Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Imagem do Dia!!!


Em recente visita ao Seringal Cachoeira, fui clicado em uma das trilhas de manejo florestal- talhão - fazendo gracinhas e pose em uma bela árvore, é um passeio que vale apena ser feito, conhecer  de perto a nossa flora e fauna, já que em uma caminhada de duas horas capturei imagens de macacos, belissimas aranhas, cobras, sem contar uma inifinidade de flores e paisagens belissimas dignas de cartões postais.

Boa Semana a Todos"""

TODO APOIO A ELENIRA

O Blog do Deputado Moisés Diniz na sexta feira passada externou total apoio à Elenira Mendes por possivel ação que deverá responder na Justiça do estado  devido "possiveis" ações de improbidade à frente da Fundação Chico Mendes e Instituto Chico Mendes, ações estas que já foram inclusive alvo de questionamentos se de fato haveria veracidade ou se são frutos de brigas políticas, já que o seu nome era cotado pelo PV para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa, e como já sabemos como funciona os labirintos políticos acrianos, já pode-se imaginar o que ocorreu, outro questionamento foi simplesmente de inveja por parte de membros da própria família, o que também não deixa de ser fato. 

Apenas gostaria de externar meu total apoio à Elenira Mendes, ao seu esposo Davi Cunha e sua genitora Ilzamar Mendes, independentemente de qualquer fato ou situação sou sabedor que seremos sempre bons amigos como sempre fomos. tenho um carinho todo especial pelos três citados e sou sabedor que isso é recíproco. Peço à Deus que ilumine  os passos de todos.

Segundo, o site Gzeta.net, Elenira Mendes, filha do líder seringueiro Chico Mendes, disse na manhã da sexta-feira, 16, que o caso pode fazer parte de uma estratégia política para tentar denegrir o nome de sua família e rerafirmou que ainda não foi citada pela Justiça e que não sabe quais acusações o Ministério Público Estadual (MPE) está fazendo.
Demonstrando tranquilidade, Elenira Mendes afirmou que seu advogado, Érick Venâncio, está em Xapuri em busca de informações sobre a denúncia que foi feita pelo Ministério Público Estadual.

"Ainda não fomos informados oficialmente de nada. O que sabemos é o que foi divulgado na mídia. Meu advogado está em Xapuri coletando informações e depois vamos conversar para decidir que medidas tomar. Mas estamos tranquilos, pois sabemos do trabalho que realizamos à frente do Instituto Chico Mendes", afirmou.

Para Elenira Mendes, o caso pode fazer parte de uma estratégia para "tentar sujar a imagem de sua família" e lhe prejudicar politicamente. "Algumas pessoas me disseram a seguinte frase: ‘estão querendo matar o embrião antes dele nascer'. Isso me fez refletir sobre o que podem fazer para me prejudicar politicamente", desabafou.

No último dia 9, o MPE impetrou uma ação de improbidade administrativa contra Elenira Mendes, seu esposo Davi Cunha e sua mãe Ilzamar Mendes, afirmando que eles estariam envolvidos em desvios de recursos repassados pelo Governo do Estado ao Instituto Chico Mendes.

PRF detém caminhão da Ecoacre com remédios sem nota fiscal na BR 317

Escrito por Alexandre Lima - www.oaltoacre.com.br
Por volta das 18h00 deste sábado, dia 17, patrulheiros rodoviários federais interceptaram um caminhão tipo furgão, placas NAA 3556, no posto policial no entroncamento do município de Xapuri, distante 55 km da fronteira.

O veiculo que viajava sentido Epitaciolândia/Rio Branco, teve seu interior verificado pelos patrulheiros que registraram 645.504 unidades entre vários tipos de remédios, todos com procedência nacional e que estariam saindo da fronteira de forma irregular.

Muitas empresas de vários ramos possuem escritório na fronteira onde recebem benefícios de redução fiscal, para sair das cidades de Brasiléia ou Epitaciolândia, teriam que pagar os impostos devidos.

Os medicamentos detidos foram identificados sendo da Empresa Ecoacre, (http://www.ecoacre.com.br/ ) de empresários donos de rede de comunicação, Tv5 e rádio FM 90.9, localizadas na capital do Acre, Rio Branco. O veículo e o motorista foram encaminhados para a delegacia da Secretaria da Fazenda do Estado na cidade de Xapuri para que fosse tomada as providencias cabíveis.

A pena para crime fiscal no Brasil, caso seja imposta contra a empresa, seria a detenção de seis meses a dois anos aos envolvidos, e multa de 10 vezes o valor do tributo.

Os absurdos do IBAMA praticados contra os agricultores rurais do Acre

Escrito por Alexandre Lima - www.oaltoacre.com.br
Mais um dos absurdos praticado por órgão federal e estadual, leia-se IBAMA e IMAC, contra o agricultor rural seja ele pequeno, médio ou grande na fronteira do Acre.

Todos sabem que é proibido derrubar, desmatar, roçar entre outras coisas. Colocar no solo uma castanheira então? Só não vai para a forca porque não existe a pena de morte no Brasil.

Mas, o agricultor já foi condenado por não poder fazer uma pequena queima e realizar um plantio de abóbora, feijão, arroz, macaxeira e pés de frutas no seu roçado localizado em suas terras que já possui por décadas par alimentar sua família.

Um caso surgiu no município de Brasiléia. Quando um agricultor foi multado em mais de R$ 40 mil reais pelo IBAMA e IMAC por derrubar uma castanheira que teimava em ficar em pé mesmo depois de constatar sua “desvitalização”, ou seja, morte.

No meio jurídico, violar ou ofender um cadáver é considerado crime passivo de punição, mas, quando se derruba uma árvore comprovadamente morta e que vem oferecendo perigo aos animais do campo e até mesmo ao ser humano?

Sem a mínima postura de ser humano, os funcionários dos órgãos que protege a fauna e flora, principalmente no Acre, vem perseguindo a atormentando os agricultores aplicando multas, processando criminalmente além da acusação de crime ambiental.

Muitos já estão sendo levados aos Fóruns, na frente de juízes, para responder por seus crimes. A determinação, seja ela qual for por parte da promotoria, é para que o agricultor seja condenado a pagar a multa e em último caso, pode até ser preso.

A árvore morta, violada e derrubada, não como um cadáver, teve sua madeira utilizada na propriedade e comprovada a não comercialização. Mas, para o governo federal e estadual, que seja cumprida à risca a lei. Se caísse na cabeça dele... Dane-se o agricultor.

Políticos Acrianos aderem ao Twitter

Por: ac24horas
O deputado estadual Luiz Calixto (PSL) um dos parlamentares acreanos que mais interagem na internet com seu eleitorado decidiu aderir a ferramenta virtual do momento. Calixto agora é tuiteiro oficial, pertence ao microblog, onde são compartilhados link e textos em 140 caracteres.

O deputado que já tem um dos melhores blogs do Acre, onde rotineiramente posta denúncias, agora faz questionamentos, apontamentos e abordagens para um público seleto e que interage simultaneamente na net.

Calixto faz várias cutucadas políticas contra patrões de jornais, parlamentares da situação, e escreve de tudo um pouco.

Outro twiteiro novado e o deputado federal Sérgio Petecão, pré-candidato ao senado. O parlamentar inaugurou uma página pessoal na internet, onde publica as noticias de seu mandado. Se ambos fizerem bom uso, e de fato escreverem com freqüência poderá ter sucesso. Entre os políticos acreanos que mais interagem está a deputada federal Perpétua Almeida. Ela decidiu dispensar assessorias, e pessoalmente conversa com os navegantes virtuais.

Quem adere ao Twitter, precisa ter seguidores - são aquelas pessoas que virtualmente acompanha as publicações -, mas no caso dos políticos acreanos, alguns nem são tão seguidos. Se isso representar votos nas urnas, o impacto é negativo.

Siga os políticos que estão aderindo as redes sociais:
Sérgio Petecão: http://twitter.com/deputadopetecao
Márcio Bittar: http://twitter.com/marciobittar
Gladson Cameli: http://twitter.com/deputadogladson
Flaviano Melo: http://twitter.com/Flaviano_Melo
Tião Viana: http://twitter.com/tiao_viana
Luiz Calixto: http://twitter.com/luiz_calixto
Sérgio Petecão: http://twitter.com/DeputadoPETECAO
Perpétua Almeida: http://twitter.com/DepPerpetua
Walter Prado: http://twitter.com/walterpradodl
Fernando Lage: http://twitter.com/fernando_lage
Marina Silva: http://twitter.com/silva_marina
Fernando Melo: http://twitter.com/F_MeloCosta
Eduardo Farias: http://twitter.com/EduardoFariasac

HOMO OU NÃO?

Nova espécie de hominídeo descoberta na África do Sul acende debate entre cientistas. Para alguns, trata-se de mais um australopiteco; para outros, é o ancestral imediato do gênero humano.
Agência FAPESP – Uma nova espécie de hominídeo foi descrita por um grupo internacional de pesquisadores em dois artigos que ganharam a capa da edição desta sexta-feira (9/4) da revista Science.

Liderados por Lee Berger, da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, a espécie, denominada Australopithecus sediba, foi classificada a partir de fósseis descobertos no sítio arqueológico Berço da Humanidade, a 40 quilômetros de Johannesburgo.
Os fósseis têm quase 2 milhões de anos e prometem provocar grande polêmica entre os cientistas. Para alguns, trata-se apenas de mais um australopiteco. Mas, para outros, o A. sediba seria forte candidato a ancestral imediato do gênero Homo.

“Sediba, que significa fonte natural em soto, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul, é um nome apropriado para uma espécie que pode ser o ponto a partir do qual o gênero Homo surgiu. Acredito ser essa uma boa candidata para a espécie de transição entre o Australopithecus africanus e o Homo habilis ou até mesmo o Homo erectus”, disse Berger.

Os fósseis, de um macho jovem e de uma fêmea adulta, foram depositados em uma mesma faixa sedimentar e, segundo os cientistas, em momentos (morte) próximos.

O formato avançado da pelve e dentes pequenos são algumas das características que tornam o A. sediba forte candidato a ancestral direto do gênero Homo. Segundo Berger, a nova espécie compartilha mais características com os primeiros Homo do que qualquer outra espécie de australopiteco descoberta até o momento.
A espécie tinha postura ereta e teria sido capaz de correr como um humano, de acordo com a análise feita. Tinha também braços longos, característicos dos australopitecos.
“Estimamos que eles tinham cerca de 1,27 metro, embora a criança certamente teria crescido mais. A fêmea pesava em torno de 33 quilos, e o macho, 27 quilos. Os cérebros são pequenos, quando comparados com o cérebro humano, mas seu formato aparenta ser mais avançado do que os dos australopitecinos”, disse Berger.

Os esqueletos parciais foram preservados grudados em um sedimento duro como concreto e exigiram quase dois anos de trabalho para serem extraídos e examinados. Análises e datações comparativas foram feitas em laboratórios na Suíça e na Austrália.
Os registros foram encontrados em uma caverna junto com fósseis de pelo menos 25 espécies de animais, entre as quais um tigre dente-de-sabre, hienas, cães selvagens, antílopes e um cavalo. Pela quantidade de animais, os cientistas sugerem que o local poderia ter funcionado como uma armadilha natural para aqueles que procuravam água.

Uma curiosidade é que o primeiro fóssil, um dos crânios, foi encontrado pelo filho de Berger, Matthew, então com 9 anos, que acompanhava o pai em uma expedição ao local.

Os artigos Australopithecus sediba: a new Species of Homo-like Australopith from South Africa (doi: 10.1126/science.1184944) e Geological setting and age of Australopithecus sediba from Southern Africa (doi: 10.1126/science.1184950), de Lee Berger e outros, podem ser lidos por assinantes da Science em http://www.sciencemag.org/.

Profetas da Floresta

Por: Dep. Moisés Diniz
Falar de uma religião é como interpretar a palavra de Deus, é como decifrar vontades divinas e dialogar com os anjos. Imagine falar de três. Por isso vou aqui falar dos homens, de carne e osso, na sua dor, nos dias de frio, fome, desejos, solidão, calor, sofrimento, na sua humanidade.

Mestres Irineu, Daniel e Gabriel, profetas da floresta, antes de tudo, eram homens, na sua beleza e na sua perversão, submetidos aos sofrimentos da carne, como nós, como qualquer um, como Buda, como Maomé, como Jesus.

Sim, como Jesus, fundador do Cristianismo. Na época do rei Herodes, o anjo Gabriel aparece a Maria na cidade de Nazaré, virgem e noiva de José, e anuncia que ela viria a conceber do Espírito Santo e que daria ao seu filho o nome de Jesus. Jesus era um menino de prótons, neutros e elétrons. Uma criança constituída de átomos eternos, a brincar com os quasares como se fossem pedaços de gesso.
Homens de carne e osso, como Mestre Irineu, fundador do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - Alto Santo. Filho de ex-escravo, guerreiro das estradas de seringa, em Xapuri, Brasiléia, Sena Madureira, Rio Branco. Irineu Serra cortou seringa na terra de Chico Mendes.

Irineu Serra trabalhou com o Marechal Rondon. Se tivesse sido 15 anos antes, teria trabalhado com Euclides da Cunha, na definição dos limites entre Acre, Peru e Bolívia. Mestre Irineu fez a sua passagem em 1971, nove anos depois de instalação da Assembléia Legislativa do Acre. Quantos receberam título de cidadão acreano, mas esqueceram do negro maranhense que fundou essa bela religião da floresta.

Homens submetidos à mortalidade, como Buda, fundador do Budismo, que nasceu no século VI aC., com o nome de Siddharta Gautama, filho do rei dos Sakias. Foi assim que esse príncipe, aos vinte e nove anos, casado com a bela princesa Yasodhar, resolveu abandonar a casa no mesmo dia em que nasceu o seu filho Rahula, após ter concebido profundos pensamentos sobre a miséria humana.
Homens pecadores, como todos nós, como Mestre Daniel, fundador do Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz. Maranhense, foi construtor naval, cozinheiro, músico, barbeiro, alfaiate, carpinteiro, marceneiro, artesão, poeta, pedreiro, sapateiro e padeiro.
Viveu no bairro 6 de agosto e no Papôco, na beira do rio, zona de meretrício. Era um boêmio, bebia, fumava, escrevia canções de amor, dormia ao relento. Mestre Daniel era um profeta que estava nascendo dentro de um violão. No poço das cobras Mestre Daniel recebeu a missão e em 1958 Mestre Daniel desencarnou.

Homens do seu tempo, como Maomé, fundador do Islamismo. Nascido em Meca, Maomé foi durante a primeira parte da sua vida um mercador. Tinha por hábito retirar-se para orar e meditar nos montes perto de Meca. Os muçulmanos acreditam que em 610, quando Maomé tinha quarenta anos, enquanto realizava um desses retiros espirituais numa das cavernas do Monte Hira, foi visitado pelo anjo Gabriel que lhe ordenou que recitasse uns versos enviados por Deus, e comunicou que Deus o havia escolhido como o último profeta enviado à humanidade. Maomé deu ouvidos à mensagem do anjo e, após sua morte, estes versos foram reunidos e integrados no Alcorão.

Homens comuns, mas especiais, como Mestre Gabriel, fundador da União do Vegetal. Baiano filho do povo, tem que abandonar todos os laços familiares, porque soube ser solidário com um amigo, contra a injustiça. Vem pro Norte, passa por Rondônia e vem trabalhar na seringa como um brabo, enfrentando até esporada de arraia. Em 1946 conhece sua amada, Mestre Pequenina e em 1961 Mestre Gabriel, soldado da borracha, funda a UDV no Acre. Em 1971 Mestre Gabriel fez a sua passagem, nove anos depois da instalação da Assembléia Legislativa do Acre.

Homens que fundaram uma religião. São como saliva de Deus, seus olhos mortais, seus ouvidos, compatriotas dos anjos, na pátria da eternidade e do sonho humano de viver sem dores.

Jesus, Irineu, Buda, Daniel, Maomé, Gabriel. Homens comuns que ultrapassaram o seu tempo, se fizeram maiores do que os obstáculos e todas as misérias humanas. Capazes de vencer a dor, os vícios, as indecências, as fraquezas humanas. Homens que se fizeram próximos dos anjos. Homens que, aqui na Amazônia do Brasil fundaram uma religião e fizeram homens e mulheres se tornarem melhores, mais fraternos, mais irmãos.

Gabriel, Irineu e Daniel ficaram próximos das dores humanas, sentiram o odor da carne e todos os seus incensos, provaram do vinho profano e abriram suas almas para as aventuras da mortalidade, apalparam a pele áspera das árvores, dos cipoais e a pele macia das mulheres amazônicas, suportaram o calor do sol e o frio das madrugadas, a sede e a fome, as doenças da época, os desejos de adolescente e os sonhos de adulto.

As mães de Gabriel, Irineu e Daniel sangraram no parto e os três Mestres nasceram cobertos de sangue como toda criança, um instrumento rústico cortante separou os seus umbigos do corpo e uma palmada carinhosa arrancou-lhe o primeiro soluço de choro.
A comida que eles consumiam se decompunha no estômago e ele precisava se desfazer delas, urinar, limpar-se, se vestir. Os Mestres Gabriel, Irineu e Daniel eram humanos como todo e qualquer homem da Terra e seus desejos seguiam a lógica da mortalidade. Eles eram homens, com todas as necessidades que acompanham a nossa espécie desde os primórdios.

Gabriel, Irineu e Daniel eram mortais, dotados de todas as habilidades humanas e perseguidos, como pássaros feridos, por todas as serpentes que infernizam os homens, especialmente aqueles que sobrevivem do trabalho de suas próprias mãos e, como herança do Éden perdido, comem do suor do próprio rosto.

Nossa homenagem a esses homens, que apesar de toda montanha da mortalidade sobre os seus dias, foram capazes de se tornarem anjos.  Nossa reverência aos queridos Mestres Gabriel, Irineu e Daniel.

Nota: discurso proferido pelo Deputado EStadual Moisés Diniz  na sessão especial da Assembléia Legislativa do Acre,  em homenagem aos mestres fundadores das religiões que têm a ayahuasca como sacramento.