Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Estou de Volta, Depois de quase duas Semanas!!!

Antes de tudo devo pedir desulpas aos visitantes do Blog, já que fiquei quase duas semanas sem postar, devido a problemas de internet, mas bem... já estou de volta e deixo de inicio a charge do do Dia que refere-se a propalada Crise Financeira

Bem Senhores explicando a minha ausência desse espaço,justifico pelo acúmulo exacerbado de trabalho, bem como a minha saúde que não andou das melhores nesses últimos 11 dias,juntando a isso tive um problema técnico com minha internet residencial, o que dificultou as minhas postagens e me deixou louco... já que me habituei a escrever, a buscar informações a compilar reportagens para reproduzir neste espaço. Mas enfim, estamos de volta...

Como disse foram onze dias. Onze dias sem escrever. Diziam os antigos quando uma pessoa gosta de escrever, deve produzir ao menos uma linha por dia. Foram onze dias sem escrever uma linha, sem arriscar uma palavra, uma vírgula sequer. Onze dias com suas onze noites. A morte do texto. O ânimo paralisado. Perplexo diante de sua própria inatividade.

Foram onze dias sem pensar, sem ler, sem escrever. Onze dias de exílio. De jejum forçado. De desmaio. De coma profundo. De olhar perdido em direção nenhuma. Vontade apenas de fazer algo bem burocrático, bem automático, bem carimbático, bem sorumbático.

Foram Onze dias. Nem longos nem curtos. A morte não tem medida, não usa relógio. O bom leitor e aprendiz de escritor morto pensa em tudo aquilo que nunca poderia ter acontecido e jamais acontecerá.

Foram Onze dias debaixo da terra. As idéias morreram. As palavras definharam. Não há conexão. Não há linha. Não há jeito. Não há forma. Não há como. Não há nada. Morte indolor. Morte sem anúncio. Morri. Onze dias.

Foram onze dias perdidos. Três onze no fundo do mar. onze dias no deserto. onze dias sepultado. onze dias crucificado. onze dias arruinado. onze dias falido. onze dias esmagado por todos os pesos.

Foram Onze dias. O motivo não vem ao caso. onze dias de azar. onze dias vagando pela terra, como os lêmures, querendo vingar-me do mundo. onze dias sem inspiração, se é que existe inspiração. onze dias sem projetos, se é que projetos fazem algum sentido.

Depois de onze dias, um passarinho começou a cantar,minha net voltou, minha inspiração também, conceitos revistos, novas posturas adotadas, enfim voltei a ser o velho Joscires.

Dizem que um é pouco, dois é bom, três já é demais,imaginem Onze. Bem na teologia os Profetas no terceiro dia, ressuscita dentre os mortos, eu como sou muito pecador levei 11 dias para voltar a viver sem ter morrido de fato. Não se vive a morte impunemente. Não se morre à toa. Morrer durante três dias é tempo além da conta, e ficar sem ter sentido ou tesão para as boas coisas da vida é muito pior. Não morrerei de novo.

Bempara o desespero dosmeus leitores volto a escrever. Escravo da escrita, escrevo outra vez. Nem melhor nem pior do que antes. Onze dias estéreis trazem progressos insignificantes. O importante não é importante.

De repente... estava vivo. Onze dias foram o suficiente. É desagradável morrer. É imprescindível renascer. Não desejo a morte a ninguém. Mas a todos desejo que, mortos um dia, pelomenos ao décimoprimeiro dia venham contar o que aconteceu. Isso se não tiverem de fato morrido.

Desculpe pela paródia porém é forma mais lúdica que encontrei para explicar meu repentino sumiço deste blog..

Abraços a todos

Não Subestimem a Nossa Inteligência

Percebi que um dos assuntos da semana é, incrivelmente, a pauta de reivindicação de aumento "salarial" da classe política, em especial dos deputados FEDERAIS.

Interessante é que há dias, pouco antes das eleições, amaior cidade do País (São Paulo) mostrava ao mundo uma baita confusão entre policiais às portas do Palácio dos Bandeirantes, por ocasião das suas reivindicações salariais. Não discuto o ocorrido, mas sim o mérito das negociações, cada vez mais difíceis por parte de quem serve o público. Eu disse..."servir".De fato.

É público e notório, que o público urge por aumentos de vencimentos, em todas as categorias funcionais, especialmente as que prestam serviços essenciais.

Como várias vezes já comentei por aqui, todo o funcionalismo público seja ele de qual esfera for, há muito foi abandonado pela política salarial, comoé o caso de nossos funcionários municipais. Com exceção da elite lá de cima!

E num momento de crise financeira GLOBAL, em que só se fala em cortar gastos públicos, em fechar a torneira sempre escancaradamente aberta dos governos, num momento em que o próprio BIG BOSS acena com a possibilidade de corte do orçamento da união para ministérios de importância social indiscutível, como os da saúde e da educação, a elite legislativa tem a CORAGEM DE FALAR  EM AUMENTO DOS SEUS TÃO PARCOS VENCIMENTOS.

Ainda bem que temos duzentos milhões de reserva em dólares, não? pelo que vejo com algum destino já garantido. É demais.É o fim dos tempos mesmo.Só pode ser!

O Patotada!!, será que vocês SABEM O VALOR DO MÍNIMO?

Ah, sim , é bom que se diga: Ventilou uma estatística de que aumentou consideravelmente o número dos moradores de rua... no Brasil. Paradoxalmente a tudo que se fala, somos líderes em tudo! ´

No aumento "estatístico" dos medianamente remediados da fictícia explosão da classe média...que pelo que vejo mora na rua!

E ainda por cima subimos no IDH! tEM GENTE QUE FAZ MILAGRE MESMO.

Acordemos nós, os ingênuos trabalhadores e mantenedores dos impostos que vão ralo abaixo! E por falar em impostos, antes das eleições, ouvi na rádio, que  tinha um montão de candidatos... e candidatos a candidatos, bem como alguns de cadeiras vitalícias,  enrolados com o leãozinho.

Tenho uma dúvida: Da "parca"ajuda de custo para os congressistas se deduz imposto de renda? Ou ajuda não é salário? Ms se não é salário é o quê? doação? que também é tributada...ou não?

Será que é só pra nós?

E um deputado hoje ainda declarou: O que pedimos é pouco, valemos mais!

Brincadeira! Só um dilúvio para dar jeito nessa vergonha...

E ainda querem nos convencer de que trabalham pelo social...

E ademais esseaumentoé efeito dominó aumenta lá e imagina oque acontecerá aqui??

Continuem votando neles!!!

Nós simples mortais devemos nos preocupar com a propalada Crise Financeira?

Embora a crise econômico-financeira atual motive preocupação, principalmente em relação às conseqüências para os mais pobres, preocupo-me muito mais com turbulências de outra natureza, que só tendem a aumentar e terão impacto muito mais profundo. Isso porque estou convicto de que as crises ocasionadas pela reação da natureza aos nossos despautérios ambientais (embora negligenciadas pela maioria da mídia e da sociedade) aumentarão muito em freqüência, serão muito piores e terão efeitos mais duradouros que aquelas geradas pela criatividade burra de engravatados milionários.

Ao focarmos nossa atenção apenas nos aspectos econômicos da crise atual, estamos perdendo uma importante chance de discutir com coragem as bases insustentáveis da economia global. Ou seja, o modelo que se baseia no crescimento eterno e funciona no formato de um fluxo linear, que começa na extração de recursos naturais e termina na disposição de lixo. Mas não. O principal tema que domina as discussões é o temor da recessão, da queda no consumo, vendidas como monstros terríveis. Na verdade elas são, sim, monstros, mas apenas se aceitarmos este modelo. Por isto que é preciso analisá-lo e criticá-lo a partir de uma perspectiva externa, para fugir das amarras que ele nos impõe e mostrar suas incongruências.

Por exemplo, essa falsa necessidade de que é preciso crescer, crescer sempre, crescer a qualquer custo. Mas a economia não existe como algo que paira suspenso no vácuo (embora alguns financistas tenham lucrado muito vendendo esta idéia, antes que a bomba estourasse no colo de todos). Ela precisa de dois elementos básicos, além do trabalho humano: matéria-prima e energia. Como o suprimento destes é finito, simplesmente não há recursos naturais suficientes para sustentar um crescimento constante da economia.

Aliás, não há recursos suficientes nem mesmo para sustentar por muito tempo a taxa atual de consumo de recursos naturais, ainda que as economias permanecessem com o tamanho atual, sem crescimento algum. É até assustador, de tão simples e óbvio. Não há pirotecnia de argumentos tecnicistas que possam contradizer esta realidade inquestionável. Até uma criança pode entender isto facilmente (às vezes elas entendem melhor do que muitos adultos nas principais cadeiras das maiores universidades). Experimente. Dê a ela uma pilha de qualquer coisa, feijões, bolinhas, botões (que seriam os recursos naturais não renováveis) e proponha um jogo: "olha, toda vez que você quiser brincar ou ganhar um doce (os objetos de consumo), você tem que jogar no lixo um item". A criança trocará seus itens até que acabem, e só então irá abalar-se de verdade. Mas daí perceberá que os recursos finitos são justamente isso, finitos e, uma vez terminados, adeus consumo.

Diversos cálculos já foram feitos mostrando que o planeta não conseguirá suprir recursos naturais suficientes para sustentarmos taxas até mesmo modestas de crescimento até o fim deste século. Outros cálculos comparam a quantidade de recursos que consumimos a cada ano com aquela que o planeta é capaz de repor no mesmo período. Estas estimativas mostram que, a partir de meados dos anos 1980, passamos a gastar mais recursos naturais do que o planeta pode repor. Com isto, criamos um débito do futuro. Os responsáveis pela idéia usam uma metáfora, pela qual vão somando o consumo diário de recursos desde o dia primeiro de janeiro. Na data em que o uso acumulado iguala a quantidade que o planeta é capaz de repor ao longo do ano inteiro, chega-se ao limite que poderíamos ter consumido naquele ano. A partir daí, passamos a avançar nos recursos do futuro. E esta data tem chegado mais cedo a cada ano.

Ou seja, não estamos nem pagando e nem estacionando a nossa dívida, mas aumentando-a continuamente. Pior ainda, a própria quantia que descontamos a cada ano de nosso futuro também vem aumentando. É como se estivéssemos na mão de um agiota muito cruel, nós mesmos. Por isso que, ainda que toda a economia do planeta parasse subitamente de crescer e ficássemos estacionados no volume atual, mesmo assim, a Terra não agüentaria por muito tempo.

Qual a solução então? Bem, em primeiro lugar, seria necessário que houvesse sim uma estagnação do crescimento e uma recessão por algum tempo, até que as economias chegassem a um nível de consumo de recursos que fosse inferior à capacidade de reposição do planeta. "Ah, mas recessão gera desemprego e pobreza", dirão. Sim, é verdade, mas apenas se forem mantidos outros pressupostos e pilares desta estrutura sócio-econômica. Se houvesse distribuição mais eqüitativa da riqueza gerada, o problema seria menor. Mais, se o lucro e a produtividade não fossem os únicos parâmetros a guiar as atividades econômicas, mas sim a função social das mesmas, teríamos mais elementos positivos para combater o desemprego.

Por fim, e mais importante, o problema seria imensamente menor se a estrutura econômica não fosse calcada no consumismo, num sem-número de necessidades fictícias que foram sendo criadas nos últimos séculos e sem as quais convivemos sem grandes crises durante 99,9% do tempo em que estivemos aqui neste planeta.

Reduzindo-se a necessidade de satisfação dos desejos de consumo, reduz-se também a necessidade de dinheiro para adquiri-los, o que casa perfeitamente com uma distribuição mais eqüitativa da riqueza e com o foco voltado para a função social da produção industrial, agrícola e de serviços.

E se você acha a proposta muito radical, é bom lembrar que a crise ambiental já vem apresentando-se aos poucos. É um furacão Catarina aqui, um desastre de Nova Orleans ali, uma abertura do mar do Pólo Norte acolá. Não sabemos ao certo se a catástrofe ambiental virá na forma de uma batida abrupta contra o muro que afetará a todos (ou à maioria) de uma vez só ou se seguirá de forma mais gradual e dispersa, como tem acontecido, intensificando-se aos poucos. Porém, qualquer que seja o processo, logo mais não será questão de escolha, seremos forçados a uma redução drástica no consumo. Dependendo da magnitude da crise, talvez sejamos obrigados até mesmo a mudar para um estágio pré-industrial.

Não defendo agora um retorno ao estilo de vida pré-industrial como solução. Primeiro porque não sei se seria preciso ser tão radical. Segundo porque acho que nunca conseguiremos isto por vontade própria, por mais que fosse interessante do ponto de vista ambiental. Teremos sim (por bem ou por mal) que frear muito o consumismo, reduzir paulatinamente o que achamos ser necessidades (e no geral não são), mudar a nossa relação com o meio ambiente, repensar nosso estilo de vida, aumentar muito a reciclagem e tentarmos ir equilibrando por aí. Aqueles que começarem mais cedo estarão mais preparados e sofrerão menos (física e psicologicamente) com as mudanças que inevitavelmente virão. Bem, há outra opção.

A nossa extinção.

Concordam???

Trio é preso pela PRF com três quilos cocaína na BR 317

A Polícia Rodoviária Federal, que estavam realizando uma blitz rotineira na BR 317 próximo a Fazenda Araxá, quando avistaram dois carros com destino à capital, Rio Branco, por volta de 01h30 desta segunda-feira, dia 11.

Sendo que, um dos veículos estava sendo guinchado quando os agentes resolveram pará-los para realizar procedimentos de rotina. o que chamou primeiro a atenção dos agentes, foi o horário e por estarem vindo da cidade de Brasiléia.

Já na revista, descobriu que um dos viajantes tinha passagem pela Justiça, além de ser bastante conhecido meio policial. O mesmo seria nada menos que José Raimundo, vulgo “Caboquinho”, traficante conhecido no Bairro São Francisco.

Os dois companheiros, Valtemar Gomes Ferro, de 26 anos e Gutembergue Silva de Souza, de 23, não havia nada contra eles. Os dois, identificaram-se como pastores evangélicos. Em posse do trio, encontraram quase três quilos de cocaína e foi dada a voz de prisão.

Confessaram também que, o carro que havia quebrado era o ‘batedor’, que ia na frente para avisar o que vinha atrás com a droga caso fosse avistado alguma barreira policial pela estrada. Deram azar e foram parados pelos agentes federais e presos.

Segundo Valtemar, como evangelizador, ganhava cerca de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por mês. Mas, caiu na tentação de ganhar a vida mais fácil e foi até a fronteira para multiplicar da forma errada, o que recebia honestamente.

Os três foram levados para a Delegacia da Polícia Federal na cidade de Epitaciolândia e entregue para o Delegado de plantão. Após serem ouvidos e lavrado o flagrante, serão transferidos para a Penitenciária do Estado na Capital.

Darli Alves pode ganhar liberdade condicional devido problema de saúde

O Mistério Público Estadual começa a analisar a perícia de uma junta médica do Estado que sugere que seja dado a Darli Alves o benefício da prisão domiciliar. O documento foi enviado a Vara de Execuções Penais no dia 16 de maio deste ano e dependendo da conclusão do Promotor Rui Lino, o preso mais famoso do Brasil pode até ganhar a liberdade.

No laudo os médicos apontam que o fazendeiro é portador de patologia gástrica [uma gastrite forte que requer mais cuidados. Por causa da idade [72 anos] o tratamento se torna mais complicado. Atualmente, cita ainda o documento, Darli vem apresentando quadro depressivo e ansiedade. Os médicos sugerem prisão domiciliar.

O Ministério Público Estadual vai buscar informações junto a Administração da Penitenciária Francisco de Oliveira Conde, se existe condição do fazendeiro receber tratamento médico na unidade.

Darli Alves da Silva é um dos presos mais conhecidos do Acre. Cumpriu pena pelo assassinato, em 1988, do líder seringueiro Chico Mendes, continua na cadeia por um outro crime. A Justiça Federal do Pará condenou Darli a 5 anos e dois meses em regime fechado por falsidade ideológica e crime contra o sistema financeiro. Poucos meses depois de começar a cumprir a pena pela morte de Chico Mendes, Darli fugiu para o Pará. Usando documentos falsos, no nome de Francisco Matias Araújo, ele comprou terras e ainda contraiu um financiamento no Basa. O golpe foi descoberto um ano depois e o fazendeiro, voltou a cumprir a pena no Acre, sendo transferido depois para Brasília.

Concurso de analista do INSS prevê seis vagas para o Acre

Os aprovados irão atuar em Rio Branco, Tarauacá, Brasiléia e Cruzeiro do Sul.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está contratando 900 analistas de seguro social para todo o país. O edital do concurso público foi publicado nesta segunda-feira, 10, prevendo seis vagas para o Acre, distribuídas nas gerências do órgão de Brasiléia, Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. O concurso público será regido pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e pelo Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (Funrio). Mais informações podem ser obtidas no endereço www.funrio.org.br.

O concurso exige nível superior em serviço social. O salário é  de R$ 3.586,26 e a jornada de trabalho é de 40 horas por semana. As inscrições poderão ser feitas das 10 horas do dia 10 de novembro às 23h59 do dia 10 de dezembro, através do site da Funrio. A taxa de inscrição  é de R$ 50.

Posição n.100 de Igualdade!!!

Brasil é 100º em igualdade de salário entre homens e mulheres, diz estudo
País ocupa 73º lugar no ranking da igualdade entre os sexos.

O Brasil oferece a homens e mulheres oportunidades iguais em educação e saúde, mas é um dos últimos países na comparação de igualdade salarial entre sexos, revelou nesta quarta-feira 12) levantamento do Fórum Econômico Mundial.
 
De acordo com o estudo, o país ocupa a 100ª posição em igualdade de salários para atividades similares, entre 130 países. No ranking geral, que mede a igualdade entre homens e mulheres, o país ainda está em 73º lugar, uma posição acima em relação a 2007.
 
De acordo com o relatório "Gender Gap Index 2008", o país é uma das 24 nações que oferecem oportunidades iguais de educação a homens e mulheres, ao lado de exemplos Austrália, República Tcheca, França, Jamaica e Nova Zelândia.
 
Segundo o Fórum Econômico Mundial, a expansão nas matrículas de ensino básico ajudaram a colocar o Brasil "entre os 24 países que cobriram completamente os buracos na diferença entre sexos na educação".
 
O país também oferece oportunidades iguais a homens e mulheres, de acordo com o relatório, de saúde e sobrevivência, junto com mais 36 países.
 
Já em participação econômica e oportunidade, o Brasil cai para a 59ª posição. Segundo o estudo, o índice de participação econômica considera três aspectos: a diferença de remuneração, de participação de ambos os sexos nas forças de trabalho, e a diferença de avanços por gênero, medida pela presença de homens e mulheres em cargos políticos, de gerência e chefia.
 
O desempenho do Brasil piora bastante quando o quesito é diferença entre sexos em cargos políticos: ele cai para 110ª posição.
 
Ainda de acordo com o estudo, a Noruega é o país que melhor promove a igualdade entre os sexos, seguido por Finlândia, Suécia (que liderou o ranking de 2007), Islândia e Nova Zelândia. 

Discurso é bom...mas a prática tá bem distante....

A que Ponto Chegamos!!!!

Homem tenta roubar hóstias durante missa nos EUA
Samuel Ricci responderá na justiça por agressão e roubo.

A polícia de Jensen Beach (Flóriada, EUA) deteve um homem que tentou roubar hóstias durante uma missa celebrada no último sábado (8). Samuel Ricci, 33, foi impedido de levar o "crime" adiante quando fiéis o cercaram, depois de ele ter enchido a mão de hóstias.

Cerca de sete religiosos seguraram Ricci até que a polícia chegou à igreja St. Martin de Porres. De acordo com as autoridades, dois fiéis, de 82 e 61 anos, sofreram ferimentos leves durante a confusão.

Ricci responderá na Justiça por acusações de agressão, roubo e interrupção de um encontro religioso. Para ser liberado e responder em liberdade, terá de pagar fiança de US$ 2 mil.

Se essa moda pegar!!!