Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Imagem do Dia!!!

Click capturado pelo amigo Clenis Alves do lindo entardecer de Xapuri

Frase do dia

“Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”.
                                                                              CONFÚCIO

Rapidinhas

Meteoro.
Em sua visita por Xapuri Jorge Viana ouviu da boca de certas lideranças do município, tremendos elogios e a segurança de apoio, interessante que eram pessoas que até algumas semanas atrás juravam de pés juntos que eram inimigos políticos... Vá entender

Tudo junto e misturado...
Particularmente eu só estou interessado mesmo é em assistir de camarote a galera xapuriense do PV e do PSB, que tanto se posicionaram como políticos, que morriam pela oposição a atual conjuntura política estadual, juntinhos no palanque.. é aquela velha situação: coisas de política..

Explicando I
Semana passada nas rapidinhas comentei sobre possível pressão de alguns vereadores sobre o Prefeito, para que este renovasse o contrato de um profissional de saúde sob possível retaliação de votação... fui procurado por Vereador que me disse que a história não é bem assim...

Explicando II
Realmente a rescisão do contrato de prestação de serviços do Profissional aconteceu, como de todos os demais funcionários da área, acontece que em acordo com os Vereadores a prefeitura havia acordado que todos os contratos seriam prorrogados até a realização do Concurso municipal, coisa que aconteceu com os demais funcionários com exceção do referido profissional.
Explicando III
Segundo apurado, a não contratação sereia devido decisão do Conselho Municipal de Saúde que votou pela não continuidade do mesmo, acontece que apareceram somente documentos de avaliação do referido profissional, dos demais está tudo na santa Paz de Deus... Duvido Muito....

Explicando IV
Segundo o Vereador, mesmo o Prefeito tendo se pré-disposto a contratar o Profissional em questão para o serviço itinerante, a decisão da secretaria Municipal de saúde e do Conselho Municipal já haviam sido tomadas... Sim quem é que manda mesmo???

Tudo explicado...
Pelo que percebi, trata-se somente de assédio moral, perseguição pessoal de alguns dirigentes e funcionários municipais para com o profissional, agora se houve falta de palavra entre os Entes Executivos e Legislativos, que se esfarpem, sim que isso ta difícil porque está todo mundo tão caladinho.

Trio Maravilha
O nome dado ao Trio Jorge Viana, Tião Viana e Edvaldo Magalhães, deveria mesmo ser rebatizado por dupla maravilha, já que sabemos que realmente Jorge e Tião Viana são os “caras” e serão praticamente imbatíveis nas eleições próximas, agora quanto ao Edvaldo tenho lá minhas duvidas, dizem até que ele é o pior candidato à senado deste ano....

Namoro à vista
Fui informado que o PMDB estadual está de namorinho com a chapa de oposição que tem como candidato ao Senado Petecão e como governador Tião Bocalon, se esse for o caso Flaviano Melo de vez está sem prestígio mesmo, já que arrotou tanta grandeza e voltou ao berço... definitivamente é a Idade...

Aposta Ganha...
Escrevi recentemente, que apostava que as aulas da escola Rita Maia só começariam no final de Abril, dito e feito... o prédio ainda está em obras, que por sinal, está sendo feita “direitinho”

Ronaldo Ferraz
Recebi email do amigo de longas datas, Ronaldo Ferraz – Presidente da Câmara Municipal – que está em viagem por motivos de tratamento de saúde, o qual deverá passar por uma cirurgia, já fica aqui minha torcida para que tudo saia perfeitamente bem, e meu abraço ao amigo Ronaldo.

Boa semana a todos!!!!

TVs antecipam ‘guia eleitoral’. Já já promovem debate

O TSE continua achando que a campanha eleitoral só começa daqui a dois meses e meio? Será?
Ontem, os presidenciáveis José Serra, do PSDB, e Dilma Rousseff, do PT, ocuparam amplos espaços nas TVs e, em rede nacional, expressaram o que pensam.

Falaram de projetos para o país, fizeram críticas, comentaram sobre temas atuais, enfim, se posicionaram como candidatos. Só faltaram pedir voto.

E ainda dizem que por aí que a campanha está proibida. Então, tá. Já já as TVs promovem um debate entre Serra e Dilma e todo mundo vai achar normal.

E a Lei Eleitoral? Ah, essa, completamente desrespeitada e, para muitos obsoleta, começa “a valer” em 3 de julho.

Falando em Marina Silva...

FICHA LIMPA, PT, PMDB E A MÁFIA DO FISIOLOGISMO.

Uma coisa da qual você deve sempre suspeitar é de alguém (ou alguma entidade) que se arvore em guardião da moralidade e da ética. O ser humano é podre e corrupto por natureza e somente uma formação ética séria e de qualidade é a garantia de que ele não descambe para comportamentos “fora da lei”.

E é justamente por isso que o ser humano abdicou da liberdade de uma vida nômade para habita grandes cidades ou comunidades. Em troca dessas liberdades e de viver como queriam, nossos antepassados compreenderam que uma vida “solitária” corresponderia a constantes aborrecimentos com outros grupos. Ao mesmo tempo, a possibilidade de sucumbir diante de um adversário mais bem preparado era sempre uma realidade cruel e constante.

Assim, viver em sociedade e respeitando leis que regiam o comportamento dos cidadãos passou a ser a chave do nosso domínio planetário. Dessa forma, os mais fracos eram protegidos pelos mais fortes e os menos capazes poderiam prosperar com as devidas salvaguardas do Estado.

Essa realidade “do passado” voltou com força total e nos ameaça com a sua face cruel; a partir de agora os antigos “guardiões da ética”, os velhos “campeões da moralidade” e os grupos que se diziam “a favor do povo e dos pobres” mostraram a realidade de suas intenções e revelam a face hedionda e monstruosa de suas almas e intenções verdadeiras.

Quando toda a sociedade brasileira clama pela moralização da política nacional e pelo fim da conivência dos partidos políticos com uma verdadeira corja de bandidos que se apossou do cenário nacional e infiltra, com seu veneno sem antídoto, cada organismo e cada célula de nossa república; os velhos “guardiões do povo” revelam que, na verdade, são guardiões apenas de seus próprios interesses.

O PT, o PMDB, o PTB, o PP e o PR (além dos demais partidos da base aliada) simplesmente se recusam a votar o projeto Ficha Limpa e iniciam uma verdadeira campanha de desinformação para minar o projeto entre os parlamentares que pretendem aprová-lo. Além disso, as propostas de mudança apresentadas por alguns integrantes desses partidos praticamente tornam o projeto uma massa inerte e disforme sem qualquer efeito prático.

Para completar, a tragédia no Rio de Janeiro e a sua maciça repercussão na mídia, simplesmente relegaram a um terceiro plano (porque o primeiro sempre é a vida das celebridades) um dos momentos mais importantes da história recente de nosso país.

A coisa fica ainda mais clara quando, ao mesmo tempo, a famosa “Lei da Mordaça” criada por Paulo Maluf e que permite retaliações contra os membros do Ministério Público que ousarem investigar políticos corruptos, recebe (com afeto e carinho) a aprovação dos mesmos partidos para a sua votação em regime de urgência.

Como sempre, o mais forte e poderoso quer consolidar os seus privilégios e dominar pela força impositiva do poder que possui toda uma massa de seres. Cabe a esses oprimidos (a sociedade brasileira) compreender que unida é mais forte do que todos eles. Cabe a cada cidadão se levantar e apresentar suas armas para combater a desfaçatez, o fisiologismo e a verdadeira máfia que se apossou de nossa política e rouba nossos impostos e a vida de muitos de nós.

As mortes nas enchentes; nas filas dos hospitais; a impunidade; a falta de segurança; a carência de escolas de qualidade; o abandono dos idosos e todas as humilhações que os cidadãos brasileiros são forçados a suportar em cada dia de suas vidas, sempre que necessitam de um serviço público têm, em sua raiz, a corrupção, a leniência da sociedade e um político “ficha suja”.

Mudar essa dirá realidade é possível. Mas, será necessário que saiamos de nossa letargia. Será preciso ocupar os espaços que hoje se destinam aos corruptos e bandidos. Será preciso tomar as ruas, invadir a Internet e gritar o mais alto possível. Será preciso intimidar pela força e pela pressão de milhões e expor a cara falsa e o sorriso cretino dessa massa fisiológica, podre, fétida e recheada de privilégios dos nossos políticos.

Como o presidente Lula gosta de dizer (sendo ele mesmo um dos maiores culpados dessa situação): “Nunca antes na história desse país…”.

A verdade aterradora é uma só: ou mudamos nosso jeito “manso” de ser ou morreremos sufocados pelos corruptos e pelas pessoas de “biografia irretocável”; mas com contas no exterior repletas de retoques e borrões de lama.

Pense nisso e haja agora, ou será tarde demais.

Duas colheres de sorriso várias vezes ao dia

Dr. Alessandro Loiola*
O médico Thomas Sydenham disse, lá pelo Século XVII, que a chegada de um bom palhaço causa mais influências benéficas à saúde de uma cidade que vinte carroças cheias de medicamentos. O célebre Voltaire tinha idéias semelhantes quando afirmou que a arte da medicina consiste em manter o paciente bem-humorado enquanto a natureza faz a sua parte.

A ciência está começando a confirmar que rir faz um bem danado à saúde. Rindo perante os desafios, você sai do medo paralisante e enxerga mais claramente todas as suas alternativas. Durante o riso, o cérebro libera neurotransmissores que aumentam o nível de alerta, a capacidade de concentração e diminuem a sensibilidade à dor.

Uma boa risada estimula os músculos da face, do abdome e o diafragma. Dependendo da sua animação, a sacudida pode chegar aos músculos dos braços e das pernas. Rir ajuda no controle da pressão arterial (protegendo o coração), aumenta a oxigenação do sangue e estimula células estratégicas no sistema de defesa chamadas Natural Killers, responsáveis – entre outras coisas – pelo combate às células cancerosas. Os cientistas também descobriram que assistir vídeos de comédia eleva os níveis de anticorpos na saliva, melhorando sua proteção contra infecções como resfriados.

Os bebês começam a rir por volta da 10ª semana de vida. Com 4 meses, eles riem uma vez a cada 1 hora, em média. Aos 4 anos, rimos uma vez a cada 4 minutos – ou 360 vezes por dia. Infelizmente, quando atingimos a idade adulta, passamos a rir menos de 15 vezes por dia. Parte disso é influência da cultura, que estimula o comportamento sóbrio, mas parte é nossa culpa. É preciso mudar. Afinal de contas, risadas não são um remédio difícil de engolir!

Para melhorar seu humor, recomendo incluir as seguintes recomendações no seu dia a dia:
- Exagere na projeção dos seus anseios. Isso ajuda a ter uma idéia exata do tamanho das nossas tolices. Por exemplo: o vendedor lhe convenceu que, sem aquela maravilhosa TV de plasma de 500 polegadas, sua vida não tem mais propósito algum. Isso apesar do preço da TV ser maior que a venda dos seus dois rins. O que fazer? Saia e dê uma passada na seção de piadas da livraria mais próxima. Folheie alguns exemplares por alguns minutos e então retorne à loja, mais calmo. Procure o vendedor e pergunte: “Você aceitaria uma córnea de entrada e o fígado em suaves parcelas?”
- Treine seus sentidos para perceber o humor escondido nos lugares mais inesperados: nas coisas que as crianças dizem e escrevem, nas situações constrangedoras em que você irá se envolver durante o dia, naquela piada que seu chefe está contando pela quarta vez esta semana, etc.
- Piadas. Ao ouvir uma boa piada, escreva-a em um pedaço de papel e guarde consigo. Conte-a para cinco pessoas assim que puder. Se forem 5 pessoas que não ouviram a piada junto com você da primeira vez, melhor. E ria bastante das piadas dos seus amigos. Eles se sentirão melhor e você parecerá mais simpático, facilitando quando for pedir dinheiro emprestado.

- Interaja ! No banheiro, depois de certificar que as visitas e aquele seu parente metido à psiquiatra não estão por perto, posicione-se na frente do espelho e faça caretas pra você mesmo. Com o mesmo cuidado para não ser confundido com um fugitivo do manicômio mais próximo, converse e ria com estranhos no elevador, no ponto de ônibus, na fila da padaria. Brinque com as crianças feito uma criança.

- Tenha um animal de estimação e divirta-se com ele. Não, trazer sua sogra para dentro de casa e ensiná-la a buscar o jornal na portaria não é um começo, mas mostra que você está perto de entender o conceito.

- Uma vez, eu disse a um paciente: o senhor continua sentindo suores, aceleração dos batimentos cardíacos ou fadiga durante a noite? “Só quando dou sorte com a patroa, doutor” – ele respondeu. Moral da história: não economize esforços na sua busca pelo lado cômico da vida. Perdeu contato com aquele seu amigo engraçado? Procure no catálogo telefônico, na Internet, freqüente sessões espíritas, se preciso.

- A morte faz parte da existência desde o surgimento do primeiro ser vivo. Mas você não morreu ainda, certo? Então aproveite!

*Alessandro Loiola é médico, escritor e palestrante.
Autor de, entre outros livros, “Para Além da Juventude – Guia para uma Maturidade Saudável”, da editora Leitura. e-mail: aloiola@brpress.net aloiola@brpress.net