Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Imagem do Dia

É no flagrante da vida cotidiana que um fotógrafo registra belas imagens. Na foto de Talita Oliveira, o contraste do céu desenhou uma bela pintura de uma cena casual. (Foto: Talita Oliveira)

Rebu

Já faz algum tempo que faço parte de um grupo de discussões do Yahoo em que as idéias contrárias a alguns fatos são o ponto principal é o maconaria-brasil/yahoogrupos, apesar de não ser Maçon o referido grupo congrega maçons e não maçons para discussões da realidade atual e seus membros compartilham material filosófico que na maioria das vezes é bastante interessante. Sempre fui um membro meio sem destaque até o momento só havia causado rebu uma única vez quando dei uma boas alfinetadas na postura politizada dos membros e em alguns assuntos desnecessários que estavam tomando muito tempo e espaço da minha caixa de mensagem, mas na ultima semana causei um rebu na discussão sobre o projeto em disponibilizar em escolas públicas camisinhas para jovens que já estão em vida sexual ativa, já que para muita gente isso é um absurdo, uma transgressão da moral e dos bons costumes sociais. Que moral e que bons costumes mesmo tem nossos jovens atualmente?
Vejam parte do texto que postei no grupo e que causou o maior rebu e o abarrotamento da minha caixa de mensagens pessoal:

Sinceramente acredito que vocês estão fazendo tempestade em copo d'agua, aliás em copo de agua não, em uma colher com meras gotas. Pelo que percebi nas mensagens anteriores querem transformar o assunto em uma questão pequena e insignificante, senão vejamos:

- Ninguém aqui está falando em distribuir camisinhas para crianças e sim para adolescentes, já que não podemos ser falsos moralistas e acreditar que nossos filhos e filhas por estarem com 13, 14, quinze anos não estão segundo pesquisa internacional da OMS em idade sexual, já que tal pesquisa constatou que a iniciação sexual de 80%.. isso mesmo 80% dos adolescentes começam nessa faixa etária... Devemos ficar alheios a isso???? Vamos ser hipócritas como a Igreja Católica (Papa) que não ve que infelizmente vivemos em uma sociedade em que os limites sexuais estão muito mais evoluidos do que a própria sociedade...

- Percebi em um dos email que é mais prático um "casalzinho" fazer um filho á usar camisinha.. tenham dó senhores!!! Visitem uma e escola de periferia, de municipíos do Norte Nordeste e constatem o problema social de crianças com outras crianças nos braços, de inúmeros casos de jovens contaminados com verdadeiras pragas (DST). É Sodoma e Gomorra sim senhores, mas da desinformação, da sordidez de não encarar a realidade, do protecionismo exacerbado de muitos pais pelos seus filhos que juram de pés juntos que são anjinhos. É a Gomorra senhores da deseducação, da falsa moralidade das decisões arbitrárias dos levantes desnecessários dos maus exemplos aos nossos jovens.
- Particularmente por ser educador desde meados da década de 90 e conviver diariamente com o meio estudantil, concordo com a iniciativa e vejo apenas esse levante de moralidade em acreditar que distribuir camisinhas nas escolas para adolescentes que já iniciaram sua atividades sexual seja errado.. Aliás distribuir não... o projeto prevê uma máquina onde o próprio aluno se assim o desejar possa ter acesso aos preservativos... Portanto só pega quem quiser ou precisar.. Então se pegar é porque precisa.. é apenas a confirmação de que muitos pais ainda acreditam que a escola é a ÚNICA responsável pela educação dos jovens... E a família onde fica? Onde estão os momentos de educação familiar? Onde estão os exemplos familiares? Isso sim é que devemos valorizar e discutirmos porque gradativamente os alicerces da família estão se rompendo e cada vez mais nossos jovens à deriva buscam na sociedade, alternativas que em 90% não são "agradáveis" aos olhos de uma comunidade que prima pela essência do bom cidadão.
Ademais senhores, excluindo aqui a questão mais séria que são as doenças e pormenorizando a situação da concepção de um filho entre dois adolescentes... que estrutura psicológica tem adolescentes de 14,15 16 anos de educar um filho? Foi citado no grupo que "se caso se responsabilizar pela concepção" responsabilizar-se é registrar e os avós assumirem total e integral responsabilidade financeira, educacional, saúde etc??? É justamente esse tipo de protecionismo de permissivismo que cresce a não utilização entre os jovens dos preservativos... enquanto isso aumentam os casos de Hepatites, HIV, Gonorréias, Condilomas Acuminados, Cancros, Sífiles......

Deixar disponível camisinhas em escolas que atendam jovens em idade sexual ativa, para que aqueles que necessitem possam ter acesso a esse tipo de produto não é uma questão de moral, mas sim de saúde pública desde que tal situação seja tratada com respeito e compromisso por parte dos profissionais envolvidos e que possa através de tal ação criar mecanismos de envolvimento dos Pais em um processo de educação sexual desses jovens.

Resgate da Brasilidade

Tradicionalmente Xapuri na sua história sempre demonstrou com seu povo uma tradição patriótica pela passagem da Semana da Pátria que invejaria aos estudiosos das forças armadas, e isso acontecia como evento popular, com exceção dos 20 de janeiro a Semana da Pátria era a festa mais esperada... Isso desde a fundação do município até precisamente o ano de 1996 que foi o último desfile “digno” ocorrido em Xapuri. Não me perguntem se descaso das autoridades, se por quebra de paradigmas.. Simplesmente se deixou de comemorar com força patriótica tal data, tornando apenas o evento uma enfadonha concentração de poucos alunos que precisavam praticamente ser forçados a participar da festa ou ainda serem adocicados com promessas de pontos por parte dos professores em disciplinas, ou ainda de discursos sem nexo histórico de políticos e “autoridades” que sequer sabiam contextualizar a história que representava o ato.

Para os mais antigos é válido ressaltar as décadas de 40, 50 e 60 que a aglomeração de xapurienses à explanada da Prefeitura na Rua “Principal da Cidade” – Coronel Brandão – era o acontecimento social do ano, aguardavam a chegada de autoridades de Rio Branco, ou ainda o desfile da Guarda Territorial, e sempre a beleza das crianças e jovens do Antigo Instituto de Educação Divina Providência sempre acompanhados dos religiosos e religiosas dos relatos Patrióticos dos Doutores que participavam da festa. Era um acontecimento que as pessoas retornavam para suas casas com a sensação de serem mais brasileiros.
Para aqueles que são da década de 70 como eu, podem recordar de suas próprias histórias, e que não pode faltar os seguintes pontos:
Fogo Simbólico: No dia primeiro de setembro era acessa uma tocha que percorria do entroncamento até a frente da prefeitura através de revezamento de vários alunos e naquele local acendia-se uma tocha maior que deveria ficar acessa até o dia 7 de setembro e sempre vigiada por um aluno. Vale ressaltar que era uma honraria desmedida o aluno ter tal responsabilidade, fazíamos briga para fazer parte do grupo já que em torno de duas em duas horas havia a substituição do aluno... Eu fui Vigia do Fogo Patriótico por umas três edições...
Atividades Cívicas: Nas escolas durante a semana que antecedia as festividades todos os professores trabalhavam assuntos correlatos à Pátria, era como se todos nós tivéssemos que incorporar uma civilidade com responsabilidade e conhecimento de causa. Eram inúmeras redações, textos e mais textos sobre o significado da independência seus heróis, enfim tudo relacionado à temática e hoje ainda falam que relacionam assuntos da realidade com o processo educacional...
Desfile: O ardor patriótico era visto na maioria dos jovens, quem assim como eu não vestiu sua calça de brim e sua blusa de tergau apertadíssima no corpo com o nome da escola grafado no bolso esquerdo, calçado com aquele “conga” ou na melhor das hipóteses com aquele “quichute” de preferência com os cadarços amarrados sobre a calça nas canelas, empunhado com uma banheira não foi “formar” no Sete de Setembro e por ali permanecido no sol quente de toda a manhã alegre e satisfeito?
Peladões: durante o dia a família sempre se reunia no Estádio Municipal para assistir os combates futebolísticos entres os inúmeros times da Zona Rural e da Cidade se enfrentarem, como bem frisei era uma atividade para a família...

Pois bem durante muito tempo vimos isso ano após ano se acabar ou se transformar em simples atividades sem representatividade, pudemos assistir de forma vergonhosa essas festas se transformarem em questões politiqueiras onde autoridades locais não permitiam que esse ou aquele evento não aglomerasse pessoas porque poderia “beneficiar” aquele político, ou que ainda se tal prefeito não desse grupo então não se precisava participar das comemorações.. Pior que vi isso acontecer desde a administração de José Menezes até mesmo na atual e por favor corrijam-me se por ventura estiver falando alguma mentira desconhecida.
Porém como muito bem diz o ditado popular.. “somos brasileiros e não desistimos nunca” pude neste ano ver que inicia-se uma retomada desse patriotismo por parte das Escolas locais. Pude constatar na ultima terça feira que as escolas foram para a rua e demonstraram trabalhos ligados ao tema da independência em seus desfiles muito bem trabalhados com faixas, cartazes caracterização dos alunos e muita história narrada para que os presentes pudessem entrar no clima do evento. Local e horário contribuíram bastante para que o evento fosse um sucesso, primeiro por ter sido próximo de todas as escolas já que os desfiles ocorreram na frente da Igreja Matriz de São Sebastião e no inicio da noite.

Claro que parabenizo todas as escolas e a Secretaria Municipal de Educação por terem iniciado esse resgate e em especial aos colegas professores e aos mais de 1000 alunos do Divina Providência que levaram para a avenida o teme Brasil- Colônia- Império, uma verdadeira aula de história e me fez reviver os bons tempos da semana da Pátria. A escola Levou caracterizado para a Avenida, Cortes caraterizadas, um navio negreiro montado em um caminhão, Guardiões da independência, Negros em Lavoura de Café, dramatizações do grito do Ipiranga, Barões do Café, dramatizações de conflitos populares... Enfim de forma visual contou a história desse nosso País desde o Império até os acontecimentos que sucederam a chegada de D. Pedro segundo ao Poder... Está de Parabéns as Escola e a comunidade Xapuriense...

Acredito que acabei retornando para casa um pouquinho de ardor a mais de brasilidade.

Problema dos médicos sem CRM pode ter um final feliz, mas depende da UFAC

Governo do Estado, OAB, MPE, Prefeitos, Secretários Municipais de Saúde, Movimentos Religiosos, Associações de Moradores, Trabalhadores da Saúde e Diretório Acadêmico de Medicina da UFAC se solidarizam com médicos formados no exterior e garantem apoio.
Na última segunda-feira, dia seis de setembro, a Associação Médica Nacional Maíra Fachini realizou o Primeiro Encontro Estadual de Estudantes de Medicina e Médicos Formados no Exterior. O propósito era debater a situação dos 58 médicos que podem ser retirados pela Justiça Federal de 18 municípios do Acre devido a denúncias feitas pelo Conselho Federal e Estadual de medicina; o impacto disso na vida da população, e ainda a polêmica questão da revalidação dos diplomas pela UFAC.

Centenas de médicos, estudantes e pais participaram do Encontro. E um dos grandes avanços foi a participação da população organizada que começa a se interessar pelo problema, tais como associações de moradores, trabalhadores da saúde e movimentos religiosos.

“ Não entendo como apesar dos problemas de falta de médicos que temos no nosso Estado, estes médicos tenham que estar lutando pelo seu legítimo direito de revalidar seu diploma para trabalhar, estamos nessa luta” , comenta Padre Maximo.

Vários secretários municipais de saúde estiveram no evento. “Viemos de longe pra dizer que se faltar médico em nossa cidade, nossa população é que pagará as conseqüências”, disse a Secretária Municipal de Saúde de Santa Rosa do Purus. Já o de Porto Acre referiu: “Eu tinha médico até na zona rural do município, agora devido a denúncia do CRM, a população já não terá o mesmo atendimento” .

Parlamentares como os Deputados Federais Nilson Mourão e Perpétua Almeida, o Deputado Estadual Moisés Diniz, e o Suplente de Senador Sibá Machado, que sempre tiveram compromisso com a causa, voltaram a reafirmar que seguirão lutando não com o intuito de construir mecanismo sem critérios ou facilitações, mas sim para que todo médico formado no exterior possa passar pelo mecanismo previsto em Lei como é a equivalência, a prova e a complementação.

Mas a novela dos médicos sem CRM que estão trabalhando no interior do Estado por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), concedido pelo Ministério Público Estadual, pela falta de interesse de médicos com CRM de irem para os municípios, pode estar aproximando-se a capítulos mais felizes para a população e pra estes profissionais.. Isso devido a solidariedade e o compromisso que vários seguimentos de poder e organizações sociais, tais como o Governo do Estado, OAB, MPE, Prefeitos, Secretários Municipais de Saúde, Movimentos Religiosos, Associações de Moradores, Trabalhadores da Saúde, Diretório Acadêmico de Medicina da UFAC assumiram durante o ato. O Representante do governo no encontro, o subsecretário Estadual de Saúde Sérgio Roberto disse: “Se o Problema da UFAC para prestar essa ajuda social for a falta de recurso financeiro, o governos assume aqui o compromisso de todo o gasto para este processo”.

A UFAC e o CRM apesar de terem sido convidados não compareceram ao encontro. Mas com esse compromisso assumido pelo governo, a universidade já não pode mais dizer que não realizará o processo por falta de recursos financeiros e humanos, que inclusive se não tem no Estado, pode ser contratado de outra instituição para a realização dessa ação , pois a portaria do Conselho Nacional de Educação- CNE que regulamenta o processo de revalidação, abre espaço para a contratação desse serviço pela UFAC.

Estamos contentes pelo resultado do Encontro, porém a UFAC já se posicionou publicamente dizendo que não fará a revalidação, e por isso tivemos que entrar com um Mandato Judicial contra ela, algo que poderia ser fruto do entendimento e da obrigação daquela Instituição.

Estamos agora aguardando pela justiça. Vamos esperar.
--
Dr. Janilson Lopes Leite
Coordenador Geral da Associação Médica Nacional Maíra Fachini

Felicidade custa R$ 11 mil por mês, diz pesquisa

Para ser feliz, o importante não é ser rico, mas sim não ser pobre. É o que aponta um estudo realizado por Daniel Kahneman, da Universidade Princeton, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2002. Na pesquisa, baseada na análise de dados de um banco nos EUA, foi possível identificar um valor a partir do qual mais riqueza não significa mais bem-estar: R$ 11 mil por mês.

"Uma renda pequena exacerba as dores emocionais associadas a problemas como divórcio, doença ou solidão", ressaltou Kahneman, que é coautor da nova pesquisa publicada na revista científica "PNAS".

METODOLOGIA - Os pesquisadores pediram às pessoas entrevistadas para relatar a frequência com que se sentiram felizes ou sorridentes recentemente. Assim como o sentimento em relação ao estresse. Os entrevistados ainda tiveram que, de uma escala de zero a dez, dizer o quanto estão satisfeitas com as suas vidas - a "nota" média dada pelas pessoas foi de 6,76. Para obter o resultado final, as respostas foram cruzadas com os dados sobre a vida de cada um deles.

PRF detém foragido da justiça e acreano que tentou subornar policial

Feriadão registra poucos casos em rodovias federais na região Norte
O feriadão nas rodovia federais, teve poucos registros de ocorrências no que diz respeito à acidentes envolvendo veículos automotores.

Segundo o boletim emitido pela Polícia Rodoviária Federal, os mais graves registrados, ficam por parte do acreano José R. Gomes (29), que teria avançado um sinal vermelho localizado na BR 364 e foi parado. O flagrante aconteceu no dia 7 de setembro e, ao entregar a documentação ao PRF, anunciou que daria dinheiro para o refrigerante entregando uma nota de 10 reais. O mesmo foi detido e encaminhado à Delegacia na Capital.

O segundo, ficou a cargo do senhor Francisco Justino do Nascimento (40), que condizia um veículo modelo Ford, placas NDV 0366, do estado do Rondônia quando foi parado em uma blitz de rotina.

Ao verificarem seus documentos, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto desfavorável à sua pessoa. O flagrante também ocorreu na BR 364 e o mesmo foi encaminhado ao presídio do Estado ficando à disposição da Justiça.