Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sábado, 5 de março de 2011

Despertador ecologicamento correto

Ultimamente nem tenho me preocupado em programar o meu despertador para não correr o risco de perder a hora. Acontece que há mais de um ano alguns periquitos (maracanãs) estão todos os dias fazendo uma verdadeira festa pontualmente ás 06:00 horas da manhã e a partir das 16:00 horas em uma goiabeira e em alguns pés de bananas que tenho nos fundos de minha casa.

Pelas minhas observações a família cresceu, e muito ano passado dava-se para contar no máximo uns 8 passáros, ontem contei quatorze periquitos. Daqui uns dias vou solicitar para que o meu quintal seja área de proteção ambiental.

Seja onde for, a quadra momesca transforma quase todas as pessoas em foliões

Com informações da Agencia de Noticias do Acre
Segundo informações do site oficial do Governo do Aacre, o interior começa a compreender a capacidade turística que o carnaval pode proporcionar, e pensando nisso algumas cidades investem mais pensando no retorno turístico e atraem brincantes de outras cidades e até países, como é o caso de Xapuri e do município vizinho de Brasiléia.

Para os foliões que aproveitam as duas festas o blog disponibiliza a programação dos quatro de dias de festa dos dois municípios.

Em Xapuri
A princesinha do Acre aposta no valor histórico da sua luta pela preservação da biodiversidade. Como berço da florestania, a cidade preserva uma cultura que valoriza a vida em harmonia com o verde. Sendo assim o tema do carnaval não poderia ser mais sugestivo: Carnaval Ecológico 2011 Em Xapuri.

Em Brasiléia
Já a prefeitura de Brasiléia empenha-se em dar sustentação ao Carnaval Legal, um dos maiores carnavais produzidos na região e que propicia a ampliação do Turismo Cultural. O Carnaval de Brasiléia também ganha clima de integração com a participação de visitantes das cidades vizinhas, além do Peru e Bolívia. O objetivo é propiciar lazer, entretenimento, mas também movimentar o comércio local, uma vez que essa festa aumenta significativamente o fluxo de clientes em hotéis, restaurantes, lojas e balneários.


O Blog Xapuri News deseja boas festas á todos os foliões em especial aos nossos leitores.

Até que emfim.

Ação Civil Pública cobra danos morais e materiais por apagão da Eletronorte no Acre
O Ministério Público do Estado do Acre (MPE) ajuizou nesta quinta (03/03), uma Ação Civil Pública contra a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A – ELETRONORTE, para buscar a reparação de danos morais coletivos e o ressarcimento de danos materiais dos consumidores em razão do apagão de 06 de julho de 2010.

“Por esta ação pretende-se defender os interesses dos consumidores do serviço de energia elétrica prestado pela ELETRONORTE, interesses que são qualificados por serem individuais homogêneos, porquanto se almeja ver ressarcidos os danos materiais ocasionados pela interrupção do serviço ocorrida no dia 06 de julho de 2010”, explica Alessandra Garcia Marques, promotora de defesa do consumidor e propositora da ação.

O blecaute foi ocasionado, segundo provas colhidas no decorrer da investigação civil, por problemas ocorridos na geração da energia elétrica na Unidade de Termoelétrica Termonorte II. A perturbação foi devidamente comprovada no relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Além de danos morais, os problemas na prestação do serviço implicam em prejuízos aos consumidores, além do enfraquecimento do setor econômico existente no Estado, levando a danos materiais

A promotora pede na ação a indenização dos consumidores individualmente por danos materiais decorrentes da interrupção do serviço de energia elétrica ocorrida no dia 06 de julho de 2010, de 21h51min a 23h47min. A título de dano moral coletivo, a promotora pede a condenação da ELETRONORTE o pagamento no valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), que será revertida ao Fundo que cuida o art. 13 da Lei nº 7.347/85, instituído no Estado do Acre por meio da Lei Estadual nº 1.341/2000.