Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pegou Mal

O assunto do final de semana em Xapuri, nas rodas de amigos que gostam de uma forma ou de outra da política xapuriense, e não podia ser diferente fora a publicação do termo de homologação de um processo de licitação da Prefeitura de Xapuri no Diário Oficial do Estado do Acre na ultima quinta-feira 19/05, que pela bagatela de R$ 1.243.000,00 (um milhão, duzentos e quarenta e três mil reais), pode contratar empresa para locação de tendas piramidal com estrutura metálica, incluindo todas as despesas no translado, montagem e desmontagem, para melhoria da infraestrutura dos eventos realizados pela Prefeitura de Xapuri, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural, no período de 12 (doze) meses.

Isso mesmo não estou maluco, a Prefeitura de Xapuri quer gastar mais de Um milhão de reais com aluguel de ‘barracas’. Nada, mas nada mesmo justifica esse gasto desnecessário, principalmente quando a realidade xapuriense não é das melhores dos últimos tempos.

Com esse dinheiro que será gasto na superficialidade das tendas se caso fosse investido em construção de casas populares, segundo levantamento realizado por este blogueiro daria para construir o equivalente a quase 40 casas simples, ou ainda daria para pavimentar cerca de mais de 2.500 metros lineares de ruas com tijolos maciços, serviria para contratar 6 médicos com CRM para atender a população por um período de 01 ano. Enfim, muitas outras coisas realmente necessárias poderia ser feitas com esse recursos, até mesmo se as tendas são necessárias o montante pago pela locação seria suficiente para adquiri-las.

Algumas vozes já foram levantadas como o xapuriense e blogueiro Eder Mota http://www.xapuriurgente.blogspot.com/ e lideranças populares. Eu pessoalmente torço para que esse contrato na verdade não seja para pagar outras coisas correlatas, porque convenhamos que mais de um milhão só para tendas é um pouco demasiado.

Acredito que a Administração por obrigação deve uma resposta a população xapuriense, de porque ações básicas deixam de ser realizadas sob a justificativa da falta de recursos e uma vultosa quantia dessa, é pré-comprometida com algo que não beneficiará a população nem tão pouco deixará algo para a cidade, fora que é um dinheiro que sai do município.

Se caso esse ano for realmente o ano da infra-estrutura, o começo da ação não pegou mal.