Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sábado, 3 de outubro de 2009

Imagem do Final de Semana II

(Foto: Sérgio Vale/Secom)

Chuva na mata traz novos cheiros, novas vidas, novas cores e um pequeno arco-íris se forma colorindo o entardecer...

Um bom Final de Semana a Todos
e Até Segundona se Deus Quiser!!!!

Manejo florestal: sinônimo de desenvolvimento sustentável

União entre investimento em tecnologia, conhecimento e políticas públicas garantem que essa atividade se torne fonte de renda para quem vive da floresta, e ainda garante a preservação dos recursos naturais
Luiz Felipe, Sismat Assessoria Manejo garante a identificação de algumas espécies, garantindo a manutenção da área florestal explorada (Fotos: Sismat Assessoria)
A indústria madereira é uma importante fonte de riqueza para o estado do Acre. A sua relação com a conservação da floresta deu um salto evolutivo durante a última década. A união entre investimento em tecnologia, conhecimento e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável é a fórmula de sucesso.
E uma das grandes alavancas desta evolução é a exploração feita através dos Planos de Manejo Florestal Sustentável. "O manejo florestal é a melhor forma de utilizar o potencial econômico da floresta respeitando a sua capacidade de regeneração", explica a chefe da Divisão de Manejo Florestal do Imac, Marcela Fidelis.

De acordo com o manual de licenciamento de manejo florestal do Instituto, falar em manejo é como falar em planejamento. Ele é entendido como extração de produtos da floresta sem que seja necessário destruir o meio ambiente. "Assim a floresta fornecerá ao homem sua riqueza não apenas no presente, mas também no futuro".

Neste ano de 2009 foram emitidas pelo IMAC licenças para 7 planos de manejo florestal sustentável na modalidade comunitário, 18 na modalidade empresarial e 26 planos individuais. Há uma constante de crescimento no licenciamento desde 2003. Em 2008 a área total licenciada através desta técnica sustentável foi de mais de 26 mil hectares. A previsão é que até o final deste ano o número continue com um leve crescimento.

Existe também o manejo dos produtos não madeireiros, como as sementes, óleos e frutos, que além de serem uma importante fonte de renda, garantem a segurança alimentar das famílias que vivem nas regiões mais isoladas.
Além das razões de conservação ambiental, o manejo também garante mais oportunidades de mercado. Os compradores de outros países principalmente exigem conhecer a origem da madeira e só compram as que foram extraídas de acordo com planos de manejo.

As políticas de incentivo ao uso sustentável da floresta como diferencial
No que interessa ao licenciamento de manejos, realizado pelo Instituto de Meio ambiente do Acre, o maior resultado do esforço do Estado em estimular uma economia forte e sustentável foi a aprovação de uma legislação específica para regimentar os manejos.

A Resolução Estadual CEMACT/CFR n® 03/2009 inclui três modalidades de manejo: empresarial, individual e comunitário. A possibilidade de se enquadrar em uma modalidade, de acordo com a característica do empreendedor revalida a preocupação do governo com as comunidades tradicionais. Principalmente quando falamos do manejo comunitário, como é o caso das licenças que foram entregues para as associações de produtores rurais de Cruzeiro do Sul.

A retirada da madeira através dos planos de manejo licenciados garante a legalidade da matéria prima que abastece um importante setor produtivo da região do Juruá: as movelarias. A preocupação com a totalidade das cadeias produtivas e a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável mostra a preocupação do homem que vive da floresta, da floresta e para a floresta. Crescer economicamente é o caminho, mas com equilíbrio e respeito à enorme riqueza natural que é patrimônio do todos os acreanos.
(Fotos: Sismat Assessoria)

Continuam abertas as inscrições para o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente

Por: Célia Chaves, Departamento de Articulação de Ações da Amazônia - DAAM
Trabalhos podem ser inscritos nas categorias liderança individual, organização da sociedade civil, negócios sustentáveis, educação ambiental, município, saúde e meio ambiente

Ongs, sindicatos, associações comunitárias, instituições de pesquisa privadas, instituições municipais e pessoas interessadas em concorrer à oitava edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, podem se inscrever até o dia 10 de novembro. As inscrições são gratuitas, obrigatoriamente por meio de Sedex e devem ser endereçadas ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, Caixa Postal 10805, CEP: 70306.970-Brasília-DF.

Os trabalhos podem ser inscritos nas categorias liderança individual, organização da sociedade civil, negócios sustentáveis, educação ambiental, município, saúde e meio ambiente. Uma comissão composta por integrantes de notório saber na área de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e saúde, designada pelo Ministério do Meio Ambiente, julgará os trabalhos. Critérios de efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social serão considerados no processo de seleção e avaliação das propostas.

Conforme o regulamento do Prêmio, à exceção da categoria município, cujo primeiro colocado não receberá premiação pecuniária, somente diploma honorifico, as demais receberão diploma e R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais) em espécie, valor sobre o qual serão cobrados todos os tributos previstos em lei.

O Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente foi criado em 2002, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o objetivo de valorizar e incentivar trabalhos em prol da conservação do meio ambiente da Amazônia. Atualmente é coordenado pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia-DAAM, vinculado à Secretaria Executiva do MMA.

Para acessar o regulamento e a ficha de inscrição basta acessar o endereço:http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=168&idMenu=8147

Mais informações pelo fone (61)3105-2078/3105-2093) ou pelo e-mail premiochicomendes@mma.gov.br

Senhor de 63 anos tem morte por gripe H1N1 confirmada

Escrito por Alexandre Lima
O senhor de 63 anos que foi enterrado no dia 22 de setembro passado por suspeita de ter contraído o vírus da gripe suína (H1N1), teve a confirmação do motivo da sua morte na tarde desta sexta-feira, quando os resultados chegaram no Hospital de Clínicas Raimundo Chaar de Brasiléia.

Segundo informações, os exames que chegaram da capital do Acre, Rio Branco, confirmou a morte do ancião. Após sua morte em setembro, foi aconselhado que o caixão fosse lacrado para que evitasse um possível contágio dos parentes e amigos por ainda não saberem a causa.

O nome da vítima foi preservado para que os familiares e amigos que tiveram contato, não sofra nenhum preconceito. O jornal oaltoacre tentou entrar contato com a secretaria de saúde e assessoria de Epitaciolândia durante a tarde desta sexta-feira, dia 02, por telefone para saber quais medidas foram tomadas após os resultados, mas, não encontrou ninguém.

O ancião, tinha em seu prontuário médico uma doença crônica, o que pode ter ajudado na infecção do vírus H1N1, fazendo com que sua imunidade caísse até sua morte. Ainda não se sabe quais as medidas que foram tomadas.

Boliviana está sendo monitorada com suspeita

Também foi confirmado que existe no setor de isolamento do Hospital, uma mulher vinda da cidade de Cobija, capital de pando, Bolívia, com suspeita de estar com o vírus H1N1.

Também não foi divulgado o nome por medida de segurança até a chegada dos exames que foram enviados para a Capital, Rio Branco. Segundo informações, a paciente será monitorada no período de ‘quarentena’ juntamente com as pessoas que estiveram em contato com ela.
Fonte: O Alto Acre

Nova prova do Enem será em novembro

MEC vai estudar com a empresa responsável pela aplicação dos testes a melhor data, no próximo mês, para a nova prova
Ministro da Educação, Fernando Haddad, fala durante coletiva sobre o cancelamento das provas do Enem, que teriam sido vazadas (Foto: Wilson Dias/ABr) Brasília - O Ministério da Educação (MEC) ainda não decidiu se irá manter o contrato com a empresa responsável pela impressão, distribuição e aplicação da nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada em novembro. O MEC ainda vai estudar com a empresa responsável pela aplicação dos testes a melhor data, no próximo mês, para a nova prova.

Segundo o ministro Fernando Haddad, serão levadas em consideração as datas de realização de outros vestibulares, para que não haja coincidência de datas, o que impossibilitaria a participação dos estudantes em mais de um processo seletivo.

Algumas universidades federais usarão o resultado do Enem como primeira fase do processo seletivo, aplicando em seguida uma segunda etapa. Como o resultado do exame também será adiado em função do cancelamento da prova, é possível que haja atraso no ingresso. Mas, de acordo com Haddad, havia uma folga no calendário e será possível ajustar essas datas.

O ministro disse que as provas que vazaram "viraram um simulado". E é possível que elas sejam disponibilizadas para os estudantes testem seus conhecimentos antes da nova aplicação do exame.

Uma reunião, na tarde desta segunda-feira, 01, entre representantes do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do consórcio, cuja empresa líder é a Consultec, da Bahia, vai definir os próximos passos e tentar mapear onde pode ter ocorrido o vazamento da prova.

Haddad afirmou que ainda não é possível dizer se o exame vazou de dentro do Inep, no processo de impressão ou de distribuição. Mas, como a jornalista do jornal O Estado de S. Paulo teve acesso a uma prova impressa, ele acredita que isso tenha ocorrido após a passagem do texto pela gráfica responsável pela impressão, a Plural, de São Paulo.

"Felizmente isso ocorreu antes da prova ser aplicada, senão nós teríamos que cancelar a prova, e o prejuízo seria muito maior", afirmou Haddad. A prova seria realizada sábado (3) e domingo (4) próximos.

De acordo com o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, o ponto mais sensível a fraudes é a distribuição. As provas já estavam sendo distribuídas para algumas localidades, especialmente na Região Norte. Os custos para imprimir as provas - que já estão elaboradas - giram em torno de R$ 36 milhões, 30% do valor do contrato com a empresa.

Segundo o ministro, a segurança do Enem neste ano foi reforçada. Caso a investigação da Polícia Federal responsabilize o consórcio, as empresas poderão ser responsabilizadas, e um novo contrato emergencial poderá ser feito, sem necessidade de licitação. Entretanto, nenhuma outra empresa se candidatou na licitação para fazer esse serviço. Haddad não soube informar de que forma a empresa pode ser punida caso seja responsabilizada pela fraude.

Os candidados inscritos no Enem podem ligar para o telefone 0800 61 61 61 para tirar dúvidas sobre o adiamento do exame.
Fonte: Assessoria MEC