Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

CHARGE DO JORNAL A CRÍTICA


Extraído do Blog: www.ambienteacreano.blogspot.com

Xapuri, Política e Reviravoltas

A querida princesinha do Acre - Xapuri - que virou plebéia, é o típico do ambiente de formação política que deixa muitos cientistas políticos boquiabertos. Em Xapuri, não se faz política, se vive política cotidianamente, acredito piamente que a célebre frase “NÃO PERGUNTE O QUE O SEU PAÍS PODE FAZER POR VOCÊ, MAS O QUE VOCÊ PODE FAZER PELO SEU PAÍS” proferida pelo inesquecível presidente dos Estados Unidos da América, John Fritzgerald Kennedy, assassinado em 1963, na cidade de Dallas, deve ter sido criada aqui "NÃO PERGUNTE OQUE XAPURI PODE FAZER POR VOCÊ, MAS O QUE VOCÊ PODE FAZER POR XAPURI", porque impressionantemente todo xapuriense é politizado e muito bem atualizado na área politica.

Poderia até dizer que o povo xapuriense tem um certo bairrismo politico,já que por definição o termo pode tanto indicar quem assume postura de Defensor dos interesses de um determinado grupo ou da sua terra, ou ainda que ou quem, levado por uma visão estreita do patriotismo, só considera como sua pátria o Estado natal e relevando a segundo plano tudo quanto se refere aos demais... situação esta já comprovada em eleições anteriores, mas não é o caso do meu espanto, já que para minha alegria os meus irmãos xapuriense me supreendem a cada dia, seja nas simples atitudes cotidianas, sejam nas tomadas importantes decisões como foi o caso dos dois ultimos pleitos eleitorais e pelo que tudo me apresenta se repetirá no pleito vindouro.

Ultimamente as pesquisas de intensão de voto tem se configurado como uma verdadeira gangorra, com os candidatos permutando de posições a cada quinzena, fruto concerteza de uma profunda reflexao da camada da população que muitos sugerem que sejam menos esclarecidas, mas que vive na pele os problemas do municipio.

Verificando alguns dados de pesquisas anteriores, observei que a Atual Admnistração tinha uma aprovação de 62%, chegando inclusive a ser divulgaso pela TV chapa branca do Prefeito um percentual de 74%, mesma situação da Admnistração anterior do PT e retrocedam e vejam o que aconteceu em 2004.

Nas pesquisas direcionadas de intenção nos meses de fevereiro à junho com os nomes (Vanderley, Manoel Moraes, Ubiracy e Marcinho Miranda)pudíamos sempre notar a vantagem exacerbante de algum deles, dependendo de quem teria constratado a pesquisa, porém a diferença era exorbitante. Indignado com a situação realizei enquete neste espaço, o Raimari realizou enquete no Xapuri Agora e na ocasião cosntatamos que haverias algumas discrepância entre o que era divulgado e o que de fato era realidade.

No final de Abril tive acesso a uma pesquisa que me pareceu mais realista e láh estavam os sequintes percentuais Vanderley 22%, Manoel Moraes 14%, Ubiracy 20% e Marcinho Miranda 18%, matematicamente falando empate técnico. Passados esses meses, tomei conhecimento de que um instituto de Rondonia estaria realizando uma pesquisa no municipio, fato comprovado e encerrado no dia 25 de junho, onde depois de alguns telefonemas e conversas de mesa de bar tive acesso aos índices, onde a situação reverteu timidamente. A População indagada sobre sua intenção de voto no candidato por quem teria mais simpatia obteve-se o sequinte resultado Vanderley 20,85%, Manoel Moraes 22,98%, Ubiracy 19,15% e Marcinho Miranda 24,26%.

Analisando os dados, pude observar que O atual prefeito Vanderley está perdendo terreno principalmente para o Marcinho Miranda e para o Manoel Moraes, sendo que houve também crescimento do Partido dos Trabalhadores, oque mais uma vez me garante que eu nao estava errado.

Acredito que seja normal esse crescimento dos demais candidatos em relação ao Vanderley enquanto o seu declínio já é aparente devido os costumeiros ataques não somente aos proprios candidatos, mas às pessoas de bem da cidade e que possuem representatividade e respeito diante da comunidade.

Na minha simples opinião quem está com a bola toda é o Marcinho que da pesquisa anterior para atual ganhou seus significantes 5% e que demonstrou muita maturidade politica no seu discurso na convenção.

Acredito que muita agua ainda está por passar pela ponte, mas que já podemos almejar no disto horizonte uma leve definição do gosto do eleitorado, desde que não ocorra os mesmos acontecimentos de 2004.

É por isso que eu amo Xapuri, viver aqui é renovar-se todos os dias, é estar preparado para tudo, e é por tantas e tantas peripécias que lembro-me de um pensamento de um típico analista politico de Xapuri, daqules que tomas umas 61 e fica ali pelo Mercado Velho, com seu tabaquinho Extra Forte (sabiá, tomando o seu jucá e reclamando da vida e quando o assunto é xapuri e seus acontecimentos vem a filosófica reflexão... "É porque sim e porque não...porque falta e porque muitas vezes é de sobra. É ilusão, parece haver uma razão para tudo mas no fundo não existe razão para nada. Neste caos nascemos, nos perdemos e morremos. E porque a única regra deste jogo é exatamente a falta delas,limitamo-nos a gritar bem alto que podemos não compreender, mas nos recusamos a afundar sem ser ouvidos...o Mundo esquecendo num Mundo à partida esquecido!"

É por tudo isso que sou de Xapuri!!!! e com orgulho

Sinteac divulga carta aberta a população de Xapuri

Sempre pautei a considerar este espaço é público e portanto de interesse e utilização de todos, geralmente algumas pessoas reclamam que tomo partido de algumas situações, situação esta que discordo já que me considero imparcial em alguns acontecimentos. Agora se a história envolver a atual administração, precisamente o Pitbull Vanderley Viana aí a coisa muda, e não preciso nem dizer qual é minha postura. leia as postagens anteriores e verão que não meço termos de repúdio. Normal para quem costumeiramente é ofendido pelo Hitler Xapuriense.

Porém dessa vez serei imparcial, mesmo sabendo que após 33 dias de greve da educação municipal, devido unicamente o Prefeito nao ter respeito algum pela classe, manterei à margem do mérito.

Desde o inicio do mês membros do Sindicato da Direção Estadual do Sinteac, vem colaborando com as negociações do reajuste, que está naufragado nas possibilidade de concessão. Cansados pela inexistência de êxito, nesta manhã realizaram panfletagem pelas ruas de Xapuri e reuniao com a categoria, pais de alunos e comunidade em geral para explicar o "q" da questao.

para não ser repetitivo vou reproduzir na íntegra o panfleto distribuido:

ACORDA XAPURI

QUE PREFEITO É ESSE?
É facil responder. Um prefeito que não respeita os servidores e nem a população.
Os Trabalhadores em Educação de Xapuri estão há 33 dias de greve.

MOTIVOS???
-Desde 2005 não foi concedido reajuste salarial. Em todas as negociações, a resposta foi sempre NÃO. A perda salarial da categoria com base no INEP é de 19,12%
-Frente à reivindicação dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e salário, o prefeito diz nos meios de comunicação que a reivindicação é indecente.
-Indecente é a prefeitura comprometer os salários dos trabalhadores com seus desmandos e gastos excessivos, inviabilizando a reposição salarial dos servidores da prefeitura. Além disso, ameaça descontar os dias de greve

SITUAÇÃO DA PREFEITURA HOJE
A última prestação de contas para o TCE, o gasto com pessoal chegou a 64,02% da LRF, ultrapassando o que determina a lei que é de 54%. Até a presente data ainda não prestou conta dos gastos orçamentários do 1º semestre de 2008.
ISSO É CRIME

SABEM POR QUE?
1- Porque assim podem poupar e precarizar o serviço, pois existem servidores provisórios recebendo abaixo do salário mínimo.
2- o descompromisso é tão grande, que a prefeitura não prestou contas em 2008 dos gastos orçamentários dos recursos do FUNDEB, para o conselho e nem para a população.
TUDO ISSO É CRIME

Como se não bastasse o desequilibrio, a falta de postura de um gestor municipal, agora o prefeito afronta um dos segmentos mais importantes da sociedade brasileira: OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

A população do municipio de Xapuri é reconhecida pela sua história de luta, de solidariedade e acima de tudo, construiu uma unidade que extrapola os limites do Brasil. Portanto, quem foi eleito para governar esse povo, precisa ter um perfil que esteja à altura dessa história. infelizmente Xapuri vive o pior momento de ataque a democracia, o respeito aos direitos do cidadão, e afronta à cultura da moral e dos bons costumes.

O SINTEAC nunca se calou diante das atitudes de gestores autoritários, por conta disso conquistamos o respeito da sociedade. Neste sentido, A DIREÇÃO CENTRAL DO SINTEAC está se colocando a frente desse movimento, comprando essa briga em favor da população xapuriense

Grifo meu: É deprimente sabermos que toda essa história os mais prejudicados além dos funcionários com os seus prejuizos, serão os alunos incapazes, impotentes diante da situação. Agora que é necessário tomar medidas drásticas, sem questionamento. Também podemos ver a falta de realidade e de atenção da atual admnistração para com a classe da educação, justamente quando a nível de Brasil, oque mais se discute é valorização da categoria, Xapuri faz o inverso.

Vá entender!!!!!

COAÇÃO ILEGAL

por:Edinei Muniz – da redação ac24horas
Rio Branco, Acre

O Governo do Acre - em flagrante desacordo com as regras constitucionais referentes à seleção por concurso público - já reprovou mais de 50 candidatos que participaram do último concurso da Polícia Civil e do IAPEN (Instituto de Administração Penitenciária) por apresentarem "anemia" nos exames de sangue exigidos.

A polêmica está provocando revolta e constrangimento entre os candidatos. O Ministério Público foi acionado para intervir.

Vários médicos, procurados pelos candidatos eliminados, afirmam nos laudos que "a anemia, por ser uma alteração bioquímica transitória não poderia ser causa de eliminação dos concorrentes, pois, na maioria dos casos, não indica ser representativa de patologia que impossibilite o exercício dos cargos exigidos no edital do certame", no caso, Agente de Polícia Civil, Escrivão, Delegado de Polícia e Agente Penitenciário.

Para complicar mais ainda a situação, não consta no edital a doença (anemia) como possível causa de eliminação, o que configura claramente a coação ilegal por parte da Junta Médica responsável pela avaliação, por estarem excluindo candidatos com base em doenças que não constam no regulamento do concurso.

No Brasil, segundo informações oficiais do Ministério da Saúde, mais de 30% dos brasileiros apresentam algum tipo de anemia. Em se tratando de crianças esse número sobe para mais de 50%. De acordo com os critérios do Governo do Acre, todo esse contingente estaria impossibilitado de exercer cargo público no estado.

Os candidatos tem até a próxima sexta-feira (04) para apresentação de recurso junto à CESP/UNB. A partir daí, caso esses recursos sejam indeferidos, uma enxurrada de Mandados de Segurança devem chegar ao Poder Judiciário, atrasando o encerramento do certame.

Acre tem mais de 50 gestores com ficha suja, segundo TCU

Um dia depois de os ministros do Supremo Tribuna Federal (STF) afirmarem que não dispõem de amparo jurídico para barrar os candidatos com ficha suja, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado começou a examinar proposta que torna inelegível os políticos condenados em primeira ou única instância pela prática de crimes diversos. A proposta também torna mais rígida a pena contra gestores condenados pelos tribunais de contas da União, estados e municípios.

Eles só poderão disputar eleição se obtiverem uma liminar. Hoje, se o candidato entrar com uma ação na Justiça contestando a condenação, ele pode concorrer. Os políticos com foro privilegiado, como deputados e senadores, não serão afetados se não forem condenados pelo STF até o período em que a lei entraria em vigor, o que pode ocorrer em 2010.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) explicou que o fim do privilégio dependeria da aprovação da uma emenda constitucional, o que atrasaria a tramitação do projeto. O texto seria votado ontem no Senado, mas um pedido de vista do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) adiou a votação para terça-feira.

Pela proposta, a inelegibilidade em primeira ou única instância passará a atingir condenados por crime com pena máxima acima de 10 anos, crimes eleitoral, de exploração sexual de crianças e adolescentes, contra o patrimônio, economia popular, ordem econômica e tributária, mercado financeiro, lavagem de dinheiro e contra a administração pública.

Lista Negra do TCU - No Acre mais de 50 políticos estão na lista negra do TCU. São ex-gestores que se aproveitaram do aparato político para se locupletarem com o dinheiro público, deixando de aplicá-lo em benefício do povo.

Na lista velhas figurinhas carimbadas, como Alércio Dias, José Bestene, Orleir Cameli, Tião Fonseca, Jorge Thomás e Mauri Sérgio. Mas tem também novidades, como o prefeito de Feijó, Francimar Fernandes e o pecuarista Assuero Veronez.

Conheça alguns:
Alercio Dias – ex-sec. De educação
Aluízio Bezerra, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul
Angelim José Foquesato
Antonia Neris Ferreira da Silva
Antonio Barbosa de Souza
Antonio Carlos Gomes, ex-gestor do Sebrae
Antonio Clementino da Cruz Júnior
Assuero César de Carvalho Rego
Assuero Doca Veronez, pecuarista
Aurélio Braga, ex-prefeito de Feijó
Aysson Rosas Filho, ex-presidente do Crea Acre
Azenair Macário de Oliveira
Cláudio Roberto do Nascimento
Divaldo Lucena Brasileiro, ex-assessor de Bestene
Elizete Araújo da Silva
Francimar Fernandes de Albuquerque, prefeito de Feijó
Francisco Batista de Souza
Francimar Marques de Arruda
Francisco Wagner e Santana Amorim
Gilson Kennedy do Rosário Pereira
Humberto Cunegundes de Mesquita
Idalci Dallamaria
Ivan Biancardi
João Barbosa de Souza, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul
Jorge Luiz Hessel
Jorge Thomas
José Áureo do Carmo Castro
José Gomes dos Santos Filho
José Monteiro da Silva
José Bestene
José Ruy Coelho de Albuquerque
José Valmir da Silva Cruz
José Wilkens Dias Sobrinho
Josimar Francisco de Oliveira Coelho
Juraci Rodrigues Nogueira
Kleber Bezerra Pinheiro
Kleber Pereira Campos
Leandro Tavares de Almeida
Lourival Marques de Oliveira
Luiz Pereira de Lima
Manoel Lopes Duarte
Maria Pastora da Costa
Martiniano Gonçalves de Araújo
Mauri Sérgio de Oliveira
Odicélia Maria de Oliveira
Orleir Messias Cameli, ex-governador do Acre
Ricardo Fróes Camarão
Sebastião Fonseca, ex-presidente do Crea e do Saerb
Tancremildo Maia
Vandrley Messias Cameli
Wilson Batista Siqueira

AH quase esqueci
VANDERLEY VIANA DE LIMA

Olho Neles!!!!!!

Senado aprova piso salarial de R$ 950 para professores

Enquanto os professores de Xapuri amargam quase quatro anos sem reajuste, pelo menos a nivel de Brasil há noticias boas a se dar já que o Senado aprovou na noite desta quarta-feira (2) a criação de um piso salarial nacional de R$ 950 para os professores de ensino público infantil, fundamental e médio nos três níveis (federal, estadual e municipal). O projeto já tinha sido aprovado pela Câmara dos Deputados e seguirá agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O novo piso salarial deve ser adotado de forma gradativa até janeiro de 2010. A União deverá complementar os recursos necessários para o pagamento do piso quando os estados e municípios não tiverem condições de alcançar o valor.

O valor mínimo para o pagamento dos professores será atualizado todos os anos, no mês de janeiro. A base de reajuste é o percentual de crescimento do valor anual mínimo a ser gasto por aluno no ensino fundamental. O valor de R$ 950 é para a jornada semanal de 40 horas.

Autor do projeto, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que o valor é um bom ponto de partida, mas destacou a necessidade de ampliá-lo a longo prazo. “Depois de quatro anos de luta conseguimos a aprovação. O valor ainda é pouco, mas já vamos beneficiar milhares de professores”, declarou o parlamentar.

O plenário aprovou ainda a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 96/03) que reduz, a partir de 2009, até 2010, os percentuais de Desvinculação das Receitas da União (DRU) sobre as verbas destinadas à manutenção e desenvolvimento do ensino previstos na Constituição, segundo informações da Agência Senado. O projeto segue para votação na Câmara dos Deputados.

Se a PEC for aprovada também na Câmara, em 2011 haverá a extinção da DRU para a educação. Com isso, o governo não poderá mais destinar essas receitas para outras finalidades, inclusive o pagamento da dívida.

Em um dia, 21 caminhões com madeira ilegal são apreendidos em RO

Uma operação da Secretaria do Meio Ambiente de Rondônia tenta reduzir a extração ilegal de madeira nas terras indígenas. Em apenas um dia, foram apreendidos 21 caminhões.

Na mesma região em que ficam duas grandes reservas indígenas de Rondônia, também estão 20% das madeireiras do estado.

Segundo o policial ambiental Expedito Jacinto, os motoristas dos caminhões apreendidos disseram que compraram a madeira dos índios. A carga está avaliada em R$ 400 mil. Depois de beneficiada, no mercado externo renderia até R$ 2 milhões.

Trinta policiais participam da operação, que deve durar 20 dias. Até agora, foram aplicados R$ 260 mil em multas.