marques. Antonio foi um dos primeiros a realizar o cerco a Lampião e seu grupo.

O interessante é que lendo a resportgem fiquei imaginando que daqui algumas décadas talvez o MST (Movimento dos Sem Terra),poderá configurar nas listas de heróis brasileiros e será esquecido todos os problemas causados de violência e de desrespeito a propriedade particular, assim foi com Lampião assim será com o MST.


Definitivamente não se fazem heróis como antigamente