Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Charge do Dia!!!!

Turismo, Esporte e Lazer

Por Raquel Moreira - Ac24horas
A poucos dias de encerrar sua gestão de quatro anos a frente da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, o secretário Cassiano Marques, trabalha, juntamente com sua equipe, em ritmo acelerado para concluir projetos iniciados há alguns meses. O trabalho envolve obras e propostas para vários municípios do Estado, do Vale do Juruá ao Vale do Acre. Na quarta-feira, acompanhado do prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, o secretário entregou várias obras ligadas ao turismo e ao esporte no município.

A primeira delas foi o Núcleo de artesanato. Um espaço construído para que artesãos tenham ferramentas e local apropriado para confeccionar seus trabalhos. O prédio é simples, mas abriga equipamentos modernos para beneficiamento de sementes, entre outros. “O núcleo deve ser pensado como um espaço de inclusão para dezenas de famílias. O artesanato é importante, tem um papel dentro do turismo e todos que veem aqui querem levar uma lembrança da cidade", afirma o secretário. O Núcleo foi construído através de um convênio com a Suframa. A parceria vai possibilitar ainda a construção de dois outros espaços idênticos. Um no município de Brasiléia e outro em Rio Branco. Para a presidente da Cooperativa de Mulheres que irá administrar o núcleo, Ana Cléia Ferreira, o local possibilita que as mulheres possam desenvolver seus produtos e ajudar suas famílias. “A nossa expectativa é grande, porque com os equipamentos podemos garantir renda para nós e nossa família. Vamos fazer o impossível para que tudo dê certo”, afirma.
Durante a entrega do prédio, o prefeito Ubiracy, lembrou as mulheres que hoje a empregabilidade é um dos grandes problemas existentes e com o núcleo o governo acreano possibilita que elas gerem renda.  “Nós temos uma identidade com o artesanato. Somos o governo da floresta e as pessoas vem a Xapuri e querem levar uma lembrança nossa”, explica.

Foi exatamente pensando nisso que o governo do Estado, através da Setur e do Patrimônio Histórico revitalizaram a Casa do líder seringueiro Chico Mendes e seu entorno. Segundo, a conselheira do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural, Suely Melo, a revitalização do espaço foi baseada em pesquisa feita com turistas que freqüentam o lugar. Os dados revelaram que os visitantes sentiam falta de um local para fazer um lanche, para comprar uma lembrança do lugar e para conhecer um pouco mais sobre o estilo de vida dos seringueiros. Com base na pesquisa, a Casa de Chico Mendes ganhou novos vizinhos. Um café regional, um memorial do seringueiro e uma casa de artesanato. "Uma casa isolada vai se perdendo na paisagem”, explica Suely.

Uma pesquisa realizada em todo o Brasil com 142 operadoras de turismo mostrou que o Acre é visto pelos brasileiros e estrangeiros como um lugar de floresta, de seringais e de Chico Mendes. Para Cassiano Marques, Xapuri representa tudo isso e por isso é importante preservar a memória de Chico Mendes e sua luta, através da revitalização dos espaços.
Renda e dignidade
Além da revitalização da Casa de Chico Mendes e do Núcleo de artesanato, a comunidade de Xapuri recebeu também das mãos do secretário de Turismo uma Fábrica de bolas e uma Oficina de Entalhes de Madeira. Os dois empreendimentos possibilitam que jovens aprendam um oficio e ganhem com isso. A Fábrica de Bolas é um espaço estruturado que permite a geração de renda para trabalhadores da cidade e da floresta, pois a manta de látex que serve como tecido para confecção das mesmas é produzida a partir do leite da seringa adquirido de 150 extrativistas de Xapuri.

Segundo, João de Deus, a Fábrica funcionará como uma cooperativa, onde todos ganham. Além de bolas, no local serão produzidas também redes de vôlei. “Aqui as pessoas podem complementar a sua renda familiar e com isso ter uma melhor qualidade de vida”, explica o secretário.
Na Oficina de entalhe de madeiras a situação não é diferente. No local, jovens terão a oportunidade de aprender o oficio de entalhar madeira, de graça, com um grande mestre. Ali Assuncion sabe como ninguém dar vida a restos de madeira. “Não quero morrer sem deixar para ninguém o que eu sei. Para mim é uma alegria poder ensinar a esses 22 jovens a arte de entalhar madeira. O governo, ao nos entregar esse espaço, está nos dando a oportunidade e os equipamentos necessários para que possamos desenvolver a arte e gerar renda para esses jovens”, conclui.

Ginásio e Estádio também foram entregues

Se durante o dia foi à geração de renda e a preservação histórica e cultural foram o centro das atenções, a noite foi à vez do esporte. O secretário, acompanhado do prefeito, entregou a Reforma do Ginásio Álvaro da Silva Mota e a Iluminação do Estádio de Futebol Álvaro Felício Abrahão.

A reinauguração do Ginásio foi marcada pela realização de dois jogos. O primeiro de handebol, uma disputa entre AABB e Xapuri, e o segundo de futeal, onde o campeão estadual Andirá enfrentou a seleção xapuriense. O ponta pé inicial das partidas foram dados com bolas ecológicas produzidas pela Fábrica de Bolas de Xapuri.

Para a presidente da Federação de Handebol, Bolha, e o diretor técnico da Federação de Futsal, Mauricio Generoso, a reinauguração do Ginásio possibilita o desenvolvimento de atividades esportivas no município e auxilia no afastamento dos jovens do mundo das drogas. Fora das quadras, mas dentro do campo de futebol, um jogo entre a equipe do Atlético Acreano, seleção sub 20, e o time de Xapuri, marcou a inauguração da iluminação do Estádio de Futebol Álvaro Felício Abrahão. O primeiro jogo realizado a noite no município atraiu centenas de pessoas, jovens, mulheres, idosos e crianças, que fizeram questão de participar da festa. “Com a iluminação temos certeza que os jovens de Xapuri irão desenvolver ainda mais seus potenciais esportivos e em breve teremos seleções fortes disputando o campeonato estadual”, concluiu o secretário Cassiano.