Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

De Cara Nova

Como os visitantes puderam observar o blog Xapuri News está de Cara Nova, com novo layout de apresentação, e com uma série de novidades que apartir da próxima semana poderá estar oferecendo aos leitores uma navegação mais agrádavel e prestando um serviço de utilidade pública aos visitantes.

A imagem de Navbar do blog foi criada pelo colega Alan Ferreira  que é leitor do presente espaço, já a organização e programação do template é deste ensaista de blogueiro.

A priori gostaria de pedir desculpas aos leitores e vistantes que pelo menos durante este final de semana os links de jornais e serviços não estarão disponíveis, porque estarei configurando-os, mas tão logo consiga estarão à disposição do público.

Agradeço as mais de 185.000 visitas a este espaço e podem ter certeza de que em respeito a confiança depositada, continuaremos com a mesma responsabilidade de informar de forma imparcial os acontecimentos, sempre lembrando que quem faz esse espaço são os leitores e a particpação de todos, comentando e discutindo os assuntos aqui abordados é que justifica o trabalho que temos para manter atualizado o blog.

Boa sexta a todos.... 

Violência Escolar oque fazer??

Um grupo de professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Divina Providência, preocupados com a onda de violência que assola os alunos adolescentes da comunidade escolar xapuriense, iniciaram um grupo de estudos que buscarão alternativas metodológicas que poderão a pelo menos médio prazo amenizar a situação comportamental em que se encontra muitos dos alunos xapurienses.

Para se ter idéia segundos dados colhidos com professores e funcionários de duas escolas locais, somente nesjte segundo semestre de 2010 já ocorreram mais brigas no interior das escolas e nas proximidades delas doque praticamente todo o ano letivo de 2009. Claro que nada justifica tais brigas, porém os motivos são banais e estúpidos, já que na maioria das vezes em cerca de 85%, são assuntos extra-escolares, ou seja desavenças de boates, questões de namoricos e disse-me-disse.

A situação deve ser vista com muita atenção, já que muitas vezes uma simples discussão ou troca de alguns tapas pode gerar problemas maiores, e é justamente o que  o que os professores com o grupo de estudos quer antecipar.

Podem até me criticar, mas como educador sou meio linha dura e acredito que tal situação é justamente porque nas ultimas décadas e porque não dizer na ultima década todos os direitos são dos alunos, a figura do professor é desrespeitada, vilipendiada e sobre seus ombros recai toda a culpa do déficit de aprendizagem dos alunos, das posturas inadequadas, dos comportamentos esdruxulos, enfim a figura do professor viou o bode expiatório. sinceramente sou ainda da linha de Jane Austen "Crime e Castigo" se não impormos limites, estaremos brincando de ensinar, enquanto nem seguer os alunos brincarão jogarão nas nossas caras que somos pessas de um jogo que podem ser movidas a bel prazer.

Que o grupo de estudos possa de fato buscar metodologias eficazes para situação e que Deus nos ajude, porque ser professor é ter uma profissão de alta periculosidade.