Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Começa mais uma Festividade de São Sebastião

Tradicionalmente como ocorre a mais de um século ontem dia 11 de janeiro, abertura oficial das festividades inerentes ao Padroeiro da Cidade de Xapuri “São Sebastião”., mais de 500 pessoas foram as ruas em carreata que iniciou no Auto Posto Malabah, até a Praça São Sebastião na confluência dos Rios Acre e Xapuri mostrando sua fé no Santo Padroeiro.

Como no domingo a tarde sem muita coisa a fazer resolvi dar uma passadinha e ver como a festa estava acontecendo, alias festa não ato de fé..., seguida de celebração. Falo isso por que não sou tão católico mais a ponto de participar das festividades, por que sinceramente questiono e há muito venho questionando que assim como em outras festas religiosas as pessoas perderam ou fazem questão de esquecer o simbolismo da festa.

A Festa de São Sebastião sempre foi um misto do Sagrado com o profano, geralmente as pessoas estão mais interessadas nas festas dançantes no “rebú” de pessoas por ocasião da quantidade de visitantes, nas oportunidades comerciais no que na ação religiosa. A apoteose da festa que é a procissão do 20 de janeiro, apesar de ter milhares de pessoas , pouquíssimas estão ale em respeito à sua religiosidade, maciçamente estão ali apenas por estarem ou por acharem bonito. Se não vejamos, é gente com celular aos ouvidos, gente que sequer obedecem o trajeto, gente que passa a procissão conversando, gente que não abre a boca para repedir as ladainhas e Pai nossos rezados, gente contando piada, e pasmem chequei a presenciar gente com latinha de cerveja e não somente uma pessoa, mas sim várias. Então dá um tempo né...

Acredito que é o que falta em nós católicos um pouco mais de compromisso com nossa religião, não quero ser o juiz da questão mas que a parte religiosa ficou par segundo plano ah isso ficou faz tempo. Segundo não, terceiro, quarto, quinto.... vejo com muita tristeza esses acontecimentos. Tristeza similar a que senti vendo a carreata de abertura, já que não me empolquei, vi rostos tristes, monótonos, como se a carreata fosse algo obrigado, mecânico sem significado nenhum.

Acabei verificando o meu arquivo de fotografias de outras carreatas, e vi as mais recentes que se referem às eleições, todo mundo alegres, empolgados, sorridentes, felizes, saltitantes. Bem o inverso do que vi na carreata de abertura de São Sebastião. Tomara que os ânimos melhorem nos dias seguintes, já que de hoje até o dia 19 há novenas na igreja matriz sempre às 19:00hs, com bingos e leilões ao seu término.

Bem, mas não posso só criticar né.... falando em São Sebastião e para resgatar um pouco o conhecimento dos fieis acerca desse religioso, produzi uma série de textos sobre a vida do Romano Sebastian, bem como de como surgiu a festividade em Xapuri, resgatando as figuras históricas do inicio de 1900 até meados de 1970 que com certeza foram os precussores da festa, sendo que todos os dias terei uma novidade sobre a festa, e começo hoje com a história de vida de são Sebastião:

A vida de São Sebastião
São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no final do século III, e desde muito cedo seus pais se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado. Seguindo o exemplo materno, desde criança São Sebastião sempre se mostrou forte e piedoso na fé.

Atingindo a idade adulta, alistou-se como militar, nas legiões do Imperador Diocleciano, que até então ignorava o fato de Sebastião ser um cristão de coração. A figura imponente, a prudência e a bravura do jovem militar, tanto agradaram ao Imperador, que este o nomeou comandante de sua guarda pessoal. Nessa destacada posição, Sebastião se tornou o grande benfeitor dos cristãos encarcerados em Roma naquele tempo. Visitava com freqüência as pobres vítimas do ódio pagão, e, com palavras de dádiva, consolava e animava os candidatos ao martírio aqui na terra, que receberiam a coroa de glória no céu.

Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um soldado. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão. Tentou, em vão, fazer com que ele renunciasse ao cristianismo, mas Sebastião com firmeza se defendeu, apresentando os motivos que o animava a seguir a fé cristã, e a socorrer os aflitos e perseguidos.

O Imperador, enraivecido ante os sólidos argumentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas. Tal ordem foi imediatamente cumprida: num descampado, os soldados despiram-no, o amarraram a um tronco de árvore e atiraram nele uma chuva de flechas. Depois o abandonaram para que sangrasse até a morte.

À noite, Irene, mulher do mártir Castulo, foi com algumas amigas ao lugar da execução, para tirar o corpo de Sebastião e dar-lhe sepultura. Com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Desamarraram-no, e Irene o escondeu em sua casa, cuidando de suas feridas. Passado um tempo, já restabelecido, São Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado.

Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir os cristãos, e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma.

Uma piedosa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacumbas. Assim aconteceu no ano de 287. Mais tarde, no ano de 680, suas relíquias foram solenemente transportados para uma basílica construída pelo Imperador Constantino, onde se encontram até hoje. Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, vitimando muitas pessoas. Entretanto, tal epidemia simplesmente desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais desse mártir, que passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.

As cidades de Milão, em 1575 e Lisboa, em 1599, acometidas por pestes epidêmicas, se viram livres desses males, após atos públicos suplicando a intercessão deste grande santo. São Sebastião é também muito venerado em todo o Brasil, onde muitas cidades o tem como padroeiro, entre elas, o Rio de Janeiro .

E por falar em relíguias, muitos xapurienses não sabem que a Paróquia de Xapuri, possui um fragmento de osso do corpo do Santo, que sempre é transportado num relicário no dia da procissão e muito bem guardado durante todo o ano. Aos católicos fervorosos, deviam solicitar ao pároco local a aprsentação da relíquia nas novenas e com maior frequencia...

Proximo artigo irá se referir como a festa começou em Xapuri!!!

Rascunho!!!!!

Sempre que posso venho ao Blogger e escrevo um texto engraçadinho, publico umas gracinhas feitas no Photoshop, comento alguma notícia. Às vezes consigo escrever uma crônica, e me realizo. É o que mais gosto de ler, e é o que mais busco escrever. Mas quando eu abro um livro do Verissimo ou leio o site do Millôr, desanimo. Chego à conclusão de que preciso ler mais e escrever menos. De que a minha auto-crítica funciona muito bem, obrigado.

Fico imaginando que você, bem aí na frente de seu computador, não navega na internet para ler baboseiras. Ao ler meu blog, me achará um tolo e clicará naquele "xis" lá de cima, fechando o browser e me calando para sempre.

Li uma reflexão muito inteligente no Pensar Enlouquece sobre este tema. Inagaki, um dos que se destacam no meio dessa "enxurrada de bosta postada" diariamente, conclui que esta é "uma geração que escreve em quantidade hiperbolicamente desproporcional às leituras que faz". De acordo, sr. Inagaki.

Mesmo diante destes novos ícones da literatura moderna, muitos continuarão postando. Eu também, inclusive, continuarei postando, despretensiosamente. Meu blog continuará sendo um grande e desorganizado rascunho. E quem ainda insistir em visitá-lo, mesmo sem ter tido a honra de me conhecer em uma noite de autógrafos, poderá continuar lendo os mesmos textos pouco brilhantes deste mundo de blogs estrelas.

Sacanagem On line

Safadinha a imagem que circula pela internet sobre o mapa do Brasil, jogando sobre o Acre situação de inexistencia. No rede de relacionamento Orkut, existem varias comunidades denominadas "O Acre não existe" mal sabe eles que vivemos numa das regiões mais belas e produtivas do Brasil e que se realmente conhecem a história deste Estado aprenderiam a respeitá-lo. Sem comentários!!!! por que uma heresia desta não merece!!!

Tratamento Diferenciado!!!

No dia 27 de novembro do ano passado o governador Binho Marques (PT) reuniu com prefeitos eleitos do Acre e faz um pacto pelo desenvolvimento Acre, garantindo que não haverá em sua gestão discriminação com os eleitos pela Frente Popular do Acre e as coligações de Oposição.

Passados 12 dias do encontro a conversa mudou. O prefeito de Senador Guiomard (PSDB) tem reclamado em suas reuniões com a equipe de trabalho que já tentou três audiências com o governador e todas elas foram negadas. A idéia do encontro é colocar a realidade financeira da prefeitura e pedir socorro para as áreas de saúde, educação e saneamento.

Em contra partida Binho tem destinado caminhões de dinheiro para o novo prefeito de Xapuri, Bira Casconcelos (PT), para que ele possa reconstruir a cidade que foi destruída nos quatro anos de Wanderlei Viana (PMDB).

Segundo informações da assessoria do Prefeito JAmes, na tarde de sexta o prefeito tentou mais uma vez falar com Binho, mas foi informado que o governador não poderia atende-lo. Depois destas negativas o prefeito acredita que Binho tem evitado recebe-lo por pertencer ao PSDB.

Com a palavra os defensores do Partido dos Trabalhadores!!!!

SEE lança concurso em todo o Acre para contratação temporária

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) abre 1.643 vagas para contratação temporária de professor para diversas áreas do Ensino Infantil, Fundamental, Especial e Médio.

A remuneração terá como referência o salário base do profissional, conforme seu nível de formação. As inscrições começaram a partir das 7h30 desta segunda-feira, e vai até as 17h30 de quarta-feira, 14.

Para efetivar a inscrição o candidato deverá preencher o formulário disponível em um dos endereços eletrônicos www.see.ac.gov.br , www.gestao.ac.gov.br ou www.ac.gov.br.
O processo seletivo simplificado será por meio de análise curricular e entrevista.

O resultado final do processo será divulgado no Diário Oficial do Estado do Acre a partir do dia 26 de janeiro de 2009.

Das vagas existentes 3% serão destinadas para deficientes físicos, exceto para os cargos que haja somente uma vaga. Detalhes gerais sobre o certame, por município, podem ser encontrados no edital divulgado nos sites acima citados.

Acre é recordista em gasto do PIB com a máquina

O Acre é o estado que mais compromete o Produto Interno Bruto (PIB) com funcionalismo público no país, 37,27% da arrecadação, segundo o novo estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea). Os gastos com o funcionamento da máquina pública em São Paulo, Santa Catarina e Paraná não atingem 8,51% do PIB.

Os gastos públicos do governo do Estado foi R$ 1,670 bilhão e teve gasto R$ 2,49 mil por pessoa. A arrecadação foi de R$ 4,482 bilhões. O Distrito Federal tem maior gasto público por habitante na Federação, a estimativa é de que cada novo morador acresce R$ 564,64 ao gasto público dos estados brasileiros.

A pesquisa mostrou ainda que a distribuição dos gastos públicos estaduais é bastante desigual na Federação brasileira, com variação de pouco mais de R$ 1 bilhão, em Roraima, a quase R$ 76 bilhões, em São Paulo.

Em estudo anterior, o Ipea relatou um aumento de apenas 0,34% como porcentagens do PIB, entre 1998 e 2008. As despesas de custeio, entretanto, quintuplicaram e passaram de 1,1% para 6,09% do PIB, ao passo que as despesas de investimentos encolheram de 2,2% para 0,94% do PIB. As despesas de custeio envolvem tudo o que toca o dia-a-dia do Estado: desde a gasolina dos carros oficiais até as reformas e manutenção dos prédios.

O Ipea também calculou que, a partir das contas de cada unidade da federação, o trabalho calculou os gastos públicos estaduais na formação de novos estados. E o resultado é mais peso no bolso do cidadão. Um novo estado teria em média custos fixos de R$ 832 milhões anuais. Há propostas de criação de 16 novos estados desde 1998, dois Projetos de Decreto Legislativo (PDCs) - o DC nº 570/2008 e o PDC nº 631/1998 - continuam em tramitação.