Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Alunos Xapurienses participam hoje da 1ª Fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Alunos das escolas Anthero Soares Bezerra e Divina Providência participaram hoje da realização da 1ª etapa da 7ª Olimpíada de Matemática promovida pelos ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores da educação básica.

Xapuri tem assegurado resultados relativamente bons nas edições anteriores com alunos classificados para a 2ª fase e alunos que inclusive receberam certificados e menções honrosas, o que demonstra que o ensino da matemática no município não está tão distante de outras regiões consideradas “mais desenvolvidas”.

Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas cresce em número de participantes a cada ano. Em 2005 participaram da competição 31.031 escolas públicas, 10,5 milhões de alunos com representação de 93,5% dos municípios. Em 2010 foram 44.715 escolas, 19,6 milhões de estudantes e 99,6% dos 5.565 municípios.

Todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras municipais, estaduais e federais podem participar da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), segundo a coordenação da olimpíada, da última sexta-feira (13), mostram que 15.661 escolas se inscreveram, somando 7,5 milhões de estudantes, em Xapuri foram 2 escolas e cerca de 1.300 alunos.

A olimpíada tem duas provas. A primeira, com 20 questões, aplicada hoje que selecionará para a segunda etapa 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação. A segunda prova, com seis a oito questões, será em 22 de outubro, em centros de aplicação indicados pela Obmep.

Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro; 900 com medalhas de prata; e 1.800 com medalhas de bronze. Também serão premiados 127 professores dentre os que obtiverem o maior número de pontos, conforme o regulamento. O prêmio será um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática. Serão premiadas, ainda, 81 escolas que receberão um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática, e kit de projeção móvel (datashow e tela).