Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Imagem do Dia

Denuncia

Não é de hoje que venho denunciando abusos no comportamento de jovens nas festas xapurienses no que tange ao uso de entorpecentes no interior das casas norturnas. A prática chega a ser ofensiva às pessoas de bem e que por ventura estejam nestes locais, apenas com o intuito de uma diversão saudável, já que muitas vezes se vê obrigados a conviver em certos ambientes com pessoas fazendo uso de maconha ou ainda cheirando determinadas substâncias que na minha parca experiencia só poderia precisar a qualificação após constatação laboratorial.

Muitas vezes muitos frequentadores passam por situações mais que constrangedoras de estarem no interior dos banheiros e adentrarem "turminhas" de garotos para fazerem uso de substancias tóxicas, ou ainda os banheiros ficam por longos tempos trancados, sendo que no seu interior grupos de jovens se intoxicam deliberadamente. Por diversas vezes já coloquei a cara a tapa e denunciei pessoalmente à equipe da Policia Militar presente nas imediações destas casas de festas, infelizmente até a ação ou os jovens se evadem do local rapidamente pela multidão ou simplesmente jogam as substâncias nos ralos dos banheiros.

O grande índice de confusões generalizadas nas boates e locais frequentados na sua grande maioria por adolescentes e jovens já devia ter suspeitado nas autoridades e responsáveis pelos ambientes de que não seria estímulo somente do álcool das cervejas ingeridas, mas sim de substâncias bem mais pesadas e diga-se de passagem bem mais ilícitas. Apesar da presença de seguranças e de contantes verificações de policiais nas festas , a "festinha do capeta" nos banheiros ainda crrem livremente, colocando em risco a integridade física dos frequentadores.

No último dia 25 de junho acompanhado de amigos ficamos a espreita para comprovar o uso desmacarado de drogas no interior dos banheiros dessas casas locais, e já que não é novidade alguma a identificação dos jovens que fazem uso e até comercializam as substâncias na frente de todos, inclusive chegando a solicitar que troquem dinheiro  para passar troco nas vendas aos que estejam próximo, registramos através de fotografias em decorrentes momentos de estadias dos grupos nos banheiros  a existência  de papelotes (embalagem) utilizada para a comercialização de drogas no interior dos banheiros.

Conforme as fotografias demonstram não é somente um caso isolado, são três papelotes (trouxinhas) jogadas na pia, e no chão do banheiro na tentativa de se livrar da comprovação do tráfico e do uso naquele local, fora aqueles que foram lançados à céu aberto, já que a  passagem externa da boate dá acesso e vista ao  encontro dos Rios Acre e Xapuri.

Novamente reforço de que há necessidade urgentemente  de uma ação conjunta da Policia Civil, Policia Militar e organismos Judiciais de Xapuri para tirar de uma vez de circulação esses indivíduos nocivos à sociedade xapuriense e principalmente aos nossos jovens.

Vamos dar um basta... Vamos denunciar  e cobrar ações imediatas das autoridades.

Com a palavra o leitor do Xapuri News

Parabéns pelo post(http://xapurinews.blogspot.com/2011/06/morte-das-tradicoes-culturais-em-xapuri.html) , caro professor Joscíres. Lamentavelmente percebemos que um dos melhores períodos do ano aqui em nossa cidade deixou de existir, os tradicionais arraiais das festas juninas que depois de um tempo passaram a ser "julinas", "agostinas" etc.
Alguns anos atrás, tive oportunidade de visitar outros municípios nesse período e a constatação era, pra mim, óbvia, ou seja, Xapuri sempre teve os melhores arraiais. Engraçado, vez por outra a gente bate na mesma tecla: Xapuri já teve algo. Fazendo uma rápida análise, as escolas sempre foram as mentoras dessas festas quando não recebiam verbas mantenedoras de suas ações educacionais e, na tentativa de arrecadar suplementos faziam apelos à sociedade para participar de seus eventos, no que ela atendia.
Hoje com os programas de auxílio de verbas para que a escola aplique de forma democrática, ou seja, dinheiro direto na escola, ela deixou de envolver a sociedade na beneficência. Só que por causa desse mecanismo criou-se algo maior entre as escolas, famílias e comunidade, justamente a surgimento do aspecto cultural durante anos, os grandes arraiais. Como já disse, naqueles tempos a comunidade respondia os chamados das escolas e participava em peso das atividades juninas, tomara que agora as escolas atendam o chamado da comunidade, de fazer algo para que essa tradição não se perca no tempo.
Na verdade essa obrigação não é unicamente das escolas, mas do município, dos bairros etc. Aproveitando esse precioso espaço, brevemente a Pastoral Familiar irá organizar um arraial em frente a Paróquia São Sebastião. Aguardem, Abraços!!
Profº. Narder Sarkis

Bullying e o mal que causa

Vídeo que mostra as consêquencias do Bullyng, quem puder repasse, é importante estarmos informados para poder ajudar quem precisa