Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Para começar a semana ortograficamente relaxado

Um Sábado recheado de Esperança de um futuro melhor

No sábado fui convidado pelo Comando da Policia Militar de Xapuri, através do Capitão Denílson e sua equipe para conhecer as instalações do Clube da Associação da PM xapuriense, que fica localizado à aproximadamente dois quilômetros da cidade, com acesso pela estrada da borracha, como conhecemos o local “ladeira do Sumaré” e que apesar de ainda estar em construção já conta com uma excelente estrutura, contanto com um lindo açude, com decker e piscina para crianças, um campo de futebol, uma área em fase de acabamento para festas, casa para o policial residente e muito verde rodeando uma área de 4 hectares, sem contar com a questão do conceito ambiental já que a propriedade é cortada pelo antigo e tradicional igarapé “Fura” com uma belíssima mata ciliar presevada. Além da visita com o propósito de conhecer as instalações, serviu também para participar das atividades de atendimento das crianças e adolescentes atendidas pelos diversos projetos sociais desenvolvidos pela Policia Militar de Xapuri, e para um amistoso entre as crianças de Xapuri contra o time tricampeão estadual de futsal sub-12, que é a escolinha de futebol da PM de Rio Branco que não tiveram muita sorte com os xapuriense já que levaram três golaços e fizeram somente um, claro que todos saíram vitoriosos pela confraternização e especialmente a comunidade local em saber que as crianças estavam naquele dia realizando atividades saudáveis, tanto na questão física-motora quando na questão de aquisição de postura de verdadeiros cidadãos de bem.

Eram aproximadamente 200 crianças com idade entre 10 a 15 anos aproximadamente e que sinceramente dão um trabalho enorme para se dar atenção correta a todas da mesma forma, mas pude verificar o carinho especial que os policiais tem com todas elas, sendo este carinho recíproco, porque percebi que todas elas tem um respeito por todos eles muito grande e que carinhosamente chamam de professores.

Como sempre o Capitão Denílson, me acolheu muito bem dando total atenção e respondendo algumas duvidas que tinha em relação ao trabalho realizado. Com forte sentimento pela causa social o Comando da Policia de Xapuri, tem demonstrado em suas ações da Policia da Família de que se é possível combater a criminalidade sem truculência, mas com apoio da comunidade e principalmente investindo nas crianças e adolescente a dose certa de educação para a vida... “uma emoção que tenho é de ter presenciado, que antes dos projetos, quando a viatura da policia entrava em alguns bairros as crianças corriam com medo, hoje a situação inverteu, quando entramos no mesmo bairro as crianças se aproximam do carro para conversar com os policiais porque os conhecem por nome e sendo assim confiam plenamente nos mesmos” – Capitão Denílson.

È claro que todo o trabalho desenvolvido é uma ação que maiores frutos só serão obtidos à longo prazo, porém a mudança de comportamento já é visível nas crianças, o que demonstra que realmente o trabalho realizado está logrando êxito. Segundo o Comandante, que já convive com a comunidade xapuriense há alguns anos, observou que parodicamente o trabalho da Policia podia muito bem ser comparado com uma cena de uma torneira aberta jogando continuadamente água e os membros da corporação sendo um pano tentando enxugar, o que resolvia momentaneamente porém os índices de violência continuavam os mesmos, oque se pretende fazer agora com o trabalho social com as crianças e adolescentes é justamente fechar a torneira da criminalidade.

A contar a PM local desenvolve atividades do Proerd com todas as salas da quarta série (quinto ano) da Escola Plácido de Castro, atendendo aproximadamente cerca de 150 crianças mantendo-as longe da violência familiar e das drogas, com o projeto de Caopeira comunitária comandada pelo Policial Serismar Vasco, atende 50 crianças com atividades especificas de capoeira e de prevenção, que através de projeto financiado pela Fundação Elias Mansour e apoio de empresários locais equipou todas as crianças com o material necessário para a realização das atividades. Já na Escola Anthero Soares Bezerra a PM desenvolve o Projeto JCC, que é na verdade uma preparação de lideranças para a comunidade, já que tem um efeito multiplicador, pois os jovens capacitados é que repassam seus conhecimentos para os colegas de sala e para a comunidade, como é o caso de diversas blitz educativas realizadas com a colaboração desses adolescentes, e a grande parcela de atendimento é do Policia da Família realizado nos principalmente nos Bairros Pantanal, Laranjal e Sibéria que atende aproximadamente 400 crianças com atividades de prevenção e desportivas, portanto se contabilizarmos cerca de 600 crianças estão sendo beneficiadas diretamente por estas ações.

Segundo o comandante estas ações somente são possíveis pela forte sensibilidade que os membros da corporação tem, já que os policiais de Xapuri incorporaram de fato, ou como dizem no popular vestiram de fato a camisa dos projetos, outro fator importante é o apoio recebido do Poder Judiciário e do Ministério Público Local, já que através de aporte de capital dos Juízes e da Promotora será possível a aquisição de vestuário para praticas desportivas paras todas as crianças atendidas pela iniciativa.

No sábado aconteceu um encontro futebolístico, onde o Sargento Oziel que coordena a escolinha de futebol da PM de Rio Branco trouxe a equipe tricampeã do sub-12 para um amistoso com as crianças atendidas pela PM de Xapuri, onde alguns lances poderão ser conferidos no vídeo logo abaixo, e olha que a garotada bate um bolão viu. Segundo o Sargento Oziel essa é a segunda vez que as equipes se encontram na primeira visita aconteceu um empate de 5 a 5, e desta vez a equipe de Xapuri obteve vitória de 3 a . o clima de descontração foi geral com brincadeiras, mergulhos no açude do clube e várias brincadeiras, agora na hora da “pelada” a garotada levou o assunto a sério se comportou como gente grande e deu show de bola, sempre sob os olhares atentos dos coordenadores e das mães de alguns que nessa hora se transformam em verdadeiras animadoras de torcida.



Ao final da tarde as crianças receberam um lanche reforçado e conduzidas por micro ônibus da PM e nas próprias viaturas para suas casas.

Só tenho a agradecer à equipe que muito bem me recebeu a contar pelo Capitão Denílson, Moura, Airton, Serismar, Raimundinho, Leandro e Janeide Fadul e que podem contar com mais um apoiador para as ações.

Algumas fotos do sábado poderão ser conferidas no link abaixo

Feirão de Cultura

Na noite de sábado antes de participar do Tradicional Baile Anual da Ordem Maçônica de Xapuri, visitei alguns pontos da cidade xapuriense onde estava acontecendo as atividades do Feirão Cultural, que contou com a presença de expositores e artistas de Assis Brasil, Brasiléia. Epitaciolândia, Capixaba e Xapuri, achei a iniciativa interessantíssimas, mas na verdade oque faltou mesmo foi a presença maior do público, talvez porque mesmo devido os esforços dos organizadores a divulgação ainda foi falha, já que os eventos contou com a presença de poucas pessoas locais, para a envergadura do investimento realizado. Bem mas como os mais experientes dizem “cada um na sua” e eu não sou culpado do mal gosto das pessoas.

Sinceramente me encantei, inicialmente com os trabalhos manuais desenvolvidos em tecido pelas integrantes da Cooperativa Mãos de Mulher, que alicerçados no fundamento da economia solidária, além e profissionalizar suas cooperadas garante-lhe geração de renda. No seu estande encontrei toalhas de mesa, guardanapos e adornos sempre confeccionados em tecido e devidamente bordados ou ainda com apliques de fuxico e outras belezas, visitei os dois estandes de Assis Brasil, onde fiquei surpreso pela qualidade dos calçados em látex produzidos naquele município e mais surpreso ainda por saber que são confeccionados na Zona Rural é tipicamente uma demonstração da qualidade do artesanato local, daquele município, também foram expostas algumas obras de um escritor local.

Em visita ao estande das artes plásticas, pude constatar a qualidade das telas pintadas por artistas locais e visitantes, achei interessante da nova abordagem que os artistas utilizam, já que se era costumeiro ver apenas retratado o cotidiano amazônico e constatei que os artistas estão alçando vôos maiores expressando formas abstratas com misturas de cores que dão um colorido todo especial às obras. Ladeado pela amiga Carla Agente do Brasil Local do município de Capixaba comentei que algumas obras ali expostas não deixavam nada a desejar a outras que já havia visto em exposições fora do estado, oque significa que é imprescindível um apoio maior a estes artistas para uma política de comercialização dos seus trabalhos, sendo que isso perpassa inicialmente pela divulgação, torná-los conhecidos.Como sempre ocorre a noite fora encerrada com apresentações do grupo de capoeira local e projetos de dança.

Poeta Mauro Modesto lança “Do Outro Lado do Monte”


No sábado dia 26, sábado, às 20 horas, a Fundação Cultural Elias Mansour lançou o livro Do Outro Lado do Monte, de autoria do poeta Mauro d’Ávila Modesto. É o oitavo livro deste plantador de sementes, que nasceu à beira do Igarapé Cafezal, em Sena Madureira e devota a maior parte do seu tempo difundindo, Brasil a fora, a grandeza e a importância da cultura acreana. A obra foi editada pelo governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour, com recursos obtidos da Lei nº 1.288/99.

Na mesma oportunidade, o presidente da Academia de Jornalistas e de Letras do Estado do Acre, acadêmico José Simplício da Costa, presidiu a cerimônia de posse da diretoria da Academia dos Poetas Acreanos. As solenidades foram no Memorial dos Autonomistas, seguidas de um coquetel.

A Diretoria da Academia dos Poetas Acreanos é formada pelos poetas e acadêmicos: Mauro d’Ávila Modesto, José Augusto Fontes da Silva, Francisco Pinheiro Dandão, Alan Rick Miranda, Edmari Costa Gomes, Renã Leite Pontes, Nilda Dantas, Francisco Reis da Silva Leite, Raimunda Araújo da Rocha, Marcelo de Paula Ribeiro, Valmir Souza de Araújo e Valdecir Ricardo Duarte.

Fonte: Página 20