Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Imagem do dia....

Ontem a lua estava linda para ser admirada, uma pena que a qualidade das fotos capturadas não é lá das melhores, porém busquei algumas fotos da noite de ontem e encontrei a que posto logo a baixo que retrata uma imagem extraida do jornaç Amazonas em tempo.

Me pus a lembrar do poema:
"A perfeição do Criador que colocou na natureza elementos como a Lua, passiva a receber e refletir os raios do Sol, e que, discreta, ILUMINA as noites, os cérebros e os corações.
E permitiu que nascessem homens de olhares generosos e sentimentos amorosos, para que os “simples mortais”, como eu, pudessem apreciar..." Na verdade quem nunca se enamorou pela lua?

Charge do Dia..

Ultima semana em Xapuri

Ausência
Como os leitores puderam observar o Xapurinews, ficou sem atualização desde a última terça feira, ou seja a exato uma semana que não posto nada neste espaço. Tal infortúnio ocorrera devido alguns problemas, pessoais, profissionais e técnicos. A priori, como de costume estive assoberbadíssimo na ultima semana, encerrando o primeiro semestre do ano letivo de 2010 do CDP, e quem tem certa afinação com a educação é sabedor que em período de encerramento de disciplina a dor de cabeço aumenta consideravelmente, portanto as vezes que estive disposto, a manusear um computador fora justamente para agilizar os relatórios e elaborar avaliações. Ademais estou participando de dois cursos de extensão universitária, sendo que um deles é para obtenção de MBA, o que também está sobremaneira me sobrecarregando. E por fim o motivo mais circunstancial é que durante a semana fiquei sem computador em casa, já que por problemas técnicos no que se diz à constância no fornecimento de energia elétrica, acabou por danificar meu equipamento, fato já devidamente resolvido nesta segunda. Desta feita estamos aqui novamente para como sempre expressar nossas opiniões sobre os acontecimentos corriqueiros, bem como tentar repassar as informações de Xapuri e de suas adjacências, e para cobrir o tempo sem postagens coloco um resumão da ultima semana.

Adeus I
Morreu no inicio da semana passada em Rio Branco o Ex-vereador de Xapuri o Senhor Manoel Capixaba, que entre muitos enlutados está seus filhos, netos e uma legião de amigos que residem na “Princesinha”. O Sr. Capixaba vivia no Acre a mais de 40 anos, aqui construiu seu patrimônio material e moral o qual foi muito bem repassado aos seus filhos e demais parentes. Por duas vezes fora eleito vereador, sendo um representante do homem do campo com quem se identificava muito, deixa um legado de humildade e muito significado para as pessoas de bem desta Cidade.

Adeus II
Faleceu também durante a semana passada o ex-prefeito e vereador por quatro mandatos de Xapuri, Antônio Araújo de Farias, aos 91anos de idade. Dono de um humor que sempre contagiava os que estavam próximos dele e de uma energia invejável sempre contava boas histórias sobre as épocas dos seringais xapurienses bem como sobre os bastidores da política local, principalmente dos “arranca-rabos” das tribunas legislativas. Durante sua longa estada em terras xapurienses o senhor Farias como gostava de ser chamado, foi seringueiro, seringalista, radialista, vereador e prefeito, sendo que retirou-se da política no final da década de 80, sendo que fora sucedido pela Filha Elizabeth Farias duas vezes vereadora e ex -vice prefeita, era sogro do Sr. Geraldo Persigati entre tantas outras pessoas conhecidas de Xapuri, sua morte deixa uma lacuna incomensurável na bela e sofrida biografia Xapuriense.

Adeus III
Na quarta feira passada, faleceu na capital acreana o Sr. Wilson Noronha, um dos últimos remanescentes do período dos seringalistas de Xapuri. Durante muitos anos exerceu a função de administrador do Seringal Fronteira localizado à 6 horas de barco pelo Rio Xapuri, com o declínio do período áureo da borracha veio administrar os negócios do Saudoso Guilherme Zaire na cidade, onde se estabeleceu como comerciante até sua morte. Uma das características visíveis do Sr. Wilson era justamente a oposição aos movimentos sindicais politizados, e tinha boas histórias sobre os primeiros movimentos de empate ocorridos na década de oitenta no Vale do Acre, especificamente sobre Chico Mendes que fi seu funcionário antes de entrar nos Movimentos sociais de Base.

Adeus IV
Faleceu em um trágico acidente na BR 317 a colega de longas datas Mardeci, sendo jogada párea fora do veiculo após o impacto. Fiquei bastante amigo da vitima em 2004 quando na Escola Padrão Municipal Profª Rita Maia, desempenhei funções pedagógicas, amizade esta que permaneceu durante todos esses anos. Fui Professor de seu filho no Ensino Médio, que na sua formatura fora justamente uma das ultimas vezes de havia conversado com a mesma. Sua morte chocou parente e colegas de profissão assim como eu que senti que mais uma colega da área educacional que se vai.

Violência
Apesar dos esforços das autoridades constituídas em Xapuri, o índice de violência começa a assustar a comunidade local, nas ultima semanas a quantidade de roubos ocorridos em residências e órgãos público subiu substancialmente, exemplo disso é a Escola Divina Providencia que somente nesses últimos dois meses fora assaltada por três vezes, sendo lesada em aparelhos eletroeletrônicos, material didático e objetos diversos, resistências também tem sido alvo freqüente de invasões de meliantes, mesmo com os esforços do Comando da Policia Militar, do bom relacionamento do Delegado Geral de Policia com a comunidade a preocupação começa a ser um fator constante nos moradores.

Na semana passada no bairro do mutirão o Cidadão André Douglas de Lima, foi alvejado por um disparo de arma de fogo ao chegar em sua residência, crime este até o presente momento sem a devida explicação dos fatos. A vitima foi socorrida imediatamente por policiais militares e conduzida ao Hospital Epaminondas Jacome, que por muita sorte após o atendimento de emergência verificou-se que a gravidade do acidente era menor do que se imaginava.

Nesta segunda feira ocorreu dois acidentes em Xapuri, sendo um primeiro nas imediações da “Rua do IBAMA” deixando um idoso gravemente ferido com o seu choque com um veiculo e no final da tarde em frente ao ginásio coberto, onde o colega Taillon Mouta conduzindo uma motocicleta se chocou com uma segunda condutora também de motocicleta deixando ambos feridos, um com uma fratura no antebraço e punho e a condutora com uma fratura na “bacia”.

Bem acho que meu computador até adivinhou que a semana iria ser de cão!!!

IIª Caminhada pela Saúde em Xapuri
Na ultima sexta-feira encerrando o primeiro semestre dos alunos do Divina Providência, Gestão Escolar, Professores, Alunos e Comunidade Escolar das escolas locais e pessoas ligadas à área de educação física participaram da segunda caminhada pela saúde de Xapuri.  Na sua segunda edição os organizadores do evento ficaram satisfeitos com o resultado obtido, onde cerca de 2.000 pessoas saíram em caminhada pelas ruas principais cantando e dançando em ritmo de carnaval, animados por um trio elétrico convidando os moradores locais e demonstrando que é possível viver com qualidade, tendo boas práticas de alimentação e praticando atividades físicas.

Além dos Alunos das Escolas Plácido de Castro, Anthero Soares Bezerra e Divina Providência estiveram presentes durante o evento o Prefeito Municipal Ubiracy Vasconcelos, o Capitão Denílson que disponibilizou batedores para dar segurança aos participantes, alunos do Programa Poerd que visa a educação para o não uso de Drogas e violência familiar, Grupo de Escoteiros de Xapuri, membros do Projeto Capoeira Comunitária, Projeto Viver com qualidade da Profª Ray Melo, equipe da secretaria Municipal de Saúde e Funasa realizando testes de Hepatite, aplicação de flúor e orientações, bem como artistas locais que animaram a galera no encerramento da caminhada.

Fica aqui os parabéns do blog aos organizadores...

TRE do ACre indefere 9 candidaturas

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) indeferiu, na sessão desta segunda-feira (26), nove pedidos de registro de candidatura referentes à eleição de outubro. Dos nove indeferimentos, dois foram por impugnação do Ministério Público Eleitoral, que solicitou o indeferimento das candidaturas de Maria Zulmira da Silva. A candidata registrou seu nome no TRE-AC para concorrer a dois cargos: Deputada Estadual pela Coligação Frente Social Trabalhista Cristã, e de Deputada Federal pela coligação Liberdade e Produzir Para Empregar. Maria Zulmira também não estava filiada a nenhum partido. .

A justiça eleitoral ainda indeferiu outros sete registros na sessão de hoje. São eles: Francisco Ibertom Medeiros Calixto, Jefrson da Silva Mendonça, Benedito Vieira da Silva, Antônio Nizomar dos Santos, Winkler Oliveira Collyer e José Alexandrino de Oliveira, todos ao cargo de deputado estadual, e Pablo Romero Olimpio Queiroz, candidato a deputado federal..

Renúncia.
Na mesma sessão, sob a relatoria do Juiz Federal Marcelo Bassetto, foram homologadas as renúncias de dois candidatos a Deputado Federal pela coligação “Liberdade e Produzir Para Empregar I”: Aldenor Fernandes de Souza e Raimundo Moreira Noleto. O relator entendeu ser o caso de homologar a renúncia e indeferir o pedido inicial, no que foi acompanhado pela Corte.

Deferidos.
Os juízes do TRE-AC deferiram o Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários da coligação “Frente Popular do Acre II, com a exclusão do PSOL, e o registro de 43 candidatos a deputado estadual e federal pelas coligações Liberdade e Produzir Para Empregar I e II, Frente Popular do Acre II e Frente Social Trabalhista Cristã. Também foram deferidos dois dos registros de candidaturas a deputado estadual do Partido Comunista do Brasil (PC do B).

Os pedidos de registro fazem parte de um processo no qual o TRE-AC analisa a regularidade do partido ou da coligação e verifica se o candidato possui as condições de elegibilidade ou incide em alguma das hipóteses de inelegibilidade previstas na Constituição Federal e na Lei Complementar nº 64/90.

De acordo com o calendário das Eleições 2010, todos os pedidos de registro, inclusive os que forem objeto de impugnação, deverão ser julgados até o dia 5 de agosto.
Fonte: Ascom/TRE.

CGU sorteia mais 60 municípios para fiscalizar aplicação de recursos federais


Brasília – O estado de Minas Gerais teve o maior número de municípios sorteados para fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU) na 33ª rodada do programa de auditorias do órgão sobre gestão municipal. Os sorteios são realizados a cada três meses. Nesta rodada, sete dos 60 municípios que serão fiscalizados a partir da próxima semana são mineiros.

Nesse trabalho, os auditores conferem se os gestores municipais estão aplicando com regularidade os recursos federais. Os estados da Bahia e de São Paulo terão, cada um, cinco municípios visitados.

No Rio Grande do Sul foram sorteados quatro municípios e, no Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná e Pará, três, cada um. Serão visitados dois municípios em Goiás, dois em Santa Catarina e dois em Alagoas e um no Amazonas, no Acre, Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, no Rio de Janeiro, em Rondônia, Sergipe e no Tocantins.

A cobertura da fiscalização será diferenciada conforme o número de habitantes de cada município. Para aqueles que têm população entre 20 mil e 100 mil habitantes será auditada a gestão nas áreas de assistência social, ciência e tecnologia, educação, indústria, saúde e segurança pública. O alvo da fiscalização da CGU nos municípios com população acima de 100 mil habitantes será os setores de ciência e tecnologia, indústria, saúde e segurança pública.
A CGU sorteou também hoje dez municípios que vão ser alvo do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, em que o gestor público se inscreveu para receber assistência de técnicos do órgão para condução de sua administração, no que se refere à aplicação de recursos públicos.
Em Alagoas foi escolhido o município de São Luis do Quitunde; no Amazonas, Nhamundá; em Goiás, Paranaiguara; em Mato Grosso, Matupá; no Pará, Palestina do Pará; no Piauí, Francisco Ayres; em Roraima, Bonfim; no Rio Grande do Sul, São Jerônimo; em Santa Catarina, Mondaí; e no Tocantins, Porto Alegre do Tocantins.

Os verdadeiros heróis brasileiros

Escrito por Paulo Metri
A aprovação da lei da ficha limpa já é o começo de um processo de conscientização da nossa sociedade, ocorrido, a bem da verdade, como uma concessão da mídia do capital. Os escroques que roubaram despudoradamente e nem tiveram preocupação de esconder o ato, confiantes na impunidade por experiência passada, foram surpreendidos por uma horda de íntegros e de "novos íntegros". Estes últimos são aqueles que tiveram cuidado de esconder bem suas falcatruas ou deram sorte e, apesar dos seus passados pecaminosos, não foram flagrados.

Mas, o sistema está muito longe de ser perfeito. Existem os roubos legais dentro da nossa sociedade. São aqueles cujos autores são até reverenciados e mostrados como exemplos de pessoas de sucesso. Há empresários que, em um espaço mínimo de tempo, conseguem acumular fortunas incalculáveis, que os 50% mais pobres da nossa sociedade não conseguem ganhar em todas as suas vidas úteis. Inclusive, fortunas acumuladas dentro da maior legalidade de leis injustas e contrárias aos interesses da sociedade. Não seriam estas fortunas, acumuladas desta forma, roubos? Aliás, Marx já se referiu a este tema como "acumulação primitiva do capital".
Entretanto, os deslizes não são privilégios dos empresários. Entristece-nos que políticos sejam assíduos freqüentadores da galeria de entes danosos da sociedade, porque muitos deles são escolhidos por nós para serem nossos representantes e, no entanto, agem como nossos inimigos. O deputado Henrique Alves e o senador Romero Jucá colocaram enxertos não negociados em aberto nos substitutivos que redigiram para a Câmara e o Senado, quando o projeto do contrato de partilha remetido pelo Executivo transitava por estas duas Casas do Congresso.
Os citados contrabandos eram de igual teor e significavam o ressarcimento dos royalties pagos pelas empresas petrolíferas, com valor estimado pela Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET) de US$ 15 bilhões por ano. Ainda não está garantido como ficará a nova lei após as votações, mas, se Alves e Jucá saírem vitoriosos, o Brasil será o primeiro país do mundo onde estas empresas não pagam royalties. Notar que o processo legislativo foi cumprido à risca e a maioria dos deputados e senadores aprovou os respectivos substitutivos. O "ficha limpa" não pega esses casos!

E por que eu sei sobre esse fato? Porque existe um grupo de abnegados que vivem fiscalizando o Congresso e o Executivo brasileiros em assuntos relativos a petróleo e outros que afetam diretamente a nossa sociedade. São eles Fernando Siqueira, Diomedes Cesário, Heitor Pereira (falecido), Sydney Reis (falecido), João Victor Campos, Pedro Carvalho, Ricardo Maranhão, Arthur Martins, Roldão Marques, Ricardo Latgé, Ruy Gesteira (falecido), Henrique Sotoma, Argemiro Pertence, Fernando Fortes, enfim, todos diretores e conselheiros, presentes e passados, da Associação. No caso do presidente da AEPET, Fernando Siqueira, além da análise, vai a Brasília mostrar a deputados e senadores de boa índole as suas descobertas e tem conseguido bons resultados.

Alguns dos leitores podem pensar: "Mas eles são corporativos. Estão preocupados em defender a Petrobrás". Primeiramente, defender a Petrobrás coincide, na maioria das situações, em defender o Brasil e a sociedade brasileira. Além disso, em situações em que o interesse nacional se contrapuser ao interesse corporativo, pelo que conheço deles, estarão do lado da sociedade brasileira. Assim, estes são nossos verdadeiros heróis, bem diferentes dos trapalhões sem estofo, que um bufão ridículo da TV brasileira quer nos empurrar.
Paulo Metri é conselheiro da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros.

Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores

Caros leitores este é o titulo de uma das canções mais bonitas e representativa de nossa vida de brasileiro. Geraldo Vandré encantou os jovens daquela epoca apaixonados por MPB com sua letras e voz. Num tempo de ditadura militar, ele teve que fugir para o Chile, hoje mora em São Paulo com mais de 70 anos, recolhido em um apartamento, solitário, não dá entrevistas, só caminha por perto de sua casa, vai a padaria.

Para os que viveram aquela época sabe do que estou falando, não que seja o meu caso,  os mais jovens, que hoje vivem uma democracia com direito de ir e vir, falar o que pensa de quem quer que seja, o direito de manifestar sua opinião, lembrem-se para que isto seja possível hoje, alguém lutou lá atrás, muitos, mas muitos perderam a vida, para na caminhada da vida politica do Brasil, pudesse ser derrubado a ditadura. Então é nosso dever valorizar quem realmente fez parte da história, porque muita gente pega carona no cenário. Geraldo Vandré foi um dos que com seu talento manifestava sua opinião. Hoje vi um video com sua música do título acima. 

E aqueles que tiverem tempo e gostarem de história, segue abaixo um texto sobre a biografia de Geraldo Vandré. Também vale a pena ver.

Geraldo Vandré
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Geraldo Vandré, nome artístico de Geraldo Pedroso de Araújo Dias Vandregísilo, paraibano, (João Pessoa, 12 de setembro de 1935) é um cantor e compositor brasileiro. Seu sobrenome é uma abreviatura do sobrenome do seu pai, José Vandregísilo, de quem ele herdou o sobrenome abreviado para Vandré, com o qual tornou-se famoso, pelas suas músicas que exprimiam a oposição ao regime militar imposto em 1964, como "Porta Estandarte" ou com mais apelo à luta de classes como "Aroeira". O sucesso maior veio com "Disparada", vencedora de fato do Festival de Canção da Record em 1966. Vandré, magnânimo, solicitou que "A Banda" de Chico Buarque dividisse o primeiro lugar com "Disparada". Em 1968 ao defender "Para não dizer que não falei de flores" criou um dos hinos da resistência ao regime militar que ficou conhecido pela primeira palavra: "Caminhando" . Após, o exílio, compôs "Fabiana", em homenagem às Forças Aéreas Brasileiras. Geraldo Vandré abandonou a vida pública e, vive afastado do mundo artístico. A sua personalidade reservada permitiu que se reproduzissem duas lendas. A primeira, mais difundida, a de que fora preso, torturado, castrado e, consequentemente enlouquecido. A segunda, de que fizera acordo com os órgãos de repressão na sua volta e, para tanto compusera "Fabiana". Nenhuma das duas versões tem qualquer base real, porque nos poucos momentos que concedeu entrevista, sempre lúcido, negou que fora preso, simplesmente abandonara o país pela perseguição que sofria.

Biografia
Foi o primeiro filho do casal José Vandregísilo e Marta. O nome artístico Vandré é uma abreviatura do segundo nome do pai. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951, tendo ingressado na Faculdade Nacional de Direito da então Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo se formado em 1961. Militante estudantil, participou ativamente do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Conheceu Carlos Lyra, que se tornou seu parceiro em músicas como "Quem Quiser Encontrar o Amor" e "Aruanda", gravadas por Lyra. Gravou seu primeiro LP, "Geraldo Vandré", em 1964, com as músicas "Fica Mal com Deus" e "Menino das Laranjas", entre outras.

Em 1966, chegou à final do Festival de Música Popular Brasileira da TV Record com o sucesso Disparada, interpretado por Jair Rodrigues. A canção arrebatou o primeiro lugar ao lado de A Banda, de Chico Buarque. Em 1968, participou do III Festival Internacional da Canção com Pra não dizer que não falei de flores ou Caminhando. A composição se tornou um hino de resistência do movimento civil e estudantil que fazia oposição à ditadura militar durante os governo militar, e foi censurada. O Refrão "Vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, / Não espera acontecer" foi interpretado como uma chamada à luta armada contra os ditadores. No festival a música ficou em segundo lugar, perdendo para Sabiá, de Chico Buarque e Tom Jobim.

Censura, AI-5
Ainda em 1968, com o AI-5, Vandré foi obrigado a exilar-se. Depois de passar dias escondido na fazenda da viúva de Guimarães Rosa, falecido no ano anterior, o compositor partiu para o Chile e, de lá, para a França. Voltou ao Brasil em 1973. Até hoje, vive em São Paulo e compõe.

Curiosidades
A canção Pra não Dizer que não Falei das Flores foi usada em 2006 pelo Governo Federal como trilha musical para publicidade de suas Políticas de Educação como o ProUni e o ENEM, sendo executada em um ritmo diferente. Dessa forma, a música que foi considerada uma ameaça ao governo ditatorial passou a ser usada para publicidade do governo no período democrático

Bem Feito!!!!

Críticas infelizes do velho Stallone ao BOPE e ao Rio gera torrente de mensagens no Twitter
O ator americano Sylvester Stallone, que em abril do ano passado filmou no Brasil seu novo longa, “Os Mercenários”, fez uma crítica politicamente incorreta ao país e ao Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM do Rio. O comentário foi feito durante a Comic-Con 2010, a maior feira de cultura pop do mundo, realizada na Califórnia, nos EUA. Stallone disse ter tido liberdade no Brasil para usar mais violência. “Filmamos no Brasil porque lá você pode machucar as pessoas enquanto filma”, disse o ator. ”Você pode explodir o país inteiro e eles ainda dizem para você, ‘obrigado e tome aqui um macaco para você levar para casa’”, brincou.
Sobraram também críticas para o Bope. ”Os policiais de lá usam camisetas com uma caveira, duas armas e uma adaga cravada no centro; já imaginou se os policiais de Los Angeles usassem isso? Já mostra o quão problemático é aquele lugar”. Os comentários do astro das séries “Rambo” e “Rocky” levou ao início da campanha “Cala Boca Sylvester Stallone” no Twitter. O assunto virou o mais postado no mundo nesta sexta-feira. Até poucos minutos, já passava de 8 mil o número de tweets da campanha.

Sinceramente apesar de ser super nacionalista, acho bem feito as criticas que o autor faz ao Brasil que é justamente para tomarmos vergonha na cara e pararmos de valorizar em demasia produtos culturais externos, como é o caso dos filmes  "lixo-cinematofráfico" que Stallone, produz. Exemplo de exagero de atenção e valor foi dado em amio qunado o mesmo chegou para realizar as filmagens, das autoridades e politicos, bem feito que ele agora d~e uma de mal agradecido, er que retorne para o lançamento do filme já que com certeza terá uma centena ou quem sabe milhares de lesados que ainda vão querer assistir o seu filme.