Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pesquisa!!!

Sai hoje uma pesquisa encomendada por um grupo político xapuriense, sobre a intenção de votos para prefeito e vereadores, para as eleições municpais. Segundo algumas lideranças responsáveis e interessadas no resultado da amostragem, os índices servirão basicamente para os partidos se organizarem já para o embate, bem como servirá de parâmetro para a definição, das chapas majoritárias e proporcionais.

É inegável de que, uma pesquisa se bem elaborada e responsavelmente trabalhada, e o mais importante sem manipulação de dados matemáticos, representa cabalmente  a realidade e oferece  sem nenhum sinistro a possibilidade da leitura de uma determinada realidade, entretanto e infelizmente, em Xapuri não se pode confiar cabalmente, em resultados estatísticos, já que não foram exceções os casos, em que as nuances de manipulação de números de pesquisas, foram instrumento utilizado para promoção de candidaturas que estavam fadadas ao fracasso desde a sua  concepção inicial.

Ademais, a definição de quem vai ser oque nas próximas eleições, sinceramente não será resolvido com uma simples pesquisa, mas sim com o amadurecimento político dos nobres pré-candidatos, quando permitirem-se, a aprender que o verdadeiro político,por mais que não consiga obter sempre o êxito eleitoral, é aquele que o seu  projeto politico é voltado a coletividade, se for diferente é apenas um projeto pessoal e não para a comunidade xapuriense.

Pesquisa mostra índice de endividamento preocupante

O nível de endividamento dos consumidores acrianos é alto, de acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac). Dos entrevistados, 41% admitem não pagar as dívidas no vencimento. Também 76% informaram não ter conseguido poupar dinheiro em 2011. 
O estudo se deu entre 16 e 20 de abril e abordou cerca de 300 pessoas de Rio Branco que transitam em lugares de maior fluxo, com a finalidade de levantar informações sobre renda e movimentação financeira da população economicamente ocupada.
Quando indagados a respeito de planejamento, 39% dos consumidores declararam não ser adeptos a planos tampouco a controle dos gastos. Dos 41% que carregam inadimplência, 33% estão com atrasos em mais de 45 dias. 
Os motivos para atrasar o pagamento, segundo eles, são descontrole sobre as obrigações contraídas (42%), redução da renda (18%) e desemprego (18%). Quanto à existência de dívidas adquiridas nos últimos 12 meses, 49% disseram que são decorrentes de compras normais, 19% culparam o cartão de crédito e 11% citaram os empréstimos bancários. 
Das providências tomadas para pagamento das contas atrasadas, 53% dos entrevistados afirmaram haver cortado gastos, 13% têm evitado o uso de cartão e 9% deixaram de fazer alguma coisa de que gostam. Entretanto, 8% confirmaram não fazer nada. 
Assessoria Sistema Fecomércio/Sesc/Senac do Acre