Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Imagem do Dia

Complicado

Na noite da ultima terça-feira(24) foi preso em casa o Jovem Fábio Júlio Souza após segundo as autoridades locais denuncia anônima e posterior revista na residência fora encontrado cerca de 14g de maconha em forma de tablete. A prisão do jovem suscitou entre algumas pessoas da comunidade xapuriense uma velha discussão sobre o que é tráfico e o que é porte de entorpecente para uso pessoal.

Não quero aqui ser “O do contra”, mais antes de mais nada gostaria de dar minha opinião sobre o fato, concordo com a prisão, porém discordo dos procedimentos que se seguiram posteriormente.

A Policia Xapuriense cometeu uma tremenda gafe em demonstrar que o caso tem muito mais cunho pessoal do que propriamente um serviço à sociedade. Prova disso foi a exposição ao ridículo na internet da figura do rapaz em trajes íntimos dentro de uma cela, interessante que jamais no município houve tal exposição até mesmo em casos bem mais escabrosos. Outra situação foram os termos utilizados na pagina virtual da Associação dos militares como “começou a tremer mais do que "vara verde" e mesmo valorização do apelido “vovozona” em detrimento do próprio nome. Portanto acredito que a prisão foi correta porém os procedimentos demonstraram que se precisa avançar e muito em separar a defesa do bem estar público das questões pessoais.

O que entendi até o momento a qualificação do jovem como “traficante”, mesmo que a policia já o vinha investigando, está fundamentada apenas em suspeitas com exceção do flagrante de porte do entorpecente encontrado na residência, o que na nova lei de drogas 11.343/2006 em relação ao usuário e/ou dependente não mais prevê a pena de prisão (art. 28). Porém é válido ressaltar e deixar bem claro que tal ato de porte deixou de ser formalmente "crime", mas não perdeu seu conteúdo de infração (de ilícito).

O que entendi é que diante da situação de que o acusado ter grande acesso à comunidade juvenil da cidade, por suspeitas anteriores e por pessoas que aproveitam a situação para falara o que querem sem mesmo terem a preocupação de provar já foram o suficiente para qualificar o rapaz como “traficante”.

Algumas situações que deveriam também ser observadas no caso não estão sendo, réu primário, residência fixa, emprego com carteira assinada, bom desempenho escolar entre outros, o que demonstra que quando alguém comete algum ilícito e fica sob a tutela do Estado, mesmo que toda a questão legal permita uma série de direitos esses não os são observados. O que me deixa triste é que tal situação é imparcial, valendo somente para alguns.

Como em Xapuri quem quer que seja que se levanta contra uma opinião formada é taxado de inimigo, então vou ser um grande inimigo por que nesse caso não estou defendendo o acusado mais cobrando das autoridades em especial da policia militar que consiga separar o pessoal do profissional. Depois não vejo nenhum motivo para comemoração como foi o alarde na prisão de 14 g de maconha, já que em Xapuri toda a comunidade é sabedora que “rola” infinitas vezes maior quantidade do que essa, como é o caso de vários enriquecimentos que pairam a ilicitude, aquisição de bens móveis e imóveis incompatíveis com a renda dos proprietários, porém como gozam de boa “fama” as autoridades locais se fazem de cegas.

Estou publicando uma foto do rosto do Fábio Júlio em respeito à dignidade dele, porque acho absurda a imagem divulgada pela própria autoridade policial.

Enem em 2011 será o único mecanismo de seleção para entrar na UFAC

A reitora da Universidade Federal do Acre – UFAC, Olinda Batista, anunciou nesta quinta feira (26/05), durante coletiva à imprensa que a UFAC não irá realizar o vestibular como processo seletivo para acesso aos cursos. Por outro lado, a instituição assumiu que o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, será o único meio para ingressar na universidade.

A decisão foi tomada após analise do Conselho Universitário. Com isso, qualquer pessoa que pretenda adentrar na UFAC, precisa realizar as provas do Enem. A reitora da universidade explicou ainda que a universidade está elaborando um plano para se adequar ao sistema e método do certame nacional.

As inscrições para o exame deste ano iniciaram dia 23 deste mês e seguem até o dia 10 de junho. O procedimento é feito exclusivamente pela internet ao preço de R$ 35. Assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para estudantes alunos que estejam cursando o ensino médio da rede pública. As provas deste ano serão nos dias 22 e 23 de outubro.

Professores discutem nesta segunda aumento parcelado

Depois da assembléia dos trabalhadores da educação na última quinta-feira (26), é a vez dos professores licenciados discutirem a proposta de parcelamento do reajuste de 15%, apresentada pelo governo do Estado. A assembléia será nesta segunda (30), a partir das 9 horas, na praça em frente à Assembléia Legislativa do Acre (Aleac).

Em negociações que se arrastaram ao longo da semana o governo ofereceu um reajuste em três vezes de 5% cada: a primeira parcela sairia em julho de 2011, a segunda em janeiro de 2012 e a terceira em agosto também de 2012. Segundo o governo, essas condições seriam para todos os 40 mil servidores do Estado. No último dia 23 o Sinplac apresentou uma contraproposta em duas parcelas: 7,5% em julho de 2011 e 7,5% em janeiro de 2012. O governo rejeitou, alegando que não daria para atender o reajuste de 7,5% no primeiro mês do ano.

- Não precisamos ser a Amanda Gurgel, a professora do Rio Grande do Norte, precisamos apenas demonstrar publicamente a coragem, a sabedoria e a determinação que ela possui de lutar pelos seus direitos. Agindo assim, estaremos demonstrando à sociedade em geral que temos dignidade para exigir respeito e valorização à nossa categoria -, esclarece a professora Alcilene Gurgel.

Duas propostas serão discutidas na reunião, ambas de três parcelas. A primeira, apresentada numa reunião com o governo no dia 25, consiste em reajuste de 5% em julho de 2011, 2,5% em dezembro de 2011 e 7,5% em março de 2012. A outra, que surgiu na reunião do dia seguinte, é de 5% em julho, 2,5% em dezembro e 7,5% em junho de 2012, mais a antecipação da “pulada de letra” para o mês de julho. Por lei, a “puladinha” ocorre em setembro.

O reajuste de 15% atende parcialmente às reivindicações salariais dos professores, já que corresponde à desvalorização salarial entre 2008 e 2011. A categoria também reivindica um aumento de 10%.