Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Ética e liberdade

A palavra ética é originada do grego ethos, significa modo de ser, caráter através do latim, costumes, de onde se derivou a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade. Define-se moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica, e buscando explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Ética também pode ser o ato de agir de acordo com a consciência e em harmonia com as leis.

Em filosofia, há várias concepções de liberdade, umas bastante distintas das outras. As teorias da liberdade dizem respeito à metafísica e à ética, à filosofia política. Muitos, ou provavelmente todos os filósofos, escreveram sobre liberdade. Entretanto, ela foi assunto que deu em poemas e em questionamentos de todos os homens, visto que o entendimento maior de que se tem de liberdade é que é algo bom, sem amarras. A liberdade é uma noção que designa, de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. Em tempos mais antigos, procurava-se por liberdade demasiadamente, uma vez que as épocas de escravidão, tortura e violência máxima da Humanidade trata de alguns anos atrás.

Na concepção de Jean Jacques Rousseau, a liberdade é um bem tão precioso que antes de ser um direito do ser humano, passa a ser também um dever para este. Todo ser humano tem o direito e o dever de ser livre. Quem não luta pela liberdade, não está correto de ponto de visto ético. Sem ética não há liberdade, assim como não pode haver liberdade sem ética. Os dois valores se completam e um depende do outro. Para Emanuel Kant, é a liberdade de agir segundo as leis. "Assim, uma vontade livre e uma vontade subordinada as leis morais são uma e a mesma coisa." Entre as liberdades, a liberdade de imprensa talvez seja a mais importante de todas. Sem liberdade de imprensa, a verdade verdadeira não aparece. Por isso, atentar contra a liberdade de imprensa é cometer crime de lesa- pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News