Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Charge do Final de Semana!!!!


Esta charge do Tacho foi feita originalmente para o Jornal NH!!!

Que susto...

Estive ausente porque minha grande heroína e exemplo de minha vida (MINHA MÃE) pregou em mim e nos demais familiares um imenso susto. No último de 10, por volta das 10:00 horas da manhã, teve um ataque cardiáco sequido de paracada cardio-respiratória. Encaminhada ao Pronto Socorro do município, ouvi da boca do médico plantonista, de nada podia fazer, nas condições em que ela estava e devida a estrutura do hospital local, que sequer podia medicá-la, sem antes realizar um ecocardiograma e um eletrocardiograma... fiz uma viagem repentina de micro-segundos ao céu e ao inferno... solicitei a transferência imediata dela para a capital Rio Branquense, pela segunda vez ouvi o que jamais poderia ter ouvido: de que a remoção da mesma somente seria possível a noite,já que não havia SAMU disponível naquele momento... Outra viagem cosmodélica... Não sei se por irresponsabilidade minha ou por ação imediata, assumi os riscos e realizei a remoção da minha mãe em carro particular até Rio Branco, onde pude de fato ser atendido de forma digna.

Adentrei ao Pronto Socorro, às 14:50horas, e por incrível que pareça antes mesmo das 15:20horas já havia realizado todos os diagnósticos necessários ao atendimento eficaz da minha mãe. o que com a Graça de Deus, trancorreu tudo de forma feliz...

Bem, depois de transferida para o Santa Juliana, passei a semana cuidando do meu dengo, que como eu sempre digo, jamais fui capaz de cortar o meu cordão umbilical, fato explicável por ser o caçulinha deuma tradicional familia mineira de 9 irmãos, e ainda com o atenuante de a mamãe foi o meu Pai e minha mãe, já que o meu genitor falecera quando eu tinha apenas 1 ano de idade.

Graças a Deus hoje, o susto é apenas algo que já posso classificar como passado, como podem ver na fotinha a minha fofucha, já está "bótima", na verdade se recuperando, logo-logo assume o seu posto de matriarca das famílias Oliveiras-Cândidos-Ângelos, já que há mais de 30 anos a última palavra sempre é a dela, e é por isso que eu a respeito tanto, por que somente o fato de uma mulher de origem rural do Município de Mantena- Minas Gerais, ter ficado viúva aos 43 anos e assumir o destino não somente da sua família, mas de toda a prole, dos sobrenomes agregados e manter esse respeito vívido ainda hoje, na realidade atual é praticamente um milagre... mas também é minha mãe neh...

Mamãe Beijões no seu coração e que Deus ilumine a sua caminhada terrena ainda por muito tempo!!!

CPI chega a conclusão que Joana D’arc mentiu


Três horas. Esse foi o tempo em que a Comissão Parlamentar de Inquérito [CPI] da Assembléia Legislativa, que apura denúncias de abuso contra crianças e adolescente,  levou para ouvir a avó e a mãe de uma garotinha supostamente abusada sexualmente e uma ex-conselheira Tutelar por nome Gorete.

Durante a audiência ficou claro nos depoimentos da avó e da mãe da menina de apenas três anos, que a Ativista dos Direitos Humanos, Joana D´arc, mentiu ao acusar o poeta e escritor Mauro Modesto de ser o autor dos abusos contra a menor.

A avó da menina, dona Edilce, disse aos parlamentares que não conhece e muito menos sabe quem é Mauro Modesto. Na verdade, segundo Edilce, "Modesto é o nome do  namorado da minha filha, mãe da menina e essa história deve ter sido intriga do ex-marido dela e que de alguma forma esse assunto chegou aos ouvidos da ativista que fez esse barulho todo".

A mãe da menina, dona Daniele, também confirmou o que disse Edilce. "O nome do meu namorado é Modesto e eu até agora estou por entender como essa história absurda ganhou tamanha proporção", disse revoltada.

Ainda no interrogatório, para não deixar  dúvidas, o suplente da CPI , deputado Luiz Calixto, fez questão de ler todo o depoimento que Joana D´arc prestou à comissão no dia 13 de agosto deste ano . Ele disse que "quero fazer isso diante destas testemunhas para que não pairassem dúvidas sobre os fatos".

Chorando muito, a avó da garotinha disse que "nessa história toda, o nome de uma pessoa inocente (se referindo ao poeta Mauro Modesto) foi jogado na lama sem a mínima culpa" lamentou.

O deputado Luiz Calixto ao sair da reunião, disse que  "essa CPI, agora  a partir desses novos depoimentos,  tem a obrigação de honrar o nome de Mauro Modesto e pedir perdão pelas calúnias levantadas pela ativista dos Direitos Humanos Joana D´arc".
 
Salomão Matos - da redação ac24horas
http://www.ac24horas.com


GRIFO MEU
Não é novidade nenhuma esta prova cabal da Inocência do Escritor Mauro Modesto, e não é apenas a minha pessoa que por ser amigo pessoal do mesmo afirma tal coisa, oque diz isso é a folha de serviços prestados à Arte e à Literautra do nosso Estado que esse meu Confrade de Academia de Letras e Artes tem prestado. Noutro giro convém lembrar do reconhecimento nacional e internacional que Mauro Modesto tem, recebendo Láureas de Honra ao Mérito das mais conceituadas instituições culturais do Pais e do Exterior, é sem dúvida o escritor mais conhecido e reconhecido do nosso Estado, que tanto necessita de reconhecer ações desta grandeza, mas que na verdade nossos intelectuais necessitam lançar-se à fora pra serem reconhecidos.

Não é novidade, que o respaldo adiquirido pelo Mauro e o reconhecimento das ultimas honrarias tem deixado pessoas com "inveja", por que isso afeta, principalemnte o orgulho daqueles que insistem em ter reconhecimento público, por apadrinhamento político, por meios escusos, ou ainda pela incapacidade literária, adentram na mesmice da cultura do simples fato de reproduzir outras obras com comentários supérfulos.

Não sei quem é essa "porra louca" da Jona D'arc, e muito menos quero conhece-la, porém sendo advogada ou melhor pseudo-advogada deveria no mínimo ter a decência de fazer uma retratação pública, devido as asneiras proferidas indgnamente ao Mauro. Não somente ela, mas a CPI, especificamente "aquela" deputada conhecida de todos que não entende patavínia de nada de vida pública e de vida decente.

Mauro... meu Amigo e meu Confrade, parabéns porque a verdade prevaleceu, não posso falar por todas as academias, mas acredito que aquelas que são estruturadas no respeito à dignidade humana e no intuito de elevação intelectual da sociedade acreana, sempre estiveram do seu lado, cito por conhecimento a Confrade Aleuda Dantas Tuma, Digna Presidenta da Academia de Letras e Artes de Brasiléia, que esteve sempre lhe apoiando, e em Nome da Academia de Xapuri, já havia Cexternado, e endosso o apoio e a solidariedade de nossos 47 Membros Fundadores.

Um forte Abraço...