Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

A Nova Cara do Movimento Estudantil de Xapuri

Depois de muito tempo submergido no esquecimento o Movimento Estudantil em Xapuri voltou a sua ostentosa glória com a eleição para o Grêmio da Escola Estadual de Ensino Básico e Médio Divina Providência realizada ontem tendo vitorioso no Pleito o Estudante Xapuriense Cleodomar Menezes e sua vice Sâmara Maia que encabeçava a Chapa Estudantes em Ação.

Fato que não me causou surpresa foi a vitória da Chapa, tendo em vista que Cleodomar é o típico jovem que goza de bons relacionamentos não somente com a comunidade estudantil, mas também com a comunidade de educadores. Além de ser um grande amigo pessoal o qual tenho grande admiração, pois o conheço desde criança e sou sabedor de sua capacidade de articulação com seu humor particular, conheço-o como profissional. Hoje como estagiário na Casa de Leitura Chico Mendes desenvolve interessante trabalho com crianças das escolas públicas que naquele estabelecimento freqüenta.

Interessante, que consegui com esta noticia voltar a 14 anos atrás, quando também recebia a Presidência do Grêmio Estudantil da mesma Escola que na época chamava-se Escola de 2º Grau Padre Felipe Galeranni, vindo de uma primeira eleição vencida pelo amigo Raimari Cardoso. Interessante que na naquela época muitos xapurienses que galgaram seus espaços políticos no nosso Município estudavam naquela Escola, exemplificando temos o vereador Erivelton, o Ex-Vereador Eliomar Soares, o Prefeitável Marcinho Miranda e tanto outros que não quero ser injusto em não poder citar o nome de todos. O que de certo me possibilita dizer que todos os jovens que tiveram atividade participativa em Movimentos Estudantis com certeza se projetaram diante não somente da Comunidade Estudantil, mas na Comunidade Xapuriense como um todo, e realmente torço para que o Cleodomar esteja no mesmo caminho e que possa no decorrer de seu mandato como Presidente do Grêmio exercer dignamente a sua representatividade do maior colegiado estudantil do município.

repentinamente me veio algo triste á mente, que pouquíssimas pessoas sabem da importância do movimento estudantil para nossa querida Xapuri e para mim que militei na área, e hoje estou realizando uma pesquisa acadêmica que abrange tal fato, deixo como contribuição um breve comentário sobre estes movimentos em terras Xapurienses.

Para Iniciar um breve histórico do movimento estudantil de Xapuri é valido citar que o primeiro Grêmio Estudantil criado nestas terras foi o Grêmio Litero Musical Madre Petronila Trinca, fundado pelos alunos do Curso Normal Regional de Xapuri em 5 de Abril de 1956.

Em 1956 que é o marco do inicio da documentação existente hoje sob minha guarda devido pesquisa para trabalho acadêmico, consta que através de documento datado de 4 de maio de 1956 o Grêmio de Estudos Plácido de Castro do colégio Acreano de Rio Branco tendo como presidente o Aluno José Moreira de Souza e Vice Eugenio Pinheiro Mansour já se correpondia com o Gremio Madre Petronila Trinca de Xapuri que tinha em sua composição nomes notáveis como Elizio Jorge Eluan, Ozair Menezes, Jorge Akel Hadad, Mariza Menezes entre outros, que através de correspondência oficial n. 20 de 15 de maio de 1956 do Prefeito de Xapuri na época Guilherme Zaire parabenizava pelas Ações. No mesmo ano era fundado o Grêmio Estudantil Francisco Mangabeira da Escola Normal Lourenço Filho em Rio Branco, tendo como Presidente Francisco das Chagas de Brito Lima e Vice Otto Fonseca Viana.

Decorrendo um pouco no tempo e ficando mais em Xapuri temos registro de nomes como Raimundo Nonato Gonçalves, Solony V. Maia , Raimunda Figueiredo, Antonieta B. Bestene, João Mendes Filho (Garrinha) e tendo como professores orientadores os saudosos e alguns ainda presentes mestres, Jofre Koury , Madre Maria Paula Grezele, Barbara Santana, Tersa Matos, Elais Meira, Marinho Galo e o Padre João Maria Palmieri no Grêmio estudantil de 64. A Equipe Estudantil desta época passou o cargo em 67 para notáveis como Francisco de Assis da Silva, Hélio Monteiro Dias, Nabiha Bestene, Afra Maria da Silva, João Mendes Filho, Joacir Araújo de Matos, Maria de Fátima Figueiredo, Vera Lúcia de Fiqueiredo Leite, Tufic A. Neto, Orlando Alves Maia, Noemi Kouri entre outros.

Em 1968 em fervorosa luta de transformação política no Pais, apesar da distância dos Grandes Centros Urbanos Xapuri não fica omisso às lutas estudantis e eis que surge o Grêmio Jorge Kalume, fortemente ligado no movimento tendo como seu precursor o Aluno Estevão Pereira Castelo, que em 1969 deixa o cargo para José Gomes Vasconcelos, ano em que o Grêmio Madre Petronila é reconhecido no dia 08 de dezembro de 1969 como único existente em xapuri pelo Prefeito Julio Dias Figueiredo, reconhecendo o registro do movimento no fórum desta cidade de 1958 sob o n. 1 no registro de contratos, às folhas 27 e verso 28, sendo esta data o marco inicial também do controle do movimento estudantil em xapuri pelas autoridades, bem como a proibição de atos nas escolas, marco este negro na história do movimento, restando apenas um ultimo Presidente José Amorim Caminha.

Sumariamente o ano de 1972 enterra o movimento estudantil em Xapuri, porém na mesma época, poibidos de militar nos Grêmios a juventude forma os Grupos de Jovens através do Padre Cláudio Destro, culminando na criação da Pastoral da Juventude. Eis que em 1990 o movimento ressurge acompanhando a liberdade chegada tardiamente por estas terras e impulsionado com a influencia dos militantes da UNE- União Nacional dos Estudantes que estavam por estas terras acompanhando o fechamento do Caso do Assassinato de Chico Mendes e nesse momento surge a UMES União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Xapuri presidida pelo amigo Anderson Silva de Souza, que também reiniciou os trabalhos do Grêmio da Escola Divina, tendo como aponteose o ano de 1993 com a criação de 5 gremios: Grêmio José Ribeiro de Lima da escola Padre Felipe Galerani sendo eleito Raimari Cardoso para presidente, Grêmio Bárbara Vieira Santana do Divina Providencia- Presidente Carini Mendonça, Grêmio Viração do Anthero Soares – Presidente Jéferson Elias Fadul, Grêmio Rita Maia tendo presidente- Osvaldo Pinheiro e Placido de Castro tendo José Paes como presidente, na época o prefeito era José da Silva Cunha o Presidente da Câmara José Everaldo e o Presidente da CEA Gilmar Torres.

O Grêmio José Ribeiro de Lima e Bárbara Vieira Santana da escola Divina Providência tiveram deste a seu ressurgimento Presidentes como: Anderson silva, Raimari Cardoso, Joscíres Ângelo, Sancley Lima, Valdisa Mendes e Jorge Pinheiro. E quando vejo que este movimento o qual tenho o maior carinho volta a fazer parte da vida estudantil daqueles alunos, vejo-me obrigado a dar minha contribuição.

Desculpe-me, mas realizei um bela viagem na história do movimento, todas as informações aqui expostas estão a disposição dos interessados através de documentos originais e cópias gentilmente cedidas pela maioria dos sujeitos e\ou parentes deles aqui citados e de instituição parceiras na produção da Dissertação\TCC “Caminhos da Organização Social e Administrativa de Xapuri, nos movimentos da Sociedade Organizada” que deverá ainda este ser concluído neste ano.

Meu Amigo Cleodomar, entendeu agora o peso da tua responsabilidade. Parabenizo-lhe pela vitória e desejo Bons serviços em prol desta comunidade estudantil.

Consultoria Política

Ultimamente tenho me alegrado bastante com os comentários recebidos sobre as minhas postagens, que relatam da minha imparcialidade dos fatos, bem como a transformação desse espaço num instrumento de utilidade pública, na parte esquerda deste blog pode-se ter acesso a uma série de instituições e outros espaços que são de grande importância a pessoas que queiram estar bem informadas sobre oque ocorre principalmente na nossa região.

Interessante que fui cobrado a colocar uma série de cliping de noticias nacionais e estaduais cotidianamente no meu blog e qual foi minha surpresa que alguns textos de minha autoria já foram utilizados em turmas escolares para discurssão, isso engrandece não a mim como pessoa, mas todos meus amigos blogueiros que tem seus espaços visitados cotidianamente, eu particularmente sou visitante assíduo dos blogs do Raimari, Altino, ecodebate, Ambiente acreano entre outros, nos quais constato um profissionalismo impecável na transmissão da informação. Meu espaço apenas segue o exemplo desse precursores, buscando seu reconhecimento, coisa que pouco a pouco vem acontecendo.

Infelizmente somos um conjunto de voluntários que buscar criar meios alternativos de uma rede de informações que se transformaram hoje no instrumento de difusão mais aceito no meio jovem e profissionais que possuem tempo limitado para aquisição de informações, visto que os blogs compilam algumas noticias veiculadas nos principais meios de comunicação e dão furo de informação que muitas vezes os próprios meios de comunicação se utilizam para suas publicações.

Devido minha postura de execrar os acordos políticos na configuração deste pleito eleitoral e instigar muitos pretensos candidatos a falarem o que tem de novidade nos bastidores, ironicamente acabei me transformando num típico consultor político, já que algumas vezes fui sondado sobre as conversas existentes nos bastidores, conversas essas que devido serem realizadas entre amigos me impediram eticamente de publicá-las.

A juventude como está “ligada” nessa decisão eleitoral também está movimentando e um determinado grupo já está se preparando para realizar um conjunto de entrevistas entre os prefeitáveis para conhecerem seus projetos e intenções caso sejam eleitos. Solicitaram-me que sugerisse algumas perguntas que pudessem compor o rol da entrevista e por um gesto de respeito a iniciativa e considerar que tais ações são indispensáveis para a formação dessa juventude que anseia por dias melhores, sugiro que um roteiro como este possa fazer parte da entrevista:

Nome:
Idade:
Partido:
Formação:
Experiência na Área Pública:
- Porque o Senhor(a) deseja ser candidato a Prefeito de Xapuri?
- Como o Senhor(a) avalia a situação administrativa do nosso município?
- Quais os principais pontos que na sua concepção devem ser defendidos para uma significante melhoria da realidade local?
- O Senhor(a) poderia definir os pilares que alicerçarão o seu plano de Governo?
- Há alguma definição nas estratégias do seu plano de governo que estejam diretamente associadas a juventude e a produção cultural?
- Sabemos que nas décadas de 70 e 80, Xapuri foi um dos maiores produtores agrícolas do Estado e que atualmente cerca de 60% dos alimentos consumidos são adquiridos em outras praças comerciais. Qual a sua posição em relação a política de produção agrária neste município?
- Na área educacional e na área de saúde pública, vemos um constante declínio na qualidade da oferta municipal. Qual será a sua estratégia para reverter tal quadro?
- Somos sabedores que os investimentos por parte do Governo Estadual sofreram um declínio significativo nos últimos anos a atual administração e temos a certeza de que eles são extremamente necessários, qual sua expectativa e\ou estratégia na reversão dessa situação?
- Analisando a potencialidade turística do município, quais suas propostas para a área turística que constarão no seu plano de governo?
- Somos sabedores que em torno de 40% do funcionalismo público municipal são prestadores de serviços. O senhor teria alguma alternativa eminente para não só resolver tal situação, como porém profissionalizar o conjunto de funcionários efetivo existente

Bem longe de mim querer ser consultor político seria pretenção goliesca, mas como disse é apenas uma sugestão de roteiro que independente de conter ou não estas indagações terei o maior prazer em publicar as entrevistas nesse espaço para conhecimento de todos?

E Viva a Democracia.

Discurssao de cotas para ingresso de Negros em Universidades leva a discurssao da importancia da Lei Áurea

Treze de Maio é uma efeméride duplicada. E talvez duplamente equivocada. Nesta data, em 1888, foi assinada pela princesa Isabel a Lei Áurea que aboliu a escravidão. Em 1808, oitenta anos antes, no dia do seu aniversário, o regente D. João criava a Impressão Régia e colocava o Brasil na Era Gutenberg. Deixávamos a escuridão e as trevas.

A importância da Lei Áurea é discutível mesmo entre os historiadores não-revisionistas. Grande parte das lideranças negras preferem lembrar como Dia da Consciência Negra, o 20 de Novembro (de 1695), quando o líder rebelde Zumbi dos Palmares foi executado impiedosamente.

As controvérsias em torno da criação da Impressão Régia são menos dramáticas. Sua importância é pacífica. Mesmo que o primeiro impresso autorizado tenha sido um rol de despachos oficiais emitidos pela Coroa portuguesa, recém instalada no Rio de Janeiro. Mesmo que a nossa entrada na Era Gutenberg tenha ocorrido cerca de 358 anos depois da impressão da Bíblia de Mainz. Mesmo que o Brasil, a exemplo de Portugal, tenha sido um dos últimos em seu continente a permitir a impressão de papeis e livros. Convém lembrar que os primeiros livros impressos em Portugal foram tratados religiosos em hebraico (1487); os tipos móveis com caracteres latinos só apareceram oito anos depois.

Pouco depois de instalados os prelos que por acaso estavam encaixotados nos porões da nau “Medusa” que trouxe a corte de Lisboa, o gaúcho Hipólito da Costa, patriarca do jornalismo brasileiro, exilado em Londres, não se deixou influenciar pelo otimismo e comentou no seu “Correio Braziliense”: “Quando se põem obstáculos e entraves ao progresso e à propagação das ciências, devem ficar tão raros os homens sábios que, quando o Governo precisa deles, não os acha e vê-se obrigado a lançar mão de um homem instruído, porém sem boa moral. Ou de um homem bom, mas estúpido ou ignorante. Quanto menor é o número de gente instruída, menos probabilidade há de que o Estado seja servido por homens virtuosos e sábios.” Estamos em 1808 ou 2008?

A América foi descoberta em 1492 e a primeira tipografia foi instalada no continente apenas 47 anos depois, na cidade do México. O Brasil foi descoberto em 1500, porém a nossa primeira tipografia foi instalada 308 anos depois. Este brutal atraso não é irrelevante, inofensivo ou inconseqüente, deixou marcas profundas nas instituições, na cultura e nas mentalidades. Além de proibir a impressão de livros, folhetos e periódicos, a Santa Inquisição também proibia a circulação de livros estrangeiros.

Perdemos o bonde do Renascimento por causa do calendário e do relógio, mas o bonde do Iluminismo foi perdido por vontade própria quando nos resignamos aos caprichos da censura religiosa que nos manteve alheios às fontes da Revolução Americana e Francesa.

Estes são episódios que se incorporam ao DNA de uma sociedade. A longa convivência com preconceitos e arbítrios engendra desvios comportamentais difíceis de corrigir e superar. Banida a Inquisição, mantiveram-se agarrados ao poder político outros organismos igualmente perniciosos e ilegítimos. Atravessamos períodos de plenitude democrática – como agora -- mas a percepção de que o poder deve ser transitório, controlado e distribuído equitativamente não consegue ser digerida.

A percepção de que a coisa pública não é um bem particular ainda não conseguiu ser devidamente assimilada.

Nosso pecado original não foi causado por uma maçã, mas pela continua ingestão de drogas que corrompem nossa capacidade de discernir o que é correto e decente. Da Impressão Régia saíram os documentos oficiais que as autoridades precisavam emitir para avisar quem estava no poder. E saíram também centenas de obras científicas, filosóficas e políticas de suma importância. Em matéria de quantidade e volume nosso atraso talvez tenha sido superado. O diagnóstico que salta aos olhos é que ao longo destes 200 anos não conseguimos nos acostumar com a extrema definição do processo tipográfico.

A tinta negra sobre o papel branco impõe um padrão de nitidez que não admite tantas e tão encardidas áreas cinzentas.

Da pobreza ao estrelato I

Em um vilarejo desesperadamente pobre do nordeste da China, um jovem camponês está sentado em sua velha e frágil carteira escolar, mais interessado nos pássaros lá fora do que no Livro Vermelho de Mao e nas nobres palavras nele contidas. Naquele dia, porém, homens estranhos chegam à escola - os delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardiães de grande visão de Mao para a China. Li Cunxin, um dos bailarinos mais famosos da atualidade, premiado e reverenciado no mundo da dança, sua história de sucesso impressiona a todos que o conhecem. Li Cunxin, um dos bailarinos mais famosos da atualidade, premiado e reverenciado no mundo da dança, sua história de sucesso impressiona a todos que o conhecem, da infância miserável ao estrelato.

Suas incríveis memórias são contadas no livro “Adeus China”: o ultimo bailarino de Mao (Mao's last dancer, 400 páginas) que a editora Fundamento lançou recentemente. Filho de um simples camponês, Li Cunxim foi um entre os milhões que nasceram durante a Revolução Comunista de Mao Tse Tung, um período marcante na história daquele país, como também da humanidade. A pobreza e a fome convivem com a inocência e a ingenuidade dos primeiros anos da infância destes milhares de jovens e Li Cunxin foi um dos poucos eleitos que conseguiu galgar as diferenças sociais e mudou o seu próprio destino para se tornar o que ele é hoje. Sua história, além de ser um exemplo para muitos jovens, pretende contar e mostrar elementos culturais da China, e ao mesmo tempo, discorrer por uma trilha, em torno da revolução cultural chinesa, revolução imposta, apesar de muitas adversidades, permitiu mudar seu destino de camponês para se converter num renomado e reconhecido bailarino internacional.

O Último bailarino de Mao é uma autobiografia comovente que abre ao leitor ocidental a China milenar, um mundo desconhecido, célebre por suas tradições, mitos e lendas. Narrada com simplicidade e sensibilidade, a história vai da sua infância passada em uma aldeia camponesa nas proximidades da cidade de Qingdao, no norte da China, sem ser um escritor profissional, consegue trazer em uma magnífica linguagem, suas memórias, como um contador de histórias, faz de cada cena cotidiana um conto profundo e cuja cumplicidade com o leitor chega ao ponto de ser difícil deixar o livro para ler no dia seguinte. Na primeira parte, Minha infância, mostra delicadamente, sua relação com sua mãe e com sua família, e descreve os costumes, os sofrimentos e as pequenas alegrias do dia-a-dia sofrido, onde a beleza e ao amor familiar se convertem numa secreta rebeldia. Fala também sobre o luxo e a riqueza, o lixo e a pobreza de Pequim, destaca a importância da liberdade e os conflitos do Ocidente.

Deputado e vereador solicitam do TCE cópia da prestação de contas da prefeitura de Sena Madureira

O deputado estadual Mazinho Serafim (sem partido) e o vereador Célio Teixeira (PMDB) foram recebidos na tarde desta quinta-feira (8) pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Malheiro, e pela conselheira Naluh Gouveia, na sede do órgão em Rio Branco.

Os parlamentares oficializaram ao presidente do tribunal o pedido de uma cópia da prestação de contas do atual gestor municipal, referente ao exercício do ano de 2007. Segundo Célio Teixeira, os relatórios que foram encaminhados a Câmara Municipal para aprovação estão incompletos.

‘’Como se tratam de recursos públicos, as prestações de contas também devem ser de conhecimento público, sob pena de serem colocados sob suspeita os atos administrativos’’, disse o vereador.

Como representante do município na Assembléia Legislativa do Acre, Mazinho Serafim, informou que sua ida ao TCE é um procedimento normal, até porque é dever do deputado fiscalizar os gastos públicos. ‘’Nós queremos apenas tomar conhecimento de como estão sendo aplicadas as verbas destinadas ao povo de Sena Madureira’’, afirmou.

Antônio Malheiro agradeceu a visita dos dois parlamentares e se comprometeu em repassar uma cópia dos documentos solicitados na próxima semana.

AGENTES DE ENDEMIAS – Na manhã de quinta-feira, o deputado e o vereador acompanharam a presidente em exercício do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, Márcia Maia Jucá, ao Ministério Público Federal, onde prestaram termo de declarações, informando a apropriação indébita da prefeitura local de verbas federais destinadas ao pagamento de salários dos ACS de Sena Madureira. Informaram ainda, que apesar de reconhecer a dívida e declarar que os recursos ‘’estão guardados numa conta’’, o prefeito Nilson Areal (PR), se nega a liberar os pagamentos, mesmo tendo estabelecido acordo prévio com a categoria através do seu secretário municipal de Saúde, Cirleudo Alencar. Confirmadas as denúncias, o prefeito pode ser responsabilizado por crime de improbidade administrativa.

PPS e PSDB devem caminhar juntos em Xapuri nas eleições

Vanderley, candidato à reeleição declarado, quer contar com o tucano como vice na sua chapa

O prefeito de Xapuri, Wanderley Viana (PPS) se reúne nesta sexta-feira (9) com o presidente da Executiva Municipal do PSDB, vereador Clemilton de Almeida, para discutirem a formação de uma aliança com vistas às eleições municipais.

Wanderley, candidato à reeleição declarado, quer contar com o tucano como vice na sua chapa. Para que o encontro de hoje fosse possível, vários contatos entre o prefeito e o vereador já vinham sendo mantidos.

Além de conduzir o PSDB no município, Clemilton é apontado como uma forte liderança na terra de Chico Mendes, reconhecido pelo trabalho desempenhado na zona rural e pela liderança dentro da igreja Assembléia de Deus. Não é à toa que está no segundo mandato como vereador.

Resta Saber se o Marcinho Miranda está disposto a topar a parada.

Protesto de professores termina em confronto com a PM em Belém

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas e um homem foi detido. Policiais usaram spray de pimenta, balas de borracha e bombas de efeito moral.

Professores em greve há 15 dias entraram em confronto com a Polícia Militar, após um protesto nas ruas de Belém, nesta sexta-feira (9). Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas e um homem foi detido.

Os grevistas bloquearam uma rodovia, em frente ao palácio do governo. Para dispersar os manifestantes, a tropa de choque da PM usou spray de pimenta, balas de borracha e bombas de efeito moral. Um grupo respondeu com pedras.

Os professores reivindicam reajuste salarial. Antes do protesto, eles foram recebidos por um representante do governo do Pará, mas não houve acordo.

Sete mortos em operação da PM no subúrbio

Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) ocuparam favelas de Costa Barros desde cedo. O objetivo da ação foi para coibir o tráfico de drogas na região.

A Secretaria estadual de Saúde confirmou que sete pessoas foram mortas a tiros durante uma operação do 9º BPM (Rocha Miranda) no Morro da Pedreira e em outras favelas de Costa Barros, no subúrbio do Rio, que começou na manhã desta sexta-feira (9). Segundo o próprio batalhão, houve intensa troca de tiros na região.

Ainda segundo a Secretaria, todos já chegaram mortos ao hospital, sem identificações, e tinham aparência de 20 a 30 anos de idade.

De acordo com a polícia, foram apreendidos: um revólver calibre 38, duas pistolas 9mm, três pistolas 45, um fuzil HK, uma submetralhadora e um fuzil 762. Também foram encontrados dois tonéis com cerca de 40 quilos de maconha prensada e 104 trouxinhas, além de três radiotransmissores, dez comprimidos de ecstasy, sete bolinhas de haxixe, 5.160 sacolés de cocaína, 650 munições de fuzil AK-47, 25 munições de 9mm e quatro bombas caseiras.

Todo o material foi levado para a 22ª DP (Penha). Não há informações sobre presos. A ação teve como objetivo coibir o tráfico de drogas na região.

PF quer descobrir quem mandou fazer dossiê de FHC

A Polícia Federal não deu por encerrado o episódio do dossiê sobre gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com a divulgação do laudo do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), que aponta o secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, como autor do vazamento dos dados. O objetivo da PF agora é descobrir quem mandou fazer o dossiê e com que motivação, para estabelecer se houve crime. As informações são do "Estado de São Paulo".

Nessa hipótese, os autores do dossiê podem ser indiciados por prevaricação. O delegado Sérgio Menezes, encarregado da investigação, anexou ontem o laudo do ITI ao inquérito e fechou com o juiz José Airton de Aguiar, da 12ª Vara da Justiça Federal, o calendário de novas diligências. Airton decretou segredo de justiça no inquérito, que tem 60 dias para ser concluído. Os depoimentos começam na próxima segunda-feira, 12.

Os primeiros intimados a depor são Aparecido, apontado no laudo como autor do vazamento e o assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), André Eduardo da Silva Fernandes, para quem ele teria mandado o dossiê, por meio eletrônico, numa troca de e-mails nos dias 19 e 20 de fevereiro passado.

A PF já ouviu o senador, que confirmou ter recebido o dossiê por intermédio do assessor. Como os dados acabaram divulgados, Dias e seu assessor correm o risco de serem indiciados por vazamento de informação sigilosa, caso a justiça conclua que as informações eram protegidas por sigilo legal.

Nessa hipótese, terá de ser pedida autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que o senador tem direito a foro especial. Dias tem dito que não cometeu qualquer ilegalidade e que, se houve crime, ele está na elaboração do dossiê com fins espúrios.

Entenda o caso
No dia 4 de abril, o jornal "Folha de S.Paulo" publicou reportagem com uma cópia de arquivo extraído diretamente da rede de computadores da Casa Civil, revelando um dossiê com gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, da sua mulher, Ruth, e de ministros tucanos.

A "Folha", que teve acesso ao documento, afirma que no período de uma semana foram criadas pastas diferentes para 1998, ano em que FHC foi reeleito, e os quatro anos do segundo mandato.

Ainda segundo o jornal, as planilhas, fartas em registros de compras de bebidas alcoólicas, trazem anotações que poderiam orientar os aliados governistas nos trabalhos da CPI dos Cartões, criada após a divulgação de gastos irregulares com cartões corporativos por membros do governo Lula.

Após a divulgação das planilhas, a ministra Dilma Rousseff teria telefonado para a ex-primeira-dama, Ruth Cardoso, dizendo que não se tratava de um dossiê. Dilma ainda convocou uma entrevista coletiva, em que voltou a negar a existência do dossiê.

Na ocasião, a ministra defendeu que o que havia sido feito era um banco de dados para sistematizar dados do governo FHC, afim de informar membros da CPI sobre os gastos.

Nesta quarta-feira, em depoimento de mais de 9 horas no Senado, Dilma voltou a negar a existência do dossiê.

Ao longo do depoimento, Dilma alegou que os dados vazados no suposto dossiê com gastos do ex-presidente FHC não são sigilosos. De acordo com ela, um decreto de dezembro de 2002 regulamentou quais são as informações reservadas. A partir dessa tese, passaria a não haver crime no vazamento das informações, já que os dados divulgados são anteriores a esta data.

Auto Conhecimento

Conhecer a si mesmo é uma poderosa ferramenta para a motivação e o sucesso. Diz um ditado chinês: " Não há vento favorável para quem não sabe para onde está indo. "

Você sabe o que quer? Muitos respondem: eu quero ser bem sucedido. Sim, mas em quê? Como posso alcançar algo que não sei ao certo?

Em primeiro lugar aprenda a se conhecer. Aquilo que te realiza, que te dá satisfação, aquilo que te deprime, que te oprime. Além disto é preciso sempre rever os conceitos, as opiniões, aceitar o que não tem jeito, capacitar-se a lidar com as mudanças que ocorrem de forma cada vez mais rápida e constante em nossa vida. Outra coisa importante: livre-se dos preconceitos, pois eles te limitam, te cegam para o que realmente importa.

Devemos mudar nosso interior e abrir a cabeça para novos tempos, novas realidades e conhecer a si mesmo é ponto fundamental para planejar o futuro.

Transformar uma vida comum em uma vida de êxitos começa com a mudança dentro de nós, de dentro para fora, isto nos fará fortes, capazes de enfrentar qualquer adversidade, qualquer obstáculo, nos dará a motivação e a perseverança necessárias para seguir em frente, sem esmorecer.

Então, comece a reavaliar seus conceitos, conhecer suas necessidades e limitações e prepare seu espírito para novos desafios, lance-se nesta aventura, certamente você ganhará muito com isso.

*Simone Castilho é consultora de Rh