Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Turismo como peça-chave na Nova Economia do Acre

Escrito por Edmilson Ferreira Agencia de Noticias do Acre
Governador Binho Marques recebe empresários da StarPeru que avaliam destinos turísticos do Estado
Empresários da Star Peru se reuniram com Governador
Binho Marques e secretário de Estado de Turismo,
Cassiano Marques (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A história da integração aérea entre Brasil e Peru teve o dia 20 de setembro como marco mais relevante. Nessa data, a StarPeru, uma das maiores companhias aéreas do Peru, estabeleceu oficialmente a aerovia regular entre Rio Branco, capital do Acre, com destino a Cusco e Lima, sedes dos principais destinos turístico do País. Um mês depois, os voos registram lotação média de 50% dos assentos e os executivos da companhia se declaram satisfeitos e nutrem a perspectiva de crescimento rápido no fluxo de passageiros: "esperamos crescer bem em breve. Nossos planos são de ampliar presença no Acre, aumentar voos", estimou Roman Kasianov, vice-presidente da StarPeru.

No site da empresa, Rio Branco é apresentada como "a capital da Natureza". Desde sexta-feira passada, 15, onze dos maiores e mais importantes operadores de turismo de Lima percorrem os destinos turísticos do Vale do Acre para reconhecimento visando melhorar a qualidade da comercialização dos pacotes para o Acre. "O povo do Acre tem o prazer de recebê-los", disse o governador Binho Marques em rápida reunião com o grupo nesta segunda-feira, 18. O turismo, frisou o governador, é peça chave em um ambiente que tem uma história muito interessante. Os operadores conheceram o circuito histórico e cultural de Rio Branco, visitaram a cidade de Xapuri e estiveram no Seringal Cachoeira. De volta a Rio Branco, participaram de uma rodada de negócios. "Estive aqui há 25 anos para participar do carnaval. As diferenças são grandes, Rio Branco se tornou uma cidade bonita e moderna", disse Esther Roncal Torrel, da Domiruth Travel Service.

Operadores de turismo do Peru conheceram o circuito histórico e cultural de Rio Branco, visitaram a cidade
de Xapuri e estiveram no Seringal Cachoeira. De volta a Rio Branco, participaram de uma rodada de
 negócios e conversaram com o governador Binho Marques (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Cassiano Marques, destacou o trabalho do governo Binho Marques na construção da política de turismo do Estado. "O governador deixou a base pronta. Foram quatro anos trabalhando para isso", disse Cassiano. Em encontro com o governador eleito, Tião Viana, os operadores do trade peruano receberam a garantia de ações e investimentos pela ampliação do ecotrurismo na região.

O presidente da StarPeru recebeu de Binho Marques os cumprimentos e agradecimentos pela postura pioneira em se estabelecer no Acre. Valetin Kasianov afirmou que em quinze anos de atividade área, nunca havia recebido apoio institucional para fomentar o turismo. "É a primeira vez que recebo apoio para nossos planos de desenvolvimento de voos", disse Valentin. A linha Rio Branco-Cusco-Lima representa um grande passo do esforço pela integração entre Brasil e Peru, destacando um novo momento para o Acre na consolidação da Nova Economia, baseada em baixo carbono e alta inclusão social. "Quero que vocês continuem acreditando. Tudo o que foi feito é pouco diante do que ainda virá", disse governador, completando que a relação do Brasil com os países andinos está mudando a partir do Acre.

A viagem de Rio Branco a Lima dura cerca de três horas e custa em média US$ 280 ida e volta. Os voos são regulares, com saída na segunda e sexta-feira, com chegada às 10h20 e partida às 11h.

Imagem do Dia!!!

A imagem escolhida para abrir a semana, foi o click de sexta feira por ocasião da comemoração alusiva ao Dia dos Mestres, a brincadeira entre professores que deixou açlguns de cara pintada de glacê de cobertura de bolo. Na foto Professora Clenilda GAdelha, Professora Fatima Moura, ao fundo Professora Wanda Maciel e este blogueiro.

Aproveito mesmo meio atrasdo para parabenizar a todos os profissionais da educação pela passagem de seu dia.

Abraços e bom inicio de semana!!!

Não Entendi!!!

Ha três semanas atrás capturei a imagem ao lado da placa da obra da ponte mista de ferro e madeira que dá acesso ao bairro Braga Sobrinho popularmente conhecido como Bolivia. Placa essa que já teve algumas alterações no decorrer da execução da obra, inicialemnte pelo valor da obra e pela alteração do prazo de entrega que inicialemnte seriam de 90 dias e depois 180. Para a minha surpresa percebi que na quantidade de dias estava uma tarja preta devidamente fixada com pregos que dava uma ligeira intensão que o prazo da entrega da obra seria novamente alterada. Esta tarja somente fora removida por ocasião da visita do Governador Binho à Xapuri, porém fica a pergunta... Quando a obra será entregue mesmo?

Não quero aqui ser "o do contra", porque visitei a obra e constatei que os serviços aparentemente são de qualidade que depois de anos o bairro da Bolivia enfim foi beneficiado com uma ponte de vergonha, agora putz uma ponte de trinta e poucos metros leva tanto tempo para ser construída?

FUSO HORÁRIO: AS FALSAS VERDADES QUE ANDAM CONTANDO POR AÍ

Existe uma clara tentativa de se fazer uma espécie de 'terrorismo midiático' junto à população usando como gancho principal a exibição de novelas e programas esportivos. A turma do sim, que quer manter o horário atual, diz que se o horário voltar a ser como antigamente, as novelas deverão ser gravadas e os jogos de futebol serão exibidos com a gente sabendo do resultado. São duas inverdades que não tem respaldo na portaria 1.220 do Ministério da Justiça
Por: Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreaon
Leio no jornal A GAZETA que durante o debate sobre o referendo do fuso horário realizado no programa 'Boca no Microfone', comandado pela jornalista Eliane Sinhazique na Gazeta FM93,3, os representantes do sim (55), os que defendem a permanência do atual horário, disseram algumas 'frases de efeito' que não condizem com a realidade.

Do que é possível ler na nota publicada, os representante do sim disseram que a programação da televisão "com uma diferença de três horas" traz prejuízos aos acreanos. Disseram ainda que “As novelas terão que ser gravadas no caso da volta do horário antigo. Além disso, o futebol, às quartas-feiras, nós vamos assistir aos jogos já sabendo dos resultados. Também vale a gente considerar os concursos públicos federais que são realizados simultaneamente em todo o Brasil, às 7h. Os acreanos, nesse caso, teriam que sair de casa às 3h para poderem participar”.

Faço questão de avaliar ponto a ponto estas afirmações para comprovar que existe uma clara tentativa de se fazer uma espécie de 'terrorismo midiático' junto à população usando como gancho principal a exibição de novelas e programas esportivos. São argumentos baseados em falsas premissas, não contempladas na portaria 1.220 do Ministério da Justiça, que merecem ser repreendidos pela justiça eleitoral.

Vamos a análise:
a) "a programação da televisão com uma diferença de 'três horas' traz prejuízos aos acreanos"
Qual prejuízo? Financeiro? Ganha-se dinheiro assistindo televisão? Quem disse que a volta do horário antigo vai fazer que fiquemos 3 horas a menos que Brasília? Isso só acontece durante o horário de verão. Sejamos honestos: - O que se aprende vendo televisão aberta no Brasil?  Afora os programas esportivos e alguns jornalísticos, os demais são verdadeiros lixos que consomem tempo da população, ensinam coisas erradas aos nossos jovens. Vale ressaltar que algumas reportagens que descrevem certos golpes aplicados por bandidos nas grandes cidades do centro sul são 'repassadas' para os bandidos da terrinha. São verdadeiras 'teleaulas de bandidagem. É na TV que se pode aprender óu aperfeiçoar a aplicação de golpes como 'saidinha de banco', 'falso sequestro via telefone', etc. Infelizmente os melhores canais de TV, os educativos e talhados para diversas faixas etárias, só estão disponíveis na TV paga, a qual os filhos dos empresários - que capitaniam a campanha para a manutençao do atual horário - tem acesso. O povão tem que se sujeitar aos lixos da TV aberta.

b) "As novelas terão que ser gravadas no caso da volta do horário antigo"
O autor da frase infeliz, de nome Adriano, não sabe o que fala. HOJE, COM O FUSO HORÁRIO ATUAL, TODAS AS TELENOVELAS JÁ SÃO GRAVADAS (com exceção das que não têm restrição de idade). E quem impõe isso não é o fuso horário atual e muito menos o anterior, é o artigo 19 (e seus vários itens) da Portaria 1.220 do Ministério da Justiça que é claro quando afirma que:
"Art. 19. A vinculação entre categorias de classificação e faixas horárias de exibição, estabelecida por força da Lei nº 8.069, de 1990, dar-se-á nos termos seguintes:
I - obra audiovisual classificada de acordo com os incisos I e II do artigo 17: exibição em qualquer horário;
II - obra audiovisual classificada como não recomendada para menores de 12 (doze) anos: inadequada para exibição antes das 20 (vinte) horas;
III - obra audiovisual classificada como não recomendada para menores de 14 (catorze) anos: inadequada para exibição antes das 21 (vinte e uma) horas;"
A maioria das telenovelas exibidas na televisão aberta brasileira se enquadra em um dos 3 itens acima. Portanto, não existe a menor possibilidade de, sendo o horário divergente de Brasília, as novelas passarem ao vivo. A questão é legal e não de fuso horário. Portanto, tanto faz no novo como no antigo fuso horário, as novelas sempre serão gravadas para serem exibidas no Acre.
A JUSTIÇA ELEITORAL NÃO PODE DEIXAR QUE OS DEFENSORES DO SIM USEM ESSE FALSO ARGUMENTO

c) "Além disso, o futebol, às quartas-feiras, nós vamos assistir aos jogos já sabendo dos resultados."
Mais um equívoco (será que foi intencional?) do Sr. Adriano. Se ele, como representante da turma do sim não conhece a portaria 1.220, o problema é grave. A  referida portaria  deixa claro (como a luz do dia) que nem programas jornalísticos, e muito menos esportivos, estão sujeitos a qualquer tipo de classificação. Portanto, PROGRAMAS JORNALÍSTICOS E ESPORTIVOS PODEM SER EXIBIDOS AO VIVO, independente do horário. Essa é uma das principais inverdades que precisam ser combatidas pela justiça eleitoral.

Vejam abaixo o que diz o artigo 5º da portaria:
"Art. 5º. Não se sujeitam à classificação indicativa no âmbito do Ministério da Justiça as seguintes obras audiovisuais:
I - programas jornalísticos ou noticiosos;
II - programas esportivos;"
MAIS UM FALSO ARGUMENTO QUE A JUSTIÇA ELEITORAL NÃO PODE DEIXAR OS DEFENSORES DO SIM USAREM

d) "Também vale a gente considerar os concursos públicos federais que são realizados simultaneamente em todo o Brasil, às 7h. Os acreanos, nesse caso, teriam que sair de casa às 3h para poderem participar"
Vejam a ironia. Vocês lembram o que fizeram quando mudaram o nosso fuso horário? Eu lembro. Por ser absolutamente inconveniente para todos, o novo horário obrigou a nós, os acreanos, a nos adaptar a ele. Mudaram a nossa rotina atrasando o horário do início das aulas, de algumas repartições públicas, horário do comércio, entre outros. Agora esse capitães da mudança do fuso horário vêm nos dizer que o horário de início de concursos públicos nacionais não pode ser adaptado à nossa realidade? Conversa para boi dormir. Quer dizer que quando é conveniente para eles, a gente tem que se adaptar, mas quando o outro lado tem que se ajustar à nossa realidade não pode? Qualquer pessoa pode apelar para a justiça e demonstrar que por conta do fuso horário, concursos nos quais participantes do Acre estejam envolvidos não poderão ser marcados para iniciar em horário incoveniente.

A vitória é certa.

Serra X Dilma, CNT / Sensus aponta empate técnico.. Será?????

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transportes) aponta empate técnico entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, e o tucano José Serra, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (14).
A petista obteve 46,8% das intenções, contra 42,7% de Serra. Como a margem de erro é 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado aponta empate técnico entre os dois candidatos. Votos brancos e nulos somaram 4%, e o percentual entre os que não responderam e os que não sabem 6,6%.

Considerando os votos válidos (que excluem nulos e brancos), Dilma tem 52,3% contra 47,7% de Serra. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de outubro, e entrevistou 2.000 eleitores em 24 Estados, com sorteio aleatório de 136 municípios. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 35.560/270 no dia 8 de outubro.
Na pesquisa espontânea, na qual os candidatos não são identificados para os entrevistados, Dilma aparece com 44,5% e Serra com 40,4%. Os demais nomes citados pontuaram 0,3%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda foi citado com 0,3%. Os votos brancos e nulos registraram 4% e os que não sabem e não responderam totalizam 10,6%. Ao serem questionados sobre a expectativa de vitória, 59,6% dos entrevistados disseram acreditar que a candidata petista sairá vitoriosa do segundo turno das eleições, enquanto Serra aparece com 29%. Os indecisos somam 11,4%.

O Instituto Sensus identificou que 72,9% dos eleitores já têm voto definido. Os que não têm representam 22,9% e os indecisos, 4,3%. 92,7% dos entrevistados disseram que irão comparecer às urnas neste segundo turno, indecisos somaram 3,9%; 2,7 disseram que não vão votar e os que não sabem ou não responderam somaram 0,8%.
Rejeição
A CNT/Sensus verificou que o índice de rejeição dos candidatos está próximo: Serra tem 37,5% e Dilma, 35,4% - também tecnicamente empatados. Contudo, a pesquisa identificou um aumento da rejeição da petista em relação ao último levantamento (de 26 a 28 de setembro), quanto Dilma estava com 32,6% e Serra com 40,2%.

“Nessa eleição, principalmente no final do primeiro turno, temos um fenômeno sociológico de natureza cultural de desconstrução de imagens. O processo de difamação até certo ponto, pegou”, comentou o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes.

Debate na Band
Dos entrevistados, 30,9% disseram ter assistido ao primeiro debate do segundo turno, promovido pela TV Bandeirantes no último domingo (10). Desses, 54,7% avaliaram que a ex-ministra teve um desempenho melhor, contra 45,3% do ex-governador de São Paulo. Guedes, avaliou que o debate foi positivo para a presidenciável. No entanto, as denúncias de tráfico de influência na Casa Civil foram preponderantes para diminuir a intenção de votos da candidata. “Teve um peso maior que a discussão sobre assuntos religiosos”, afirmou.

“A posição da CNT/Sensus será de evitar fazer prognósticos [de vitória] devido ao rumo que a campanha tem tomado, com o empate técnico entre os dois candidatos”, afirmou o presidente da CNT, Clésio Andrade.

Votos por região
Dilma Rousseff apresentou quedas na expectativa de votos em todas as regiões do país. A única em que manteve a liderança foi a região Nordeste, onde obteve 60,7% das inteções de voto contra 31,1% de Serra. Na pesquisa de 26 a 28 setembro, a petista tinha 66% contra 24,5% do tucano. No Sudeste, Dilma (43,3%) e Serra (44,7%) estão tecnicamente empatados. Na avaliação anterior, Dilma tinha 52,1% e Serra, 36%. No Sul, o candidato do PSDB cresceu mais: passou de 45,5% para 56%, enquanto a petista teve queda de 40,7% para 36,4%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, também houve uma redução nas intenções de votos de Dilma, de 48,9% para 40,7%. Serra subiu de 38,2% para 45,7%. “Não estamos vendo outra explicação que não seja a campanha de difamação e desconstrução da imagem de Dilma para os resultados”, afirmou Clésio Andrade.
Fonte: Uol

No Youtube

Como havia prometido, a equipe de marketing do senador eleito Sérgio Petecão [PMN], colocou na rede mundial de computadores os vídeos mais famosos das eleições 2010. Pelo google é possível acessar digitando a frase: "A saga de Jorgito". Estão disponíveis as peças publicitárias que mostraram de forma satirizada a dificuldade que o candidato ao senado pela Frente Popular, Jorge Viana (PT) teve para tentar eleger seu companheiro de chapa, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB).

Fonte: www.ac24horas.com.br