Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Imagem do Dia

Este é o mais novo dengo da Família Ângelo e Cândido, o fofucho Caleb, meu sobrinho caçula de apenas um ano e três meses, com quem na manhã de ontem voltei a ser criança. Filho de meu Irmão João Cândido e de Rosa, Caleb já se tornou o mais novo tesouro das duas famílias, com uma energia de tirar o fôlego dos tios corujas e demais parentes ele contagia com suas peraltices e sorrisos.

Charge do Dia

Não é novidade alguma que os Blogs tem se tornado uma forte ferramenta de comunicação e de livre expressão de pontos de vista. POr ser uma ferramenta de livre veiculação e que necessariamente seus autores não sofrerem pressão para publicar esta ou aquela opinião, mesmo que as vezes possam até se arrepender de algumas já publicadas, nessas eleições eles estão se tornando uma verdadeira dor de cabeça aos jornais e a imprensa marrom, já que vez ou outra algumas situações vem sento devidamente explicadas de forma imparcial, o que necessariamente é o dever de uma imprensa que realmente desempenha o seu papel de informar e não o de lidubriar seus leitores.

Alunos participantes dos Jogos Escolares foram vitimas constantes de assaltos durante as atividades em Rio Branco.

Durante conversa com alguns alunos que fizeram parte da delegação xapuriense de alunos que participaram dos Jogos Escolares 2010, organizadas pelo Governo do Estado fiquei sabendo de que nem tudo foram flores durante a semana que estiveram que permaneceram em Rio Branco para a Realização das competições.
“Havia um verdadeiro estado de guerra nas concentrações, com todos os alunos apavorados com a onda de violência que tomou conta de Rio Branco” confessou um aluno da Escola Estadual Divina Providência.
Tal situação ocorrera devido o registro de pelo menos cinco ocorrências de assalto envolvendo integrantes das delegações com marginais da Capital. Segundo alguns alunos, membros da Delegação de Cruzeiro do Sul tiveram suas carteiras roubadas, cordões e celulares, já membros da equipe de Xapuri, foram assaltados a menos de 200 metros do hotel onde estavam concentrados tendo sido furtados por três homens que levaram seus celulares. Agora o mais intrigante é que segundo os alunos, mesmo depois de procurarem a autoridade policial, ouviram de que pouca coisa poderiam fazer.
É bom pontuarmos duas coisas mais que importantes nesse caso, primeiramente, onde estavam os responsáveis por esses estudantes? Já que seus pais os deixaram viajar sob tutela de professores e/ou responsáveis. Qual era a recomendação sobre a estadia? Podia os alunos saírem sozinhos pelo centro de Rio Branco? São perguntas que devem ser respondidas inicialmente, já que os fatos ocorreram não nos locais de realização das atividades desportivas, mas sim nas folgas regulares. Num segundo momento é muito séria a informação de que a autoridade policial não se empenhou para tentar solucionar os casos... será que a onda de violência criou um certo conformismo na segurança pública de Rio Branco? Não seria o caso de nos hotéis em que os jovens do interior estivem hospedados, tivesse pelo menos uma equipe de policiais para orientá-los e reprimir ações como essas?

É lamentável que fatos como esse possam acontecer em um evento como os Jogos Escolares que inclusive são chamados de Olimpíadas Estudantis, já que justamente o conceito do evento é justamente o contrário da realidade.

Agenda dos Candidatos

A partir de hoje estou colocando o Blog Xapuri News, ao dispor dos candidatos que desenvolvem atividades em Xapuri, para que possam estar divulgando sua agenda semanal.

Os dias para que sejam publicadas serão as Terças e Sextas, sendo que para disponibilização as informações deveram ser enviadas a este blogueiro pelos emails joscires@hotmail.com  e joscires@r7.com  ou pelo fone 68 8406 2190 sempre as segundas feiras e as quintas até as 22:00 horas.

Informo ainda que tal espaço é disponibilizado em igual proporção para todo e quaisquer candidato, independentemente de sigla ou cor partidária, desta feita estaremos contribuindo para que possamos acompanhar de perto o dia-a-dia de cada candidato.

Outrossim, informamos que estaremos a partir do dia 12 realizando algumas entrevistas com candidatos a Deputado Estadual e Federal, quiçá com outros cargos que por ventura for possível.

Ibope: Marina aparece em 2° no Acre e se aproxima de Serra

A senadora acriana aparece com 32% das intenções de voto, atrás do tucano José Serra (38%) e à frente da candidata do PT (17%)
A pesquisa Ibope/TV Amazonas divulgada neste sábado no Acre mostra que a candidata do PV, Marina Silva, está em segundo lugar na corrida presidencial no Estado.

A senadora acriana aparece com 32% das intenções de voto, atrás do tucano José Serra (38%) e à frente da candidata do PT, Dilma Rousseff, que tem 17% das intenções de voto e está na terceira colocação. Considerando a margem de erro de 3 pontos da pesquisa, Serra e Marina estão tecnicamente empatados, já que o mínimo que o candidato do PSDB pode ter é 35% e o máximo de Marina também são 35%.

O Ibope apurou que os eleitores indecisos no Acre somam 10% e os que afirmam votar em branco ou anular o voto totalizam 3%. Embora o Acre seja o segundo menor colégio eleitoral do País, com apenas 470.975 eleitores (0,3% do eleitorado do País), a presidenciável do PV oscilou positivamente dentro da margem de erro de 3 pontos, na comparação com a pesquisa divulgada em 18 de julho. Naquela ocasião, Marina aparecia com 29% das intenções de voto, enquanto Serra tinha 39% e Dilma 16%.

A nova pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 27 a 29 de julho de 2010 e entrevistou 812 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 20694/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) sob número 6877/2010.

Já a situação para governo e senador é a que apresenta o quadro ao lado conforme amplarmente divulgado na semana passada nos meio de comunicação

PF e IBAMA deflagram operação "Floresta Viva II" no Baixo Acre

A Polícia Federal em conjunto com o IBAMA deflagrou na terça-feira (27/07) a operação Floresta Viva II com o objetivo de fiscalizar, reprimir, orientar e prevenir na região do Baixo Acre o desmatamento ilegal e as queimadas realizadas na região bem como coibir o tráfico ilícito de animais silvestres e o comércio ilegal de carne de caça.

Esta representa a segunda fase da operação iniciada em junho. Desde o dia 27 de Julho a operação vem focando seus trabalhos na região do Baixo Acre, especificamente, nos municípios de Plácido de Castro (3º. Colocado no ranking do desmatamento acreano), Acrelândia, Capixaba, Porto Acre, Rio Branco e os limites entre a capital e o município de Bujari.

Nesta fase estão sendo efetuadas barreiras policiais terrestres, visitas às áreas de queimadas e fiscalização através de sobrevôos de helicóptero nas áreas desmatadas apontadas por imagens e dados do PRODES DIGITAL captados por imagens de satélites disponibilizados pelo INPE e analisados pelos Peritos Criminais da Polícia Federal.

A região Amazônica, por sua diversidade biológica, sua grande fonte de recursos naturais e por representar um ecossistema sensível ao equilíbrio do planeta é sistemática e constantemente monitorada através de imagens de sensoriamento remoto e técnicas de Processamento Digital com o intuito de observar os incrementos nas áreas de desmate e queimadas.

A Polícia Federal em parceria com o IBAMA vem executando a identificação dessas áreas e efetuando as sanções cabíveis para que sirvam de forma punitiva e educativa com o objetivo de prevenir os desflorestamentos e as queimadas ilegais.

A redução no desmate e das queimadas na região é o objetivo primeiro da Operação Floresta Viva II segundo o Delegado Harry Fábio Taveira, chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente no Acre, que salienta ainda que todos os municípios do Acre serão vistoriados e fiscalizados, nas palavras do delegado: “para demonstrar a presença forte do Estado, através da fiscalização preventiva e ostensiva em cooperação com outros órgãos de controle no que tange às normas de fiscalização ambiental”.

No cronograma desta segunda fase da Operação Floresta Viva, que se iniciou na terça-feira, 27/07 e se estenderá por todo o verão amazônico foram realizadas averiguação de desmates em ramais da região; plotagem de pontos de queimadas recentes; presença física dos órgãos de controle em mais de 10 pontos de desflorestamento dentro de áreas sob a responsabilidade da União; realização de fiscalizações rodoviárias nas estradas federais e estaduais da região; sobrevôos de helicóptero e exames aéreos in loco dos pontos desflorestados; localização de coordenadas de novos pontos de espaços recém-desmatados; oitivas dos proprietários dos lotes das áreas das queimadas e orientação em caráter educativo em relação aos crimes ambientais visando a prevenção dos delitos.

Os objetivos foram plenamente atingidos e o resultado da primeira semana de fiscalização da Operação Floresta Viva II foram: 04 serrarias vistoriadas; 12 áreas autuadas; 04 motosserras apreendidas e 01 trator arrecadado além do trabalho educativo de conscientização e humanização do trato dos colonos com o meio ambiente.

Desmatamento e queimadas podem ser enquadrados como crimes ambientais e podem resultar em penas de até 4 anos de prisão o que evidencia ainda mais o caráter preventivo das ações da Polícia Federal em cooperação com o IBAMA dentro da Operação Floresta Viva II.

Fonte: O Rio Branco