Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Elenira Mendes Desiste de se candidatar a Prefeitura de Xapuri

Depois de muito tempo segurando o Nome da Filha do Lider Seringueiro Chigo Mendes para o cargo Majoritário do Executivo Municipal de Xapuri, o PArtido Verde terá que encontrar outro nome, porque numa carta bastante clara Elenira Mendes Desistiu do Páreo.

Veja na Integra a Carta:

"Prezado Presidente e demais companheiros do Partido Verde,

Primeiramente, gostaria de manifestar toda a minha alegria em fazer parte de um grupo de pessoas que realmente estão comprometidas com o ideal de mudança e de transformação da realidade política em Xapuri e que conseqüentemente têm muito a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população da nossa querida princesinha. Este sentimento se transformou em gratidão e honra no momento em que propuseram à minha pessoa, a possibilidade de me candidatar majoritariamente para o Cargo do Executivo de Xapuri e enalteceu a minha vontade de continuar sempre lutando pelos ideais de meu pai Chico Mendes e dos povos da floresta.

Acredito que uma das maiores experiências e honras que um cidadão possa ter é quando recebe das mãos do povo, de forma democrática, a árdua tarefa de administrar a coisa pública. Quando fui indicada pelos nobres colegas a pleitear tal função, um passo para atingir tal objetivo foi dado, porém a vontade, o desejo intimo de ver dias melhores para minha terra não são suficientes, o sonho de implementar políticas públicas que de fato atendam aos interesses dos menos assistidos pela atual conjuntura, não se consubstancia como único pilar de sustentação de uma candidatura. É necessário, além da boa vontade, do desejo único de fazer o que é certo, da capacidade administrativa, do apoio dos amigos e companheiros, também a responsabilidade de ponderar se o momento é o mais adequado para se lançar na área pública e se há possibilidade de dedicação integral a esse ideal. Com isso, por meio desta carta, oficializo a retirada do meu nome como pré-candidata à Prefeitura de Xapuri, neste pleito de 2008.

Em momento algum foi fácil tomar esta decisão, porém após refletir e avaliar muito as conseqüências, pessoais e profissionais, da minha candidatura, cheguei a conclusão que posso contribuir não somente como candidata a Prefeita para com a população de Xapuri, mas como filha desta aguerrida terra e responsável pelos projetos que mantêm vivos os ideais deixados por meu pai. Além de não me sentir totalmente preparada, concluí que o momento atual não é o mais adequado para assumir responsabilidade tamanha. Tenho muitos projetos em andamento seja em minha vida pessoal, seja no âmbito do Instituto Chico Mendes, que hoje completa 2 anos de vida, do qual sou presidente e assumi o compromisso de permanecer pelos primeiros 5 anos. O Instituto ainda está engatinhando e necessita de dedicação especial para se estruturar e se fortalecer, para assim, atingir os objetivos para o qual foi criado. Especificamente nesse ano de 2008 me sinto comprometida com o 20º ano do assassinato de meu pai, Chico Mendes, onde na oportunidade estão sendo promovidas ações que visam possibilitar uma maior proximidade da juventude com a história do líder seringueiro. Ocasião em que também se está revivenciando os reais ideais do Chico.

No âmbito político, sou sabedora que o Partido Verde está passando por um momento de fortalecimento, com a filiação de várias lideranças políticas e comunitárias, e certamente, num futuro próximo, todo esse trabalho será reconhecido e recompensado da forma devida.

Agradeço de coração aos que acreditaram e me apoiaram diante deste sonho de construir uma Xapuri melhor e confiaram em mim, nestes meses em que meu nome era cotado como candidata à Prefeitura de Xapuri pelo Partido Verde. Tal situação não engrandece somente a mim como pessoa, mas aos filhos e filhas de Xapuri que ainda acreditam num futuro próspero.

Por fim, reafirmo o meu compromisso para com a população de Xapuri, de trabalhar para a melhoria da qualidade de vida e da conservação da natureza, que se manterá através dos projetos do Instituto Chico Mendes. Tenho certeza que esses trabalhos me trarão a maturidade necessária e o fortalecimento da minha imagem, para futuramente me candidatar a um cargo eletivo, não só como “a filha de Chico Mendes”, mas como Elenira Mendes, filha de Xapuri e reconhecida pelas ações realizadas em prol da comunidade Acreana.

Atenciosamente,

Elenira Mendes"

Cem anos da imigração japonesa

Para comemorar os cem anos da imigração japonesa no Acre, foi preparada uma programação por um grupo de descendentes de japoneses nascidos fora do Japão (nikkeis), com o apoio do governo do Estado. A programação, que tem inicio nesta quarta-feira, 18, envolve mostra de filmes, exposição de ikebana, bonsai e origami, na Biblioteca da Floresta.

Um dos momentos mais importantes acontece nesta quinta-feira, com a homenagem que o governador Binho Marques faz aos patriarcas das três primeiras famílias japonesas a se instalarem no Estado, com solenidade, às 19 horas, no Salão Dom Pedro do Palácio Rio Branco. Em seguida acontecem a apresentação musical sob a regência do maestro Mário Brasil e a homenagem do prefeito Raimundo Angelim ao médico Tetsuo Kawada, finalizando com um coquetel aos convidados.

Imigração japonesa na Amazônia

No ano de 1895, Brasil e Japão assinavam, em Paris, o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, dando início ao centenário que ora se comemoram. Treze anos após a assinatura do acordo, chegava ao Brasil, mais precisamente ao porto de Santos, o primeiro navio com imigrantes japoneses, "Kasato Maru". A imigração japonesa na Amazônia só começaria a ser tratada em 1923, através de negociações entre o governador do Estado do Pará, Dionísio Bentes, e o então embaixador do Japão, Hichita Tatsuke.

No Acre, a história da imigração japonesa traz como um dos seus principais representantes Isao Furuno, que chegou a Rio Branco em 1920, depois de ter encarado extenuante trabalho nas fazendas peruanas e enfrentado, junto com dois companheiros, um naufrágio no rio Tahuamano. Não houve mortes, mas os náufragos não conseguiram salvar as economias amealhadas em quase três anos de labuta.

Estabelecido em Rio Branco, ele precisou recomeçar a vida. Trabalhando de sol a sol, foi criando as bases de um projeto de horticultura, próximo à Rua Seis de Agosto, na beira da praia. Muito depois mudaria para uma propriedade maior, na Rua da Capoeira. Ali plantou milho, arroz e feijão.

Depois, em 1959, vieram as primeiras seis famílias de imigrantes japoneses, que atendiam a um chamado do governo acreano, que pretendia empregá-los em um projeto de horticultura. O objetivo da iniciativa, já naquela época, era criar condições de abastecimento da cidade e reduzir, conseqüentemente, a importação de produtos alimentícios. Esses produtos chegavam ao Acre principalmente através do Rio Amazonas, e seu preço final era encarecido pelo transporte.

Naquele mesmo ano chegavam mais sete famílias de imigrantes, e como as demais, foram encaminhadas à colônia japonesa estabelecida próximo ao Quinari. Outras 37 deveriam cruzar o Oceano Pacífico no rastro das primeiras, mas por alguma razão que permanece desconhecida, não aportaram em Rio Branco. (Fonte Revista Outras Palavras Ano 1/ nº 0 - outubro de 1999 - Archibaldo Antunes)

Foto do candidato a vice-prefeito será inserido na urna eletrônica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta terça-feira, 17, uma alteração nas informações que serão exibidas pelas urnas eletrônicas nas eleições de 2008. A partir de agora, na tela da urna o eleitor poderá ver também a foto do candidato a vice-prefeito. A intenção do Tribunal é informar melhor o eleitor sobre os candidatos em que ele vota.
A mudança foi sugerida pelo ministro Carlos Ayres Britto na primeira entrevista coletiva concedida após a sua posse, no dia último dia 6 de maio. Para o presidente do Tribunal, a inclusão de mais dados na tela atende ao direito dos eleitores de serem melhor informados. "Porque não é raro que os suplentes e vices assumam a titularidade do cargo e, às vezes para sempre, até o fim do mandato, não episodicamente, verdadeira sucessão. Não é chegada a hora também de identificá-lo para o eleitorado?", perguntou o ministro na ocasião.

Na sessão administrativa desta terça, os ministros concordaram com a proposta de alteração apresentada pelo relator das resoluções para as eleições desse ano, ministro Ari Pargendler. A questão foi levada à pauta no julgamento das Instruções 114 e 120.

Registro - A mudança na tela da urna eletrônica cria também a necessidade de entrega da foto do candidato a vice-prefeito na hora de registrar a candidatura. No julgamento, os ministros observaram que os candidatos que já se registraram devem ficar atentos à alteração na regra e procurar a Justiça Eleitoral para incluir a foto de seus vices no registro.

Petecão no banco dos réus

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se reunirão nesta quarta-feira para julgar a Ação de Impugnação de Mandato movida pelo empresário Narciso Mendes (PDT) contra o deputado federal Sérgio Petecão.

Os fatos, as testemunhas e o acusador são os mesmos da ação que o parlamentar foi absolvido no ano passado.

Ano passado, quando Narciso Mendes ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, Sérgio Petecão foi absolvido por unanimidade pela Justiça Eleitoral.

É pouco provável que, sem fatos novos, o resultado de hoje seja diferente.

Embora seja pouco provável, no julgamento de hoje pode acontecer até a cassação de Sérgio Petecão. Essa seria uma decisão que não agradaria em nada aos adversários políticos do deputado federal.

Petecão é pré-candidato a prefeito de Rio Branco. Um resultado desfavorável lhe tornaria, imediatamente, em vítima. O povo sempre protege quem considera injustiçado.

Os bons fazem muita falta

Quando morre um vizinho estimado, os que ficam geralmente exclamam: Por que ele? Antes fosse Fulano, que é tão perverso. Quando uma personalidade, cujo conceito é de maldade, até crueldade, escapa de um perigo, de um atentado, logo aparece alguém e fala: Se fosse um homem de bem, teria morrido. Será possível que Deus se engane em Suas deliberações? Será verdadeiro que os bons morrem antes, permanecendo os maus para prosseguirem sua escalada de desatinos? Basta uma breve observação e logo descobriremos que isso não é real. Se assim fosse, convenhamos, o Mundo estaria bem pior. Ademais, todos os dias morrem pessoas jovens, que se permitiram abraçar pela droga ou se acumpliciaram com a imprudência, desaparecendo em acidentes diversos.

Todos nós já ouvimos as notícias da morte de astros e estrelas, no auge da juventude, da madureza e da fama. Ao lado deles morrem sim, todos os dias, seres anônimos, bons e maus. Estudiosos, dedicados, arrimos de família ou simplesmente criaturas que nada contribuíram para a felicidade de quem quer que seja, antes pela infelicidade. Em verdade, salvo os casos de suicídio direto ou indireto, ninguém morre antes do tempo programado. Aquele que parte concluiu a sua tarefa, enquanto o que permanece, por vezes, mal a iniciou. É coerente que o primeiro se liberte e o segundo prossiga na carne. Se um prisioneiro cumpriu toda sua pena, justo que possa gozar da liberdade. E para o Espírito, a verdadeira liberdade consiste no rompimento dos laços que o prendem ao corpo. Quando são pessoas do nosso convívio afetivo, normalmente, as vemos como as melhores do Mundo, sem defeito algum.

Por isso, quando se vão para o outro lado da vida, achamos que foram antes do tempo. Entretanto, a Justiça de Deus jamais falha e tudo está correto. É assim que temos sempre entre nós Espíritos dedicados. Lembramos do médium mineiro Francisco Cândido Xavier. Serviu a Humanidade, sendo o medianeiro dos Espíritos. Corações de pais, esposos, irmãos, amigos, namorados foram consolados pelas mensagens dos seus amores. Mensagens vindas através das mãos da sua mediunidade. Madre Teresa de Calcutá morreu aos 87 anos de idade. Desde a juventude dedicou-se aos pobres mais pobres, espalhando suas Casas de Caridade pelo Mundo afora. Como eles, outras tantas vidas envelhecem no Mundo servindo ao semelhante. Habituemo-nos a não censurar o que não podemos compreender. Muitas vezes, o que nos parece um mal é um bem.

PF apreende prende homem com 2,6kg de cocaína no aeroporto de Rio Branco

Traficante estava embarcando pela empresa aérea TAM com destino à Fortaleza

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira, dia 18 de junho, no aeroporto, o desempregado Alain Mariano da Silva Santos, de 30 anos, transportando 2,6 Kg de cocaína que estava envolta em seu corpo.

O homem estava embarcando pela empresa aérea TAM com destino à Fortaleza.

A droga estava embalada em sacos plásticos, cobertas por graxa, e foram envoltas no corpo com gazes e esparadrapo.

Também foi preso o vendedor autônomo Edcarlos da Silva Barbosa, de 29 anos, que segundo Alain foi quem forneceu a droga.

Adolescente é morta por colega em sala de aula em Belém

Uma estudante de 15 anos foi assassinada a facadas por uma colega de classe, de 18 anos, na tarde de terça-feira (17), em Belém. As duas jovens teriam brigado por causa de um alisante de cabelo.

O crime aconteceu dentro de uma escola pública. De acordo com a direção da escola, a jovem atingiu a adolescente dentro da sala de aula. A garota morreu no local.

A direção informou que o colégio permanecerá fechado por uma semana.

A jovem que cometeu o crime foi levada para a delegacia e transferida, nesta quarta-feira (18), para o Centro de Recuperação Feminino do Coqueiro, em Belém. Ela foi indiciada por homicídio qualificado. Em depoimento, a jovem disse que era perseguida pela vítima.

O velório acontece na casa de familiares da vítima. O corpo deve seguir para o cemitério no fim da tarde.

Revolta da família

O tio da vítima, Daniel Marinho, disse que a família está consternada. “Ainda não conseguimos acreditar no que aconteceu. E o pior é que a garota ainda fala que a minha sobrinha a humilhou. Isso é impossível, minha sobrinha não ameaçaria ninguém”, diz o tio.

Segundo ele, a adolescente já havia sido ameaçada pela garota que cometeu o crime.

Juiz multa vereadora de SP por propaganda antecipada

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Marco Antonio Martin Vargas, multou a vereadora paulistana Myryam Athie em R$ 21.282,00 por propaganda antecipada. A vereadora pode recorrer contra a decisão. A propaganda eleitoral somente é permitida a partir de 6 de julho. o Ministério Público afirma que Myryam Athie distribuiu panos de prato com sua logomarca, já a Vereadora afirmou que a distribuição dos brindes não tem ligação com as eleições.

O Ministério Público Eleitoral acusa Myryam de ter distribuido calendário de 2008 e panos de prato com seu nome e a mensagem “Nossos laços são para valer”. De acordo com a decisão, a ação demonstrou a intenção da vereadora de divulgar seu nome para as eleições de outubro.

Conforme a sentença, o material divulgado indica identificação com a vereadora, que utiliza há algum tempo a figura de um laço como sua logomarca.

De acordo com o juiz, as mensagens e logomarca se evidenciam como comunicação subliminar com a qual a vereadora pretende captar simpatia e votos do eleitorado antes mesmo que outros possam apresentar-se como candidatos ao mesmo cargo.

A vereadora Myryam Athie afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que mantém a prática desde que ganhou a eleição e que não tem nenhuma relação com o período eleitoral. Ela cumpre o terceiro mandato e é candidata à reeleição.

Deputado discutem instalação de zonas francas no Acre

Uma reunião do deputado federal Gladson Cameli (PP) e o secretário estadual de Fazenda, Mâncio Lima Cordeiro,na segunda-feira, 16, pela manhã, foi o ponta pé inicial para a real instalação de zonas francas no Acre, incluindo além dos municípios de Brasiléia e Cruzeiro do Sul, também a cidade de Rio Branco.

Após uma conversa em Brasília com o senador Tião Viana, Gladson decidiu reforçar a discussão impulsionado pela aprovação do benefício para o Estado de Roraima, semana passada no Congresso.

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional analisa o Projeto de Lei 2403/03, do Senado, que estende a Roraima, Amapá, Acre e Rondônia alguns benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus, especialmente para a indústria de beneficiamento de produtos oriundos da biodiversidade amazônica.

Em Rio Branco, Gladson conversou com o secretário Estadual de Fazenda, Mâncio Lima Cordeiro e reforçou uma unidade em torno do Acre da bancada federal e do Governo do Estado para acelerar o processo de aprovação e instalação das zona franca.

Reunido com sua equipe de assessores, o secretário Mâncio Lima disse que entrará em contato com as autoridades da Secretaria da Fazenda de Roraima para buscar informações acerca da aprovação da zona franca de Roraima.

“Nós queremos ver o Acre cada vez mais desenvolvido e para isso estaremos buscando mais parceiros e meios de conquistar o progresso em todas as regiões não só do nosso Estado, mas de toda Amazônia”, disse.

Delorgem Campos defende análise da vida de pré-candidatos

O deputado Delorgem Campos (PSB) apoiou, nesta terça, o artigo do Ministro do Superior Tribunal Federal, que defende a análise da vida pregressa de candidatos a cargos eletivos. De acordo com o parlamentar representante do Vale do Acre, esse mecanismo permitiria que a população votasse com mais consciência sobre quem estão ajudando a eleger.

Campos disse ainda que acredita ser dever do Congresso Nacional aprovar medidas como essa para garantir o pleno exercício da democracria. Ele acredita ainda que é preciso que os eleitores se tornem mais consicentes do poder do voto.

"É preciso que eduquemos nossos adolescentes para que tenhamos bons politícos e bons representantes".

Para o parlamentar, o eleitor precisa saber sobre a vida dos candidatos para poder avaliar se ele merece ou não representá-lo na esfera política, seja ela municipal, estadual e federal.

-O povo tem o representante que merece - lembrou Delorgem Campos.