Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Imagem do Dia..

Com o calor que está fazendo nos últimos dias vale relembar dos festivias de praia que ocorriam em Xapuri, a fotinha acima foi extraída do site da Câmara Muncipal de Xapuri e relembra dos ultimos festivais que ainda foram realizados com sucesso em nossa cidade...

Recordar faz bem ao espírito e ao pesamento.. aliás recordar é preciso!!!

Vereadores solicitam informações sobre a prestação de contas da Pavimentação da Rua Dr. Batista de Morais

Segundo informações recebidas na tarde desta terça feira, a Vereadora Maria Luceni (PV) entregou requerimento devidamente endossado pelo bloco de oposição na Câmara Municipal de Xapuri solicitando a Prestação de Contas do convenio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Xapuri e o Governo do Estado, com vista a pavimentação/revitalização em tijolos maciços da Ruas Pio Nazário e Doutor Batista de Morais.

Segundo informações veiculadas no portal do Governo as ruas foram pavimentadas a partir de um convênio entre Governo e Prefeitura, no valor de R$ 318 mil. A pavimentação em tijolos foi escolhida pelo conforto térmico que propicia aos moradores e pela geração de renda na cidade, já que os tijolos utilizados foram produzidos pela cerâmica municipal, revitalizada pelo Governo do Estado através da Fundação de Tecnologia do Estado Acre (Funtac).

O problema está justamente segundo os vereadores nas várias queixas da qualidade do trabalho executado e nos valores praticados. Não é de hoje que a questão da rua vem sendo tratada na câmara, na sessão do dia 27 de abril a Vereadora autora do requerimento em tribuna já questionava a situação “quero colocar a questão do calçamento da Rua Dr. Batista, aqueles tijolos que estão sendo utilizados não são de qualidade, e se serem usados naquele estado, resultará em um dinheiro jogado fora” (NC).

Segundo alguns vereadores o alvo é a verificação também da reforma e revitalização da Cerâmica Municipal que está sendo executada através de um convênio no valor de R$ 252 mil entre a Prefeitura de Xapuri e Governo do Estado, através da Fundação de Tecnologia do Acre, a Funtac, e justamente segundo as informações divulgadas por ocasião da celebração do convenio com os investimentos a cerâmica teria capacidade de produzir entre 120 e 150 milheiros por mês, sendo que haveria uma segunda etapa onde a Funtac faria a revisão de todos os equipamentos e o treinamento adequado dos funcionários, para o manuseio das máquinas e dos fornos previstos para serem construídos. Bem como a reforma dos maquinários e legalização da jazida para extração de argila e treinamento dos funcionários. Mas apesar desses investimentos segundo os vereadores o que se vê é justamente a oferta de tijolos de má qualidade o que ocasiona muitas vezes por parte de alguns empresários da área da construção civil adquirirem tais produtos no município vizinho de Epitaciolândia.

O requerimento deve render boas discussões ainda, porque alguns vereadores bateram o pé e disseram que não abre mão de avaliarem de que forma se deu a aquisição dos tijolos que pavimentaram a rua e a que preços foram praticados, já que alguns trechos da rua já começaram a apresentar sinais de que o trabalho pode ter sido de qualidade duvidosa.

Longe do mérito da questão que se dêem as devidas explicações a quem de direito for.

Policia Civil prende chefe do tráfico de Xapuri

"Goma" vinha sendo investigado desde quando saiu da Penal a 8 meses atrás

Por: http://www.gazeta.net.com.br/
Agentes da Policia Civil da cidade de Xapuri, sob o comando do delegado Thiago Fernandes Duarte, realizou a prisão de um dos maiores traficantes de drogas da cidade, Manoel Martiliano de Souza, conhecido por "Goma" (32), juntamente com sua esposa, Erlâne Teixeira da Silva (19).

Segundo informações, "Goma" seria um antigo conhecido da Polícia Civil de Xapuri pelo seu envolvimento no tráfico na cidade, já tendo recebido várias condenações pelo seu envolvendo na comercialização do entorpecente.

Por ser considerado o "chefão do tráfico" em Xapuri, "Goma" sempre atraiu muitas mulheres, sobretudo usuárias de drogas, que mantinham relação com o mesmo em troca do entorpecente.Para não preso, várias pessoas eram usadas para o transporte na compra e venda da droga, e dificilmente chegava a pegar no entorpecente, exatamente para dificultar o trabalho policial, evitando assim um flagrante.

“Goma”morava no bairro Laranjal, em Xapuri, local onde existe maior movimentação de usuários de drogas nesta Cidade, sendo que era quem comanda toda a venda do entorpecente nessa região, chegando a escapar do cerco Policial ha alguns dias atrás, quando vinha trazendo drogas da Bolívia.

Com um mandado de busca e apreensão na residência de "Goma" dias atrás, foi encontrado mais de 15 chips de aparelho celular, o que demonstra que ele sempre trocava de número, para evitar ser pego através de escutas telefônicas, o que dificulta ainda mais o trabalho policial, sendo necessário utilizar-se de outros meios de investigação para provar sua ligação ao mundo do crime.
Segundo o delegado, todo esse trabalho só vem sendo ser possível, graças à integração do Ministério Público, Judiciário e parceria com a Polícia Federal e a Polícia Militar.

Delegado de Xapuri,
Thiago Fernandes Duarte
No dia 10 do mês corrente, através de um trabalho de inteligência realizado pela Polícia Civil de Xapuri, conseguiram prender em flagrante, Quellison Melo França, vulgo "Olhão" (28), juntamente com Francisco Almeida de Souza, vulgo "Marivaldo", por estarem transportando mais de 500g de cocaína pura.

So temos que parabenizar o Dr. Thiago e sua equipe que tira com essa ação mais um bandido de circulação e ao que se parece desta vez, foi fisgado um peixe grande o ao contrário das anteriores onde apenas pequenos "lambaris" são pegos oque não influencia muito na redução do índice de trafico na cidade, agora o trabalho será justamente de não permitir que algum outro delinguente tome o,lugar do patrão preso.

Se ações desse tipo continuarem a ser realizadas em Xapuri poderemos em um curto tempo termos a real certeza de que poderemos sonhar em ter novamente uma comunidade pacata como se era costumeiro ser Xapuri.

Eleitores mantém preferência por Tião, Jorge e Petecão


Fonte: www.ac24horas.com.br
Abordagem diárias sobre a preferência do eleitor nestas eleições estão sendo feitas por todas as coligações e cada vez mais o candidato ao governo, Tião Viana [PT] consolida-se como provável eleito em primeiro turno. Para o senado, Jorge Viana [PT] continua na liderança, acompanhado de perto pelo candidato da oposição Sérgio Petecão [PMN]. A novidade na categoria de senador, é que eleitores se pronunciam espontaneamente sobre os candidatos Jorge e Petecão, o que leva a crer que a menos de 15 dias para a eleição, o eleitor já tenha se definido sobre o seu voto.
Roberto Vaz – da redação de ac24horas
Rio Branco, Acre

UMA VOZ DO POVO CONTRA O FUSO HORÁRIO DO TIÃO VIANA

“E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazer separação entre o dia e a noite; sejam eles para governar tempos (estações), e determinar dias e anos. E sirvam de luminares para alumiar a terra. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite...E VIU DEUS QUE ERA MUITO BOM”. (Gênesis 1: 14 a 18)

MANIFESTO PÚBLICO REFERENTE FUSO HORÁRIO
Reinaldo Bento*
Publicado originalmente no: http://www.ambienteacreano.blogspot.com/

E o Senhor nosso Deus, hà muito tempo deu sabedoria ao homem para projetar uma máquina (relógio) que marcasse o tempo: horas, minutos e segundos, DE CONFORMIDADE COM O RELÓGIO DE DEUS, O SOL. Dividindo, sabiamente, o dia e a noite em 24 horas, ficou assentado que: Na metade do dia, meio dia, são 12 horas; na metade da noite, meia noite, completa 24 e inicia zero hora. E como a terra é redonda, e gira em torno de si mesma ao redor do sol, foi necessário dividi-la em fusos horário para que cada localidade tenha a sua hora certa EM RELAÇÃO AO SOL: Doze horas no relógio o sol está a pino, no zênite, É MEIO DIA em cada região. O globo terrestre está dividido em 24 fusos horário. (Dicionário Aurélio)

Desconsiderando essa lei da natureza, e alegando ser necessário para facilitar TRANSAÇÕES BANCÁRIAS, o nosso ILUSTRE SENADOR TIÃO VIANA achou por bem DECRETAR que todos adiantassem o relógio em uma hora. Assim ficamos com esse absurdo: O dia que começava a clarear as cinco, agora quando começa a clarear já são seis; O sol que saía as seis, agora quando sai já são sete. Meio dia são 13 horas. E as 18, quando escurecia, o sol ainda está lá em cima, falta uma hora para escurecer porque agora escurece às 19.

Pelo relógio de Deus não, o relógio que Deus nos deu, meio dia é quando o sol está a pino, no zênite. Colocando-se uma régua ou uma vara na vertical, não haverá sombra (ou a sombra estará em cima da linha do meridiano - linha norte/sul), está NO MEIO DO DIA (meio dia – 12 horas). Nessa condição o resto da tudo certo: 6 horas o sol sai; 12 horas o sol está a pico, e as 18 ele se põe. E o nosso relógio biológico que independe da nossa inteligência (e do nosso relógio), nessa condição funciona maravilhosamente. NO MUNDO INTEIRO É ASSIM, SÓ NO ACRE NÃO.
E que benefício trouxe a mudança? Os Bancos que abriam as oito (no sul eram dez) passaram a abrir as nove (no sul continua dez). Não havendo, portanto, nenhuma diferença para as ditas transa-ções. Para a população sim; prejudicou e muito. Principalmente para as crianças, funcionários e trabalhadores em geral que agora tem de levantar ainda no escuro para chegarem ao colégio ou no serviço às sete quando o sol está começando a sair. Com riscos de serem molestados por marginais como tem acontecido que aproveitam o pouco movimento na rua por ser ainda muito cedo.
Felizmente o nosso ILUSTRE DEPUTADO FEDERAL FLAVIANO MELO, cujos interesses sempre foram voltados para o bem estar da população, ouvindo o clamor do povo tomou providencias para se realizar um REFERENDO, que ocorrerá no segundo turno desta eleição, para que a população possa externar a sua vontade. Tenho certeza que a grande maioria vai dizer NÃO ao horário atual digitando o número 77 na urna do referendo e, assim, será corrigido esse grande equívoco cometido pelo nosso ILUSTRE SENADOR, e voltaremos a ver o dia amanhecer às cinco horas, o sol sair as seis, meio dia ser 12 horas e se por as 18 como sempre foi. E NO MUNDO INTEIRO É.

* Cidadão acreano, residente no Conjunto Castelo Branco Quadra 5, Casa 6.

Grifo meu: daria mais importância a defesa da idéia criada pelo autor se não fosse tão tendenciosa e eleitoreira, sinceramente acho um disperdício de recursos público a realização deste referendo, que na verdade não vai validar coisa alguma, até porque já posso adiantar que haverá um numero maciço de abistinência dos eleitores, sinceramente e fazer de "babaca" o povo acriano obrigando-os a sair de suas casa no dia 31 de outubro somente para dizer se aceitam ou não uma discussão que já está mais do que sacramentada, isso era para ter sido realizado antes da mundança.. se está dentro deicha...