Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Ser Transparente!!!!!

Contribuição para a formação de cidadãos mais idôneos!!!!

Às vezes, fico me perguntando porque é tão difícil ser transparente?
Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros.
Mas ser transparente é muito mais do que isso.
É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente.
Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos e grossos muros que nos empenhamos tanto para levantar.
Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche, transborde!
Mas, infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco.
Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana.
Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser.
Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas à simplesmente nos entregar
e admitir que não sabemos, que temos medo!
Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção.
E assim, vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos.
Não porque sejamos pessoas mentirosas, mas apenas porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não contaminado.
Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar, doçura, compaixão...
A compreensão de que todos nós sofremos, nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete a uma saudade desesperada de nós mesmos.
Daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos!
Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer:
“Você está me machucando... pode parar, por favor?".
Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro.
Quando, na verdade, se agíssemos com o coração, poderíamos evitar tanta dor, tanta dor...
Sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura!
Que consigamos não prender o choro, não conter a Gargalhada não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencível.
Que consigamos não tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto, que consigamos docemente viver, sentir, amar...
E que você seja não só razão, mas também coração, não só um escudo, mas também sentimento.
Seja transparente, apesar de todo o risco que isso possa significar.

Não Confundam as Coisas!!!!!!!!!

Recebi um email enfatizando que alguns blogs e seus respetivos autores estão confundindo liberdade de expressão com libertinagem. Discordo, poderia eu enumerar sentenas de situações que diferem a presente situação, porém vou ser mais imparcial doque geralemnte o sou, mas como sempre faço contribuirei para uma discurssão inteligente acrca do assunto.

Não me limitarei aos comentários dos jornais, blogs e outros meios de comunicação, mas no sentido amplo da expressão liberdade...

Alguém já disse que nós somos o resultado do que pensamos e do que comemos. É claro, falando de um modo geral. Mas como dizia um saudoso professor de Filosofia: as coisas não são tão simples assim. Há que levar em conta, além dos fatores hereditários, os relacionamentos e as vivências de cada qual, na formação de cada pessoa.

Fatores como a vida em família, em sociedade, na escola e na universidade, no trabalho, e até fatores ambientais e climáticos, e principalmente o fator político, hoje contextualizado na participação de cada cidadão, influenciam na composição e na moldagem de cada ser humano.

Somos, portanto, diferentes uns dos outros. Ainda que existam pessoas bem parecidas, física e mentalmente, cada ser guarda sua cota de ser único.

Partindo desses pressupostos, é forçoso concluir que cada pessoa pensa diferente. Cada pessoa tem sua própria verdade. Mas, se por um lado, temos a nossa própria visão e compreensão das coisas, por outro lado, isto não significa dizer que cada tem a sua razão, a sua verdade, no sentido da verdade única. Da verdade verdadeira. E isto porque a verdade verdadeira é única.

O que cada pessoa tem, na realidade, como sendo sua verdade, é, na verdade, sua verdade aparente. E a verdade aparente, como tal, pode variar de pessoa para pessoa.

Seguindo por esta linha de raciocínio, podemos afirmar que o conhecimento humano, de modo geral, tal como a verdade, é compreendido pelas pessoas de forma bastante variada. Pois a maioria das pessoas não conhecem, com profundidade, todas as verdades de todos os ramos do conhecimento humano.

Por isso, nenhuma verdade aparente se sustenta diante de fatos e argumentos verdadeiros.

O caso de usuários de maconha e de outras drogas consideradas ilícitas, bem como os que fazem excessivo e habitual de bebidas alcoólicas, que exercem influência direta na mente e no modo de pensar e agir das pessoas, é bom exemplo.

Geralmente, estas pessoas procuram “justificar” o injustificável”. Ou apelando para a quantidade: dizendo que se drogam, mas com moderação. que têm consciência do que fazem, ou indo mais além: afirmando que se drogam porque não acreditam em Deus; que religião é carótica; que o importante é curtir a vida; o sexo pelo sexo; e assim por diante.

E há pessoas que insistem em dizer que são livres, e que ninguém tem o direito de intervir em sua liberdade. Será? Vamos saber o que pensa a respeito o doutor Cormac Burke, Irlandês, nascido em 1927, e autor do livro “Somos Livres? *(traduzido por José António Rangel Macedo, Ed. Quadrante, 1989).

A primeira coisa que aprendemos é que a liberdade não se confunde com o a possibilidade de fazer tudo aquilo que nos apetece.

Comer de tudo, por exemplo, pode nos tirar a liberdade. E deixar-nos em casa, presos no banheiro, com uma bruta indigestão.

A liberdade flúi do espírito, da alma, como propriedade ou característica da vontade: “a liberdade implica o poder de a pessoa ser plenamente ela mesma; a possibilidade de chegar plenamente ao seu potencial humano”.

”O homem, a rigor, não nasce livre, porém nasce com o poder de sê-lo, isto é, de tornar-se dono de suas acções. O homem nasce com o poder de se fazer homem”.

Diferente dos animais. Um cão transforma-se, naturalmente, num cão. Uma criança, no entanto, não necessariamente se converte num homem. Um homem, no sentido de que atingiu ou está no caminho de atingir seu desenvolvimento físico, espiritual e moral, “Não se chega a ser homem pelo simples fato de se ter atingido os vinte ou os quarenta anos.”

Só as potências físicas do homem se desenvolvem automaticamente. Todavia, as características - ou potências de ordem espirituais - precisam de actuação da vontade. E dependem do modo de agir e de pensar. Podem, portanto, serem desenvolvidas tanto para o bem, como para o mal.

Ou seja, podem ficar subdesenvolvidas. Neste caso, pode-se dizer que, independente da idade, “ainda não exercem a sua liberdade e, portanto, ainda não são propriamente livres.”

”O homem é livre e responsável porque pode escolher.” É preciso lembrar, no entanto, que, queiramos ou não, estamos sempre num processo de mudanças. E neste processo, a medida que viveríamos as “verdades”, acontecem as variações em nossa personalidade.

Fruto, aliás, de nossas decisões livres. Quando dizemos sim, no lugar de não (ou não, no lugar de sim), estamos fazendo escolhas, e moldando nossa personalidade.

Saber o que escolher, portanto, e quais as implicações da escolha para a formação de nossa personalidade, é a chave para a melhor escolha : a escolha do caminho correcto; o caminho onde as certezas trasfegam com maior transparência; onde não há curvas nem desvios enganosos.

Seguir por um caminho trilhado é um modo “não-livre” de escolha. Próprio das pessoas que são egoístas; aquelas que vivem achando o trabalho e a vida familiar cansativos e enfadonhos; aquelas que acham que a vida se reduz a “torcer por um ti me ou a desfrutar de meia dúzia de comodidades...; aquelas que, em suma, não fazem nenhum esforço por desenvolver-se”.

“Um homem está completamente perdido, (...) se não souber aonde o leva o caminho que está trilhando. Se não se propôs uma meta e não utiliza a sua liberdade de escolha para alcançá-la...”. Geralmente, quem entende errado o conceito de liberdade, alega que as restrições que lhes são impostas, tolhem-lhes a liberdade. Será isto verdade? A resposta é não.

Há restrições, exatamente para garantir a liberdade.

E o supracitado autor nos dá exemplos interessantes.

“Dentro de um avião, o espaço é bastante reduzido; e há pouca liberdade de movimentos. Nem por isso, por conta dessas restrições, iremos achar que estão tolhendo a nossa liberdade de ir e vir. De passear dentro e fora do avião. No caso, a liberdade que nos interessa é a de chegar no destino. E as restrições impostas, - pressurização, altura, velocidade, cinto de segurança, enfim - são as restrições que nos permitirão usufruir de nossa liberdade de escolha: de chegar ao nosso destino.”

Nas estradas, outro bom exemplo. Ali encontramos restrições de sinalização, de rectas, de curvas. Se alguém não aceitar tais restrições, em nome de sua “”liberdade” de agir, provavelmente não tardará a descobrir que a afirmação desse seu conceito de liberdade o levará para o fundo de um barranco ou o deixará parado em frente ao primeiro poste que encontrar, arcando com as consequências do acidente.

Do mesmo modo, aqueles que não admitem nenhuma restrição no campo sexual, correm o risco de perder a sua liberdade para o amor. “Ao dizerem sempre sim a um instinto tão imperioso como o sexual, acabam por perder a capacidade de dizer não”.

“De pouco serve a liberdade àquele que carece de valores ou ideais porque, não tendo na sua vida metas que valham a pena, as sua opções têm pouco ou nenhum valor real”. “Para realmente sermos livres, devemos amar, e devemos amar algo que mereça ser amado. Só então nos será possível comprometer-se livremente, e todos os compromissos serão compromissos de amor, porque a necessidade essencial do amor é comprometer-se com a pessoa amada”.

Fazer “aquilo que dá vontade” , “que dá gana”, “que desejamos com fervor”, “que nos dá muito prazer”, não tem nada a ver com liberdade, mas, sim, com a falsa liberdade. Com uma noção inexacta de liberdade. Mas essa liberdade não se sustenta diante de uma análise mais profunda. Na verdade, se deve mais a um raciocínio superficial e enganoso. Um desejo de propagar uma ideia libertina da liberdade, mais nada. No fundo, apenas engana quem pensa assim.

“O caminho que leva à liberdade é um caminho de montanha, e quem quiser percorrê-lo, terá que subir a encosta da justiça, do serviço, da humildade e do amor”.

E eu diria mais: da obediência às regras, principalmente as regras da natureza, do respeito ao seu corpo e ao seu pensamento, aos seus ideais cristãos.

Outra confusão que se faz é com relação a Igreja. Dizem alguns, em sua defesa, que não vão a Igreja, ou que não acreditam em Deus, porque, segundo eles, isto causaria restrições à sua liberdade de pensar e de agir. Novamente usam o conceito de liberdade de forma errada.

A Igreja católica, por exemplo, não coage ninguém. Ninguém me pode forçar a ser católico ou a crer naquilo que a Igreja ensina. Do mesmo modo, ninguém me pode forçar a pertencer a este ou aquele partido político, a esta ou aquela religião. Se sou católico é porque quero. Porque os princípios que me foram colocados para reflectir me convenceram. Eu fiz a escolha. Ninguém desconhece que há conflitos na própria Igreja. Mas isso nada tema ver com minha crença. Primeiro porque os conflitos são casos isolados. São excepções. Próprios da fragilidade da condição humana. Não interfere na conscientíssima da tomada de consciência pessoal a respeito da minha fé.

Isto, na realidade, acontece em função da “ compreensão superficial do que significa ser católico e da incapacidade de perceber que a sua posição de católicos implica liberdade e autodeterminação”.

E para finalizar, falemos um pouco da liberdade de comunicação. Que, a rigor, leva ao entendimento ou ao desentendimento do que seja a verdadeira liberdade. E isso, a rigor, pode até prejudicar o entendimento e colaborar para o aumento da libertinagem.

A liberdade de expressão é inerente ao sistema democrático. Mas a responsabilidade é o outro nome da liberdade, diz o Prof. Carlos Di Franco, titular de Ética Jornalística, da Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero. O citado professor nos lembra, ainda, que “a verdadeira democracia é aquela que respeita a dignidade da pessoa humana”.

“Na verdade, o cidadão médio, alheio a outras fontes de conhecimento e de pensamento, fica inteiramente exposto à influência dos meios de comunicação social, particularmente os electrónicos. (...) assim, a própria consciência nacional, os padrões culturais e morais, as crenças, hábitos e anseios, são, em larga medida, modelados por esses veículos de comunicação. (...) Os meios de comunicação social vêm adquirindo uma espécie de monopólio sobre o tempo de lazer das pessoas, e lidar bem com esse monopólio seria a grande responsabilidade de todos os veículos. (...) “O excessivo apelo sexual já não se limita ao horário destinado ao público adulto...Curiosamente, uma portaria do Ministério da Saúde determinou que a propaganda do cigarro nas emissoras de rádio e televisão só será permitida no horário reservado ao público adulto. Como se o cigarro não fizesse mal aos maiores de dezoito ou vinte e um anos. A política de prevenção da aids, também é bom exemplo, de mau exemplo. “Limite o número de parceiros e faça sexo com segurança”.

A mensagem transforma a autoridade pública em cúmplice da quebra e dissolução dos bons costumes. Chegamos ao ponto de o governo ofertar seringas descartáveis aos usuários de drogas, para evitar a droga maior da Aids.

“Não se cura o avarento dizendo – lhe que se dedique cada vez mais ao seu vício, mas fazendo-lhe ver, com a paciência necessária, que a vida humana é algo mais amplo, mais rico e mais profundo que a mera ânsia de acumular dinheiro” e, completando, de acumular, também, prazeres indiscriminados.

Pensem nisso!!!!

Do Jornal O Rio Branco

Colagem da Coluna do Evandro Cordeiro:
* É notado o medo que o pré-candidato do PT, em Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, tem do prefeito Wanderley Viana (PPS).
* Wanderley, por outro lado, não está nem ai com os números de uma recente pesquisa.
* Dele: - Não vou me preocupar com p. de pesquisa encomendada sob medida.
* Ainda sobre o Ubiracy, ele mesmo não descarta uma aliança com o PMDB em Xapuri. E essa aliança o deputado Chagas Romão aprova daqui de Rio Branco.

SERÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ´!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ética e liberdade

A palavra ética é originada do grego ethos, significa modo de ser, caráter através do latim, costumes, de onde se derivou a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade. Define-se moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica, e buscando explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Ética também pode ser o ato de agir de acordo com a consciência e em harmonia com as leis.

Em filosofia, há várias concepções de liberdade, umas bastante distintas das outras. As teorias da liberdade dizem respeito à metafísica e à ética, à filosofia política. Muitos, ou provavelmente todos os filósofos, escreveram sobre liberdade. Entretanto, ela foi assunto que deu em poemas e em questionamentos de todos os homens, visto que o entendimento maior de que se tem de liberdade é que é algo bom, sem amarras. A liberdade é uma noção que designa, de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. Em tempos mais antigos, procurava-se por liberdade demasiadamente, uma vez que as épocas de escravidão, tortura e violência máxima da Humanidade trata de alguns anos atrás.

Na concepção de Jean Jacques Rousseau, a liberdade é um bem tão precioso que antes de ser um direito do ser humano, passa a ser também um dever para este. Todo ser humano tem o direito e o dever de ser livre. Quem não luta pela liberdade, não está correto de ponto de visto ético. Sem ética não há liberdade, assim como não pode haver liberdade sem ética. Os dois valores se completam e um depende do outro. Para Emanuel Kant, é a liberdade de agir segundo as leis. "Assim, uma vontade livre e uma vontade subordinada as leis morais são uma e a mesma coisa." Entre as liberdades, a liberdade de imprensa talvez seja a mais importante de todas. Sem liberdade de imprensa, a verdade verdadeira não aparece. Por isso, atentar contra a liberdade de imprensa é cometer crime de lesa- pátria.

Com mais de dois candidatos em maioria dos municípios, FPA não se entende

O trabalho de articulação interna feito dentro da Frente Popular do Acre não resolve o problema de divisão interna e articuladores políticos admitem que em alguns municípios a unidade já seja carta fora do baralho. A maioria dos municípios onde há quebra da unidade é no Alto Acre. Municípios como Xapuri e Epitaciolândia, berços de alguns partidos que compõem a FPA são os locais onde as diferenças da coligação aparecem de forma mais evidente.

De acordo com o articulador político, Francisco Nepomuceno, O Carioca, unidade em Epitaciolândia é algo fora de cogitação para Frente Popular do Acre. Carioca afirma que certamente haverá mais de um palanque da coligação. “Talvez em Epitaciolândia tenha três ou quatro candidatos da FPA”, diz.

Se é verdade que haverá em Epitaciolândia três ou até mesmo quatro candidatos da FPA, é verdade também que a polarização das pré-candidaturas se dará entre petistas e socialistas, pondo fim a dobradinhas criada em 2004 que culminou com a eleição de Zé Ronaldo.

O prefeito Zé Ronaldo (PSB) será candidato natural à reeleição representando os socialistas, mas desta vez ele não contará com o apoio dos petistas. “Nem de vice nós queremos Zé Ronaldo”, diz Marcos Fernando, pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores.
Atualmente o vice do prefeito de Epitaciolândia é um petista. De acordo com Marcos Fernando, pré-candidato do PT à prefeitura daquele município está fora de cogitação qualquer tipo de apoio do partido para a reeleição de Zé Ronaldo. “O prefeito não deu ao vice (do PT) o tratamento correto. Ele foi desleal com o vice que também desempenhou papel de secretario de Estado. Não iremos apoiar de jeito algum”, diz.



Se nem de vice os petistas aceitam Zé Ronaldo em uma declaração objetiva de que o fogo amigo está aberto no Alto Acre, por sua vez os socialistas se mostram mais humildes e não descartam uma aliança. “Contando que eles queiram ser vice não descartaremos uma possível aliança”, diz um líder socialista do município.

Para o presidente da executiva regional do PSB, Gabriel Maia, não há sentido de o partido abrir mão da reeleição de Zé Ronaldo, assim como também não é inteiramente compreensível porque os petistas não aceitam compor chapa encabeçada por socialistas. “Nos municípios onde o PT tem boas chances nós nunca nos recusamos a compor chapa, esperamos o mesmo da parte deles, ainda mais no caso da reeleição de Zé Ronaldo”, diz.

Em Xapuri, a polarização das candidaturas da Frente Popular será representada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido Socialista do Brasil (PSB) mais uma vez. Manoel Morais, pré-candidato do PSB não aceita ser vice na chapa do pré-candidato do PT, Bira Vasconcelos. O inverso também é verdadeiro na visão de Bira. “O único jeito deles comporem com conosco é aceitando o cargo de vice, mas de forma alguma aceitaríamos abrir mão de compor a cabeça de chapa. O PT não abrirá mão de ter candidatura própria”, diz Bira pondo fim à conversa mas não à divisão interna da coligação.

Policia Federal invade o Bancrevea e acaba festa de aniversário do PMN

Filiados e simpatizantes do Partido da Mobilização Nacional (PMN) não tiveram o prazer de degustar o bolo gigante confeccionado especialmente para comemorar os 18 anos de fundação no Acre, comemorado oficialmente neste 21 de abril.

Oito agentes da Polícia Federal, fortemente armados, distribuídos em quatro carros, invadiram na tarde deste domingo (20) a sede do Bancrevea Clube, no km 2 da BR-364, e por ordem da Justiça Eleitoral suspenderam a festa de aniversário, antes dos presentes cantarem o tradicional ‘’parabéns pra você1’’.

O mandado foi expedido pelo juiz plantonista da 1ª Zona Eleitoral de Rio Branco, Marcelo Coelho Carvalho. A motivação, segundo o juiz expõe em suas alegações, teria sido uma denúncia anônima dando conta de que o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Rio Branco, Sérgio Petecão, estaria distribuindo comida ao povo com fins eleitoreiros, ferindo assim a legislação eleitoral que proíbe campanha antecipada.

Os agentes chegaram ao Bancrevea no momento em que os convidados se preparavam para cortar o bolo em comemoração aos 18 anos do PMN. A presença dos policiais armados gerou revolta e apreensão as famílias presentes. Muitas crianças que acompanhavam seus pais tiveram que ser retiradas às pressas do local porque estavam assustadas com a presença da polícia.

Os policiais vasculharam o clube e todas as suas imediações e não encontraram qualquer vestígio que fizesse alusão a disputa pela prefeitura de Rio Branco. As poucas faixas existentes no clube estampavam frases que lembraram os 18 anos do partido.

Os policiais suspenderam a festa e permaneceram até a saída dos presentes. Pelo menos 1,5 mil pessoas prestigiavam o evento e externaram indignação em decorrência da perseguição que o deputado federal Sérgio Petecão vem sendo submetido desde que se declarou pré-candidato a prefeitura de Rio Branco.

‘’O deputado federal Sérgio Petecão e presidente da Executiva Regional do PMN sequer recebeu uma cópia do mandado’’, protesta a advogada Valdete de Souza, que estava no momento da invasão da PF e acompanhou toda a operação de perto.

Valdete reconhece a importância do trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral, mas alerta que é perigoso tomar decisões baseadas em denúncias anônimas, até porque elas geralmente partem dos adversários políticos, com o único fim de tumultuar o processo eleitoral.

’’É bom que se diga que comemorar o aniversário de um partido não é crime perante os olhos da legislação eleitoral, o que a legislação condena é a campanha antecipada, e isso não ocorreu, como puderam constatar de perto os agentes federais’’, esclareceu.

O presidente Regional do PMN, deputado federal Sérgio Petecão, bastante emocionado, declarou-se surpreso com a invasão da Federal na festa do seu partido. ‘’É muito triste que um momento tão importante para o nosso partido, quando várias famílias estão reunidas em torno de uma festa tão bonita como esta, seja interrompido ao meio por causa de uma denúncia anônima. Nós estamos cientes de onde ela veio e sabermos o que as pessoas que estão por trás dela visam, mas gostaríamos de tranqüilizar a população de que estamos bem e não vamos nos deixar intimidar por esse tipo de atitude’’, prometeu.

O presidente da Câmara de Rio Branco, Pedrinho Oliveira (PMN), não agüentou a pressão e chegou a passar mal. ‘’A que ponto nós chegamos, onde um partido histórico como o PMN, não pode mais sequer comemorar o seu aniversário ao lado de seus filiados e simpatizantes’’, lamentou.

PM aprende 10kg de Cocaina em Feijó


A polícia Militar de Feijó conseguiu interceptar um contrabando de coicana na madrugada deste domingo, quando os moto-taxistas Rosimar e Antonilson Azevedo e os garupas José Ribamar e Josafá Viana faziam a travessia do rio Envira. Eles estavam de posse de 10 quilos da pasta base da droga que seria transportada para Rio Branco por Josafá Viana. Todos foram presos em flagrante em encaminhado ao delegado da cidade Francisco Canindé. A droga vinha de Cruzeiro do Sul.

Manoel Moraes é absolvido de acusação de compra de votos

O Juiz Eleitoral da Segunda Zona de Xapuri, Anastácio Lima de Menezes Filho, decidiu por arquivar o processo em que o empresário Manoel Moraes de Sales, vulgo Manoel do IBAMA, figurava como acusado de suposta prática de crime eleitoral nas eleições de 2006, quando disputava uma vaga na Assembléia Legislativa do Acre. Candidato pelo PSB, Manoel Moraes foi detido nas vésperas da eleição quando chegava de Rio Branco para Xapuri. No seu carro foi encontrada a quantia de R$ 950,00 que seria destinada à compra de votos, segundo a denúncia.

Horas antes do episódio que envolveu Manoel Moraes, seu cunhado Pedro Leite Silva e o presidente do PSB de Xapuri, Wágner Soares de Menezes, coordenadores da campanha do empresário, haviam sido presos por policiais e funcionários da justiça eleitoral, acusados de estar comprando votos na área central da cidade. Pedro Leite, conhecido pela alcunha de Tarauacá, e Wágner Menezes tinham dinheiro em espécie e material de propaganda de Manoel no carro em que andavam. A denúncia contra os dois foi rejeitada pelo Juiz Eleitoral da 6ª Zona, Leandro Leri Gross.

No caso de Manoel Moraes, o juiz Anastácio Lima de Menezes Filho afirmou não haver provas que configurem a prática do crime de compra de votos pelo ex-candidato. “Compulsando os autos, denoto a inexistência de provas capazes de estabelecer juízo de convicção necessário, com vistas à configuração de conduta ilícita do artigo 299 do Código Eleitoral, ou em conexão à outra espécie delitiva, que supostamente teria sido perpetrada pelo ex-candidato Manoel Moraes de Sales, quando das eleições 2006”, diz o magistrado em sua decisão.

O episódio causou uma grande repercussão na cidade, naquele momento decisivo da eleição, que, segundo correligionários do político, custou-lhe a cadeira para o cargo eletivo que disputava. Moraes obteve uma boa votação, mas perdeu a vaga para o seu colega de partido, deputado Walter Prado, por uma quantidade pequena de votos. A decisão do juiz Anastácio foi proferida no último dia 7 de abril e Manoel Moraes, que na semana passada oficializou sua pré-candidatura à prefeitura de Xapuri, já foi intimado para ser restituído dos valores e bens apreendidos pela justiça.