Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sábado, 22 de outubro de 2011

Atualizando

Pedimos desculpas aos leitores do Blog XapuriNews, devido a ausência de atualização nas postagens durante toda a semana, fato que ocorrera devido este blogueiro estar nesse espaço de tempo, além de desenvolvendo inúmeras atividades realizando o acompanhamento de tratamento de saúde de minha mãe.

Deixamos de postar as comentadas rapidinhas de terça-feira, o que de certo tentaremos recompensar com uma postagem maior na próxima terça 25/10, bem como a continuidade das matérias características aqui publicadas.


Agradecemos novamente as visitas dos leitores assíduos, bem como aos inúmeros amigos que encaminharam emails ou cobraram via telefone, msn, facebook e Orkut a atualização “urgente” do espaço.

Enem 2011

Em um esforço conjunto entre a Escola Divina Providência, IFAC, Prefeitura Municipal de Xapuri e o Gabinete do Deputado Manoel Morais, hoje a partir das 07:30 da manhã os mais de 180 alunos inscritos no ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) começarão a ser transportados gratuitamente para o município vizinho de Brasiléia, para a realização da prova que será aplicada hoje e amanhã.

Nesse ano como único meio de acesso aos cursos superiores da Universidade Federal do Acre e do Instituto Federal de Educação do Acre, o ENEMserá a possibilidade dos alunos xapurienses de terem a possibilidade de prosseguir com seus estudos, para tanto várias ações foram desenvolvidas no sentido de aumentar as chances de atingirem tal objetivo: Professores da áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química e Biologia da Escola Divina Providência voltaram suas metodologias pedagógicas para as matrizes do ENEM, ou seja trabalharam de acordo com os mecanismo adotados no sistema nacional de avaliação, além da aplicação de vários simulados que serviram além de verificação de necessidades de aprendizagens em áreas especificas, traçar novas estratégias para reforços.

O IFAC desde o inicio desse segundo semestre ofereceu gratuitamente aos alunos inscritos no Exame Nacional um Cursinho Pré-ENEM em todas as áreas, voltado exclusivamente às questões e metodologiasdas provas do Exame, além de ajudá-los nas “deficiências” existentes nas diversas áreas, serviu principalmente para deixa-los mais próximos das exigências reais do ENEM.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal desde o inicio do ano se dispôs a ser parceira assim como faz todos os ano em possibilitar o transporte dos alunos até o município de realização da prova.

Desejamos a todos os alunos Xapurienses, uma excelente avaliação. E vamos que vamos...

II Conferência Estadual de Políticas publicas e Direitos Humanos de LGBT - CONVITE

Em virtude do decreto publicado em 18 de maio de 2011, da presidenta Dilma Rousseff, que convoca a II Conferência Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), a realizar-se nos dias 15 a 18 de dezembro de 2011, o Governador Tião Viana também decretou no diário oficial no dia 20 de julho de 2011, a realização da II Conferência LGBT do Estado do Acre, nos dias 25 e 26 de outubro de 2011, com o tema: Por um Acre livre da pobreza e discriminação: Promovendo a cidadania LGBT, que objetiva o fortalecimento de políticas públicas de combate à pobreza e à discriminação da população LGBT, com a implementação do Programa Estadual de Promoção da Cidadania LGBT do Acre.

Neste sentido, o Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos convida para participar da II Conferência Estadual de Políticas publicas e Direitos Humanos de LGBT, nos dias 25 e 26 de Outubro de 2011, no Cine Teatro Recreio, calçadão da Gameleira.

Aproveitando o cenário de intensa ebulição e favorável ao reconhecimento de direitos fundamentais da comunidade LGBT brasileira as Conferências Nacionais e Estaduais vem nessa segunda edição com o intuito de promover discussões sobre a implantação de planos estaduais que de fatosejam voltados ao respeito à cidadania e ao reconhecimento da população LGBT.

Será um momento propício para discussões sobre religiosidade e homossexualismo, onde na oportunidade alguns religiosos participarão das discussões com foco em um “Deus” que ama todas as pessoas, não excluindo quaisquer que sejam aqueles que por ventura tenham essa ou aquela orientação diferente daquelas concebidas e pré-estabelecidas pelos “pseudo procuradores divinos” assim chamados os religiosos radicais.

Eu particularmente vejo com muita desconfiança a crescente investida evangélica contra a comunidade LGBT brasileira, seja através da Bancada de políticos, seja pela postura incoerente de muitos pastores e/ou ainda por aqueles seguidores que persistem em manter-se alheios a uma situação apenas de reconhecimento de direitos. Precisamos discutir sim é como formar nossos jovens tolerantes não somente às questões da sexualidade, mas á todas as questões que implicam diretamente a convivência social.

Não discutir a problemática da homossexualidade é simplesmente negar a sua existência na nossa sociedade, e somos sabedores de que em qualquer ambiente temos pessoacom orientação sexual voltada à comunidade LGBT, sejam nas igrejas, escolas, famílias etc... Não reconhecer direitos a esta parcela da população é sugerir que se enquadram em uma categoria de personalidade jurídica diferente dos demais cidadãos.

Porém fico mais esperançoso quando vejo exemplos como o do Pastor acreano J. Conceição – (e Pastor com P maiúsculo), que tem toda uma sensibilidade religiosa para trabalhar com a questão de orientação sexual em seu trabalho ministerial. De fato éum religioso que compreende profundamente os desígnios das Sagradas Escrituras e o Projeto de um Deus que não exclui e que ama incondicionalmente toda a humanidade.

Xapuri será representado por 11 delegados entre funcionários públicos, gestores municipais, sociedade civil e entidade de classe, que terão a missão de colaborar na formataçãodo Programa Estadual de Promoção da Cidadania LGBT do Acre.

Acre tem quase 39 mil inscritos para o exame do Enem 2011

Quase 39 mil acrianos estão aptos a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontece neste sábado (22) e domingo (23). É o que afirma o coordenador da Secretaria de Educação do Estado, Josenir Calixto.  Ao todo, são 140 locais de provas em todo o Estado, desses, 75 ficam capital Rio Branco (AC). A previsão de abertura dos locais de provas está confirmada para as 10h da manhã deste sábado (22) e domingo (23).

As provas deste sábado serão de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo (23), As provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias.

DICAS DO XAPURINEWS
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem obrigatoriamente utilizar caneta preta e transplante do tipo Bic. A cor preta facilita a leitura eletrônica dos cartões de respostas e a transparência da caneta evita fraudes. Como dispositivos eletrônicos disfarçados.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) vai monitorar em tempo real todos os 140 locais de prova no Estado do Acre.

Proibido durante as provas:
Lápis, relógio, celulares, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, apontador, grafite, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 e quaisquer dispositivos eletrônicos estão proibidos.

Enem: não recebeu o Cartão de Confirmação de Inscrição?

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não receberam o Cartão de Confirmação de Inscrição pelos Correios devem acessar o endereço abaixo para conhecer o local no qual irá fazer o exame.
http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/


As provas deste sábado (22) serão de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os locais de prova abrem as portas às 10h da manhã e fecha às 11h. Procure sair cedo de casa para evitar transtornos no trânsito.