Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Charge do Dia!!!


Começa hoje o novenário de São Sebastião...

Como todos os anos acontece a mais de 100 anos, inicia-se hoje de fato e de direito as festas alusivas à Comemoração ao padroeiro São Sebastião, ou simplesmente o tradicional 20 de janeiro de Xapuri.  Seguindo a tradição católica do município a novena de abertura que na verdade é uma celebração presidida pelo pároco local deve ser realizada na Praça São Sebastião, localizada no encontro dos Rios Xapuri e Acre, tradicionalmente conhceida como praça do Mirantes, local esse que tem um sibologismo muito especial para a festa, já que em épocas remotas, quando não havia ainda Rodovias, nem tão pouco ramais estruturados, os rios eram a principal via de acesso à cidade e justamente naquele ponto era a chegada dos romeiros e visitante não somente da festa em questão mas para todos os que aqui chegavam em outras oportunidades.

Por falar em Praça Sesbastião alé se encontra uma das imagens do Santo Padroeiro que é uma das controvérsias políticas e religiosas mais famosa da cidade, que abordaremos posteriormente em outra postagem.

Segundo a Coordenação Paroquial, tudo está transcorrendo com tranquilidade, as comissões responsáveis pelos trabalhos inerentes aos festejos já foram formadas e estão em plena atividade, a cidade já respira ares da festa com a chegada do parque de alguns comerciantes e até mesmo de visitantes o que demonstra que apesar de mais de um centenário de vesta as atividades continuam vivas como nunca.

Para efeito de informação a partir de hoje sempre às 19:00 horas até o dia 19 ocorrerão novenas na Igraja Matriz de São Sebastião e no dia 20 a tradicional procissão.

E Viva São Sebastião!!!

Investimentos na Saúde do Acre!!!


Como em postagem anterior entrei em conflito com algumas reportagens acerca da tão prolatada  qualidade da saúde do nosso estado, um leitor do blog acabou enviando para a minha caixa de emails uma reportagem do Jornalista Edmilson Ferreira, que fala sobre  oprincipal investimento na área do Governo, que é a reforma e  ampliação do Pronto Socorro de Rio Branco, tudo por uma bagatela de pouco mais de 20 milhões e que contará com até heliporto...

Grifo meu: Endosso o que disse outrora... não adianta porcaria nenhuma investir em estrutura física se os recursos humanos da área da saúde pública estão capengas, parafraseio um grande escritor que já disse que "o importante são as pessoas", desta forma pode ter os prédios mais bonitos da região norte e se o atendimento  aos usuários do SUS for de qualidade insignificante o minvestimento terá sido em vão, bem como pífia sera a intenção, porque já conhecemos o adágio popular: "de boas intenções o inferno está Cheio".

A reportagem que me foi enviada é a que se seque abaixo:
O Governo do Acre está investindo R$20.103.000,00 no novo Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) também conhecido como Pronto Socorro. As obras estão a pleno vapor e a implantação da base conta com uma tecnologia nova no Acre, denominada de hélice contínua. Com uma perfuratriz conectada ao reservatório de concreto, o buraco da estaca recebe o concreto quando a máquina conclui a escavação -operação que não leva mais que vinte minutos. "Ela já injeta o concreto quando o buraco fica pronto", explicou um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, Marcos Dantas. Algumas estacas terão vinte metros de profundidade.

A nova unidade terá cinco pavimentos e um heliporto. Na fase de implantação da cobertura, a construtora responsável irá usar outra tecnologia nova. A laje, por exemplo, será nervurada e com protensão. Serão usadas formas metálicas em sua composição para evitar imperfeições que costumam aparecer no sistema convencional, em que se utilizam moldes concretados.

O prédio atual passa por reestruturação, reforma e ampliação e atende somente os casos graves classificados nas cores amarela e vermelha, que significam ocorrências com risco de morte em horas ou minutos caso não haja assistência médica urgente. Parte do PS foi completamente demolida para dar lugar a uma nova e moderna estrutura e, para garantir o atendimento universal e eficiente, foram mantidos os profissionais mais experientes do setor de emergência do PS.


A enfermaria de observação pediátrica foi desativada, mas as destinadas a adultos continuam funcionando devido à forte demanda. Do total de atendimentos, 70% referem-se a pacientes adultos. A entrada da emergência foi transferida para a lateral do OS, na avenida Getúlio Vargas. No local foram mantidas quatro salas, uma para cada uma das especialidades de emergência: clínica, traumática, ortopedia e pediátrica. O novo prédio terá três pavimentos de enfermaria, um para administração e o heliporto.

PS conclui organização da rede de urgência
Na avaliação do médico e secretário de Estado da Saúde Osvaldo Leal, o que o PS vive é uma grande reconstrução que o tornará um centro de excelência em urgência e emergência. "O PS deixa de ser um lugar onde tudo acontece para uma unidade com profissionais cada vez mais especializados. Isso significa salvar vidas", disse Leal.

Quando concluída esta primeira etapa da reconstrução, o PS estará consolidando a rede de saúde no componente alta complexidade em emergências, atuando na ponta de um sistema que tem as Unidades de Pronto Atendimento como porta de acesso. As UPAs do Segundo Distrito e Tucumã atendem à população com horários diferenciados. A primeira funciona ininterruptamente durante 24 horas com capacidade para receber pacientes graves. Duas unidades móveis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dão assistência no local. Na UPA Tucumã o horário de funcionamento é de 7h00 às 22h00 com serviços ambulatoriais.

"É um trabalho de reestruturação completa"
O secretário de Obas Públicas, Eduardo Vieira, acompanha de perto a evolução da reforma no PS e diz que o que está sendo realizado é um projeto de grandes proporções. "Iniciamos por aqui um trabalho de reestruturação completa do PS", disse Vieira. São 137 Leitos nas enfermarias, sendo que dez são destinados à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Somando-se os leitos que já existem, a UTI terá 19 leitos. A área construída é de 6,4 mil quadrados. A próxima etapa do processo de reestruturação do hospital contará com investimentos de cerca de R$6 milhões, recursos que já estão previstos.

Unidade de saúde terá cinco andares. A Unidade de Terapia Intensiva terá 19 leitos

UPAs reduziram de 1.000 para 180 atendimentos diários no PS
Logo nos primeiros dias de abertura da UPA do Segundo Distrito já foi possível perceber que a rede de atenção básica passaria a funcionar com qualidade e eficiência mesmo que o Pronto Socorro atendesse apenas casos em que há risco de morte para o paciente. Até o final do ano passado, parecia predominar uma cultura de que apenas o PS resolvia questões básicas, tese derrubada com a inauguração da UPA do Segundo Distrito, a qual se somou a UPA do Tucumã para compor uma rede que trouxe resultados muito importantes para o sistema de saúde do Acre: até antes da inauguração da UPA, eram realizados 1.000 atendimentos diários no Pronto Socorro, sendo que a imensa maioria poderia ser solucionada nos postos e centros. Com a UPA do Segundo Distrito, o PS vive sua verdadeira vocação, a de urgência e emergência e hoje realiza 180 atendimentos, apenas os de alta complexidade.

"Esse número significa que o paciente está sendo melhor acolhido não se mistura com as urgências, o que traz muito mais qualidade ao seu atendimento", disse Lucia Carlos, presidente do Hospital de Clínicas do Acre, a nova estrutura da Fundhacre, que está em fase de extinção.


NÚMEROS DO NOVO PS
200 -  Estacas de 20 metros de profundidade estão sendo construídas para dar sustentação aos cinco pavimentos e o ponto de pouso para helicóptero.

137 - Leitos terão as enfermarias. Dez são da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), os quais se somaram aos já existentes.

6,4 -  Mil metros quadrados é o tamanho da área que está sendo construída.

Quem é Dilma Rousseff mesmo????


Ela teve amnésia e não se lembra dos assaltos a banco , dos sequestros, assassinatos , delação de colegas e tudo o mais que fez. Só lembra que foi torturada, sabe com detalhes quem foram os que a prenderam e a “maltrataram”, mas não sabe por quê .

Foi por isso , dona Dilma, a senhora e seus comparsas queriam implantar o regime de Cuba no Brasil e estes que estão aí , mortos pelo seu bando , foram alguns dos obstáculos que impediram que alcançasse o seu objetivo de implantar uma DITADURA COMUNISTA NO BRASIL.

Claro, vocês não foram tratados como trataram seus adversários aqui e nos regimes que lhes financiavam: Cuba , Rússia e China, entre outros , por isso estão aí vivinhos, sendo indenizados por essas mortes e, pior , governando este país!

Veja abaixo algumas fotografias de recortes de jornais da época de pessoas assassinadas pela VPR e VAR-PALMARES, Grupos Guerrilheiros a que pertencia a Dilma ou Vanda, ou Patrícia, ou Luíza, ou sei lá como eram seus codinomes.








Chocados???
Fonte: Jornal o Globo!!!

É muito grave e ainda pode piorar


Recebi um email bastante interessante o qual faço questão de rapassá-lo aos leitores desse espaço.
"ALERTA AOS BRASILEIROS
Antes de pensar em votar na ex-terrorista e assaltante "Estela", atualmente denominada madrasta de um PAC empacado, é bom o brasileiro assistir a este vídeo. É bom ver várias vezes e espalhar para o Brasil.

Imagine o que será um próximo governo petista nas mãos de defensores da mesma ideologia que o Chávez já implantou na Venezuela. Com o recente DECRETO dos supostos "Direitos Humanos" dos ministros de Lula, que disse ter assinado sem ler o texto, o MST terá maiores incentivos do governo para invadir propriedades privadas. No Pará, a governadora do PT já é conivente com esse tipo de invasão e retarda o cumprimento das decisões do Poder Judiciário de reintegração de posse. E vejam bem, com o novo DECRETO, os meios de comunicação que prejudicarem os tais "Direitos Humanos", desses bandidos, serão alvo da censura governamental e poderão, inclusive, serem fechados.

Isso não é invenção de quem vê comunista em todos os lugares. É o que está escrito em um decreto do atual governo Lula, que cumpre apenas o seu papel de distrair o público neste espetáculo chamado Brasil, enquanto o bando instalado no poder vai roubando as migalhas nos bolsos da multidão anestesiada pelo o "ilusionista". Depois o choro será mais copioso do que as lágrimas que muitos derramarão ao assistir o filme eleitoreiro "O Filho do Brasil", pago com o dinheiro do contribuinte.

Continuaremos omissos, até que sejamos diretamente atingidos?
SE ISSO NÃO É O FIM DO MUN DO, NÃO SEI MAIS O QUE É.  DO JEITO QUE A COISA VAI, SERÁ O RETORNO À BARBÁRIE OU SEJA: A JUSTIÇA PELAS PRÓPRIAS MÃOS.

Piada do Dia


Lula vai a uma igreja e se ajoelha na frente de Jesus crucificado, rezando:

Lula: - Jesus, estou totalmente arrependido e gostaria de redimir meus pecados.

Jesus: - Está bem. Que tens feito?

Lula: - Depois de seis anos no governo, deixei meu povo arruinado e na miséria.

Jesus: - Dê graças ao Pai!

Lula: - Também traí o povo e meu partido, que me deram apoio e, quando precisaram de mim, dei-lhes as costas. Expulsei do partido os Verdadeiros petistas!

Jesus: - Dê graças ao Pai!

Lula: Economizei verbas da saúde, educação, moradia, conservação de estradas, pesquisas científicas, tudo para encher os cofres do PT. Mandei comprar toalhas e lençóis importados, de linho egípcio, para o Palácio Alvorada e Granja do Torto.. Enchi os depósitos do palácio com todos os tipos de bebidas caras.

Jesus: - Dê graças ao Pai!

Lula: Comprei um avião a jato novo, importado, dando emprego para estrangeiros e não para os brasileiros que trabalham na Embraer. É que, receber mala preta da Embraer ia dar zebra. Protegi as maracutaias do Zé Dirceu, do Waldomiro e do tesoureiro do partido. Comprei votos de Deputados e senadores com liberação de verbas de emendas deles ao orçamento.

Jesus: - Dê graças ao Pai!

Lula: Arregacei com os velhinhos, cobrando novamente dos aposentados a contribuição previdenciária, sem qualquer contra prestação do Estado para eles. Comprei o apoio da Rede Globo com liberação de financiamento pelo BNDES, para eles pagarem dívidas vencidas, negocinho de pai para filho com o dinheiro do povo. Coloquei o protetor de marginais Tomás Bastos Como Ministro da Justiça.

Jesus: - Dê graças ao Pai!

Lula: Protegi os delinqüentes do MST e dei apoio às invasões do MST para desestabilizar a democracia e tentar dar um golpe e assumir como o Fidel. Agora não sei como fazer para parar aquele bando de bandidos. Dei apoio ao Hugo Chavez, o maior bandido da América Latina.

Jesus: - Dê graças ao Pai!

Lula: - Protegi o Meireles e o presidente do Banco do Brasil quando a imprensa apurou as realidades sobre as delinqüências dos dois.

Jesus: - Dê graças ao Pai!

Lula: - Mas, Jesus, estou realmente arrependido e a única coisa que o Senhor tem para me dizer é: "dê graças ao Pai"?

Jesus: - Sim, agradeça ao Pai que estou aqui pregado na cruz, porque senão desceria dela para te encher de porrada, seu ignorante, analfabeto, deslumbrado, traidor, ladrão, sem vergonha, mentiroso, golpista, corrupto, aproveitador e ... Vai trabalhar vagabundo !

P.S...A maioria se esquece que um dia teremos que prestar contas.