Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Imagem do Dia!!!

Frase do dia

"A mais triste nação, na época mais triste, compõe-se de possíveis, grupos de linchadores".
Caetano Veloso

Binho Marques: O jornalismo no Acre tem muita quantidade e pouca qualidade

Por: Francisco Costa
O governador Binho Marques resolveu deixar de fiscalizar os desmandos de seu governo e passou a se preocupar com a imprensa. Hoje ele passou parte da manhã em seu gabinete gravando entrevista para o Sistema Público de Comunicação – TV Aldeia.

A conversa será exibida no programa Idéias da Aldeia, apresentado pelo jornalista Jorge Henrique. Marques, contou com o apoio da equipe de produção da emissora que "selecionou" perguntas de usuários da internet, via Twitter – microblog. As melhores e menos agressivas foram feitas e respondidas pelo governador.

Parte das respostas de Binho aos tuiteiros, foram publicadas pela jornalista Andréa Zílio e, equipe da emissora. O programa será exibido nesta terça-feira às 21:30h na emissora estatal – TVE, canal 2.

Sobre investimentos na zona rural, Binho disse que, “O Acre é campeão do programa Luz Para Todos”. É um investimento do governo federal que tem o objetivo de levar eletrificação rural para as famílias mais isoladas, com tarifa social. Mas o governador esqueceu de dizer que o programa funciona parcialmente, pois diariamente moradores da zona rural reclamam que a energia sempre é interrompida a cada temporal, chegando a ser religada, muitas vezes, 3, 4 ou cinco dias depois do problema ocasionado.

Questionado sobre o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, Binho respondeu: “Obras do PAC: Brasil acessa serviços que o país não tinha. Colocar esses investimentos em prática, depende da capacidade do Estado, e o Acre tem como. Obras do PAC nas imediações do Tangará e Nova Estação e do Igararé S. Francisco, maior parte pronta estará pronta até dezembro deste ano. Além das obras do PAC está sendo feito trabalho de remoção das famílias em algumas áreas.” Mas o governador também evitou falar das denúncias de superfaturamento que existe nestas obras aqui no Acre. Sai pela tangente.

Binho Marques também aproveitou pra fazer campanha para o pré-candidato ao senado Jorge Viana, e disse: “a maior obra de Jorge Viana foi fazer o acreano ter orgulho do seu estado. Não fiz mais que Jorge Viana; ele fez mais, deixou um conceito de governo. O ano mais importante do governo Jorge Viana foi o primeiro, que ele teve de quebrar barreiras”, falou o governador.

O petista ainda argumentou sobre problemas sociais do Acre. “Mas avançamos pouco quando o governo ainda tem de fazer quase tudo, a população precisa cobrar mais. O acreano precisa utilizar os serviços onde o Acre avançou também. Boa parte dos acreanos pobres gastam parte de seus salários pagando aluguel, que é um problema para a inclusão social. Quando se vive com dignidade muita coisa se ajusta, por isso, o programa de habitação é importante”, enfatizou Marques.

Em seguida tiveram as perguntas e respostas sobre as obras da BR 364. Ele negou a promessa de concluir a rodovia este ano. “A BR 364 dá um livro, não vou responder quando será concluída, envolve muitas questões ainda. A verdade é que até dezembro de 2010, o Acre será o melhor lugar para se viver na Amazônia”, voltou a afirmar Binho Marques.

E disse mais. “Esses três serviços - saúde, educação, segurança - tem problemas, mas estão sendo tratados aqui melhores que em outros Estados”.

Sobre as falhas do programa Floresta Digital: “Não posso dizer que Floresta Digital não deu certo, é inovador no planeta. É algo novo, e não tem Estado no país que tenha tomado essa decisão de implantar. Estamos disponibilizando sinal, mas, precisa de antena para captar. Temos mais de 200 antenas fazendo uma nuvem de sinal, alguns lugares públicos tem o sinal funcionando. As pessoas ainda não entenderam o que é o Floresta Digital, é preciso comprar a antena e o preço está caindo. O Floresta Digital é muito importante. Não estamos cem por cento, mas estamos construindo isso, é algo novo que dará um salto ao Acre. Salto no padrão da educação, da cultura do Estado. Preciso fazer alfabetização digital para aderir o Twitter, mas sempre pesquiso o que se escreve lá”, afirmou.

Marques aproveitou pra declarar seu voto à presidência da república em 2010. Ele nem ficou vermelho ao afirmar que ama a Marina Silva mas vota na Dilma para presidente do Brasil. “Voto na Dilma porque sou partidário, a vontade de votar na Marina é no corpo inteiro, mas a decisão é racional”, disse o governador.

A imprensa de Binho – O governador tratou ainda de dá pitaco sobre a qualidade do jornalismo acreano. “Acho que o jornalismo no Acre tem muita quantidade e pouca qualidade. E com pouca qualidade, muitos profissionais se escoram na desculpa que não tem liberdade. Gosto de críticas bem feitas na imprensa”.

E se dirigiu ao blogueiro e tuiteiro Marcos Venícios (@BlogdoVenicios), pra dizer: “Meu caro Venicios, autor de perguntas complicadas. Qualidade temos pouca, liberdade fica a critério de cada um.” Depois se despediu e foi embora, sem justificar as falhas e denúncias de corrupção que ronda a sua administração.

Eu acho é pouco! Dei boas gargalhadas...

Por: Luis Carlos Moreira Jorge
Não estou entre os que ficaram revoltados com governador Binho Marques ao dizer que “a imprensa do Acre tem muita quantidade e pouca qualidade”. Ao contrário, dei boas gargalhadas! Eu acho é pouco!

Minha Avó sempre dizia que, quem muito se abaixa o fundo aparece. Tem muita “quantidade”, muito jornalista mesmo lhe puxando o saco, lhe babando, tremendo de medo de escrever algo verdadeiro sobre seu pífio governo que, só existe no mundo virtual, e que isso possa redundar em reprimenda do editor ou do dono do jornal.

Quando falou em “quantidade”, o Binho deveria estar se referindo aos jornalistas do sistema público de comunicação (cerca de 50), montado para lhe bajular, encher seu ego e também deve ter feito referência à uma outra cambada que vive a lhe endeusar.

Eu estou entre os poucos que prefere ficar longe da sua fila de gargarejo. Bom jornalista para o Binho deve ser aquele que lhe bajula. E como tem “quantidade” lhe bajulando! É aquele que bate palmas quando ele diz sem piscar que o “Acre é o melhor lugar do mundo para se viver”.

O que é que o Binho quer mais?
Tem 98% da imprensa acreana com a sua foto na cabeceira da cama, lhe chamando de São Binho! E essa turma não tem muito do que reclamar da avaliação do Binho, porque quem prova do seu pirão tem que provar um dia do seu cinturão. Estou alegre e feliz entre os 2% da imprensa acreana que não o canoniza, que nunca quis provar do seu pirão, e por isso não vou provar do seu cinturão.

Palmatória nos 98%, na “quantidade” governador Binho Marques. E palmatória feita de madeira certificada. De preferência de maçaranduba!. E para completar todo mundo ajoelhado no caroço de milho.