Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Eu Voltei....

Como o Grande Rei da Musica Brasileira Canta:
Eu volteiiii...
Agora é pra ficar
Eu voltei........
Porque aqui é o meu lugar....
Apesar de muita torcida contra, principalmente daqueles que temem o que eu tenho a dizer e que muitos em Xapuri estão interessadíssimos a ouvir ou a ler acerca dos bastidores do Poder Municipal, estarei a partir do dia 22 do mês em curso de forma definitiva na minha querida Xapuri, depois de quase 5 meses ausente, visto que só estava presente em terras xapurienses 01 ou dois dias por semana.

Por enquanto estou aproveitando merecidamente licença médica, por ter enfrentado uma crise de diabetes devido meus excessos na alimentação e na cervejinha, o que me deixara inclusive afastado de minhas obrigações profissionais e deste espaço, mas já estou 80% garantindo-me força física e disposição para chegar nesta quinta e já ter dado uma bela volta pela minha querida Cidade.

A convite de um grupo de pessoas decidi permanecer em Xapuri até o encerramento das Eleições Municipais, inclusive com proposta para trabalhar diretamente na definição do pleito vindouro, coisa que não decidi por achar que é uma decisão que deva ser refletida, mas minha permanência aqui não houve o que pestanejar, fico por acreditar que posso dar uma parcela de contribuição consideravelmente significativa colaborar na decisão eleitoral deste ano. Sou filho desta Terra e sempre lutei por dias melhores não somente para mim e para os meus, mas para todos os cidadãos deste município, nunca me esquivei de assumir compromissos sociais e religiosos que delinearam traços de transformações naqueles que direta ou indiretamente estiveram sob os auspícios de minha representatividade, prova disso, quando tive o privilégio de assumir o cargo de Dirigente Municipal de Educação, foram construídas 16 unidades escolares na Zona Rural, Reformados todas as Unidades de Educação Infantil, Ampliação da oferta de educação na Rede Municipal em 34%, Ampliação de 28% nos recursos da aquisição de merenda Escolar, Oferta de Ensino Infantil na Zona Rural, entre muitas outras ações que chegaram a render prêmio de Reconhecimento Nacional à Administração Municipal por projetos desenvolvidos.

Minhas credenciais para falar sobre política em Xapuri, não se consubstancia na materialidade de formação ou elevação de nível cultural, mas sim pelo carinho que tenho desta cidade, do meu conhecimento de causa, já que raríssimos profissionais podem dizer que conhece 90% das comunidades Rurais deste município, nas quais cultivo reciprocamente grande admiração e respeito.

Enfim, meus irmãos xapurienses, estou de volta e com certeza é pra ficar, não estranhem se algumas posturas minhas a partir desse momento forem estritamente políticas (porém alicerçadas no que sempre defendi), porém garanto que posturas políticas não significam perca de identidade ou desvio de conduta, mas sim amadurecimento seja no âmbito profissional ou pessoal e haja visto que estamos em um ano eleitoral e devemos ter posições claras e coesas, para só assim não deixar espaços para interpretações ou nuances de posição política apenas por comodismo ou por beneficiamento próprio, o que se é costumeiro acontecer principalmente por aqui.

Não estarei disputando nenhum cargo eletivo, mas estarei nos bastidores onde para técnicos e sonhadores de um mundo melhor como eu, permanecem e estruturam políticas públicas para o bem comum e não para trupes de pára-quedistas e alpinistas sociais que costumeiramente nos deparamos nos diversos setores públicos.

Bem, o que tiver que vir virá, o que tiver que ser será...
Abraços

Xapuri e a Galera do Achismo

Que Xapuri se transformou no recanto da parcialidade administrativa, do ninho centralizador de decisões ditatoriais, da vergonha jornalística com furos sempre deprimentes isso não é novidade para ninguém, muito menos para aqueles que como eu já teve a infelicidade ou a obscuridade mental em colaborar direta ou indiretamente, mesmo que de forma inexpressiva para que tais fatos continuassem, agora me é novidade o termo padrão utilizado pelos subalternos do executivo municipal “Pelo Menos eu Acho que é isso”. Sim, somente hoje no final da tarde pude ouvir em lugares distos 4 vezes o mesmo termo.

Será uma tática para imbecilizar ainda mais, alguns que já superaram o limite da mediocridade e da incompetência assistemática gerada pela convivência com certas autoridades ou zelo demasiado em esconder interesses que não são da sociedade ou de uma trupe gulosa aos ubres fartos de uma vaca raquítica por nome de Prefeitura Municipal de Xapuri? Como sou sabedor de que não terei resposta oficial sobre esta posição vou batizar essa turma carinhosamente de A Galera do Achismo...

Achismo, porque quem acha não tem certeza e quem não tem certeza não tem poder de decisão, que não tem poder de decisão é pau mandado, ser pau mandado já é feio e pau mandado do Vanderley... votiiiii....

Bem como eu não acho eu tenho certeza, eu antecipo que a partir da próxima quarta teremos boas surpresas pelos bastidores Municipais, resta-nos saber se cristãos normais como nós saberemos, posso adiantar que se trata de uma Notificação.

A Galera do Achismo deveria se antenarem, já que estão sob a égide do Poder Executivo, bem representa-lo, não deixar o município em maus lençóis como aconteceu em reunião na tarde de antes de ontem em Brasiléia, onde representações de Capixaba, Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia discutiam a próxima etapa de elaboração do Plano Diretor da Regional, mas como isso não é importante para Xapuri ninguém se fez presente. Até pra que plano diretor, se a prefeitura é a primeira a desrespeitar a política nacional de desenvolvimento urbano, com construções irregulares, inobservância de limites legais de ruas e calçamentos, inexistência de licenciamento de obras enfim tudo o que já conhecemos.

Se observarmos bem, a galera do Achismo é a mesma galera de tempos outrora, com os mesmos trejeitos e mesmos defeitos apenas com General Novo, pena que numa Guerra o General é o ultimo a ser alvejado.

Já pensou se a moda pega do achismo...

E depois ainda dizem que Xapuri é uma terra que não se desenvolveu. Pelo menos em termos levianos acho que já ultrapassamos Brasília.

Museu do Xapury

Tive o privilégio de no final da tarde de Quinta feira ser convidado para participar da atividades alusivas a 6ª Semana Nacional de Museus e 3ª Semana do Museu do Xapury, o que me surpreendeu pela criatividade dos Responsáveis por aquela instituição em buscar alternativas de trazer a comunidade estudantil para atividades da Programação do Museu.

Poeticamente vi nos poucos minutos que ali permaneci dezenas de crianças oriundas das Escolas Estaduais São Miguel, Anthero Soares Bezerra, Latife Zaine Kalume e jovens da comunidade que encantadamente ouviam atentos as histórias contadas por um grupo de Jovens Contadores de História, jovens estes para minha surpresa da comunidade local encabeçados pelos amigos Clenes e Cley, que contando com a colaboração de outros jovens e com muito profissionalismo conseguiam prender a atenção das crianças ali presentes.

Fiquei encantado em poder assistir uma expressão artística que toca na inocência da criança, que busca a imaginação, que envolve os presentes a fazerem parte voluntariamente ou até mesmo involuntariamente da história ali contada.

Pude também conferir alguns trabalhos do nosso grande mestre Helio Melo, expostos em telas que revelam o cotidiano do homem do campo, especificamente o seringueiro, a vida simples, os sonhos, os desafios e as vezes até desabafos. Viajar pelas telas do Artista Helio de Melo é voltar no tempo, é buscar uma verdade não contada nos livros oficiais de história, mas é viver e dividir através das imagens a experiência de alguém que vivenciou o que está retratado ali na tela, e esse mundo de linguagem poética e de realidade vivida é nos causa a admiração pela obra do autor.

Fiquei sabendo pela Administradora do Museu a Senhora Kátia Rejane de que as atividades que ali estavam sendo realizadas faziam parte da 6ª Semana de Museus que está acontecendo do dia 12 e vai até o dia 18 de Maio que é o dia Internacional de Museus.

Na semana os museus brasileiros estavam mobilizados em torno das programações propostas para a Semana Nacional de Museus, que nesse ano de 2008, propõe como tema “Museus como Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento”, em consonância com o tema proposto para o Ano Ibero-americano de Museus. Pensar a memória e o Patrimônio como instrumento de transformação social, não chega a ser uma novidade, porém o desafio que se apresenta é de como podemos num mundo cada vez mais globalizado e marcado por rupturas, oferecer à sociedade novos instrumentos para que essa, rediscuta seus valores, repense os paradigmas identitários, seja cada vez mais plural e diversa e reescreva a sua história. Nesse Papel os Museus tem papel preponderante.

Durante longo tempo os museus serviram apenas para preservar registros de memória e visões de mundo das classes mais abastadas; de igual modo funcionaram como dispositivos ideológicos do Estado e também para disciplinar e controlar o passado, o presente e o futuro das sociedades em movimento. Na atualidade, ao lado dessas práticas clássicas, um fenômeno novo já pode ser observado. O museu está passando por um processo de democratização, de ressignificação e de apropriação cultural. Já não se trata apenas de democratizar o acesso aos museus instituídos, mas sim de democratizar o próprio museu compreendido como tecnologia e ferramenta de trabalho adequada para uma relação nova, criativa e participativa com o passado, o presente e o futuro.

Mas para que esta mudança seja eficaz, não adianta apenas mudar a política dos museus brasileiros, mas mudar também a postura dos visitantes, posso exemplificar que mesmo num universo de mais 8 mil habitantes na zona urbana do nosso município sequer 50% tiveram a curiosidade de visitar o Museu do Xapury, que é patrimônio nosso, conta a nossa história e a Semana Nacional de Museus é uma boa oportunidade para ir conhecer aquele espaço.

A visita ao Museu Xapury é a minha sugestão para um bom papo sobre as histórias de Xapuri, para uma boa viagem aos mais remotos tempos de construção dessa comunidade pacata e ordeira

Boa Visita...

Caso Izabella

Há um velho provérbio que diz que as coisas importantes, só são importantes porque destinamos atenção demasiada para elas. Os Gregos diziam que somente aqueles que faltam-lhes forças de buscar o novo é que valorizam situações que não são de valores essenciais. Esses dois provérbios filosóficos me antecedem para dizer, desabafar e gritar para todos:
NÃO AQUENTO MAIS OUVIR FALAR NO CASO IZABELLA.
Não quero que me vejam como insensível, mas convido-os a refletirem comigo o porque de tanta projeção jornalística para um caso que já está resolvido e como tantos outros milhares que ocorrem semanalmente em São Paulo deverá submeter-se aos mesmos procedimentos judiciais. O Caso Izabella não dá ibope na televisão porque foi um crime cruel praticado pelos genitores contra uma criança indefesa não. A televisão está dando atenção porque a família da vitima é uma família da classe média alta, e rico dá ibope.

Se fosse um favelado que tivesse jogado a criança talvez pouquíssimas pessoas dessem importância, por que é conveniente numa sociedade hipócrita capitalista como a nossa de que quem é bandido é pobre, quem é viciado é pobre, é negro, é Gay enfim é de classe das minorias. Rico não mata, rico é incapaz de cometer pervessidades e o caso Izabella não passa disso, se o seu pai fosse um pedreiro estaria numa cela com 20 outros presos sujeitos a linchamento.

Interessante que por quatro vezes a Secretaria de Segurança mobilizou uma equipe de mais de 30 peritos técnicos para cuidar especificamente do caso Izabella. E as mortes de moradores de rua que tem seus corpos ateados por fogos, como recentemente uma adolescente de 16 anos grávida fora queimada viva, fora destinado alguma equipe de peritos para o local? Quantas mortes de crianças acontecem em São Paulo por bala perdida? Não deviam ter o mesmo tratamento que o caso Izabella está tendo? Não porque os pais dessas crianças são diaristas, não são advogados, os avós são pensionistas do INSS não são empresários como os de Izabella. Então desculpe-me os mais sensíveis ao caso, mas esse esforço televisivo e jornalístico para mim tudo é hipocrisia em busca de ibope, hipocrisia esta que não suporto mais.

Sensibilizo-me pela perda da mãe e de todos os parentes, acredito que a justiça deva ser feita, não sob holofotes potencializando a promoção de autoridades, jornalistas, profissionais de diversa áreas já que agora todo mundo é phd em psicanálise forense e uma série de pessoas anônimas que buscam meramente os seus 15 segundos de fama.

A comoção nacional pra mim nada mais é do que tentativa de aparecer, por que não se comovem com o terremoto na china que pode ter matado mais de 50 mil pessoas, porque não se comovem com o naufrágio da embarcação em Manacapuru – Amazonas, porque não se comovem com as centenas de clinicas clandestinas de aborto espalhadas pela nossa região. Porque não se comovem com as dezenas de crianças recém-nascidas que por dia são abandonadas pelos pais? É nosso País tem muitas coisas que poderiam levar a comoção nacional, mas pouquíssimas que dariam fama, pouquíssimas colocariam as pessoas envolvidas em todos o canais de tv do País. Logo não há necessidade de dar importância para nada disso.

Desejo profundamente que o Pai e a Madrasta de Izabella, apodreçam na cadeia o que acho difícil de acontecer, mas que não aquento mais ouvir todos os dias em todos os canais e todas as horas essa história ai já é demais.

Que Deus ilumine os caminhos de Izabella

Política e politicagem

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce à prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo. (Bertolt Brecht)

Posso dizer que nunca fui um Analfabeto político com muito orgulho, enchia o peito e dizia “odeio política” e ainda me sentia grande por me proclamar assim, mas com o tempo fui me apaixonando pelo tema e percebi que eu não odiava a política e sim a “politicagem” E, como a maioria da população eu confundia política com politicagem.

Quando li o texto de Bertolt Brecht sobre o Analfabeto político, me envergonhei, pois me reconheci nele. Passei então a estudar a diferença e, hoje, sei que política é a forma como utilizamos para administrar algo e ela não está restrita apenas ao modus operantes governamental dos chefes de governo eleitos por nós pelo voto direto; há também a nossa política diária; como cuidamos de nossa casa, de nossa família, de nosso corpo, etc. Tudo isto é política, e eu a confundir com politicagem (arte de ludibriar, enganar e levar vantagem, utilizando-se da máquina pública administrativa em benefício próprio) com política!

Enfim, na Universidade conseguirem me fazer apaixonar-me pela política e ser o que Aristóteles já apregoava na Grécia Antiga: “Um animal político” e, acreditar nela como uma ideologia de vida.

Entretanto, confesso, nosso país está tão acostumado à politicagem que é difícil lutar apenas por um ideal sem desanimar às vezes. Entristece-me quando vejo que há entre nós, alguns que querem fazer uma POLÍTICA realmente limpa e ideológica e, é na maioria das vezes, impedido desse exercício saudável por causa da herança politiqueira que está impregnada em nossa população.

Onde está o ideal? Cadê o pensamento em beneficio do bem comum? Só vejo ANALFABETOS POLÍTICOS querendo exercer a POLITICAGEM por onde tenho passado.

Questiono-me: Até quando ainda estarei acreditando que nosso país um dia saberá exercer o uma política, limpa, sadia, honesta, totalmente voltada em benefício do bem comum?

Só sei que enquanto esse “Animal político” estiver latente em mim estarei dando minha cota de participação por uma sociedade mais justa, por menos desigualdade social e por um governo realmente político (voltado para uma administração que visa o benefício real da população que o elegeu) e não um governo politiqueiro.

Joscires Angelo

Maldição sobre jornalistas

Como as notícias sobre política estão mais fracas do que caldo de piaba, exceto maracutaias de prefeitos do interior, vou publicar hoje, na íntegra, texto enviado ontem pelo colega Francisco Costa, da TV Acre (Rede Amazônica-Globo), extraído do site: fotosalada.com.br. Leia com atenção.

Contam os alfarrábios que quando Deus liberou para os homens o conhecimento sobre a informação, determinou que aquele 'privilégio' iria ficar restrito a um grupo muito pequeno de pessoas. Mas neste pequeno grupo, onde todos se acham 'semideuses', já havia aquele que iria trair as determinações divinas. Aí aconteceu o pior! Deus, bravo com a traição, resolveu fazer valer alguns dos mandamentos do jornalista:
1º) Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.

2º) Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.

3º) Estarás condenado ao eterno cansaço físico e mental.

4º) Terás gastrite, se tiveres sorte. Se fores como a maioria, terás úlcera, pressão alta, princípios de enfarte, estresse e depressão. E, perto de se aposentar, terás câncer.

5º) A pressa será tua sombra e tuas refeições principais serão o lanche da padaria da esquina, a pizza do pescoção ou uma coxinha comprada no buteco mais próximo do local onde realizarás as reportagens.

6º) Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo; se te sobrarem cabelos.

7º) Tua sanidade mental será posta em xeque antes de completares cinco anos de trabalho.

8º) Ganharás muito pouco, não terás promoção, não terás perspectiva de melhoria e não receberás elogios de seus superiores e leitores. Porém, as cobranças serão duras, cruéis e implacáveis.

9º) Trabalho será teu assunto preferido; talvez o único.

10º) A máquina de café será tua melhor colega de trabalho; a cafeína, porém, não fará mais efeito.

11º) Os butecos que ficam abertos de madrugada serão tua única diversão e somente neles poderás encontrar malucos iguais a ti.

12º) Terás pesadelos freqüentes com horários de fechamento, palavras escritas erradas, reclamações de leitores, matérias intermináveis, processos, gritos ao telefone... E, não raro, isso acontecerá durante o período de férias.

13º) Tuas olheiras e mau humor serão teus troféus de guerra.

14º) Por mais que sejas um profissional ético, serás visto na rua como um canalha.

15º) E, apesar de tudo isso, haverá uma legião de "focas" querendo ocupar o seu lugar.

Federal desvenda fraudes em Coari

“As investigações detectaram que Adail Pinheiro (prefeito de Coari) (Foto ao lado) é o comandante de todo um esquema fraudulento”. A afirmação foi feita, na manhã de ontem, pelo titular da Delegacia de Prevenção e Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz), da Polícia Federal, Jocenildo Cavalcante. Ele se referiu à Operação Vorax, deflagrada pela PF em parceria com a Receita Federal para desarticular uma organização criminosa no Município localizado a 370 quilômetros de Manaus.

No total, foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal 48 mandados de busca e apreensão e 23 de prisão. A quadrilha é acusada, pela PF, de crimes de sonegação fiscal, fraudes em licitações, desvio de verbas e crimes contra a administração pública em Coari que superam R$ 30 milhões nos últimos cinco anos.

Estão envolvidos no esquema 75 empresas de construção civil, fornecimento de mercadorias (inclusive medicamentos) e promoções de eventos. “Muitas destas empresas foram criadas apenas para participar e vencer licitações viciadas no Município e tinham a Prefeitura de Coari como único cliente”, informou Cavalcante. Também participavam das fraudes órgãos como a Comissão de Licitações, Secretaria de Finanças, Gabinete, Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras.


Presos
Os nomes dos presos não foram divulgados pela PF, que segue uma nova recomendação nacional para não haver exposição dos acusados. Mas A CRÍTICA conseguiu confirmar que foram presos, em Manaus, Carlos Eduardo Pinheiro e Elizabeth Pinheiro, ambos irmãos de Adail Pinheiro, Adriano Salan, ex-secretário de governo do Município, e o assessor Haroldo Portela. Na capital, também prenderam Fábio Marques Martins (Mega Models), Sônia da Silva Santos, Andréa Domingos de Abreu, Marilza Félix Barroso, Jorge Michel Pereira, Edmilson Ricardo Façanha de Carvalho, Jacson Bezerra Lopes, Ediovan Costa, Ezequiel da Rocha e o médico Durval Herculano Carriço.

Em Coari, foram presos Cezário Menezes, dono da Construtora Menezes, que prestava serviços à Prefeitura; Antônio Maria Aguiar Nascimento, segurança particular do prefeito Adail Pinheiro e ex-comandante da guarda municipal; Valter Braga Ferreira, membro da Comissão de Licitação; Paulo Bonilla, secretário de Obras; Paulo Sérgio Chagas, sub-secretário de Obras; e Rome Sineide Gomes, secretária de Finanças.

Em uma casa em um conjunto residencial de Coari, federais apreenderam R$ 7 milhões de reais guardados em sete malas que estavam em poder de um dos integrantes do bando.

Líder do PT propõe criação de nova CPMF por lei complementar

Deputado Maurício Rands apresentou a proposta de criação de nova CPMF.
Uma das possibilidades é incluir a nova CPMF no projeto que regulamenta a emenda 29.

O líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PT-PE), apresentou nesta quarta-feira (21) a proposta de que a criação da nova CPMF, que desta vez seria uma contribuição permanente sobre movimentação financeira, não seja por emenda constitucional, mas sim por lei complementar. A mudança no tipo de lei permite que o novo tributo seja aprovado com menos votos do que o antigo, que foi derrubado pelo Senado no ano passado. Segundo Rands, uma das possibilidades é incluir a nova CPMF no projeto que regulamenta a emenda 29, que regulariza os gastos para a área de saúde.

A regulamentação da emenda 29, aprovada pelo Senado e que deve ser votada na próxima semana na Câmara, visa aumentar dos atuais 7% para 10% os recursos vinculados constitucionalmente para a saúde até 2010. Neste ano, o impacto seria de cerca de R$ 10 bilhões a mais nos cofres da saúde.

Para Rands, não há impedimento legal para a recriação da CPMF por lei complementar porque se trataria de uma contribuição com destinação específica. “Nós pesquisamos e não há qualquer impedimento para a criação de um tributo exclusivo para a saúde por meio de lei complementar”.

A idéia de trocar o tipo de lei visa reduzir o apoio necessário para aprovar o tributo. Para aprovar uma emenda constitucional é necessário o apoio de 308 deputados e 49 senadores, enquanto para a aprovação de uma lei complementar são necessários 257 votos na Câmara e 41 no Senado. No ano passado, a CPMF foi derrubada apesar de ter recebido 45 votos favoráveis no Senado.

Além de mudar a forma do novo imposto, o petista acredita ser possível a criação por meio de iniciativa do próprio legislativo. Para ele, este tipo de matéria não precisa de iniciativa do Executivo, apesar de se tratar de tema tributário. “O poder legislativo tem prerrogativa constitucional para criar ou majorar tributos”, acredita Rands.

A forma de criação do novo tributo proposta pelo líder petista pode gerar ainda mais discussões na Câmara. Contrária à nova CPMF, a oposição afirma que o tema pode acabar na justiça caso não seja feita a mudança por emenda constitucional.

“Podem até aprovar na Câmara, mas não acredito que aprove no Senado. Mesmo se aprovar no Senado, nós vamos derrotar na Justiça porque não se pode criar imposto sem ser por alteração constitucional”, avisa o vice-líder do DEM na Câmara, José Carlos Aleluia (BA).

MPF/AC prorroga prazo de inscrição para seleção de estagiários

Vaga é para estudantes de Secretariado Executivo e bolsa é de 700 Reais

O Ministério Público Federal no Acre, prorrogou o prazo para a inscrição de candidatos à vaga de Estagiário de Área Meio - Secretariado Executivo.

A nova data final para a inscrição é 27 de Maio de 2008 e podem inscrever-se candidatos que já estejam no 5º período ou no 3º ano do Curso de Graduação em Secretariado Executivo.

Com a prorrogação do prazo para as inscrições, a data para realização da prova também foi alterada, passando para o dia 28 de Maio, às 14h.

O valor da bolsa oferecida é de 700 Reais, para 4 horas diárias de trabalho.

Maiores detalhes podem ser encontrados na página do MPF/AC (www.prac.mpf.gov.br), na área de Concursos em Andamento, ou por meio do telefone (68) 3214-1111.

Prefeito de Tarauacá paga passagem com cheque sem fundo de 560



Um cheque sem fundo de R$ 560,00, emitido a uma agência de viagens é o mais novo escândalo do prefeito de Tarauacá, Vando Torquato (PP). O pior é que o cheque era pré-datado. Foi emitido dia 16 de maio, mas baixo estava escrito: “boi para o dia 20-05-008”.

O cheque pagaria passagem aérea comprada para um advogado constituindo pelo prefeito. O valor seria pago a Yes Viagens e Turismo, que tem como proprietária a empresária Maria Saionara Soares Damasceno, para quem a prefeitura deve R$ 26 mil há mais de um ano e o prefeito se recusa a pagar.

Segundo Saionara, o prefeito alega que não foi ele quem assinou as requisições. As solicitações, segundo ela, foram assinadas pelo então secretário de Finanças, Francisco Ulineide, demitido por não aceitar fazer algumas operações irregulares solicitadas pelo prefeito.

O promotor de Justiça, Marco Aurélio, teria orientado a empresária a interpor ação judicial contra para reaver seus créditos.

A ação deve ser impetrada ainda esta semana. O fato de não ter sido o prefeito quem assinou as requisições não é motivo para ele se recusar a pagar a dívida. O secretário tinha autorização para agir em nome da prefeitura.


DESCRÉDITO NA PRAÇA

Segundo informações, mais de 80% dos comerciantes de Tarauacá não acreditam mais no prefeito. Ele compra, solicita prestação de serviço e depois ignora todo mundo e não paga as contas.

O agravante é que no caso da Yes Turismo, a maior parte do débito é referente a passagens aéreas autorizadas pela prefeitura a parentes e amigos mais chegados do prefeito.