Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Em Tempos de Politica e de Olimpíadas

A Charge do dia, refere-se à colocação do nosso Presidente Lula em Terceiro lugar de na America Latina em aceitação popular, publicada hoje pelo Chargista Benett, no jornal Aa Gazeta do Povo do Estado do Paraná(PR)

E dá-lhe BRONZILLLLLLLLLL!!!!!

Estou de Volta

Caros Amigos Leitores,
Passei quase duas semanas sem publicar neste espaço. Isso ocorrera devido dois pequenos empecilhos que tive: Primeiramente devido a excelente qualidade da energia elétrica fornecida em Xapuri, com uma oscilação incrível da força que chega até nossos lares meu PC queimou a sua fonte e aí lascou tudo... incrivelmente não gosto de utilizar computadores de terceiros para publicar nesse espaço, então tive que aguardar. Outra questão é que depois de 03 anos afastados do exercício do Magistério retornei à minha velha e querida função de professor, coisa que amo e que imagino que contribuo muitíssimo para a sociedade Brasileira que tando padece de novos profissionais ou que os que podem colaborar estejam realmente nas suas devidas funções.

Para partilhar esse momento de novas transições gostaria de dividir com voces um texto que muito representa para a classe do Magistério, claro com as devidas alterações.

Eu confesso
Confesso que sou professor. Professor que gosta de ensinar mais do que explicar. Sugerir mais do que proibir. Elogiar a leitura mais do que a obrigatória tortura. Professor no falar e no agir, no sorrir e no pensar, no calar e no sentir.

Confesso que sou leitor compulsivo, fanático, inveterado. Confesso que gasto dinheiro demais com os livros. Que sinto prazer em entrar num sebo, numa livraria, numa biblioteca. Que os livros são o meu tormento e o meu céu.

Confesso e não nego que sou escritor. Escritor escravo do escrever. Escritor que passa o dia escrevendo mentalmente o que há de escrever no papel ou na tela. Escritor que elogia a leitura, o leitor criativo, a arte da palavra.

Confesso que sou católico. Católico por um triz. Que dorme ao ouvir sermões cansativos. Católico apostólico romântico. Católico sem eira nem beira, sem carteirinha, sem ligação oficial com movimentos e outros elementos.

Confesso que gosto de falar. Na palestra, no debate, na mesa-redonda, no palco, na padaria, no barbeiro. E gosto de calar-me, recluir-me, fugir, enterrar-me vivo no meio dos livros.

Confesso que não gosto de me confessar, de revelar quem sou, o que faço, o que penso, em que acredito. Confesso que gosto de me expor, contar o segredo, confidenciar, abrir o coração.

Confesso que não gosto de futebol na terra do futebol. Que não gosto de carnaval na terra do carnaval. Que não gosto de praia na terra das muitas praias. Confesso e peço perdão.

Confesso que gosto do Brasil, com todas as suas... As nossas contradições e limitações, sua carga tributária e suas festas, seus políticos e seus apresentadores de TV, seu calor e seu frio, sua seca e sua enchente, suas belezas e misérias.

Confesso e não nego que muito pouco do Brasil conheço, mas guardo com carinho um caminhar nas calçadas de Manaus, um passeio pela Feira do Paraguay em Brasília, rápidos passeios de carro nas ruas de Joinville, rio de Janeiro, São Paulo, Goiana, Belém...

Confesso. Não nego. Confesso dizer a verdade. E um pouco mais do que isso.

Estou de volta, e feliz com o reencontro!!!

Até que enfim Acabou - OlimpíadasxHipocrisia

Aleluiaaaa...Aleluiaaaa... Até que enfim acabou os propagados jogos olímpicos que de bom não trouxe quase nada, a não ser uma furrebas medalhas de material vagabundo e muita mídia par as TV. Mas uma coisa é interessante nessas Edições dos Jogos modernos é que como a história já registrou em outras ocasiões, as atenções também se voltam para o que ocorre fora das quadras, pistas e piscinas de Pequim. Não foi uma Olimpíada como qualquer outra, pois questões políticas, de liberdade, direitos humanos, ambientais, estavam tão em evidência quanto os atletas.

Portanto, que não se critique as pessoas capazes de ver o mundo além de resultados, medalhas e marcas, típicos dessa época do biênio (em 2010 o mesmo poderá se dar na Copa do Mundo a ser realizada na África do Sul). Se existe a grita por parte de diversos setores da sociedade mundial, algo não anda tão bem pelos lados dessa milenar civilização.

Apesar do tão papagaiado crescimento econômico constante (o que não vem necessariamente acompanhado de justiça social e respeito à população nas mais diversas áreas), a China está muito longe de um alinhamento com o que se chamava antigamente de espírito olímpico.

Ávida em se afirmar como superpotência do novo século, a China não poupou esforços (nem dinheiro) para promover "os maiores Jogos Olímpicos da história", termo que, aliás, tem sido cada vez mais banalizado por promotores, marqueteiros e interessados em valorizar suas próprias causas. Foram gastos 20 bilhões de dólares para que se estruturasse em Pequim o evento. Pelo menos nesse aspecto, portanto, o objetivo foi atingido.

Os gastos para cada obra impressionam quando se verifica a fundo. No entanto, devemos ressalvar que ao menos não se trata de dinheiro que evapora dos cofres públicos e não produz resultado efetivo. Nesse caso não. Os chineses Fecharam o quadro de medalhas em primeiro lugar, batendo os EUA, e suas instalações de fato serão herdadas pela população local para a prática e desenvolvimento esportivos. Diferente do nosso famigerado Pan do Rio, por exemplo.

No entanto, não se pode fechar os olhos para a cortina de hipocrisia que tenta isolar os Jogos. Fatos para se indignar não faltam, desde questões delicadas até banalidades que poderiam passar despercebidas em meio ao turbilhão de notícias que nos são enviadas do lado de lá do globo.

A remoção de moradores humildes da região em que foi erguida a Vila Olímpica para os atletas e o seu envio a um local mais afastado da cidade não merece ficar sem registro histórico. A presença de "líderes" mundiais como Bush, Sarkozy, Berlusconi e Putin, tendo discursado alguns deles – como Bush –, é, além de tudo, contraditória, pois cansamos de escutar que se deve retirar o teor político da festa.

Ficassem esses pequenos "desvios de espírito olímpico" restritos ao campo do poder e da política, não poderíamos nos dizer surpreendidos, contudo, pois estão longe de serem inéditos. Porém, é de assustar a obsessão que se teve em transmitir a imagem de perfeição e beleza nunca antes vista aos jogos pequineses. As medidas desesperadas para amainar o trânsito local, o embelezamento estético da cidade promovido meses antes do evento e o ‘acobertamento’ de obras inacabadas ou ditas feias foram altamente ostensivos na preparação dos jogos.

E chega a ser constrangedor quando se descobre, conforme admitido pela própria organização dos Jogos, que os fogos que iluminaram a festa de abertura foram projetados em computador, ou seja, não existiram para quem não via pela TV.

Outra revelação ainda mais inacreditável, mas que muito explica os valores culturais vigentes: a garotinha que cantou a música-tema na abertura na verdade foi dublada por uma outra, que teve sua presença no palco vetada pelos organizadores por supostamente não ser tão bonita. Era só o que faltava! Agora a ditadura do padrão estético, que já perturba e estraga milhões de adolescências, agora começa a atormentar crianças de 9 anos, que dessa forma já devem se preocupar em possuir uma imagem aceitável perante os outros quando deviam pensar em coisas mais correlatas à vida de alguém de tão pouca idade. E o porta-voz chinês ainda afirmou não ver problemas nisso, pois todos estavam de acordo. Fico imaginando como será no futuro para a menininha da voz bonita lembrar os motivos que a impediram de participar de um momento histórico.

Creio que ao menos desde Munique-72 (com os assassinatos praticados pelo Setembro Negro contra a delegação israelense), passando pelos boicotes recíprocos entre americanos e soviéticos nos anos 80, todos já perderam a inocência de acreditar que os princípios do Barão Pierre Coubertin estejam preservados. Nem entre os atletas, com tanto doping por aí e a paranóia cada vez maior (e justificada) a seu respeito. As Olimpíadas de 1996, por sua vez, serviram para avisar de vez que, assim como em todas as demais áreas do mundo, o poder econômico falaria mais alto, pois foi no mínimo um descaso com a história do esporte não ter se realizado em Atenas aquela edição dos jogos, que chegavam ao seu centenário.

É claro que algumas vezes foi emocionante ver a consagração de atletas que esperam a vida toda por aquele momento, os (escassos) festejos brasileiros, as dores de quem perde e todo o clima de festa memorável que se vive em uma Olimpíada. Caso contrário, não passaríamos madrugadas em claro torcendo por esportes dos quais nem conhecemos as regras, apenas palpitando e sofrendo por compatriotas que, contra tudo e contra todos diga-se, tentam representar da melhor forma possível nossa bandeira. Porém, é impossível tapar os olhos para o fato de que os jogos olímpicos também viraram instrumento de maquinação e afirmação política.

Agora é esperar e sofrer na Copa...

Dois discursos

Face à realidade econômica e social que vivemos, existem somente dois discursos qualitativamente diferentes. O primeiro é o discurso da galerinha que não passa pelas agruras sociais e financeiras que passamos, que consiste em dizer ser o capitalismo bom, desde que gerenciado com competência, honestidade e determinação. Esse é o discurso predominante, está em todos os recantos e vai do campo aos campi. Também está na boca dos maiores partidos de "esquerda" como é o caso do PT, PSB, PC do B e PDT.

Em razão disso, a direita (não se existe), ou seja, a política que não extrapola os marcos do capitalismo, é francamente hegemônica, gerando daí a afirmação de que acabou a divisão política entre esquerda e direita, pois tudo é direita, cujas frações se coligam sem nenhum pejo em torno das mais diversas candidaturas.

O segundo discurso, minoritaríssimo, parte do princípio de que as mazelas sociais, tão agravadas a cada dia que passa, têm uma única causa que se chama capitalismo. O capitalismo foi revolucionário, mas o seu caráter progressista esgotou-se com o advento do imperialismo. Movido pelo propósito único de gerar lucros para a burguesia, o capitalismo tornou-se um sôfrego destruidor de vidas.

Assim sendo, a única política que serve aos interesses da humanidade respalda-se no discurso da superação do capitalismo, que deve ser feito de forma clara e ostensiva.

Quem leva, porém, a cabo esse discurso anti-capitalista? Quem proclama vivermos um dilema: ou a humanidade destrói o capitalismo ou o capitalismo destrói a humanidade?

Pouquíssimos. Valendo registrar que, dentre esses que se assumem anti-capitalistas, muitos têm esse discurso gravado no meandro de seus cérebros, enquanto usam sua energia para brandir um "Fora ALCA e FMI", reivindicações de caráter nacionalista que o próprio sistema se encarregou de resolver.

Todos são chamados a intervir. Todos devem fazer a sua escolha: ou o discurso conservador que respeita os limites do sistema ou o discurso da transformação social.

Eitaaaaa.. Crise existencial!!!!!

Licença-maternidade: o choro da mídia

Escrito por Altamiro Borges
Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que aumenta em dois meses a licença-maternidade e oferece incentivos fiscais às empresas que aderirem à proposta. O projeto segue agora para sanção presidencial, mas deverá entrar em vigor apenas em 2010. No caso dos órgãos federais, a adesão será imediata após a sanção da lei; já os estados e municípios definirão suas regras próprias. No setor privado, a ampliação do benefício será opcional. A empresa ainda poderá abater do Imposto de Renda o valor bruto do salário da funcionária nos dois meses extras.

Para se beneficiar da ampliação de 120 dias para 180 dias de licença-maternidade, a mãe deverá trabalhar numa firma cadastrada no programa Empresa Cidadã e não poderá se dedicar a outra atividade remunerada ou colocar a criança na creche durante este período. Ela precisará solicitar a prorrogação do benefício no primeiro mês após o parto. Na prática, regulamentações estaduais e municipais já permitem que a mãe usufrua os seis meses de afastamento em 93 cidades e 11 estados da federação – sem maiores transtornos. Em síntese, o projeto de lei aprovado representa uma importante conquista dos trabalhadores, mas sem grandes traumas na economia.

Os benefícios do projeto
Apesar disto, a mídia hegemônica, refletindo os interesses mesquinhos da iniciativa privada, logo soltou seus cachorros contra o projeto. Ela deu espaço, quase que exclusivamente, às lamúrias do capital. Não deu realce à opinião dos especialistas, como a da Sociedade Brasileira de Pediatria. Segundo Dioclécio Campos Junior, presidente da entidade, o aumento do tempo da licença gera vários benefícios. "O cérebro da criança tem maior velocidade de crescimento nos seis primeiros meses de vida, essenciais ao desenvolvimento da inteligência e da capacidade de aprendizado".

Ele lembra ainda a importância vital do leite materno. "A mãe sabe que a criança deveria receber o aleitamento em caráter exclusivo por seis meses, só que a licença vigente garante apenas quatro meses. A mãe entra num grande dilema, que gera um estresse difícil de ser superado, o que pode levar ao desmame precoce e ao sentimento de culpa". A ampliação é tão benéfica que em vários países, como na Austrália, Chile e Rússia, o tempo de afastamento é bem superior ao do Brasil.

A "dureza do coração" do capital
Estes e outros argumentos, não amplificados pela mídia, parecem não sensibilizar as empresas. A gritaria frente à aprovação do projeto é violenta. Dá até dó dos pobres patrões! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) emitiu comunicado oficial afirmando que a ampliação "sacrificará" a competitividade das empresas. "Não é dureza do coração, mas quatro meses de licença estão de bom tamanho", afirmou o representante da entidade patronal, Francisco Gadelha, que tem quatro filhas – provavelmente mais privilegiadas do que as trabalhadoras da sua própria empresa.

"Do ponto de vista humano, a proposta é interessante. Mas isso nos preocupa muito, pois estão sendo criados mais encargos para as empresas. Daqui a pouco, na hora de contratar, as empresas vão começar a evitar mulheres que possam ter filhos", alertou, em tom de ameaça, o empresário, como se isto já não ocorresse no país. Outras entidades patronais, como a Federação Brasileira dos Bancos e a Federação do Comércio de São Paulo, também já esbravejaram contra a medida, acusando-a de "engessar o mercado de trabalho" e de reduzir a competitividade das empresas.

Temendo novos avanços na legislação trabalhista, o capital prefere esconder que o benefício, que é opcional, poderá ser deduzido do Imposto de Renda. A União é que arcará com esta conquista. Segundo estimativas, os dois meses extras desta licença custarão à Receita Federal uma isenção fiscal de R$ 800 milhões, caso todos os estabelecimentos optem pelo programa. Mesmo assim, o patronato choraminga. Para ele, modernizar e flexibilizar as relações de trabalho significa, única e exclusivamente, retirar direitos e não ampliá-los. Para o capital tudo, para o trabalho, nada.

Altamiro Borges é jornalista, membro do Comitê Central do PC do B e autor do livro recém-lançado "Sindicalismo, resistência e alternativas" (Editora Anita Garibaldi).

MEC divulga notas das escolas do Acre


O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007, avaliação que ajuda a medir a qualidade do ensino fundamental e médio.

No Acre, as escolas públicas de 1ª a 4ª séries conseguiram nota 82, enquanto as privadas tiraram 98,3. A pontuação dos estudantes da 5ª a 8ª séries do Estado foram 86,6, e os alunos da privada obtiveram 96,4. No ensino médio a diferença foi maior, ficando em 74,5 para as instituições do governo e 94,1 para as pagas.

Como em outros Estados, o ensino acreano apresentou um resultado superior à média calculada para a Região Norte em todas as fases.

No item resultado final, as escolas privadas, que geralmente apresentam maiores recursos, obtiveram uma nota maior que as públicas na soma de todas as avaliações.

Apenas as instituições de 5ª a 8ª de Rio Branco (dados que não incluem as privadas) conseguiram 87,8, resultado superior ao alcançado em 2005, quando a nota ficou em 83,7.

Em Cruzeiro do Sul, as escolas municipais (91) superaram as estaduais (87,9). Na soma, o ensino gratuito registrou 88,4.

No Brasil, a média padronizada atingiu 4,2 e o Acre 3,2 com uma projeção de elevação para 3,3 em 2009.

O indicador é medido com base nas notas de avaliações como a Prova Brasil e em dados informados pelos próprios gestores no censo escolar.

O resultado parcial foi divulgado no dia 21 de julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep-MEC). (Freud Antunes)

Ah Xapuri ficou abaixo da média esperada!!!!

Aposentados começam a receber parcela do 13º a partir de Hoje

Do G1, em Brasília
O Ministério da Previdência Social começa a pagar nesta segunda-feira (25) a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados, o que injetará R$ 7,08 bilhões na economia. Ao todo, 22,1 milhões de aposentados e pensionistas receberão a antecipação de parte do 13º salário até o dia 5 de setembro.

O ministro da Previdência, José Pimentel, deve fazer um anúncio aos aposentados na noite deste domingo (24). A segunda parcela do 13º salário dos aposentados será paga somente em dezembro - momento no qual incidirá o desconto do Imposto de Renda (IR).

Dos 25,7 milhões de beneficiários do INSS, 3,59 milhões não têm direito ao abono natalino. O 13º não é pago para os benefícios de amparo previdenciário do trabalhador rural, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Acordo

O Ministério da Previdência lembra que este é o terceiro ano no qual a primeira parcela do 13º salário dos aposentados é antecipada para setembro. O pagamento faz parte do acordo firmado, em julho de 2006, entre o Ministério da Previdência Social e entidades representativas dos aposentados.

Pelo acordo, a antecipação do 13º será mantida até 2010, último ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cada ano será editado novo decreto estabelecendo a antecipação.

Pagamentos

Segundo o Ministério da Previdência, os depósitos serão feitos juntamente com os benefícios do mês de agosto, de acordo com o último número do cartão de pagamento, desconsiderando-se o dígito. Pelo calendário de pagamento, o INSS creditará os benefícios até o dia 5 de setembro.

Aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo serão os primeiros a receber, sendo depositados na segunda-feira (25) os benefícios cujos cartões de pagamento têm final 1, desconsiderando-se o dígito. Aqueles que recebem mais que o piso nacional poderão sacar a partir de 1º de setembro.

O pensionista ou aposentado que começou a receber o benefício depois de janeiro receberá o 13º salário proporcional. Os segurados que estão em auxílio-doença também podem receber uma parcela menor que os 50%. Como o benefício é temporário, a antecipação é proporcional ao período em que o auxílio-doença está sendo pago este ano.

O que dá para estudar na última semana antes do Enem 2008?

Chegando a época da realização das provas dos vestibulares, ENEM etc... é bom lembrar que um dos erros mais comuns dos estudantes é pensar no Enem como se fosse uma prova de vestibular. Num processo seletivo, estudante precisa demonstrar seu conhecimento das disciplinas do ensino médio. Já no Enem, a prioridade é avaliar a capacidade para resolver problemas. Em vez da matéria, o que vale são as competências e habilidades dos candidatos.

É sempre bom os colegas educadores relembraremn aos queridos alunos que Conhecer as habilidades pedidas no Enem é essencial para ir bem, se o aluno conhece a estrutura da prova, consegue focar mais os estudos. Portanto, estudar por provas anteriores também pode ajudar a ir bem na prova. Segundo Prado, no exame costuma haver uma concentração maior de questões que envolvem os assuntos de energia e meio ambiente.

É sempre bom observar principalmente a competência de número 5, ligada a preocupações éticas e sociais: "no Enem o posicionamento ético e solidário vêm primeiro. Se esses princípios não forem respeitados na redação, por exemplo, o aluno pode até zerar", conta, lembrando que nos vestibulares a lógica e a razão são priorizadas.

A pergunta mais frequente é se dá para estudar seguindo as matérias do ensino médio? Apenas algumas das habilidades podem ser estudadas por conteúdo: a de número 9 (compreender a água e sua importância), a 14 (conhecer as formas geométricas), a 15 (utilizar noções de probabilidade) e a 17 (entender processos e implicações da produção de energia).

é comum os professores destacarem alguns temas de atualidades que podem cair na prova: "apesar de não ser uma prova de atualidades, temas como a independência do Kosovo, o biodiesel, as eleições americanas, a questão da Ossétia e a inflação do preço dos alimentos têm chance de ser abordados".

Os Mais formais sempre lembram que revisar alguns pontos da gramática também pode ser útil: ortografia; vocabulário e semântica;colocação pronominal; vírgulas e pontuação; concordância verbal e nominal.

Descanso e boa alimentação
É importante se preparar, mas isso não pode significar desgaste físico. Evitar exageros na véspera é sempre de bom tom, tentar dormir cedo e fazer alimentação leve e saudável é sempre aconselhavel. É importante manter a calma e ter a consciência do dever cumprido.

Então boa Sorte Estudantes Xapurienses!!!!!